Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Paladino Exodia (Livre)

Lista, cards essenciais, estratégias e dicas para o Paladino Exodia, deck do formato livre de Hearthstone (do meta da expansão O Ringue do Rastakhan).

Salve a todos! Continuando a nossa série de guias abordando mais um deck de paladino presente nos tier mais altos do formato: o Paladino Exodia, ou Paladino do Ébano. Esse deck consiste em em finalizar o seu oponente em um único turno ativando o poder heróico do seu Dk 4 vezes, para isso você utiliza de muitos recursos para segurar o jogo e comprar cards além de claro Imperador Thaurissan para tornar o seu combo possível. Tanto o Paladino Exodia quanto o Paladino Shirvallah estão bastante potentes no meta atual mas o fato dessa lista aqui ser mais barata e um pouco mais simples de se pilotar faz dela mais popular nas ranqueadas do Modo Livre.


Coração do Deck

Acumulador de Tesouros Card de Hearthstone
Acumulador de Tesouros Card de Hearthstone

Acumulador de Tesouros

Diferente do Paladino Shirvallah, esse deck utiliza o Chamado das Armas e isso faz com que Acumulador de Tesouros seja absurdamente melhor que a Engenheira Novata na função de ciclar seu deck. Fora do Chamado é um lacaio de turno 2 que pode causar 2 de dano para matar algum lacaio inimigo e de quebra ainda comprar um card, que é o que você mais precisa.

Clarão de Luz
Clarão de Luz

Clarão de Luz

Cura com compra de card, muitos pensaram que esse card seria apenas mais um card fraco lançado para preencher espaço nos pacotes da expansão, mesmo assim o card tem se mostrado excelente em arquétipos combo da classe, já que ciclagem e cura são basicamente as duas coisas mais importantes para sobreviver até o combo.

Igualdade Card PTBR
Igualdade

Igualdade

Fazer com que todos os lacaios tenham 1 de vida torna bem mais simples a tarefa de limpar a mesa do seu oponente, seja com Recrutas Punho de Prata (vindo do seu poder heroico) ou combinando a Igualdade com cards como Consagração e Piromante Selvagem funcionando basicamente como um botão de recomeçar para o campo.

Piromante Selvagem Card
Piromante Selvagem

Piromante Selvagem

Lacaio de custo 2 que raramente é jogado no turno 2, principalmente nessa lista, Piromante Selvagem é um dos seus principais recursos para limpar grandes mesas adversárias, seja combinado com Igualdade para ter uma limpeza completa ou simplesmente usufruir do seu efeito para limpar mesas menores.

Bufão das Bananas Card
Bufão das Bananas Card

Bufão das Bananas

A principal adição do Ringue de Rastakhan para esse arquétipo, um grande problema desse deck no passado era ter que usar cards bem ruins como segredos de paladino ou Adaptar para conseguir realizar o combo, além de preencher muito espaço no deck, eles não eram úteis, já que você era obrigado a guardá-los para o combo funcionar, e isso fazia o deck bem inconsistente. Bufão das Bananas tornou isso diferente por permitir que você use um lacaio para gerar os feitiços de custo 1 ele te gera muito mais tempo e não ocupa tanto espaço no deck já que cada Bufão gera duas bananas.

Leiloeiro Barbo Card
Leiloeiro Barbo Card

Leiloeiro Barbo

Esse lacaio que faz possível o combo ser realizado em um único turno graças ao seu efeito de ativar o poder heroico novamente, já que estamos aqui na peça mais importante do combo, vamos ver como ele funciona: existem duas formas básicas de combar e finalizar seu oponente com essa lista, a primeira é você possuir o Barbo, 3 feitiços de custo 1 ou 2 feitiços de custo 1 e uma moeda na mão, jogar o Imperador e assim descontar o custo dos cards permitindo que você use o poder heroico 4 vezes em um turno e ganhe a partida.

A segunda forma é com o Treinador de Esgrima jogando ele no turno anterior você pode realizar o combo por a menos 2 mana no turno seguinte, o grande truque dessa segunda forma de combar é que é possível fazê-la sem o Imperador porém apenas se você tiver começado com a moeda.

Tempo Técnico Card
Tempo Técnico

Tempo Técnico

Basicamente um Bloco de Gelo para a classe, com o grande diferencial de que você precisa jogá-lo no turno anterior ao que você iria perder a partida, esse fator te da um lado positivo e um negativo, o positivo é que você sempre sabe a quantidade de vida que você começa no próximo turno, o negativo é que contra decks que finalizam com feitiços seu oponente pode simplesmente guardar os recursos e esperar o próximo turno.

Consagração Card
Consagração Card

Consagração

Remoção em área muito eficiente contra decks agressivos como Ladino Ímpar e Bruxo Zoo. Além disso quando combinada com Igualdade pode facilmente remover a mesa inimiga inteira por 6 de mana.

Chamado às Armas Card
Chamado às Armas Card

Chamado às Armas

Importante demais pois além de criar uma presença de mesa para te defender dos decks agressivos filtra seu deck mais próximo do combo.

Raio Encolhedor
Raio Encolhedor

Raio Encolhedor

Uma espécie de prevenção de dano/remoção de grandes lacaios, Raio Encolhedor é muito importante nas listas de Paladino mais lentos no meta atual que está recheado de Bruxo Par, Sacerdote Big e Xamã Par.

Vigília Solene Card
Vigília Solene Card

Vigília Solene

Compra de card muito eficiente e que pode custar até 0 mana caso você tenha removido uma grande mesa ou feito muitas trocas no turno que joga-lá, isso é excelente porque te garante chegar mais próximo do combo em menos turnos.

Imperador Thaurissan
Imperador Thaurissan

Imperador Thaurissan

Igualmente importante pra redução de custo dos cards do combo. Sem ele tudo fica muito situacional, complexo ou simplesmente impossivel de fazer em um turno.

Uther da Lâmina de Ébano - Card de Hearthstone
Uther da Lâmina de Ébano - Card de Hearthstone

Uther da Lâmina de Ébano

Uma das principais peças do combo, é necessário ter jogado Uther antes de realizar o combo já que é com seu poder heroico que você finaliza a partida, porém você pode jogá-lo assim que comprar(se parecer uma boa jogada claro), já que arma é muito útil e poder heroico vai ficar la pra sempre.


Outros cards

Cura Proibida Card
Cura Proibida Card

Cura Proibida

Um card com potencial de curar até 20 de vida é muito importante num meta recheado de decks agressivos como temos no momento, além disso é bem versátil e pode ser usado por menos mana para menos vida ou combinado com Piromante para limpar com mais eficiência uma mesa.

Agoureiro Card
Agoureiro

Agoureiro

Outro card muito importante num meta tão agressivo, geralmente te garante um turno extra sem seu oponente desenvolver lacaios te ajudando a limpar uma mesa no processo, ou pode prevenir pelo menos 7 de dano que você ia sofrer naquele turno. Na pior das hipóteses obriga seu oponente a gastar um recurso que poderia ser melhor utilizado no futuro.

Mago Sangrento Thalnos Card
Mago Sangrento Thalnos

Mago Sangrento Thalnos

Outro lacaio com efeito de compra, Thalnos ainda tem o diferencial do dano mágico que é muito poderoso quando combinado com consagração, muitas coisas tem 3 de vida no meta, então esse card é muito importante para limpar mesas de decks como Ladino Ímpar e Ladino Pirata que abusam desses lacaios.

Rato Sujo
Rato Sujo

Rato Sujo

Estrela de metas passados, Rato Sujo ainda é um card muito útil para te proteger contra decks agressivos, ou remover peças de combo, só tome bastante cuidado ao usá-lo contra oponentes que podem possuir lacaios grandes na mão, já que em muitos casos você não terá como responder.

Treinador de Esgrima - Card
Treinador de Esgrima

Treinador de Esgrima

Lacaio que era antes bem mediano acaba sendo uma segurança a mais para esse combo, permitir que você gaste menos mana ou usar o Imperador mais cedo não tendo ainda todas as peças é muito forte, e o corpo 2/2 não é de se jogar fora.


Lista

Paladino Exódia - Deck do Modo Livre de Hearthstone
Paladino Exódia

Código

AAEBAZ8FBu0F1hGVFIquAp29Ao7TAgyKAfsB3AP0BfYH4hHfxAL40gKE/ALPhgPshgPSiQMA

Custo: 10300 de Pó Arcano.


Substituições

Esse deck não tem quase nenhum espaço flexível, você pode até alterar remoções ou compras de card para se adaptar melhor ao seu meta porém essa lista é a mais otimizada possível. Uma possibilidade é cortar os Ratos Sujos ou Agoureiros e 1 dos Chamados das Armas para rodar Thekal + Gigantes Derretidos, mas isso além de diminuir a consistência das suas compras deixa você mais vulnerável contra decks agressivos.


Mulligan

Mantenha sempre suas compras de card e Chamado das Armas.

Contra Druida, Mago e Paladino

Mantenha sempre Rato Sujo a menos que você saiba que seu oponente é agressivo e não combo.

Contra Guerreiro Ladino e Caçador

Mantenha também Agoureiro, Consagração, Piromante Selvagem e Tempo Tecnico.

Contra Xamã, Sacerdote e Bruxo

Mantenha sempre Igualdade e também pelo menos uma Consagração ou Piromante.


Pilotando o Deck

Assim como seu parente próximo, Paladino Shirvallah, o Paladino Exodia possui uma forma bem linear de ser pilotado em praticamente todas as partidas, não importa se você esteja contra decks agressivos, decks controle ou até decks combo, seu objetivo é sempre o mesmo, segurar toda a pressão possível até encontrar seu combo, usar o Imperador para torná-lo viável e ganhar a partida. Logicamente contra decks agressivos essa pressão é maior no início do jogo, e caso você use bem suas Consagrações e Igualdades, usando as sempre para remover grandes mesas ou uma ameaça muito perigosa, você também poderá vencer esses inimigos através da exaustão de recursos.

Contra oponentes controles ou combo a partida se torna mais simples, além do seu combo não se importar com quantidade de vida e armadura, ele também é a prova de Provocar e só pode ser quebrado com um Rato Sujo exatamente no Barbo, qualquer outra peça pode ser substituída ou é impossível de ser removida. Outra grande fraqueza do deck é Geist nas bananas porém com a queda de força e presença do Druida Jade no meta os decks mais controle estão cortando este card por outras techs. Mesmo tendo uma forma de pilotar bem linear, com sempre o mesmo início de jogo comprando cards e quando necessário usar seus lacaios, remoções globais e outros recursos que você possui para manter o controle da mesa, não se engane! Esse deck não dá abertura para muitas jogadas ruins então caso você não esteja prestando a atenção máxima enquanto o pilota você pode acabar perdendo partidas por um erros bobos.

Assim como o Paladino Shirvallah que eu postei a pouco tempo, esse deck é bem forte porém a sua dificuldade de pilotar e tempo que levam as partidas o tornam menos presentes no meta, mesmo assim é um dos decks mais favoráveis contra Sacerdote Big atualmente além de ser bem consistente e conseguir em muitos casos ganhar suas partidas desfavoráveis, claro que como qualquer deck combo mais complicado, quando melhor o piloto melhor os resultados já que algumas escolhas com essas listas são muito contra-intuitivas.


Conclusão

Esse deck é para os amantes dos arquétipos OTK, para aqueles que curtiram o Paladino Shirvallah e principalmente para aqueles que amam a classe Paladino e estão em busca de um listas fortes na classe após o nerf no Subiu de Nível e a queda do Paladino Ímpar no meta. O deck é excelente contra o maior dos titãs no formato atual que é o Sacerdote Big e não possui muitas partidas absurdamente desfavoráveis.

No geral os jogos com a lista são bem longos levando de 20 a 35 minutos podendo levar até mais, ao mesmo tempo podem levar bem menos caso você consiga comprar o deck rapidamente, essa lista é adaptada de uma que eu vi no twitter do Gunnolf que é um dos principais especialistas em decks OTK atualmente no cenário livre.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br