Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Caçador Feitiços (Livre)

Lista, cards essenciais, estratégias e dicas para o Caçador Feitiços, deck do formato livre de Hearthstone (do meta da expansão O Ringue do Rastakhan).

Salve a todos! Continuando nossa série de guias de ranqueada e dessa vez com um dos decks mais versáteis e divertidos do formato, O Caçador Feitiços com o combo Barnes + Y'Shaarj. Esse deck é um dos principais arquétipos da classe no momento, e graças a grande variedade de feitiços somados a sinergia de segredos e também a cards poderosíssimos como Zul’jin, Rhok'delar e Rexxar fazem desse deck uma potência enorme em termos de decks midrange do formato.

Além de possuir muito valor para o fim de jogo, o deck conta com diversas remoções poderosas e segredos muito úteis contra os decks mais agressivos do formato, tornando ele uma escolha excelente para os ranks mais altos.

Coração do Deck

Armadilha Congelante Card PTBR
Armadilha Congelante

Armadilha Congelante

Segredo excelente para prevenir que um grande lacaio ataque seu herói ou um lacaio aliado. Contra Xamã Par e Bruxo Par busque usar esse segredo contra lacaios maiores, para que isso seja possível as vezes será necessário gastar algum recurso ou realizar uma troca desfavorável, para assim, garantir que o lacaio maior será retornado para mão do adversário.

Já contra decks mais lentos como Bruxos Controle e Sacerdote Big seja inteligente com esse segredo, você sempre vai preferir retornar lacaios que ele não vai poder jogar de novo como: Senhor do Caos, Estátua Obsidiana  e Mal’ganis.

Armadilha Explosiva Card
Armadilha Explosiva Card

Armadilha Explosiva

Outro segredo muito útil contra lacaios, porém Armadilha Explosiva é bem mais importante contra decks agressivos que você enfrentará na ranqueada. Para prevenir que o controle da mesa seja perdido no início da partida você pode usa-lo para remover uma mesa com um grande número de lacaios com pouca vida.

Gataiada Card PTBR
Gataiada

Gataiada

Um segredo muito importante para a construção do Caçador Feitiços já que você não pode rodar lacaios para criar presença na mesa no início de jogo, além de como os outros segredos, Gataiada é útil para buffar a Esmeralda e criar uma duvida na cabeça do seu oponente.

Monstro Errante Card PTBR
Monstro Errante

Monstro Errante

Outro segredo muito importante para lidar com decks agressivos, além de muitas vezes destruir o lacaio que atacou, você em alguns casos também consegue manter uma presença de mesa remanescente do efeito de Monstro Errante.

Arco Hastáguia Card PTBR
Arco Hastáguia

Arco Hastáguia

Arma muito poderosa para causar dano direto ou servir de remoção para lacaios pequenos e médios, pode gerar um grande valor graças ao grande numero de segredos presentes na lista.

Disparo Mortal Card de Hearthstone
Disparo Mortal

Disparo Mortal

Remoção pontual porém que não permite que você escolha o alvo, extremamente poderosa quando seu oponente só possui lacaios grandes, ou apenas um lacaio. Além disso é um dos feitiços que torna seu Zul’jin ainda mais forte por não só criar uma presença mesa e gerar valor, como também atrapalhar o desenvolvimento do seu adversário.

Companheiro Animal - Card de Hearthstone
Companheiro Animal - Card de Hearthstone

Companheiro Animal

Um feitiço que invoca um lacaio, muito importante nessa lista já que você possui poucas formas de criar uma presença de mesa nos primeiros turnos. Dependendo do companheiro invocado você pode acabar tirando um valor absurdo como por exemplo combinar Leokk com Soltem os Cães ou invocar uma Misha quando seu oponente possui diversos lacaios pequenos na mesa.

Esmeralda Magica Inferior Card PTBR
Esmeralda Magica Inferior

Esmeralda Mágica Inferior

Como vocês já devem ter percebido essa lista utiliza de muitos dos recursos do Caçador Segredos, e não é para menos já que Esmeralda Magica é um dos melhores cards para se criar uma presença de mesa forte no meio de jogo. Nesse deck não seria diferente e ela ocupa um papel de destaque como uma das principais ameaças do deck.

Ao Meu Lado - Card de Hearthstone
Ao Meu Lado - Card de Hearthstone

Ao Meu Lado!

Card extremamente poderoso, basicamente é dois companheiros animais em um card apenas(caso você já tenha puxado Barnes do seu deck), muito forte em criar presença de mesa no meio de jogo e também fortalecer uma mesa preexistente após ter jogado uma Esmeralda no turno 5.

Rexxar, O Sicário

Rexxar, o Sicário

O dk de caçador é um dos cards mais poderosos no quesito de gerar valor ao longo da partida, o seu poder heroico pode criar diversas feras absurdas que podem ser uteis de muitas formas (como limpando a mesa, possuindo provocar ou até curando o seu herói), o potencial de fim de jogo que esse card concede é uma das maiores forças dessa lista.

Rhok'delar
Rhok'delar

Rhok'delar

A arma lendária da classe foi bastante subestimada antes do seu lançamento em Kobolds já que muitos achavam impossível um deck de Caçador funcionar sem lacaios (ou com poucos lacaios) porém com cada vez mais expansões sendo adicionadas, esse card se torna mais e mais consistente. Hoje em dia já temos diversos feitiços que não só limpar a mesa, mas também comprar cards e invocam lacaios disponíveis para o Caçador, sendo assim a restrição de Rhok’delar se torna muito mais simples e cumprir e ela se torna uma grande potência para recuperar o seu gás durante a partida.

Zul'jin - Card de Hearthstone
Zul'jin - Card de Hearthstone

Zul'jin

A principal adição do Ringue de Rastakhan que fez com que esse deck se tornasse tão poderoso no formato livre, Zul’jin é um card de custo 10 com um efeito similar a diversas outras bombas presentes no formato, quando jogado. Nessa lista, muitas vezes limpa a mesa do seu oponente, te garante alguns cards extras além de claro lotar a sua mesa de feras, o que faz dele uma das maiores ameaças presentes na lista.

Contra adversários mais lentos busque sempre joga-lo antes do Rexxar já que o poder heroico de Zul’jin não é tão poderoso.


Outros Cards

Disparo de Vela Card
Disparo de Vela

Disparo de Vela

Arma muito importante por funcionar de remoção contra pequenos lacaios, principalmente contra Ladino Impar e Ladino Pirata.

Plano Secreto - Card de Hearthstone
Plano Secreto - Card de Hearthstone

Plano Secreto

Card bastante versátil já que permite que você escolha entre 3 segredos da classe, fazendo assim que você tenha uma diversidade maior de respostas e ameaças durante as partidas.

Soltem os Cães Card
Soltem os Cães Card

Soltem os Cães

Feitiço muito poderosos para ajudar a limpar uma mesa cheia de lacaios, os cachorros podem também atacar seu oponente diretamente e com o auxílio de cards como Leokk e conseguir um letal inesperado.

Chamado do Mestre - Card de Hearthstone
Chamado do Mestre

Chamado do Mestre

Usamos uma cópia desse card na lista simplesmente para aumentar nossa chance de possuir o Barnes no turno 4.

Barnes e Y'Shaarj, Raiva Incontida

Não tem motivo algum para falar desses cards separadamente já que em 90% dos casos quando jogados um vai puxar o outro, e é basicamente para isso que os utilizamos nessa lista, Barnes puxando uma cópia 1/1 de Y’shaarj que por sua vez no fim no turno puxa o original, é uma sinergia poderosa demais ao ser jogada no turno 4, onde a maior parte dos adversários simplesmente não tem como responder e acaba perdendo a partida. Mesmo que em alguns casos a presença desses card atrapalha a sinergia de alguns outros cards (como Ao meu Lado e Rhok'delar), esse combo ainda é muito eficaz no deck e acaba tendo mais pontos positivos que negativos, se tornando extremamente necessário para ter os melhores resultados com a lista.

Barnes e Y'Shaarj
Barnes Card
Barnes Card
Yshaarj Card
Yshaarj Card
Paredes Esmagadoras - Card de Hearthstone
Paredes Esmagadoras - Card de Hearthstone

Paredes Esmagadoras

Num meta como o que temos hoje, recheado de Sacerdotes Big, Bruxos e Xamãs que também possuem lacaios grandes é extremamente útil ter uma remoção como essa, além de claro ser um feitiço que não da alvo tornando ela ainda mais poderosa quando ativada novamente por Zul’jin.


Lista:

Deck de Caçador Feitiços Livre

Código

AAEBAYoWCKirAoW4AunSAobTAuHjAvLqApuFA6SIAwu1A4cEyQTFCNsJ/gz4sQLf0gLj0gLq4wKH+wIA

* Para utilizar o deck no Deck Builder do Card na Manga, único disponível em português, copie o código acima e cole-o no campo "Cole o Código de Importação", usando o botão "Importar" logo em seguida. Você também pode clicar aqui para ir direto no deck.


Substituições

Essa é uma das versões mais otimizadas da lista para o meta atual, porém sintam-se livres para substituir alguns feitiços(como segredos e remoções) por outros que sejam mais apropriados contra os decks que você estiver enfrentando. Barnes e Y’shaarj podem ser cortados por 2 feitiços a escolha do jogador, para deixar o deck mais focado na sinergia de feitiços e também baratear o custo. Porém isso faz com que o desempenho da lista em diversas partidas seja inferior ao da versão que temos neste artigo.


Mulligan

Como qualquer deck que depende do Rng do Barnes você tem duas escolhas, mulligar mantendo remoções de baixo custo, segredos e Esmeralda ou simplesmente jogar todos os cards fora buscando Barnes ou Chamado do Mestre.

Logicamente jogar Barnes no turno 4 aumenta bastante sua chance de vitória então saiba balancear entre os dois planos de mulligan(exemplo contra Paladinos, Ladinos certamente armadilhas e Esmeralda serão mais eficazes já que no turno 4 você pode já estar muito próximo da morte).


Pilotando o deck

Contra Decks Agressivos

Acabam sendo partidas um pouco desfavoráveis caso você não consiga comprar os seus  cards de início de jogo focados em lidar com eles, Armadilhas Explosivas, Armas e Esmeralda Mágica são muito importantes para controlar a mesa e impedir que você seja derrotado rapidamente. Esse deck não dispõe de nenhuma cura sendo assim caso não consiga controlar a mesa com eficiência, e tenha sofrido muito dano, você irá necessitar no RNG positivo com o Rexxar para garantir algumas feras com roubo de vida, caso contrário você pode acabar sendo morto por dano direito que esses decks costumam possuir.

Lembre-se sempre de valorizar suas remoções e blefar com os seus segredos, você não vai querer jogar uma armadilha explosiva para limpar apenas 2 lacaios por exemplo, mas em muitas situações só de jogar um segredo, seu oponente vai ficar na dúvida e provavelmente não irá desenvolver tão bem a própria presença de mesa ou ainda ataque com os próprios lacaios de uma forma ineficiente.

Contra Outros Arquétipos Midrange

Nessas partidas é muito importante saber quem tem a vantagem de iniciativa, na maioria dos momentos os outros principais decks midrange do formato (Bruxo Par e Xamã Par) vão conseguir ser muito mais agressivos que você no início de jogo, mas com o auxílio de segredos e um pouco do Rng é completamente possível assumir o controle da agressividade da partida. Mesmo eles possuindo diversas remoções eficazes contra suas ameaças, você também possui ótimas remoções pontuais e em muitos casos caso você consiga segurar o início da partida, Rexxar e Zul’jin irão te garantir a vitória mais para frente.

Contra Decks Controle, Combo e Fadiga/Mill

Contra esses 3 arquétipos as partidas acabam sendo bastante semelhantes, você precisa tomar a postura de agressividade na partida, porém ao mesmo tempo manejar seus recursos para não ser pego pelas armadilhas dos seus oponentes(como ficar de mão cheia contra um deck Mill ou encher a mesa somente para ela ser removida por um feitiço contra decks Controle). Sendo assim busque balancear entre pressão e retenção de recursos e sempre tenha algo na mão para continuar pressionando caso seu oponente limpe a mesa. Rhok’Dellar, Rexxar e Zul’jin são suas principais ferramentas para finalizar essas partidas antes que elas cheguem na zona de conforto do seu oponente, não hesite em jogá-los na curva caso eles possam ajudar você a retomar o gás e conseguir vencer a partida.

Contra decks combo você geralmente vai ter que ser mais rápido porém vai sofrer menos com remoções e provocares já que eles vão passar muitos turnos comprando cards e tentando completar o combo, Caso tenha a oportunidade de jogar Barnes cedo na partida contra qualquer um desses 3 arquétipos, não hesite, mesmo sabendo que seu oponente pode remover seu Y’shaarj facilmente, caso ele não tenha comprado a remoção, você pode simplesmente vencer a partida.


Conclusão

Esse deck é uma ótima opção para todos aqueles que curtem um deck Midrange ou a classe Caçador, mesmo não sendo o deck mais eficiente da classe no momento, o Caçador Feitiços certamente é o mais ameaçador no fim de jogo e também o que possui mais espaço para crescer no formato. Atualmente o deck transita entre os tier 2 e 3 porém ainda sendo extremamente viável para o rank lenda caso pilotado de forma correta, Barnes + Y’shaarj é um combo muito forte e irá te garantir diversas vitórias extras em partidas que normalmente seriam desfavoráveis.

Além disso o deck é muito flexível e pode adaptar sua lista conforme o meta que você esteja enfrentando mude. As partidas variam bastante em questão de duração e jogabilidade podendo levar de 5 a 25 minutos dependendo bastante do seu adversário e de se você conseguiu comprar Barnes no turno 4 ou não.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br