Versão Beta
Close

Livre com Baixa Renda #2 - Xamã Par

Em mais um artigo do Modo Livre de Hearthstone, temos uma lista com um deck de baixo custo de Xamã Par. Saiba mais em nosso guia para o Modo Ranqueado do Livre (Wild).

Salve galera, continuando a nossa nova série sobre listas baixa renda no formato livre, e dessa vez com uma versão baratinha do Xamã Par, que é um dos decks mais poderosos e presentes no meta livre. Mesmo não sendo a lista completa com essa versão você tranquilamente conseguirá pegar rank 5, e até o lenda se se esforçar bastante.

Mesmo o deck sendo bem versátil, esse deck é bem simples de se pilotar já que a jogabilidade é focada em basicamente dominar a mesa e causar bastante dano direto com seus lacaios e assim finalizar rapidamente a partida.

Claro que contra oponentes mais agressivos que você você terá que se dedicar mais a parte de dominar a mesa, já que a pressão do outro lado vai ser maior nos primeiros turnos. Mesmo assim o plano é o mesmo dominar a mesa, e quando seu oponente não tiver gás, vencer a partida.

Lista

Codigo

AAEBAaoIBIoHM/4FzfQCDdYP9r0C2QfwB9G8AqC2ApTvArIUtRT3qgKHvAK9AfuqAgA=

Xamã Par - Deck Livre
Xamã Par - Deck Livre

Como Vencer

Xamã Par é um dos arquétipos mais flexíveis do formato, mesmo tendo um plano de jogo agressivo, esse deck não possui a explosividade de decks como Ladino Pirata e Bruxo Zoo, mas em troca recebe o acesso a diversos lacaios enormes completamente fora da curva. O Xamã Par não possui partidas muito desfavoráveis ao longo do meta, o que faz dele um dos decks mais eficientes para subir na ranqueada, e qual é o motivo disso? É bem simples, o grande número de lacaios poderosos que essa lista possui, e é basicamente isso, o deck é absurdamente intuitivo.

Conforme o tempo for passando vocês irão perceber quais trocas são importantes e qual é momento e ir face, porém mesmo assim existem algumas dicas importantes que vocês devem seguir:

1 - Contra oponentes agressivos o card Fúria dos Ventos é muito mais eficiente para realizar duas trocas do que para causar dano.

2 - Portal da Voragem também é valioso contra esses oponentes, segure ele até ter o máximo de valor possível.

3 - Contra decks como Sacerdote Big que possuem remoções pontuais eficientes, procure não usar cards com sobrecarga. Essas 3 dicas vão aumentar bastante sua taxa de vitórias contra os principais decks do meta, porém caso vocês já estejam mais familiarizados com o meta e o deck, confiram o guia do Xamã Par aqui no site para detalhes mais específicos.

Principais Cards

Genn Greymane Card
Genn Greymane

Genn Greymane

Principal componente do deck, Genn é uma lendária muito versátil podendo viabilizar arquétipos em todas as classes, porém atualmente no livre temos o Xamã Par e o Bruxo Par como dois dos decks mais fortes do meta inteiro (presentes no tier 1), como eu mencionei esse card é o principal dessa lista, pois seu efeito faz com que o poder heroico inicial que você tem custe 1 a menos para o resto da partida. Isso é absurdamente forte na classe Xamã porque ajuda você a criar presenças absurdas na mesa, e mesmo não possuindo nenhum card ímpar na lista, você não sofre na hora de montá-la já que as melhores remoções, feitiços e lacaios para um deck agressivo/midrange presentes na classe são de custo par.

Durante as partidas o card de Genn acaba só sendo um lacaio grande a mais presente na lista, já que seu efeito ativa no início do jogo, por ele ter uma resistência baixa busque usá-lo para forçar seu oponente a gastar remoções que poderiam remover um Sem Rosto Envolto em Chamas por exemplo.

Enguia Faischarco Card 01
Enguia Faischarco Card 01

Enguia Faischarco

Esse lacaio é um dos principais componentes do seu início de jogo, e com certeza o card mais importante para se ter na mão contra um oponente agressivo no turno 2. Causar 2 de dano sem atacar é muito poderoso, seja para viabilizar trocas em lacaios maiores ou para simplesmente remover um lacaio pequeno da mesa.

Além disso você pode usar esses 2 de dano no herói inimigo para viabilizar letais. O card é um dos únicos suportes de arquétipo Par além de Genn presente em todas as classes, o que faz o Xamã já ter essa vantagem desde o princípio ao montar um deck par, onde a restrição acabou virando benefício graças a essas vantagens, somadas com os cards mais poderosos da classe já serem de custo par.

Golem Totêmico Card 01
Golem Totêmico Card 01

Golem Totêmico

Um lacaio custo 2 com os status de um lacaio custo 3, mesmo com sobrecarga a permissão de poder joga-lo no turno 2 já é o suficiente para fazer dele uma das principais peças do deck, se isso não bastasse o simples fato do deck só utilizar cards de custo par, faz o seu turno 3 dispensável, já que de qualquer jeito não é possível jogar perfeitamente na curva. Somente um card de custo 2 ou a caso tenha a moeda um de custo 4, então na maioria dos casos ter um cristal de mana a menos é insignificante.

Os fatores de custo e status são muito importantes, mas também existe um terceiro fator que faz o Xamã Par ter o turno 2 mais forte do meta, e é simples, no turno 2/3 as únicas classes que possui uma remoção presente no meta, que não seja baseada em lacaios para o totem golem são Sacerdote e Bruxo.

Sem-rosto Envolto em Chamas Card 01
Sem-rosto Envolto em Chamas Card 01

Sem-rosto Envolto em Chamas

A principal ameaça presente na lista, poder jogar um lacaio com status de custo 3 no turno 2 já forte, agora imagina poder jogar um lacaio com status de um custo 7 no turno 4, é completamente absurdo, esse card é uma das suas principais ferramentas para vitória pois se não removido ele rapidamente finaliza a partida com alguns ataques. Além disso pode ser combinado com Fúria dos Ventos para causar 14 de dano em um único turno, que é quase metade da vida inicial do seu adversário.

É importante saber a hora onde jogar este card é uma armadilha, em momentos como contra Sacerdotes Big e contra Ladinos Ímpar que possuem a moeda (ou estão com 6 de mana no mínimo) é bem perigoso arriscar um Sem-rosto e ter ele removido sem fazer nada, já que nesses casos você pode acabar perdendo a partida pela perda absurda de tempo e valor.

Criaturas das Profundezas
Criaturas das Profundezas

Criatura das Profundezas

Cards com capacidade de redução de custo são sempre perigosos, não é atoa que esse card é a principal ferramenta que faz esse deck existir, e sim eu estou dizendo que ele é mais importante que o 4 mana 7/7 e o Golem Totêmico pelo simples fato da potencial explosivo que o card te concede. Jogar ele em combinação com mais de 2 lacaios no turno 5/6 acaba sendo absurdamente forte, e não é como se baixar o custo do card fosse difícil, seu poder heroico evoca um totem por apenas uma mana, agindo basicamente como um pague 1 reduza o custo da Criatura das Profundezas esteja ela no seu deck ou mão.

Além de tudo isso ela simplesmente é absurda contra decks agressivos, entra de graça protegendo seus outros lacaios e ainda possui um corpo robusto que cria uma grande ameaça.

Involução Card
Involução

Involução

Esse card torna o Xamã Par completamente absurdo contra qualquer deck que utiliza de lacaios com provocar para se proteger de muito dano/segurar a partida até finalizar o próprio plano de jogo (seja um combo ou fadiga).

Mas não é como se essa fosse a única utilidade do card. Além de remover provocares ele pode ser usado simplesmente para tornar menos ameaçadora uma grande mesa, especialmente contra Paladinos, Caçadores e na partida espelhada contra outros Xamãs, tornando inútil algum buff ou provocar, ou transformar vários lobos 3/3 em lacaios fracos, impedindo o adversário de ganhar vida.

Também pode ser útil ajudando a remover um Sem-Rosto Envolto em chamas, Capanga da Gangue e outros lacaios que são grandes mas tem custos pequenos da mesa. Esse card é uma ferramenta muito útil contra a maioria dos arquétipos presentes no meta.

Portal da Voragem Card PTBR
Portal da Voragem

Portal da Voragem

É a única remoção em área presente no deck, realmente importante na partida contra decks agressivos em geral, já que torna trocas favoráveis muito mais possíveis ou simplesmente limpa completamente uma mesa de pequenos piratas ou qualquer outros lacaios com 1 de vida. Quando combinada com o totem de dano mágico causa um estrago ainda maior na mesa inimiga permitindo que vocè facilmente ganhe a vantagem na partida.

Além do efeito de remoção o portal ainda invoca um lacaio de custo 1 para o seu lado do campo, então contra oponentes controle ele pode ser usado sem medo para criar presença de mesa (caso você não tenha jogadas melhores na mão).

Fúria dos Ventos, Estalar e Raio de Jade

Por último eu decidi mencionar esses três cards já que eles têm uma função dupla bem semelhante, ou eles vão servir para aumentar o seu potencial de dano, e finalizar partidas ou eles vão servir para remover algum lacaio que seja uma ameaça no campo, ou que viabilize o letal para o seu oponente. É importante lembrar que Estalar diferente dos outros possui sobrecarga e um fator aleatório, então tenha isso em mente caso o use como remoção, o seu turno seguinte não ser eficiente pode fazer essa ação não valer a pena.

Cards de Xamã
Furia dos Ventos Card
Furia dos Ventos
Raio Jade Card PTBR
Raio Jade
Estalar
Estalar

Guia de Mulligan

Mantenha sempre Golem Totêmico, Enguia Faischarco, Criatura das Profundezas e Totem de Labaredas.

Contra Sacerdotes, Bruxos e Druidas

Mantenha também Fúria dos Ventos, Involução, Bagata Sem Rosto Envolto em Chamas.

Contra Paladinos, Ladinos e Caçadores

Mantenha também Involução e Portal da Voragem.

Melhoras Futuras

Existem duas principais listas de Xamã Par, as focadas em vencer partidas contra decks Controles, e as focadas em ter mais vantagem contra Ladinos Agressivos(e de quebra Paladino e Guerreiro Pirata). O deck não precisa das melhoras para pegar o rank 5, e a única adição obrigatória para o lenda ser viável são os dois Gigantes do Mar, contudo a adição de cards como Lich Rei, Zihi e Ragnaros aumentam bastante a sua taxa de vitórias contra oponentes mais lentos e são sempre bem vindas caso você tenha recurso.

Xamã Livre Deck 01
Xamã Livre Deck 01

AAEBAaoIAsLOAs30Ag7TAdkH8AfWD7IUtRT3qgL7qgKgtgKHvALRvAL2vQLkwgKU7wIA

Xamã Livre Deck 02
Xamã Livre Deck 02

AAEBAaoIBjP2AvIFws4CzfQCwI8DDNMB8AfWD7IUtRT3qgL7qgKgtgKHvALRvAL2vQKU7wIA

Conclusão

Esse deck é um dos principais decks do formato, compõe o tier 1 junto com mais 4 decks, e é o único dos 5 que possui partidas no mínimo equilibradas contra todos os outros (55/45), fazendo dele uma das melhores opções possíveis de craft para adentrar no formato livre. A versão livre do formato completa é mais barata que a versão padrão, sendo que as lendárias não são as mesmas (exceto por Lich Rei), fazendo com que o investimento nesse deck no livre seja duplamente vantajoso, já que além de ser um dos decks mais fortes do meta, a base dele vai durar pra sempre no formato.

As partidas variam entre curtas e médias levando de 6 a 15 minutos dependendo do seu adversário. O deck é equilibrado tendo como principal counter no meta o Guerreiro Ímpar, mas de resto os decks mais presentes ele possui pelo menos 45% de chance de vitória.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br