Versão Beta
Close

Guia de Meta - Paladino Pirata (Deck do Modo Livre de Hearthstone)

Lista, cards essenciais, estratégias e dicas para a nova versão do Paladino Pirata, deck do formato livre de Hearthstone (do meta da expansão O Ringue do Rastakhan).

Salve a todos! Dessa vez temos um deck agressivo muito eficiente no formato atual no Modo Livre, com o Paladino Pirata. Também chamado por muitos de simplesmente Paladino Agressivo já que as listas atuais usam de pouquíssimos piratas, o deck tem uma montagem bem parecida com as versões antigas tentando tirar valor do Chamado das Armas, porém agora tem o diferencial do combo Thekal + Gigante Derretido que dão uma imprevisibilidade e capacidade explosiva enorme para o arquétipo.

A versão da lista cortando a pequena sinergia de Canhão do Navio e Remendo também veio tendo bastante sucesso, porém preferi abordar principalmente a lista de Piratas neste artigo. Ainda assim deixarei a outra versão abaixo para os senhores testarem a que se encaixa melhor com o jogo de vocês, já que a jogabilidade de ambas é bem parecida.

Coração do Deck

Marujo de Mares do Sul
Marujo de Mares do Sul

Marujo dos Mares do Sul

Presente na lista pela sua sinergia com Canhão do Navio e Remendo e por ser a melhor opção de custo 1 com o tipo Pirata, além disso pode ser uma fonte de dano extra quando você possui uma arma equipada (que só pode acontecer nessa lista caso você tenha jogado Preparação de Batalha).

Protetora Íntegra - Card
Protetora Íntegra - Card

Protetora Íntegra

Lacaio extremamente importante para controlar as trocas no início da partida, ele é muito eficaz em proteger seus lacaios mais importantes(como Malabarista de Facas e Canhão do Navio) de trocas favoráveis que seus oponentes poderiam efetuar, fazendo com que você cause bastante dano com o efeito desses lacaios.

Remendo, O Pirata
Remendo, O Pirata

Remendo, o Pirata

Filtragem de deck + presença adicional já é o suficiente para utilizar Remendo em diversos arquétipos, porém com Canhão do Navio e Chamado as Armas essa sinergia se torna muito mais poderosa podendo causar quantidades absurdas de dano em um único turno.

Canhão do Navio Card
Canhão do Navio

Canhão do Navio

Tem um efeito com um potencial de dano bem grande além de ter status bem aceitáveis para custo 2. Quando puxado no Chamado das Armas junto com Piratas pode causar grandes quantidades de dano.

Malabarista de Facas Card PTBR 01
Malabarista de Facas

Malabarista de Facas

Têm um efeito similar ao canhão porém tanto a quantidade dano quanto seus status são inferiores, o seu diferencial no entanto é bem importante, já que seu efeito ativa com qualquer lacaio jogado e não só com piratas. As facas arremessadas são muito importantes contra outros decks agressivos, já que muitos deles possuem diversos lacaios com pouca vida fazendo com que esse dano facilite as trocas ou até remova lacaios.

Minirrobô Blindado - Card de Hearthstone
Minirrobô Blindado

Minirrobô Blindado

Um lacaio bem simplório lançado em Goblins vs Gnomos (a primeira expansão de pacotes do HS), 2/2 com escudo divino é um corpo poderoso e resiliente que permite diversas trocas no início do jogo, também é um ótimo alvo para buffs já que é um lacaio mais complicado de ser removido.

Ovo Nerubiano Card
Ovo Nerubiano Card

Ovo Nerubiano

Esse lacaio brilha bastante por funcionar como um recurso de segurança contra remoções globais, além disso quando combinado com um buff se torna uma ameaça bem complicada já que se removido invoca outro lacaio com bastante ataque.

Rastejante Assombrado Card
Rastejante Assombrado Card

Rastejante Assombrado

Lacaio muito resiliente que permite que você consiga expandir bastante o seu controle de mesa e também realizar diversas trocas favoráveis, seu efeito de último suspiro é extremamente sinérgico com o Malabarista de Facas e podem ser usados em conjunto para limpar uma mesa de pequenos lacaios.

Favorecimento Divino - Card Hearthstone
Favorecimento Divino

Favorecimento Divino

Esse card é um recurso extremamente poderoso para os decks agressivos da classe permitindo que você recupere seu gás absurdamente contra oponentes controles. Só utilizamos uma cópia por 2 motivos: 1) para não acontecer o problema de ficar com dois na mão e não conseguir tirar o valor máximo do primeiro 2) porque muitas vezes não se tem tempo para jogar 2 cópias do card mesmo contra decks mais lentos.

Preparação de Batalha Card
Preparação de Batalha Card

Preparação de Batalha

Esse card se mostrou ao longo dos anos uma peça muito eficaz dos Paladinos Agressivos, além da presença de mesa dividida em 3 corpos o cards te concede uma arma 1/4 muito útil em facilitar trocas contra pequenos lacaios.

Sumo Sacerdote Thekal - Card de Hearthstone
Sumo Sacerdote Thekal - Card de Hearthstone

Sumo Sacerdote Thekal

O grito de guerra desse card inicialmente pode parecer irrelevante para alguns, porém quando usado muitas vezes ganha partida, seu efeito faz com que  automaticamente seus Gigantes Derretidos custem 0 permitindo que você os jogue nos primeiros turnos do jogo (caso tenha comprado a combinação de cards).

Chamado às Armas Card 01
Chamado às Armas Card 01

Chamado às Armas

Esse card permite que você recrie uma presença forte na mesa após uma remoção e ao mesmo tempo filtrando o seu deck facilitando que você compre os cards que você precisa. Além disso pode ajudar a estender ainda mais sua presença de mesa ou quando o rng colaborar causar grandes quantidades de dano (graças da Malabarista de Facas e Canhão do Navio)

Gigante Derretido Card
Gigante Derretido

Gigante Derretido

É usado quase que exclusivamente para ser combinado com o grito de guerra do Sumo Sacerdote, porém em alguns casos, contra oponentes mais agressivos, você pode acabar jogando ele da forma convencional.


Outros Cards

Bênção dos Reis Card
Bênção dos Reis Card

Bênção dos Reis

Esse feitiço básico da classe Paladino é bastante eficaz em decks agressivos que buscam criar presenças poderosas na mesa, permitindo que um simples 1/1 ou um Ovo Nerubiano se tornem ameaças enormes. Nessa versão acabamos cortando uma cópia para o uso do Silenciar porém ela pode ser adicionada de volta junto com outros cards se necessário de ter mais valor em forma de grandes ameaças.

Guardiã de Uldaman Card
Guardiã de Uldaman

Guardiã de Uldaman

Lacaio interessante na construção desse deck devido ao meta que temos atualmente, além de poder ser usado para buffar seus próprios lacaios (como um Recruta ou um Ovo) ele pode ser usado para transformar um lacaio do adversário num 3/3 facilitando que você remova lacaios grandes da mesa.

Quebra Feitiço Card
Quebra Feitiço Card

Quebra-feitiço

Silenciar é um efeito muito importante do meta atual por permitir que você ultrapasse lacaios com provocar e não desperdice uma quantidade absurda de dano realizando trocas.

Leeroy Jenkins
Leeroy Jenkins

Leeroy Jenkins

Finalizador excelente em arquétipos agressivos, muito forte em geral e é sempre uma boa pedida numa lista que visa finalizar seus adversários o mais rápido possível.

Repugnaz
Repugnaz

Repugnaz

Lendária excelente para lidar com diversas situações que você pode encontrar na ranqueada, seja para atrasar uma remoção ou um combo do seu oponente em um turno, ou simplesmente por ser um corpo forte para sua curva.

Salvassol Tarim - Card
Salvassol Tarim - Card

Salvassol Tarim

Essa lendaria da classe Paladino se tornou uma das principais ferramentas de qualquer deck agressivo da classe que tem a permissão de utilizá-la, ela pode ser usada defensivamente para transformar uma mesa ameaçadora em algo mais possível de se remover. Porém em 80% dos casos você vai querer usar de forma agressiva, para transformar uma mesa de pequenos lacaios em uma ameaça enorme e muitas vezes com isso vencer a partida.


Lista

Pirata

AAEBAZ8FCK8EpwXyBa8H+g6RvAK5wQLOhwML1AWxCNwK9Q36DeoP7Q/7D8kW48sC+NICAA==

Deck de Paladino Pirata 01
Deck de Paladino Pirata 01

Comum

AAEBAZ8FCK8EpwXyBY8J+g65wQK36QLOhwMLrwexCNwK9Q36DeoP7Q/JFrjHAuPLAvjSAgA=

Deck de Paladino sem o Remendo
Deck de Paladino sem o Remendo

Substituições

Esse deck possui alguns espaços flexíveis que podem ser preenchidos com diversos cards porém a versão Pirata que abordamos aqui no artigo é a mais otimizada (usando piratas) no meta do momento. Você também pode escolher cortar a sinergia de piratas para utilizar recursos diferentes no início de jogo (como Fada de Fogo e Lobo Hediondo Alfa) ou até mais valor e tech cards (como um segundo silenciar e Pacificador Aldor).

Mulligan

Você mantém sempre todos os seus lacaios de custo 1 (menos o Remendo) e no mínimo um lacaio de custo 2, caso tenha uma jogada para os primeiros turnos mantenha também Chamado das Armas. Além disso esse deck conta com o combo Thekal + Gigantes então você pode escolher manter partes deles tentando buscar o restante do combo, minha recomendação é sempre manter o Thekal porém apenas manter os gigantes caso ele já esteja na mão.

Contra Bruxos e Sacerdotes

Contra essas classes é importante manter sempre o seu Quebra-Feitiços para conseguir ultrapassar provocares chatos e finalizar rapidamente a partida.


Pilotando o deck

Contra Outros arquétipos agressivos e midrange

Nessas partidas é importante estabelecer qual de vocês é o agressor na partida, contra oponentes como Mago Burn e Ladino Pirata que possuem um potencial de dano absurdo, você tem que tomar uma postura de controle de mesa tentando inutilizar ao máximo os recursos do seu oponente, e ao mesmo tempo dominar a mesa e vencer graças a incapacidade que esses decks tem de responder diversas presenças diferentes ao mesmo tempo.

Contra decks como Xamã Par, Bruxo Par e Paladino Ímpar, você precisa realizar uma mistura de agressão extrema com controle de mesa. Você não pode deixar eles dominarem completamente a mesa no início de jogo, mas você também não pode deixar de causar bastante dano já que mais pro meio e fim às suas ameaças não conseguem se comparar com as dos seus adversários. Mesmo assim você muitas vezes consegue ganhar essas partida pelo simples fator de explosão que o seu deck possui.

Evite usar muitos lacaios para remover um unico do seu adversário e busque ao máximo obrigá-lo a desperdiçar ataques desses grandes lacaios lidando com a sua mesa, sempre colocando bastante pressão e jogando em volta das remoções globais que esses arquétipos possuem (Portal da Voragem no caso do Xamã e Profanar no caso do Bruxo)

Contra arquétipos Controle e Combo

Nessas partidas você busca causar o máximo de dano possível no menor espaço de tempo, já que quanto mais se prolonga a partida menos chances você vai ter de tirar valor da sua mesa, e de usar seus lacaios como fonte de dano, e já que esse deck não conta com nenhum feitiço de dano direto isso é basicamente uma derrota. Sendo assim caso esteja percebendo que todas as suas jogadas estão sendo respondidas facilmente e que você não tem mais gás para finalizar um oponente, conceda e vá para a próxima partida. O segredo de ter sucesso com o Paladino Agressivo contra controles é manter as partidas rápidas e explosivas assim otimizando o seu tempo de jogo.

No meta atual os decks controles tem um conjunto muito consistente de remoções globais e remoções para grandes lacaios (devido a presença de decks como Xamã Par e Bruxo Par) sendo assim não é sempre que seu combo Thekal+Gigantes vai ser efetivo, e também não é sempre que você vai conseguir causar bastante dano nos primeiros turnos, vide remoções como Talho Espiritual e Profanar. Porém diferente de decks face, o Paladino Pirata possui recursos para estender levemente a partida para o midgame, uma mesa não respondida combinada com um Tarim ou até um simples 1/1 que sobrou na mesa encantado com uma Bênção dos Reis muitas vezes pode te trazer a vitória pegando seus adversários desprevenidos e sem ter como lidar com essas ameaças.

Conclusão

Esse deck é para todos aqueles que curtem arquétipos agressivos ou com sinergia de piratas e principalmente para a galera que quer jogar com a classe Paladino de uma forma agressiva (já que existem variantes combo como o Paladino Exodia no meta) e já tá cansado da jogabilidade com o Paladino Ímpar. O deck está numa posição muito boa no formato atualmente, porque além de ser um dos decks agressivos mais fortes, ele é muito eficaz contra o Ladino Pirata e o Mago Aluneth que são dois dos decks agressivos mais populares no momento.

O deck possui diversas variantes como eu havia mencionado, porém todas elas possuem uma temática bem similar agressivar bastante, dominar a mesa e ganhar algumas partidas também com o combo absurdo que é Thekal + Gigante Derretido.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br