Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Bruxo Reno 2.0 (Livre)

Lista, cards essenciais, estratégias e dicas para a nova versão do Bruxo Reno, deck do formato livre de Hearthstone (do meta da expansão O Ringue do Rastakhan).

Salve a todos! Para concluir a abordagem de todos os decks do tier 1 do formato livre, só faltava registrar o Bruxo Reno, que além de ter sofridos algumas mudanças na lista, se adaptou bastante para o meta atual. O meta mudou bastante desde época do primeiro artigo de Bruxo Reno e mesmo ainda sendo, assim como era, o melhor deck controle viável, a jogabilidade com o deck mudou bastante.

A principal diferença desta lista para as listas atuais é manter o uso do N'zoth, na lista original que eu tinha separado para esse artigo eu tinha cortado o card porém o jogador e especialista do formato GhostDog me deu alguns conselhos sobre a montagem da lista, e como ele é um dos maiores jogadores de Bruxo Reno do mundo eu preferi trazer a lista otimizada com o auxílio dele.

Coração do Deck

Gnomoferatu - Card de Hearthstone
Gnomoferatu - Card de Hearthstone

Gnomoferatu

Lacaio de custo 2 útil para realizar trocas no início da partida, mas é claro que não utilizamos esse card pelo seu corpo,  e sim pela capacidade de queimar cards do adversário, combinando Gnomoferatu com Brann e Zola você consegue queimar 4/6 cards do seu oponente. Caso esse oponente seja um deck controle ele provavelmente vai ser bastante prejudicado principalmente se você realizar essa jogada quando ele tiver menos de 10 cards no deck, queimando metade dos recursos restantes.

Profanar Card
Profanar

Profanar

Uma das melhores remoções globais disponíveis para a classe. Profanar é excelente para lidar com arquétipos agressivos(principalmente contra Ladino Ímpar e Ladino Pirata, porém também pode ser útil em partidas contra outros controles, caso você consiga fazer a “escadinha”, podendo limpar mesas enormes com um único card.

Brann Barbabronze

Brann Barbabronze Card
Brann Barbabronze

O efeito passivo desse card é muito poderoso com diversos cards do deck, em especial com Kazakus, Zola e Banqueiro para gerar mais cards (e assim mais valor) ou com Gnomoferatu para queimar cards do seu oponente aproximando ele da fadiga.

Seta Sombria Card
Seta Sombria Card

Seta Sombria

4 de dano por 3 de mana é extremamente importante no meta atual, praticamente qualquer deck agressivo do meta possui um lacaio chave com 4 de vida, sendo assim existem inúmeros alvos para esse card (além de claro você poder usar para remover lacaios menores ou já danificados).

Zola, a Górgona

Zola, a Górgona

Conseguir cópias extras de um lacaio é sempre muito forte, nessa lista geralmente será usada para copiar o Reno (ou usar o poder dela 2 vezes com Brann), isso contra deck agressivos. Ou copiar Gnomoferatu/Kazakus contra decks controle/combo.

Também pode ser usada em outros lacaios se você julgar necessário (como por exemplo garantir um Godfrey extra contra um deck que enche muito a mesa).

Arauto do Caos Card
Arauto do Caos

Arauto do Caos

Lacaio com corpo um pouco abaixo da curva porém com o efeito absurdo de poder invocar um demônio da sua mão de graça ao morrer, geralmente usado para invocar Mal'ganis ou Senhor do Caos nos turnos 4/5/6 dominado a partida contra decks agressivos.

Fogo do Inferno - Card
Fogo do Inferno

Fogo do Inferno

Remoção em área muito poderosa, principalmente contra Ladinos, Paladinos, Caçadores e Guerreiros agressivos que tem a maioria dos seus lacaios de início de jogo com 3 ou menos de vida.

Kazakus Card
Kazakus

Kazakus

Um dos principais cards que compõem o deck. O valor das poções criadas sempre é bem acima da curva e, em diversas situações, consegue virar o jogo ao seu favor, seja uma remoção global a mais, compra de card ou dano direto, as poções sempre garantem vantagem.

Contra oponentes Reno, ou outros controles mais lentos (que criam grandes mesas) você sempre irá querer combiná-lo com Brann para buscar o máximo de poções com o efeito de polimorfia em área.

Reno Jackson Card
Reno Jackson

Reno Jackson

Esse dispensa comentários sobre sua força, desde de o seu lançamento  em Liga dos Exploradores Reno protagoniza as principais listas controle do formato. A cada nova expansão a sua restrição se torna mais simples de ser cumprida e os decks que o utilizam ficam cada vez mais consistentes.

Sifão da Alma Card
Sifão da Alma Card

Sifão da Alma

Remoção pontual muito poderosa num meta infestado de grandes lacaios, além disso os 3 de vida podem ajudar bastante a sobreviver até encontrar o Reno.

Lorde Godfrey Card
Lorde Godfrey Card

Lorde Godfrey

Godfrey é a melhor remoção global do jogo. Além de muitas vezes limpar a mesa inteira pelo mesmo custo de um Golpe Flamejante, ele rende um lacaio 4/4. Ou seja: você não perde a iniciativa ao limpar a mesa, o tornando essencial em qualquer construção do Bruxo Reno.

Espiral Etérea Card
Espiral Etérea Card

Espiral Etérea

Uma remoção global muito poderosa que ignora completamente a quantidade de vida que cada lacaio possui, muito importante num meta recheado de Xamãs, Bruxos e Sacerdotes que possuem diversas formas de criar mesas enormes.

Mal'Ganis Card
Mal'Ganis Card

Mal'Ganis

Um card que possui dois efeitos extremamente únicos, além de buffar qualquer demônio que você possui na mesa, Mal’ganis é um lacaio gigante que concede o seu herói a habilidade imune, fazendo com que ataques adversários e seu poder heroico não causem mais dano. Isso é completamente absurdo caso você consiga protegê-lo por alguns turnos, o que nem sempre é difícil já que ele fortalece os seus demônios com provocar.

Senhor do Caos Card
Senhor do Caos Card

Senhor do Caos

Um dos melhores lacaios defensivos do formato. Extremamente poderoso em segurar a pressão de decks agressivos/midrange, sendo extremamente importante para sobreviver nessas partidas.

Guldan - O Furtassangre
Guldan - O Furtassangre

Gul'dan, o Furtassangue

o DK do bruxo para muitos é o mais poderoso de todos os cards de herói já lançados e os argumentos são simples:

1 - Cria uma presença de mesa absurda quando jogado(melhor para quanto mais demônios poderosos tenham morrido no seu lado do campo)

2 - O poder heroico é extremamente quebrado seja como remoção seja na fadiga, o que faz o deck muito consistente.

Estes também acabam sendo os principais motivos do seu poder nessa lista.


Outros Cards

Guinchado Card
Guinchado Card

Guinchado

Remoção em área muito poderosa contra decks muito explosivos por custar apenas 1. O descarte direcionado é viável no deck pois ajuda você a se certificar que não perderá cards como Reno ou Gul’dan.

Agoureiro Card
Agoureiro

Agoureiro

Excelente lacaio para te proteger das pressões inicias dos decks mais agressivos do formato, também pode ser usado para forçar uma remoção ou garantir uma mesa limpa para jogar um determinado lacaio.

Banqueiro Perverso - Card de Hearthstone
Banqueiro Perverso - Card de Hearthstone

Banqueiro Perverso

Possui basicamente a mesma função de Zola com diferencial de embaralhar a cópia no deck (fazendo com que você se beneficie em partidas que vão para fadiga) porém é mais fraco contra decks agressivos já que não te garante o Reno extra no turno seguinte.

Bomba Negra - Card de Hearthstone
Bomba Negra - Card de Hearthstone

Bomba Negra

Remoção pontual excelente para lidar com diversos lacaios do formato. Também da alvo no herói inimigo então raramente pode ser usada para finalizar uma partida de surpresa.

Rastejante de Golakka Card
Rastejante de Golakka Card

Rastejante de Golakka

Necessário em qualquer decks mais lento num meta onde existem 4 decks agressivos super consistentes jogam em torno de piratas (Ladino Ímpar, Paladino Pirata, Guerreiro Pirata e Ladino Pirata).

Rato Sujo
Rato Sujo

Rato Sujo

Card importante para lidar com decks combo e também muito útil para lidar contra oponentes controle que possuem cards com gritos de guerra importante (como Reno, Kazakus, Zola, Alana, Calafrarte...). Já foi mais importante em metas passados porém ainda continua sendo uma boa adição a lista.

Gosma Glutona Card
Gosma Glutona

Gosma Glutona

Outro card necessário para o meta que temos atualmente, recheado de arquétipos que utilizam armas e buffs de arma, em especial importante para lidar com outro deck tier 1, o Ladino Pirata, que consegue fazer facilmente uma arma com mais de 7 de ataque.

Ira Demoníaca Card
Ira Demoníaca Card

Ira Demoníaca

Remoção em área muito poderosa contra pequenos lacaios, muito útil num meta onde a maioria dos decks agressivos usam diversos lacaios com menos de 2 de vida.

Necrolorde - Card de Hearthstone
Necrolorde - Card de Hearthstone

Necrolorde

Lacaio com provocar excelente para segurar a pressão de decks agressivos e tornar suas remoções em área ainda melhores nessas partidas, porém também tem uma função importante contra arquétipos controle e combo por poder puxar cards importantes do deck do adversário(além de aproximá-lo da fadiga).

Arrota-Lodo - Card de Hearthstone
Arrota-Lodo - Card de Hearthstone

Arrota-Lodo

Lacaio com provocar e último suspiro muito eficiente no deck, pelo fato de ser um lacaio extra a ser revivido pelo N’zoth(que também tem provocar).

Macieira Apodrecida - Card de Hearthstone
Macieira Apodrecida - Card de Hearthstone

Macieira Apodrecida

Mais um lacaio com provocar e último suspiro. Igualmente importante para lidar com decks agressivos. porém diferente do Arrota-Lodo não invoca um lacaio ao morrer e sim cura 4 de vida (o que também é interessante contra decks rápidos).

Zilliax - Card PTBR de Hearthstone
Zilliax - Card PTBR de Hearthstone

Zilliax

Lacaio que vem ganhando muito espaço no meta por ser excelente em lidar com diversos lacaios médios do formato, além de possuir roubo de vida, provocar e escudo divino, esses efeitos combinados geralmente garantem que você cure pelo menos 6 de vida com o card.

Imperador Thaurissan - Card de Hearthstone
Imperador Thaurissan - Card de Hearthstone

Imperador Thaurissan

Card muito poderoso em qualquer lista controle por acelerar a entrada de cards poderosos na mesa, nesse deck ele é muito interessante por facilitar o uso de cards como Gul’dan e Senhor do Caos.

Rin Card PTBR
Rin, a Primeira Discípula

Rin, a Primeira Discípula

Um lacaio que tem provocar e um último suspiro que é uma condição de vitória adicional contra decks controle e combo, caso Rin seja jogada e morta cedo na partida. Lembre--se que os lacaios que vem no selo são demônios então podem enfraquecer ou fortalecer o seu Gul’dan dependendo da situação.

Todos os Selos da Rin
Todos os Selos da Rin
Nzoth Card PTBR
N'zoth, O Corruptor

N'Zoth, o Corruptor

Muitos jogadores de Bruxo Reno tem cortado este card da lista, o que é bem plausível num meta tão agressivo porém ele continua sendo muito poderoso e inclusive contra alguns decks agressivos(com começos menos explosivos) pode ser realmente importante para vencer a partida por construir uma muralha de provocar.


Lista

Bruxo Reno - Deck de Hearthstone do Modo Livre

Código

AAEBAf0GHooB2waSB7YHzAj+DYEOjg7CD60Q1hH9EcMWhRfgrALYuwLkwgLfxALTxQLnywKuzQKX0wLY5wLo5wLD6gLF8wKn9wKc+AKggAPShgMAAA==

Custo: 21220 de Pó Arcano

* Para utilizar o deck no Deck Builder do Card na Manga, único disponível em português, copie o código acima e cole-o no campo "Cole o Código de Importação", usando o botão "Importar" logo em seguida. Você também pode clicar aqui para ir direto no Deck Builder.


Substituições

Contra decks Agressivos:

-1 Rin
-1 N’zoth
-1 Imperador

+ 1 Bomba Espiritual
+1 Ametista Magica
+ 1 Caçador Profissional

Contra decks Combo

-1 Zilliax

+1 Projeto Demoniaco

Contra decks Controle

-1 Zilliax
-1 Gollaka

+1 Repugnaz
+1 Caçador Profissional/Sylvannas  


Mulligan

Você busca sempre manter Reno Jackson e Kazakus, além disso caso você ache que seu oponente é um adversário agressivo(principalmente contra Ladinos, Caçadores e Xamãs) mantenha também suas remoções globais e pontuais além de Gosma Glutona e Gollaka.

Caso esteja enfrentando Sacerdote, Druida ou Bruxo mantenha também Rin e Gnomoferatu. Contra decks combo é o bom e velho mantenha Rato Sujo, porém como eles estão meio sumidos dos ranks mais altos só faça essa escolha caso saiba que está enfrentando um adversário combo.


Pilotando o deck

Contra Arquétipos Agressivos

Supostamente deveriam ser as partidas mais favoráveis graças ao grande número de remoções pontuais e em área, provocares, ameaças potentes, sem falar claro em Reno Jackson que pode simplesmente ganhar a partida se comprado cedo. Porém no formato livre atualmente acaba não sendo simples assim, decks agressivos são muito explosivos atualmente e caso você não consiga encontrar bastante remoções e provocares de baixo custo, você não conseguirá sobreviver até o turno onde Reno Jackson e será destruído rapidamente por esses decks.

Contudo temos uma partida bem favorável, caso seu oponente não consiga ser muito explosivo, ou simplesmente você compre os cards corretos nos turnos corretos, como Necrolorde e Profanar para segurar o inicio de jogo, Reno na curva para resetar a vida e Godfrey para limpar de vez as ameaças da mesa. Caso você consiga segurar a pressão no início do jogo, conforme o tempo passar, os recursos do seu oponente irão acabar gradativamente e você irá vencer através do valor de seus cards ou simplesmente de um conceder do adversário.

Contra arquétipos Controle

Muitas dessas partidas são decididas na fadiga ou pelo rng de cards como Rato Sujo e Gnomoferatu. Sendo assim a forma com que você usa seus recursos, como Remoções em área e lacaios com provocar é extremamente decisiva, busque sempre ser o mais eficiente possível ao lidar com as ameaças do seu oponente, e ao mesmo tempo busque ser eficiente ao jogar as suas ameaças, para que assim elas não sejam facilmente respondidas pelo adversário.

Existem diversas jogadas muito importantes a se fazer nessas partidas, primeiramente Rato Sujo e Gnomoferatu podem ser combinadas com Brann e Zola para remover o máximo de ameaças possíveis do seu adversário. Outro uso para esses cards é para criar o máximo de poções de 10 mana com o efeito de Polimorfia com o Kazakus, para assim conseguir responder qualquer mesa gigante que seu oponente possa criar com facilidade.

Contra arquétipos Combo

As partidas contra decks combo acabam sendo as mais complicadas, caso você consiga que seu Rato Sujo, o que sua Gnomoferatu removam partes cruciais para a realização do combo você consegue vencer com facilidade, já que sem o finalizador de um turno, decks combo são basicamente decks controle mais fracos. Caso você não encontre esses cards ou não consiga quebrar o combo, a sua única chance de vencer é botando o maximo de pressão possível no inicio e meio da partida antes que seu oponente possa encontrar todas as peças necessárias para te finalizar.


Conclusão

Esse é um deck excelente para os jogadores que curtem jogar com decks controle, atualmente é o deck deste arquétipo mais consistente no formato graças ao acesso a diversas remoções poderosas, provocares eficientes e finalizadores de muito valor. As partidas variam entre médias e longas levando de 12 a 30 minutos, dependendo do deck que você está enfrentando  e muitas vezes podem chegar a ser decididas na fadiga contra oponentes controles.

Porém além de ser muito divertido o deck é extremamente eficiente então acaba não sendo nem um pouco maçante subir com ele na ranqueada até lenda, mesmo que algumas partidas possam demorar bastante. Mesmo o deck ainda sendo bem parecido com as versões anteriores eu achei bem importante revistar a lista já que muita coisa mudou no livre desde então.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br