Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Sacerdote Reno Combo (Livre)

Lista, cards essenciais, estratégias e dicas para o Sacerdote Reno Combo, deck do formato livre de Hearthstone (do meta da expansão O Ringue do Rastakhan).

Salve a todos! Continuando a nossa série de guias sobre o formato livre, e dessa vez temos um dos decks controles mais eficientes do meta atual, o Sacerdote Reno. Essa versão em especial conta com diversos cards de baixo custo para aumentar o potencial do seu combo finalizador.

Mesmo sendo a versão combo do deck, não é como se o combo fosse sua única condição de vitória: contra decks agressivos na maioria das vezes você ganhará as partidas nas duas remoções e na sua cura, e nem precisará do combo. O que faz desse deck tão forte é a versatilidade do seu combo, você não precisa ter muitas peças específicas ou se limitar a uma ordem, você pode realizar o combo em diversos turnos, ou ir aos poucos colocando seu oponente no raio do otk sem ele perceber.


Coração do Deck

Círculo de Cura Card
Círculo de Cura

Círculo de Cura

Parece um desperdício de espaço a princípio, porém nessa você está  mais que contente em utilizá-lo apenas para poder usar seu poder heróico novamente e aumentar o dano do seu combo, além disso pode ser combinado com Auchenai para limpar a mesa.

Regenerar Card
Regenerar

Regenerar

Mais um feitiço de baixo custo, com a sinergia da Auchenai você pode usar esse card para causar ainda mais dano, e como ele custa 0 também é eficiente em reativar seu poder heróico.

Clériga da Vila Norte Card
Clériga da Vila Norte

Clériga da Vila Norte

Lacaio de custo 1 vital para a construção de Sacerdotes mais lentos que não são o Big. Além de garantir trocas favoráveis contra pequenos lacaios no início do jogo, o potencial de compra da Clériga pode ser muito importante para encontrar o combo e vencer a partida.

Cura Célere Card
Cura Célere

Cura Célere

Restaurar 5 de vida por 1 de mana é bastante coisa, 5 de dano por 1 de mana é mais ainda, assim como os cards anteriores sua principal função é viabilizar o combo, mas pode ser usado como remoção (com Auchenai) ou cura se necessário

Palavra de Poder Escudo Card
Palavra de Poder Escudo

Palavra de Poder: Escudo

Um feitiço de custo baixo que compra um card, mesmo sendo bem fraco em outras listas Reno, no Combo Reno ele é excelente, já que o seu 1 de custo facilita que você use mais poderes heróicos em um turno. A compra de card também pode ser útil para encontrar recursos.

Fantasma Auchenai Card
Fantasma Auchenai

Fantasma Auchenai

A principal adição do Ringue de Rastakhan para essa lista, diferente de uma épica bem parecida com ela Fantasma Auchenai é um lacaio, e por isso pode ser jogado apenas pelo seu corpo em situações de desespero. Mesmo assim você geralmente irá utilizar esse card para viabilizar um burst de dano usando suas curas + Profeta Velen ou para limpar uma mesa com Círculo de Cura.

Mago Sangrento Thalnos Card PTBR 01
Mago Sangrento Thalnos

Mago Sangrento Thalnos

Compra de card e dano mágico são duas coisas bem úteis nessa lista, assim como em outros arquétipos mais controles ou combo-cêntricos, Thalnos cumpre esse papel de forma única.

Palavra Sombria Dor Card de Sacerdote
Palavra Sombria Dor

Palavra Sombria: Dor

Remoção pontual excelente para lidar com alguns lacaios chave que diversos decks agressivos podem invocar no início do jogo (como Totem Golem, Capitão dos Mares do Sul e Mecano-Translador).

Piromante Selvagem Card PTBR 01
Piromante Selvagem 

Piromante Selvagem

Por esse deck estar recheado de pequenos feitiços esse card se torna uma remoção global consistente contra decks agressivos.

Talho Espiritual Card PTBR
Talho Espiritual

Talho Espiritual

Remoção global + cura, excelente para lidar com decks que usufruem de pequenos lacaios, como Ladino Pirata, Ladino Ímpar e Paladino Pirata. Combinado com dano mágico pode ser um segundo Reno Jackson se a mesa estiver um pouco cheia.

Visões Sombrias Card
Visões Sombrias

Visões Sombrias

Card presente em praticamente qualquer deck de Sacerdote, poder ter uma cópia extra de um feitiço do seu deck já é poderoso, agora num deck onde você só pode rodar uma cópia de cada card é absurdo. Com esse fato em mente, seja inteligente com esse card: em cada partida vai ter um feitiço que vai ser excelente ter uma outra cópia, tente aumentar suas chances de consegui-lo.

Acólito da Dor Card PTBR 03
Acólito da Dor

Acólito da Dor

Decks controle/combo em geral precisam de compra de card e lacaios para realizar trocas no início do jogo, acólito preenche esses dois papéis e além disso o seu poder heroico pode te permitir comprar ainda mais cards com ele, se ele se manter no campo.

Palavra Sombria Morte Card
Palavra Sombria: Morte

Palavra Sombria: Morte

Remoção pontual direcionada para grandes lacaios. É extremamente poderoso nesse meta, graças a grande quantidade de Xamã Par, Sacerdote Big e Bruxo Par na ranqueada Livre.

Cria das Sombras Card
Cria das Sombras

Cria das Sombras

Quando seu poder heroico já está transformado no poder heroico do Anduin Dk, esse card se torna o seu principal método de finalizar a partida, já que ele permite que você cause 4 de dano toda vez que usa seu poder heróico.

Kazakus Card
Kazakus

Kazakus

Um dos principais cards que compõem o deck. O valor das poções criadas sempre é bem acima da curva e, em diversas situações, consegue virar o jogo ao seu favor, seja uma remoção global a mais, compra de card ou dano direto, as poções sempre garantem vantagem.

Em algumas situações você querer fazer uma poção de uma mana para auxiliar no combo com o poder heróico.

Sacerdalma Auchenai Card
Sacerdalma Auchenai

Sacerdalma Auchenai

Possui o mesmo efeito que o Fantasma de Auchenai que ja vimos com diferencial de ser um efeito estático e não um grito de guerra, também tem um corpo e custo maior, mas serve para os mesmos objetivos: limpar a mesa e possibilitar que cura cause dano.

Raza o Acorrentado Card PTBR
Raza o Acorrentado

Raza, o Acorrentado

Mesmo após seu nerf, Raza continua sendo muito eficaz em seu papel de viabilizar o combo  após transformado no Anduin DK. Além disso, o seu corpo é forte para a curva, portanto continua sendo um ótimo card nesse arquétipo, principalmente nessa lista onde ele é primordial para acelerar o seu potencial de dano direto.

Imperador Thaurissan
Imperador Thaurissan

Imperador Thaurissan

Muito importante em decks combos por reduzir o custo das peças, diferente de em muitas listas a redução de Imperador não é necessária para finalizar a partida, porém ela ajuda bastante, principalmente a deixar o combo possível em um único turno.

Bomba Luminosa Card PTBR
Bomba Luminosa

Bomba Luminosa

No meta atual essa remoção é primordial para lidar com o grande número de decks que possuem grandes lacaios, em especial o Xamã Par que é um dos decks mais presentes do meta e que faz isso muito cedo na partida.

Reno Jackson Card
Reno Jackson

Reno Jackson

Esse dispensa comentários sobre sua força, desde de o seu lançamento em Liga dos exploradores Reno protagoniza as principais listas controle do formato, a cada nova expansão a sua restrição se torna mais simples de ser cumprida e os decks que o utilizam ficam cada vez mais consistentes.

Grito Psiquico Card
Grito Psíquico

Grito Psíquico

Remoção global muito importante no meta atual, não só contra oponentes agressivos mas também  contra outros controles, N'zoth, Gul'dan, Alana, hoje em dia é bem simples para decks mais lentos fazerem mesas enormes no fim de jogo. Com Grito Psíquico se torna bem simples limpar essas mesas e segurar a pressão(nem que seja por alguns turnos).

Profeta Velen Card Lendário
Profeta Velen

Profeta Velen

principal peça potencializadora do combo, fazendo com que qualquer card que você jogue e também que  o seu poder heroico cause o dobro do dano(ou da cura) que deveria causar faz o efeito desse card necessário para finalizar partidas contra oponentes com muita vida. Quando tem seu custo reduzido por Imperador junto com outros cards  se torna muito poderoso, já que quanto mais cards você conseguir jogar, mais dano.

Anduin, o Ceifador Sombrio

O Dk da classe sacerdote é o principal card que faz essa lista um deck combo, o poder heróico concedido permite que você o re-ative para cada card que jogar no turno, num deck recheado de pequenos feitiços isso acaba se tornando bem simples e faz com que seu potencial de dano no fim de jogo seja imenso.

Outros Cards

Poção da Loucura Card
Poção da Loucura

Poção da Loucura

Num meta recheado de piratas, totens e outros lacaios de baixo ataque e vida esse card é basicamente uma remoção por 1 de mana, em alguns casos remove 2 lacaios, fazendo dela completamente absurda. Além disso é mais um card de baixo custo que pode ser usado pro combo.

Agoureiro Card
Agoureiro

Agoureiro

Agoureiro é conhecido por ser uma excelente ferramenta de inicio de jogo para lidar com a pressão de decks agressivos. Num meta recheado desses decks agressivos ele é primordial.

Evocador de Miragem Card 01
Evocador de Miragem

Evocador de Miragem

Card que vê bastante jogo no Sacerdote Missão OTK versão Velen, Evocador de Miragem está presente nessa lista para criar uma cópia extra de Velen ou Imperador facilitando o seu combo de se tornar um otk. Porém em algumas partidas você pode usá-lo em outros lacaios se necessário para comprar mais cards ou criar presença de mesa.

Gosma Glutona Card
Gosma Glutona

Gosma Glutona

A gosma mais poderosa no meta atual já que além de remover uma arma de garante alguns pontos de armadura, o que pode ser realmente vital contra alguns oponentes agressivos, principalmente contra o Ladino Pirata onde você pode ganhar até 10 de armadura.

Oraculo da Luz Fria - Card de Hearthstone - Murloc
Oraculo da Luz Fria

Oráculo da Luz Fria

Compra de card muito forte porém que também ajuda o seu oponente, caso você use quando ele estiver com a mão cheia, você consegue queimar alguns cards. Esse fator torna o ponto negativo de Oráculo a sua maior força.

Mal Desencavado Card
Mal Desencavado

Mal Desencavado

Remoção em área primordial  para lidar com Paladinos, Ladinos e principalmente Caçadores, também é útil por sabotar a sinergia dos decks Par caso seja usada contra eles.

Poção do Fogo de Dragão Card
Poção do Fogo de Dragão

Poção do Fogo de Dragão

Outra remoção muito forte contra classes mais agressivas, essa em especial também remove lacaios maiores, o que faz dela muito importante no meta atual.


Lista

Sacerdote Reno Combo (Livre)
Sacerdote Reno Combo (Livre)

Código

AAEBAa0GHgmKAe0B5QTtBfYH+AfSCtMK1wryDPsMkg/WEfcTlhTDFrcXg7sCtbsC2LsC6r8Cw8EC0cEC08UC8M8C6NACkNMC64gD6owDAAA=

Custo: 14840.


Substituições

Substituições em decks Reno acabam sendo meio de preferência do piloto, se você sentir que está faltando algum card que você acha forte ou que responde bem o meta, você pode cortar algum card presente na aba de “Outros Cards” e incluí-lo. Eu não recomendo modificar essa lista já que ela é a versão mais refinada do Sacerdote Combo Reno. MemnarchHS usou para pegar top 20 lenda neste mês. Caso você esteja enfrentando muitos Sacerdote Big, Xamã Par e Bruxo Par recomendo cortar 1 Poção da Loucura e 1 Piromante Selvagem para incluir 1 Sepultar e 1 Caçador Profissional.

Lembrando que essa é a versão combo da lista então com certeza você pode sentir falta de muitos cards que são importantes na versão mais controle. Aqui no site já temos uma lista dessa versão mais lenta do Sacerdote Reno mas sinta-se livre para experimentar, o arquétipo possui muito espaço para variações, e mesmo essa sendo a lista mais eficaz no meta atual não necessariamente ela vai continuar sendo a mais forte daqui a algumas semanas ou mesmo é a variante do Reno mais divertida de se pilotar.


Mulligan

Claramente vocês podem fazer algumas escolhas diferenciadas contra cada uma das classes para otimizar seus resultados,  porém neste guia de mulligan eu vou tentar ser o mais objetivo possível para aumentar a consistência de vitórias da galera menos experiente com o deck. Sabendo que decks Reno tem problemas de consistência, por conta de só poder usar uma cópia de cada card, mantenha sempre suas ferramentas de inicio de jogo (em especial Clériga da Vila do Norte, Piromante e Agoureiro) que são úteis contra pequenos lacaios.

Ttambém mantenha suas compras de card e remoções de baixo custo (como Talho Espiritual, Palavra Sombria Dor e Morte)..Já que se for o caso do seu oponente ser um adversário agressivo, você irá conseguir responder a pressão realizada por ele no início da partida, e caso não seja, pelo menos você não irá comprar esses cards mais fracos do topo do seu deck no fim de jogo quando você realmente precisa comprar outra coisa.


Pilotando o deck

Contra Arquétipos Agressivos

Supostamente são as partidas mais favoráveis possíveis graças ao grande número de remoções presentes na lista, somadas a grande capacidade de cura que o Sacerdote já possui sem falar claro do Reno Jackson. Porém não é tão simples assim, decks agressivos no formato livre são muito potentes e muitas vezes você não vai conseguir aguentar tanta pressão e perderá antes do turno 6. Isso não é comum, mas acontece, já que em algumas situações você simplesmente não vai conseguir comprar o card certo, a remoção certa, e vai ser derrotado pelo burst desses decks.

Contudo em geral temos uma partida bem favorável em nossas mãos, o grande número de remoções presente na lista ajudam bastante a fazer a transição para o fim de jogo, e mesmo não possuindo tantos lacaios quanto a versão N’zoth , essa lista é capaz de controlar a mesa em certo ponto do jogo. Mesmo com poucos lacaios os seus feitiços irão ajudar bastante a manter esse controle de campo.

Em geral o plano de jogo é bem simples, use seus recursos da forma mais otimizada possível para te gerar tempo na partida, com esse tempo os recursos do seu oponente irão acabar gradativamente e você irá vencer através do combo ou simplesmente de um conceder.

Contra Arquétipos Controle

São em geral partidas equilibradas ou levemente desfavoráveis, decks Reno em geral são bem versáteis e fortes contra tudo porém contra outros decks controles mais pesados e gananciosos você pode acabar se complicando. Caso você consiga finalizar o jogo com o combo você não vai ter que se esforçar muito porém cards como Bloco de Gelo, Tempo Técnico, ganho de armadura e principalmente Rato Sujo e Repugnaz podem acabar dificultando bastante o seu trabalho.

Além disso essa lista opta por rodar bastante remoções anti-agressivas e também muitas peças para potencializar o combo, o que faz dela bem fraca em questão de valor comparada a outros decks controle. Porém em geral o que você precisa fazer é simples: impedir que seu oponente vença através do valor, enquanto vai reduzindo a vida dele até o raio do combo. Ele possivelmente vai possuir bastante cura ou os cards que eu mencionei acima então tente ao máximo esconder que você é a versão mais combo-cêntrica do Sacerdote Reno assim aumentando a sua possibilidade de vencer graças ao fator surpresa.

Outro ponto importante de se ressaltar nessas partidas é a geração de valor com Zola, Kazakus e Brann.

Essa lista no Memnarch é tão combo-cêntrica que não utiliza nem zola, nem brann

Contra Arquétipos Combo

Essas são as partidas onde pilotar esse deck se torna um pouco mais complexo, um dos principais fatores que decide a partida é o conhecimento externo, o quanto antes você perceber que seu oponente é um deck combo faz bastante diferença, já que diferente de contra os decks controle, você não tem tantos turnos para executar o seu combo. Em geral os outros arquétipos combo do formato são bem mais consistentes que o Reno Sacer em questão de combar propriamente dito, já que eles podem utilizar duas cópias de peças do combo, remoções úteis e compra de card.

Nessas partidas o seu potencial de cura também é meio inutilizado já que na maioria dos casos que seu oponente de causar muito dano, ele vai estar te dando um OTK, por isso você não precisa ser cauteloso com esses cards, gaste-os quando necessário. Às vezes você vai se ver até jogando Reno Jackson para esvaziar a mão e não ter que gastar um feitiço de baixo custo ou queimar um card. Se você conseguir comprar seu combo primeiro que o seu oponente você não vai ter muitos problemas, mas já que diferente de muitos o seu combo é bem versátil, e não necessariamente causa 30 de dano. É importante tomar a postura de agressor durante o início e meio da partida para tentar deixar o seu oponente com o mínimo de vida possível.


Conclusão

Esse deck é para todos os jogadores de controle, amantes de decks híbridos e principalmente a todos aqueles fãs da classe sacerdote que estão cansados de concordar a toxicidade que é jogar de Sacerdote Big e buscam novos ares. O arquétipo é extremamente consistente e poderoso no meta do Ringue de Rastahkhan, diversas listas similares chegaram ao rank lenda nesse mês de dezembro e essa lista garantiu um top 20 lenda. Esses resultados só tendem a melhorar no futuro com o lançamento de novos cards.

As partidas são longas levando de 20 a 40 minutos podendo levar muito menos contra oponentes mais agressivos que vão te matar ou conceder bem antes disso. Essa variante mais combo-cêntrica anda se sobressaindo não só em popularidade mas também em força por ser mais versátil e mais eficaz contra outros decks mais lentos.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br