Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Ladino Ímpar 2.0 (Livre)

Lista, cards essenciais, estratégias e dicas para a nova versão do Ladino Ímpar, deck do formato livre de Hearthstone (do meta da expansão O Ringue do Rastakhan).

Salve a todos! Mais um guia da nossa série sobre o formato livre, dessa vez revisitando um deck muito poderoso no meta atual. A lista não sofreu mudanças drásticas e muito menos recebeu novos cards com a nova expansão, porém eu achei importante revista-la por dois principais motivos, primeiramente diversas mudanças aconteceram no meta desde o último artigo, ela ganhou bastante força graças a dois acontecimentos, o nerf do Paladino Ímpar que era um das suas partidas mais desfavoráveis, e com o nerf do Druida que fez o Sacerdote Big crescer bastante em popularidade, fazendo com que o Ladino Ímpar, mesmo que não sendo um counter direto, aumentasse bastante sua presença no meta graças a sua taxa de vitórias positiva contra o Big.

Além disso a versão passada foi um dos meus primeiros artigos na card, e na época a Inventora Risonha ainda custava 5, então a lista antiga mesmo que não tenha recebido cards de Rastakhan está desatualizada. Confira a lista atualizada em nosso artigo e confira também mais guias do Modo Livre nesta página.


Coração do Deck

Bucaneiro Card
Bucaneiro

Bucaneiro

lacaio de custo 1 mais poderoso presente no deck. Contra oponentes que podem removê-lo com facilidade (como Druidas, Magos e Ladinos), você sempre busca sempre que possível jogar outro lacaio no turno 1 e esperar para que se possa tirar valor da habilidade do Bucaneiro.

Marujo de Mares do Sul
Marujo de Mares do Sul

Marujo dos Mares do Sul

Outro lacaio de custo 1 muito poderoso, pode ser jogado apenas pelo seu corpo no primeiro turno, ou ser combinado com uma arma para já entrar causando dano direto.

Remendo, O Pirata
Remendo, O Pirata

Remendo, o Pirata

Remendo é um dos principais cards que fazem os decks agressivos de piratas serem viáveis no formato, além de criar uma presença de mesa adicional quando você joga o seu primeiro pirata, Remendo filtra o seu deck facilitando que você compre os cards que você precisa. Esses dois fatores somados a grande necessidade que os decks agressivos no livre tem de controlar a mesa fazem desse card sensacional.

Sangue Frio Card
Sangue Frio

Sangue Frio

Principal fonte de dano adicional do deck. É extremamente forte quando combinada com Leeroy para finalizar o jogo de surpresa ou com o Cavalgante Argênteo para maximizar seu potencial de dano.

Veneno Mortal Card de Hearthstone PTBR
Veneno Mortal Card de Hearthstone PTBR

Veneno Mortal

Card que aumenta seu potencial de dano direto em 4 pontos quando usado, também é muito útil no meta atual graças ao excesso de lacaios com 4 de vida como Totem Golem e um Capanga da Gangue buffado.

Capanga da Gangue Card
Capanga da Gangue

Capanga da Gangue

Um dos lacaios chave desse deck, quando não removido, funciona como uma bola de neve, rapidamente vencendo partidas. Caso o possua na mão e não tenha que remover um lacaio pequeno do seu oponente, sempre vale a pena não bater com sua arma no turno 2 para conseguir tirar o máximo de valor da sinergia entre o Capanga e o seu poder heróico.

Capitão dos Mares do Sul
Capitão dos Mares do Sul

Capitão dos Mares do Sul

Esse lacaio possui uma alta sinergia com pequenos piratas, em especial com o Marujo dos Mares do Sul, já que quando o Capitão está na mesa o Marujo já entra causando 3 de dano, ao invés de 2, ele também é muito útil para permitir que seus piratas 1/1 realizem trocas sem morrer ou simplesmente para aumentar o dano causado pelos seus lacaios de custo 1.

Cavalgante Argênteo Card
Cavalgante Argênteo

Cavalgante Argênteo

Presente na lista por ter dois efeitos muito poderoso, ainda mais quando combinados, o fato de Cavalgante não ter só Investida como também Escudo Divino, faz dele o melhor alvo para Sangue Frio no deck, muitas vezes ao equipá-lo com esse feitiço você consegue causar 12 ou até 18 de dano com somente esses dois cards, e isso é completamente absurdo para qualquer deck agressivo.

Espinheira Mortifera Card
Espinheira Mortifera

Espinheira Mortífera

Card primordial no meta atual, graças ao grande numeros de Xamã Par, Sacerdote Big e Bruxo Par, o tempo gerado ao remover um lacaio gigante muitas vezes te dá vantagem o suficiente para vencer essas partidas. Também é muito util para tirar provocares da frente e continuar causando dano direto.

Fungimante Card PTBR
Fungimante

Fungimante

Um card muito forte por aumentar sua presença de mesa enquanto também aumenta seu potencial de dano direto (caso possua lacaios que possam atacar), além disso ajuda a proteger seus lacaios de remoções baseadas em dano e/ou trocas.

Leeroy Jenkins
Leeroy Jenkins

Leeroy Jenkins

Ladino Ímpar não é um deck que dispõe de muitos cards que causam dano direto, sendo assim você depende bastante de Leeroy para finalizar partidas mais diversas. Ao ser combinado com Sangue Frio o dano causado pelo card chega a 1/3  da vida total, isso somado ao seu ataque de arma e mais algum lacaio presente na mesa, já é praticamente morte para seu adversário caso você tenha causado algum dano no início da partida (o que é muito provável).

Em algumas raras ocasiões você sera obrigado a usar Leeroy como remoção para um lacaio com provocar ou uma ameaça que poderia te fazer perder a partida.

Repugnaz
Repugnaz

Repugnaz

Uma das principais lendárias presente na lista, Repugnaz é primordial ao enfrentar oponentes mais controles e principalmente Sacerdotes Big, seu efeito único protege sua mesa contra remoções e muitas vezes impede que o seu oponente faça qualquer jogada, te garantindo um turno de graça e um corpo 5/5 por apenas 5 de mana.

Baku Card PTBR
Baku, a Devoradora da Lua

Baku, a Devoradora da Lua

Obviamente por esse ser um arquétipo ímpar Baku não poderia faltar, o poder heroico aprimorado na classe Ladino a torna extremamente eficiente em controlar a mesa no início do jogo. Mas também em causar dano direto já que a cada 2 de mana você garante no mínimo 4 de dano ao longo de dois turnos (o que é o dobro do poder heroico do caçador por exemplo).


Outros Cards

Fada do Fogo - Card Neutro de Hearthstone
Fada do Fogo

Fada do Fogo

Card super reconhecido em decks agressivos por dois principais motivos, primeiro que ele ajuda a lidar com outros decks agressivos por conseguir trocar com um lacaio de 1 de ataque e permanecer vivo, segundo que o card extra que ele concede ajuda a desenvolver melhor a mesa e na classe ladino em especial pode ser usado como ativador de um efeito Combo mais pro meio do jogo.

Roubadachim
Roubadachim

Roubadachim

Um card muito interessante. O balanceamento do Hearthstone é feito pela divisão das 9 classes. O fato de conseguir cards de outras classes, em muitos dos casos, é extremamente vantajoso e pode até ajudar a ganhar algumas partidas. Além disso ele é um pirata então se torna útil em algumas sinergias presentes no deck.

Coruja Bico de Ferro Card PTBR
Coruja Bico de Ferro Card PTBR

Coruja Bico-de-ferro

O efeito de silenciar é extremamente necessário em decks agressivos no meta que temos hoje em dia, a grande presença do Sacerdote Big somadas a presença de decks controle recheados de provocar fazem desse card primordial para vencer algumas dessas partidas na ranqueada.

Ferro Negro Bisbilhoteiro Card
Ferro Negro Bisbilhoteiro

Ferro Negro Bisbilhoteiro

Uma das principais adições que o deck recebeu ao longo do tempo, muito poderoso ao lidar com pequenos lacaios de decks agressivos, em especial contra Xamã Par e Paladino Ímpar por lidar muito bem com os lacaios gerados pelo poder heroico. Porém também é muito forte contra Ladino Pirata, Guerreiro Pirata e até contra outros Ladinos Ímpares já que todos usufruem de muitos lacaios pequenos para assumir o controle da mesa.

Busque jogar este card para remover o máximo de lacaios possíveis ou no turno anterior a um buff como Fungimante ou Intendente.

Elemento Instável de Myra
Elemento Instável de Myra

Elemento Instável de Myra

O feitiço lendário do ladino é uma adição excepcional ao deck, por conseguir uma forma de recuperar o gás que acabou por alguns turnos, e permitir que você tenha mais uma chance de finalizar a partida, em troca de destruir o resto do seu deck. Deve ser usado em momentos nos quais você não tem mais nenhum recurso que possa ser usado e  também em momentos que você está começando a perder a dianteira da partida.

Lembre-se sempre de evitar jogá-lo quando você tem uma chance alta de queimar cards importantes como Leeroy e Sangue Frio, já que isso pode prejudicar seriamente o seu potencial de dano.


Lista

Ladino Ímpar 2.0 (Livre) - Deck
Ladino Ímpar 2.0 (Livre) - Deck

Código:

AAEBAaIHBqICrwT6DpG8Ap74Auf6AgyMAssDqAXUBfMRuhObFZK2AoHCAuvCAtHhAqbvAgA=


Substituições

Se você busca os melhores resultados eu não recomendo fazer alterações nessa lista, a menos que seja para adicionar alguma tech card poderosa contra o meta que você está enfrentando. Em geral essa é a melhor versão possível desse arquétipo já que ela minimiza o número de compras mortas ao mesmo tempo que carrega grande quantidade de potencial de dano e techs cards poderosas contra o meta atual.

Outro fator é você não ter o pó para o deck completo. Cards como Leeroy e Baku são indispensáveis porém as outras lendárias podem ser substituídas, o deck não vai estar na sua força máxima de tier 1, mas vai ser capaz de vencer em ranks mais baixos.


Mulligan

Mantenha sempre ao menos um lacaio de custo 1 (exceto Remendo) e Capanga da Gangue:

Contra Xama e Bruxo

Mantenha também Espinheira Mortífera e Veneno Mortal caso já possua um lacaio de custo 1.

Contra Sacerdote, Druida, Mago e Paladino (Controle e Combo)

Mantenha também Repugnaz, caso já possua um lacaio de custo 1 na mão.

Contra Caçadores, Guerreiros e outros Ladinos

Mantenha também Ferro Negro Bisbilhoteiro, caso já possua um lacaio de custo 1 e uma jogada para o turno 3. Caso você ache que seu oponente é um Paladino agressivo você também pode manter esses mesmos cards.


Pilotando o deck

Contra Arquétipos Controle e Combo

Essa lista de Ladino Ímpar é em geral muito poderosa contra decks Controle e decks Combo, o potencial de dano direto presente nesse arquétipo é absurdo, a explosividade no início do jogo é uma das mais consistentes do formato e principalmente ao acesso à cards como Repugnaz que te ganha bastante tempo e protege sua mesa. Leeroy, que te dá um potencial de dano direto enorme e também Elemento Instável de Myra, ajudam a encontrar recursos para finalizar a partida.

Alguns pontos importantes a se lembrar quando se pilotar essa lista contra decks controle são: primeiramente jogue em torno das remoções, os controles mais populares do formato (Bruxos e Sacerdotes) e também os combos (Paladino e Mago) possuem diversas formas de causar 3 ou mais de dano na sua mesa, então segure lacaios na mão para ter gás após uma limpeza completa, faça questão de manejar bem seus recursos e otimizar o seu dano e uso de poder heroico, abuse o máximo do valor que seu poder heroico pode te gerar em questão de dano direto, e tente fazer com que seus turnos sempre estejam bem aproveitados questão de gasto de mana.

Outro ponto importante é o uso do Sangue Frio, diferente do que muitos pensam você não sempre deve guardar esse card para usar com Leeroy como um dano direto surpresa, contra esses oponente você deve, se possível, usar esse card o mais no início do jogo possível (sem perder o controle da mesa) e de uma forma que você tenha uma chance alta de atacar pelo menos duas vezes (dando alvo num lacaio com vida alta ou preferencialmente escudo divino e investida como é o caso do Cavalgante Argênteo).

O último ponto que eu gostaria de ressaltar  contra esses oponentes é o momento de se usar o Repugnaz. Essência Sombria, Peste Incontrolável, Nevasca, Espiral Etérea, Igualdade + Consagração, e muitos outros, existem inúmeros feitiços ao redor das classes que podem ser bem problemáticos para o seu plano de jogo. Com Repugnaz você pode evitar que um desses feitiços seja jogado no turno em que ele era necessário e muitas vezes vencer a partida baseado nisso, então não gaste esse card aleatoriamente no turno 5 só por encaixar na curva, sempre tente prevenir um feitiço adversário que limparia sua mesa ou ganharia vida.

Contra Sacerdote Big

Supostamente Sacerdote Big deveria ser um deck controle, para alguns um jogadores um deck combo. Mas hoje em para muitos da comunidade esse deck começou a ser chamado de um deck Highroll (um novo arquétipo criado exclusivamente para descrever uma condição de vitória tão baseada em aleatoriedade/RNG), por esse fator eu decidi separá-lo dos demais decks controles, para assim apontar alguns detalhes:

Primeiramente essa partida é favorável, a menos que claro seu oponente compre Barnes na 4 + ressuscitar e você não tenha um Repugnaz para segurar. Mas em geral você consegue vencer essas partidas bem antes do Big conseguir jogar seu primeiro lacaio vindo diretamente da mão.

Tome cuidado com as remoções globais, Sacerdote é repleto delas e nem todas as listas usam as mesmas combinações de remoções sempre. As principais para se jogar em volta são Mal Escavado, Grito Psíquico e Bomba Luminosa que são as mais comuns dentre as diversas listas da classe.

No mais siga as dicas sobre como pilotar o deck contra oponentes controle, só sempre esteja guardado a sua Coruja para uma Estátua Obsidiana(até considere incluir mais uma se estiver enfrentando muito Sacerdote Big e Bruxo) e não se estresse caso perca essa partida favorável para o rng.

Contra Xamã Par e Bruxo Par

Esses dois decks tem muitas coisas em comum. Para começar são partidas bem equilibradas pilotando o Ladino Ímpar, sendo favoravel ou desfavoravel para você ou seu adversário, dependendo claro da compra de cards e principalmente da construção das listas. Mesmo assim ambos esses adversários são decks que vão tomar a postura de controlar a mesa contra você que é um oponente naturalmente mais agressivo, para depois buscar finalizar a partida com seus grandes lacaios. Com isso em mente faça trocas favoráveis no início do jogo e maximize o seu dano direito, contra o Bruxo tome cuidado ao deixá-lo abaixo dos 18 de vida, caso não tenha como responder o 7/7 com provocar.

Falando em grandes lacaios é importante mencionar o quanto a Espinheira Mortífera é o seu principal card nessas partidas. Remover um Sem Rosto Envolto em Chamas ou um Gigante gera muito tempo, muitas vezes fazendo com que o turno anterior do seu oponente tenha sido um completo desperdício de mana e tempo, enquanto você ganha essa vantagem e junto com ela um corpo 3/4.

Outro ponto importante ao jogar contra esses decks são as remoções em área, o Xamã conta com Involução e Portal da Voragem que são excelentes para remover pequenos lacaios ou torná-los mais fáceis de remover através de trocas. Já o Bruxo possui Fogo do Inferno e Profanar que são muito poderosos contra os seus piratas, busque jogar em volta de ambos esses cards usando lacaios com a vida mais alta sempre que possível e trocando lacaios pequenos para evitar que um lacaio maior que você possui seja removido pelo Profanar.

Contra Outros Arquétipos Agresivos

Com a queda do Paladino Ímpar no meta, após a onda de nerfs surpresa que tivemos recentemente, os demais decks agressivos do formato (com excessão do Caçador Segredos) pecam bastante no quesito controle de mesa no meio do jogo, fazendo com que o seu poder heróico te de uma vantagem enorme. Ele permite que você mantenha pequenos lacaios vivos e causando cada vez mais dano enquanto usa da sua arma para limpar os lacaios do seu oponente. Com isso em mente tome cuidado com seu total de vida, vida é um recurso para decks agressivos mas você não pode sair cabeceando um Lich Rei para não trocar um 2/2 por exemplo. Faça trocas favoráveis com arma, tente não sofrer muito dano, já que essa lista não possuo cura ou provocar sendo uma versão mais focada em vender oponentes controle.

Além do uso da arma para trocas, outro ponto importante nessas partidas é o momento de começar a tomar a postura agressiva, nos primeiros turnos não necessariamente vai ser esse o momento, muitas vezes você vai querer realizar trocas e deixar a mesa vazia ou ao menos controlada, para assim estabelecer um Capanga da Gangue e já começar a buffa-lo. Em geral decks agressivos não tem como lidar com esse lacaio a não ser por trocas, caso ele não tenha lacaios, não vai conseguir fazer trocas, se não fizer trocas o Capanga vai ficar mais de dois turnos vivo, se o Capanga ficar mais de 2 turnos vivos, o dano causado por ele já vai ter saído do controle do seu oponente e você só vai precisar de um empurrão (em forma de Leeroy/Sangue frio ou ambos) para finalizar a partida.

O último ponto importante de ressaltar é que ao enfrentar decks agressivos, é importante saber uso do Ferro Negro Bisbilhoteiro, este card pode te ganhar muitas partidas na ranqueada, já que além de remover por completo uma mesa de pequenos lacaios, ele te garante um corpo para continuar desenvolvendo a mesa e mantendo a postura agressiva. Muitos nem jogam em torno desse card e simplesmente enchem a mesa para tentar controlar perto do turno 5, mesmo sabendo disso seja inteligente com esse recurso durante essas partidas, busque sempre usá-lo para remover 3 ou mais lacaios ou no mínimo para garantir que um lacaio maior que você possua permaneça vivo.


Conclusão

Esse deck é para aqueles que querem chegar no rank lenda o mais rápido possível, com consistência e velocidade nas partidas, também é uma ótima escolha para todos os amantes de decks mais agressivos. Em geral é um deck equilibrado, porém possui muitas partidas favoráveis e poucos counters o que fazem dele um dos decks mais poderosos no meta atual, certamente o mais rápido e um dos mais populares.

Algumas partidas chegam a acabar no turno 4 podendo levar menos de 3 minutos, já a maioria das outras variam entre 4 e 15 minutos, raramente uma partida que passar dessa marca vai terminar na sua vitória já que o seu deck não tem muita forma de recuperar o gás ou muitas ameaças no fim de jogo.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br