Versão Beta
Close

Gigante de vários universos, Blizzard completa 28 anos! Conheça os principais jogos da empresa

Conheça as principais séries de jogos da Blizzard, desde Warcraft, Hearthstone, Overwatch e mais.

Nesta sexta-feira, a Blizzard Entertainment faz 28 anos de existência! A empresa foi inaugurada em 1991 por Allen Adham, Michael Morhaime e Frank Pearce, inicialmente com o nome de Silicon & Synapse. Sediada em Irvine, na Califórnia, a empresa começoou a crescer e ganhar notoriedade, lançando jogos para diversas plataformas, sobretudo nos computadores, quando adotou o nome Blizzard Entertainment a partir de 1994.

A empresa lançou diversas franquias com vários títulos e sequências, alguns recebendo conteúdos regularmente.Em 2008 a Activision e a Blizzard se fundiram, se tornando uma das maiores empresas de games do mundo.

Além disso, nos últimos anos a Blizzard inaugurou um escritório brasileiro e desde então todos os lançamentos de jogos, vídeos oficiais, cinematics, ou seja, tudo está vindo em português, com dublagem e legendas! World of Warcraft, Overwatch, Hearthstone, Heroes of The Storm, Starcraft II e Diablo III estão em português, atendendo diretamente os jogadores brasileiros que tem dificuldade com o inglês, compreendendo melhor o enredo dos jogos, adicionando mais imersão e diversão.

The Lost Vikings

The Lost Vikings - Capa do SNES
The Lost Vikings - Capa do SNES

Um dos primeiros games da empresa, "The Lost Vikings" foi lançado para diversas plataformas, como os populares computadores da época como o Amiga e também o antigos PCs, os consoles Mega Drive e Super Nintendo. Nele o jogador controla 3 personagens: Erik the Swift, Baleog the Fierce e Olaf the Stout. O objetivo é completar os estágios com os 3 vivos, usando as habilidades únicas de cada um. Em 2003 o game ganhou uma versão para o Game Boy Advance e hoje é possível baixar o jogo gratuitamente pela Battle.net.

Rock N' Roll Racing

Rock N' Roll Racing
Rock N' Roll Racing

Com estilo isométrico e jogabilidade única na época, Rock N' Roll Racing foi lançado em 1993, desenvolvido pela Blizzard e distribuído pela Interplay, com uma ótima trilha sonora em estilo rock n' roll. O jogo é de corrida com combates entre veículos, com visão isométrica (visto de cima) e com o jogador usando mísseis pra causar dano nos oponentes e assim conseguir ultrapassar e vencer. O jogo também tem alguns power ups que podem ser usados, como ter mais armadura.

Rock N' Roll Racing foi lançado para Super Nintendo e Mega Drive. Posteriormente ganhou uma versão no Game Boy Advance e hoje dá pra acessar o jogo pelo PC pela Battle.net.

Blackthorne

Blackthorne - Capa do jogo no SNES
Blackthorne - Capa do jogo no SNES

Lançado em 1994, Blackthorne é um jogo de plataforma lançado para SNES, PC, Mega Drive, 32X, Mac OS e Game Boy Advance. Os cenários tem uma pegada medieval, mas o protagonista Kyle resolve as coisas na bala com uma espingarda. Ele foi salvo pelo seu pai, que o envia para a Terra e se torna um renomado comandante militar e mercenário, mas após sair da prisão e enfrentar a corte marcial, Kyle começa a ter sonhos estranhos.

Nesse meio tempo ele foi convocado por Galadril a regressar para o planeta Tull, e assim salvar o seu povo do domínio de Sarlac.

Warcraft

Warcraft Game
Warcraft

Lançado em 1994, Warcraft: Orcs & Humans trouxe a rivalidade de Azeroth para as telas dos computadores num dos primeiros jogos de estratégia que ganharam popularidade. Você poderia escolher entre os orcs ou humanos: os Orcs viviam em Draenor e acabaram se transformando em uma horda sangrenta com a magia vil de Gul'dan, atravessando o portal negro para virem para Azeroth, enfrentando os exércitos humanos em Ventobravo. Ajudados pela meio-orc Garona, campeões humanos como Anduin Lothar lutaram bravamente para proteger o reino. Porém, no fim, a poderosa Horda despedaçou as defesas de Ventobravo. Em meio a queda trágica da cidade, Garona traiu seus aliados e assassinou o Rei Llane Wrynn, selando a derrota da nação.

A franquia ganhou mais jogos explorando a história de Azeroth. Em Warcraft II: Tides of Darkness (lançado em 1995), os humanos se uniram aos gnomos, elfos noturnos e anões. Do lado dos orcs, eles se uniram aos trolls selvagens e ogros brutos. Agora em Warcraft III que teve o surgimento de uma das figuras mais emblemáticas e complexas: Arthas Menethil. O príncipe de Lordaeron lutou bravamente para proteger suas terras dos mortos-vivos, que foram liberados pela Legião Ardente para enfraquecer as defesas do mundo. Mas o medo e o desespero o levaram a unir-se ao líder misterioso do Flagelo, o Lich Rei, e isso foi a sua ruína. Com ele massacrando os habitantes dos Reinos do Leste de Azeroth em nome do Flagelo, a banshee Sylvana Correventos criou uma facção separatista dos mortos-vivos (os Renegados) e Illidan Tempesfúria, um elfo noturno corrompido pelos demônios, enviou seus exércitos ao continente gelado de Nortúndria para atacar o Lich Rei. Arthas correu para defender seu mestre e derrotou Illidan, que fugiu para Terralém humilhado. Finalmente próximo ao centro do poder do Flagelo, Arthas fez o impensável e voluntariamente fundiu sua alma à do Lich Rei.

Warcraft III: Reign of Chaos foi lançado em julho de 2002 e a expansão Frozen Throne saiu 1 ano depois. Os jogos ajudaram a popularizar as histórias de Azeroth e preparou terreno para o World of Warcraft, MMO lançado em 2004. Lembrando que em 2018, durante a Blizzcon, foi anunciado o Warcraft III: Reforged, versão totalmente remasterizada de Warcraft III, com mais de 60 missões, mais de 40 horas de jogo e o game virá totalmente em português, com dublagem e legendas!

World of Warcraft

World of Warcraft Battle for Azeroth - Orc vs Humano
World of Warcraft Battle for Azeroth

Lançado em 23 de novembro de 2004, World of Warcraft continua a lore de Azeroth num dos primeiros MMOs da atualidade, com a história continuando os eventos dos Warcrafts anteriores. O jogo completou 14 anos no ano passado e a Blizzard usou a rivalidade da Aliança e da Horda, adicionando combates de jogador contra jogador nos mapas abertos (além de ter modos de jogo como arenas e campos de batalha, com uma facção enfrentando a outra). Cada raça estava alinhada com uma das Facções: do lado da Aliança temos os humanos, elfos noturnos, anões e gnomos. Do lado da Horda, os orcs, com os trolls, os mortos-vivos renegados e os taurens. O jogador cria um personagem ao escolher uma raça, sexo e classe. Após a criação ele escolhe um servidor, de 3 opções: servidores normais (sem confrontos diretos entre as facções nos mapas abertos, e assim o jogador só poderia enfrentar outro com a ativação de uma opção), servidores de PvP e a terceira opção chamada "role play", onde os jogadores gostam de jogar interpretando o seu personagem similar aos RPGs clássicos.

O MMO recebeu diversas expansões: The Burning Crusade (com a adição de mais raças: os Elfos Sangrentos, do lado da Horda; e os Draenei, da Aliança), Wrath of The Lich King (com o confronto final contra Arthas), Cataclysm (enfrentando Asa da Morte, que causou muita destruição antes de ser detido), Mists of Pandaria (com a nova raça dos Pandaren), Warlords of Draenor (situada em outro mundo e com uma linha temporal diferente), Legion (com a invasão da Legião Ardente) e a mais recente, chamada de "Battle for Azeroth".

Em Battle For Azeroth retornaram novamente os conflitos entre a Aliança e a Horda nos continentes de Kul Tiraz e Zandalar. No final de janeiro o WoW recebeu a raide "Batalha de Daza'laor", com 9 chefes e a invasão da aliança na capital de Zandalar. Ainda este ano terá mais 2 patchs de conteúdo que foram divulgados na Blizzcon: o primeiro será o 8.1.5, com masmorras temporais de Warlords of Draenor e as raças aliadas Kultirenos e Trolls Zandalari. Depois teremos o 8.2, onde os jogadores acessarão a cidade de Nazjatar, capital dos Nagas e o local onde reside a Rainha Azshara. Além disso, também serão disponibilizados servidores clássicos do game.

Diablo

Diablo III Papel de Parede - Wallpaper
Diablo III Papel de Parede - Wallpaper

Uma das séries mais populares da Blizzard, a franquia Diablo começou em 1996 com o primeiro jogo lançado para computadores e o primeiro PlayStation. O jogador tinha de combater o mal na pequena cidade de Tristram, que estava sendo espalhado pelo Diablo, o Senhor do Terror. O jogo de RPG foi um dos primeiros que inauguraram o sistema de geração dinâmica de localidades, com os mapas criados aleatoriamente, sendo que apenas a cidade de Tristram era fixa. Além disso, o sistema de loot de Diablo ficou bastante popular entre os jogadores, sempre adquirindo itens poderosos e com muitos deles lendários.

Diablo II chegou em 2000, fazendo muito sucesso entre os jogadores de PC e a expansão Lord of Destruction, escolhendo um personagem de uma das classes disponíveis (5 na versão normal, ou 7 com a expansão) além da dificuldade "Hardcore", com itens mais poderosos e caso o personagem morresse, ele não poderia mais ser recuperado (ou seja: a morte é permanente).

Em 2012 finalmente foi lançado Diablo III no PC e no Mac, com os jogadores retornando para mais aventuras no Santuário. O game foi o primeiro da série que também ganhou versões para consoles, saindo inicialmente para PS3 e Xbox 360. Com Reaper of Souls eles disponibilizaram o jogo em mais plataformas (PS4 e Xbox One) e desde então continuaram lançando novos conteúdos, com mais mapas e missões (como a aquisição do Cubo de Kanai) e o sistema de temporadas, com recompensas cosméticas para os jogadores que recomeçassem um novo personagem. Outro pacote que foi lançado é a Ascensão do Necromante, com a classe disponibilizada separadamente.

Na Blizzcon de 2018 foi anunciado Diablo: Immortal, para dispositivos móveis e situado entre os eventos de Diablo II e Diablo III.

Starcraft

Starcraft II Personagens
Starcraft II Personagens

Uma das franquias que ajudaram a popularizar os esportes eletrônicos, Starcraft é um jogo de estratégia em tempo real futurista lançado em 1998. O game traz a guerra entre 3 espécies: os Terrans, os Zergs e os Protoss, cada uma com construções diferentes. Você coleta e controla recursos e constrói novas unidades de combate e estruturas, e assim inicia uma ofensiva para vencer a partida.

O game tem sistema de multiplayer e um editor de mapas, que permitem os jogadores criarem versões desafiadoras dos mapas atuais. O jogo chegou a ganhar uma versão remasterizada em 2017.

Já Starcraft II foi planejado como uma trilogia, com o primeiro game Wings of Liberty lançado em 2010. Cada capítulo teve enfoque em uma determinada raça, e depois de Wings foram lançados os capítulos Heart of Swarm e Legacy of The Void. Os jogos também vieram com localização total em português, incluindo dublagem, legendas e descrições dos itens e menus.

Hearthstone

Hearthstone - O Ringue do Rastakhan
Hearthstone - O Ringue do Rastakhan

Lançado em 2014, Hearthstone levou a lore de Warcraft para os tabuleiros digitais com o card game. Com mais de 1800 cards até o momento nas expansões (além de inúmeros outros que são gerados dinamicamente no jogo com mecânicas internas) o jogo chegou a passar de 100 milhões de jogadores em novembro. Desde o lançamento o game recebeu diversas expansões, com algumas pagas e outras gratuitas, trazendo a lore de Azeroth. Naxxramas, Montanha Rocha Negra, Gangues de Geringontzan, Sussurros dos Deuses Antigos, Bosque das Bruxas, Projeto Cabum e o Ringue do Rastakhan, o game tem atualmente 14 expansões.

Em 2019 teremos mais 3 expansões (com a primeira saindo nos próximos meses, provavelmente em abril ou maio) e mudanças nos metas Padrão e Livre, onde ocorre a rotação do formato. Três expansões deixam o formato padrão e se tornam exclusivas do Modo Livre e deve ter também um novo personagem que os jogadores poderão adquirir para as suas coleções. Hearthstone está disponível para PC, Mac, iOS e Android.

Overwatch

Overwatch - Personagens
Overwatch

Atualmente com mais de 40 milhões de jogadores, Overwatch foi lançado em 2016 com temática futurista e totalmente multiplayer, com 2 equipes de 6 jogadores se enfrentando. Com o passar dos meses, novos modos de jogo foram adicionados e desde então o game recebe conteúdos gratuitos, com novos mapas, personagens e eventos sazonais temáticos. Neste mês de fevereiro está rolando o Ano Lunar chinês e em breve o jogo receberá um novo mapa em Paris.

Além disso, a Blizzard, em parceria com a Twitch e diversas empresas de todo o mundo, começaram uma Liga de Overwatch profissional, com transmissões regulares, além de outros torneios como o Contenders, com participação de times brasileiros. No ano passado também teve uma Copa do Mundo de Overwatch, com jogadores representando os seus países e confrontos altamente viscerais, tudo com transmissão online! Overwatch está disponível para PC, Mac, PS4 e Xbox One.

Heroes of The Storm

Heroes of The Storm - Papel de Parede
Heroes of The Storm

Lançado em 2015, Heroes of The Storm é um MOBA trazendo personagens de todos os jogos da Blizzard! Jaina, Diablo, Tracer, os Vikings Perdidos, Illidan, Kerrigan, Artanis, Uther... o jogo tem dezenas de personagens, cada um com habilidades únicas, além de mapas com diversos estilos de jogabilidade e eventos regulares.

O jogo está disponível totalmente em português e recebe conteúdos regularmente, com eventos, mapas, novos personagens e itens cosméticos. No ano passado foi anunciado a Órfea, primeira personagem totalmente original do Nexus. O jogo está disponível para PC e Mac.

[Com informações do site oficial de World of Warcraft e da Wikipédia 1, 2 e 3]

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online para o UOL Jogos, e já foi jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL. Mantém também o  Select Game, blog sobre games e cultura pop com ênfase em jogos multiplayer. Email: flausino@cardnamanga.com.br . Twitter: @rodrigoflausino