Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada – Xamã Calafrarte (Padrão)

Confira cards essenciais e dicas para o deck Xamã Calafrarte, no Modo Padrão!

INTRODUÇÃO

Assim que o Calafrarte foi revelado, mesmo antes da expansão lançar, muitos jogadores já viam um grande potencial no card e já previam combos. Assim que a expansão foi ao ar, vários streamers começaram a testar o deck e tiveram resultados absurdos com o deck, porém como o Bruxo Cubo era um deck muito forte contra o Xamã, ele acabou não conseguindo espaço no meta. Após o nerf de alguns cards do Bruxo, houve uma drástica mudança no meta e surgiram vários decks mais lentos, com isso o Calafrarte Xamã cresceu em popularidade e conseguiu de volta seu espaço no meta. Várias listas diferentes surgiram, cada uma com suas vantagens e desvantagens. A lista que será o foco de hoje é a que se mostrou mais consistente e tem dado os melhores resultados na ranqueada e campeonatos.

PRINCIPAIS CARDS

Príncipe Keleseth

Príncipe Keleseth

Este último card não é uma peça do combo, porém é uma adição super importante. Ele dá um valor enorme aos seus lacaios e consegue deixar o deck muito mais agressivo e com cards como Zola, a Górgona e Rezinga, o Treme-mundo é possível utilizar seu efeito mais vezes. É possível ganhar sem o combo do Calafrarte quando você consegue ativar seu Príncipe Keleseth várias vezes numa partida, apenas pressionando seu oponente com lacaios gigantes. Sem contar com a ótima interação com os Extratores de Saronita que criam duas cópias de lacaios com o buff do Keleseth.

Zola, a Górgona

Zola, a Górgona

Outra peça do combo, porém não é obrigatória. Sua função é aumentar a chance do combo funcionar, isso porque os gritos de guerra do Calafrarte são ativados aleatoriamente, então há sempre uma chance do grito de guerra do Rezinga, o Treme-mundo ativar antes de uma cópia ser criada para devolvê-lo para mão. Por esse motivo, a Zola entra como uma precaução e assim no mínimo irá criar uma segunda cópia do Calafrarte e tentar novamente no próximo turno.

Extratores de Saronita

Extratores de Saronita

Segunda peça do combo e um excelente card por si só. É a maneira que o deck possui para criar cópias do Calafrarte, pois seu grito de guerra diz: 'Evoque uma cópia DESTE lacaio.'. Ou seja, refere-se ao lacaio que está ativando o grito de guerra. Então o Calafrarte cria uma cópia dele mesmo, depois devolve-a para sua mão com o efeito do Rezinga, o Treme-mundo.

Bebe-Vida

Bebe-Vida

É o grito de guerra que transforma o Calafrarte em um combo letal. Como você possui 10 manas, consegue causar no mínimo 30 de dano em um único turno. Uma das suas função mais importantes também é a cura, pois muitas vezes você possui o combo, porém sua vida pode estar muito baixa e seu oponente pode possuir vários lacaios em campo como maneira de finalizar. Por isso, muitas vezes você consegue preparar seu combo e ganhar vida suficiente para sobreviver até o próximo turno e finalizar o jogo.

Rosarães, o Caçador

Rosarães, o Caçador

O Rosarães por muito tempo foi considerado um card inútil, mas seu potencial sempre existiu como card para auxiliar combos. Como praticamente todas as peças deste combo custam 4 ou menos manas, não há porque não adicioná-lo ao deck. Ele simplesmente deixa seu deck apenas com as peças do combo, o que torna muito mais fácil e rápido completar seu combo. Porém, em algumas partidas contra decks de controle, é válido esperar para comprar a Zola, a Górgona antes de utilizar seu Rosarães, o Caçador para aumentar a chance de sucesso do combo.

Rezinga, o Treme-mundo

Rezinga, o Treme-mundo

Uma das peças do combo, é utilizado para devolver seu Calafrarte para mão custando apenas um mana e assim reutilizá-lo várias vezes em apenas um turno. Desta maneira você consegue ativar todos seus gritos de guerra no mínimo dez vezes por turno,  porém para isso você precisará criar uma cópia do Calafrarte antes de utilizar este grito de guerra para devolver, pois apenas devolve outros lacaios.

Calafrarte

Calafrarte

Sem dúvida o card mais importante, não é a toa que o deck se chama Calafrarte Xamã. É o card que posssibilita do combo, porém normalmente você não o quer na sua mão inicial, pois o deck já compra muitos cards. O mais importante é utilizar seus lacaios com grito de guerra, antes de utilizá-lo. Assim você prepara seu combo e no momento que comprá-lo já está pronto para jogá-lo em campo.

LISTA COMPLETA

Lista Completa - Xamã Calafrarte

CÓDIGO

AAECAfe5AgjeBdPFAp3HApziAqvnAsPqAqfuAu/3Agv5A4EE9QT+BbIG+wyXwQLHwQKbywLz5wLv8QIA

MULLIGAN

Os cards que você sempre quer na mão inicial são Príncipe Keleseth, Extratores de Saronita e seus cards de compra como Acólito da Dor, Visão Distante e Totem de Mana. Já contra decks agressivos você buscar suas remoções de lacaios (Raio, Tempestade de Raios e Vulcão). Contra decks que possuem muitos cards de dano diretamente da mão como Mago Tempo ou Caçador agressivo você quer manter sua Chuva Curativa. Contra decks de controle mais lentos é recomendado buscar suas peças do combo, para tentar completar seu combo o mais rápido possível e não dar tempo para ele controlar o jogo.

POSSÍVEIS SUBSTITUIÇÕES

Contra decks agressivos:

-1 Rosarães, o Caçador

-1 Príncipe Keleseth

-1 Técnico de Controle Mental

+2 Piromante Selvagem

+1 Choque Terreno

Contra decks de controle:

-1 Técnico de Controle Mental

+1 Mestre das Areias

CONCLUSÃO

Esta é apenas uma das várias versões deste deck, cada versão possui uma peculiaridade que ajuda em certas partidas. É um deck bem divertido de se jogar e ótimo para estar sempre testando novas maneiras de constuí-lo, até mesmo uma versão com um combo maior, para aumentar a chance dele funcionar ou mais agressiva que dependa cada vez menos do combo. O importante é que se trata de um deck bem consistente e com uma taxa de vitória acima do normal. Talvez o Calafrarte seja um candidato a sofrer um nerf num futuro próximo e é possível que o próprio meta se modifique para não deixar este combo dominar a ranqueada.

Jogador profissional e streamer.