Versão Beta
Close

'Viral' da Marca do Hakkar alcançou sucesso além das expectativas!

Nat Pagle, líder de design de eventos de Hearthstone, comenta sobre o viral da Marca do Hakkar, verso temático de Hearthstone do evento!

No início de fevereiro tivemos um evento viral da "Marca do Hakkar". Baseado no famoso chefe de Warcraft que acabou desencadeando uma epidemia de Sangue Corrompido, que se espalhou rapidamente no ambiente virtual do MMO, o chefão virou card lendário com essa mecânica. Ele coloca um Sangue Corrompido no deck do jogador e ao comprar, ele causa 3 de dano e embaralha 2 cópias. Aí o jogador acaba comprando outro card de Sangue depois, toma mais 3 e mais 2 cópias vão pro deck, desencadeando uma epidemia no jogo.

Com essa mesma ideia a Blizzard fez um evento, mas com um verso de card temático, e um dos mais bonitos do jogo. A comunidade aderiu, muitos jogadores aderiram e io sucesso foi além do esperado pela produtora! Em entrevista a Variety, Pat Nagle, principal designer de eventos do Hearthstone, deu mais detalhes de como foi o viral após ele ter começado.

"Estivemos esperando uma boa chance para fazer isso, e com a expansão [O Ringue do Rastakhan] foi a hora perfeita, pois o Hakkar está na expansão. As estrelas apenas se alinharam"

O evento com o verso do card começou na parte da tarde (aqui no Brasil) e no início 4% conseguiram a marca. 1 hora depois, a marca alcançou 20% de todos os jogadores. 2 horas depois do início, mais da metade (66%). 7 horas depois, a marca tinha alcançado 87% de todos os jogadores da América do Norte!!!

A marca alcançou Los Angeles "fortemente" nas primeiras 24 horas. A segunda cidade que teve mais jogadores foi Toronto, no Canadá. Depois tem Chicago (EUA), Montreal (Canadá) e Houston, no Texas. Seattle, Dallas, San Francisco, Atlanta e Nova York completam o top 10.

Hakkar Card
Hakkar Card

Outra curiosidade é que um jogador chegou a infectar 63 adversários. Na Europa, o campeão do viral "infectou" 58 jogadores!

"Quando desenvolvemos a mecânica de espalhar o verso, pensamos muito sobre como lidaríamos com os "pacientes zeros", porque sabíamos que isso teria grande impacto sobre a rapidez com que a marca se espalharia", comentou Nat.

"Nós pensamos rápido sobre o que seria mais impactante. Mas dito isso, acho que se espalhou um pouco mais rápido do que eu pensava. Queríamos que fosse rápido, mas superou minhas expectativas".

O evento foi um dos primeiros que tivemos este ano com grande sucesso. Nas últimas semanas a Contenda da Taverna foi temática da Sessão no Ringue, onde os jogadores escolhiam um personagem de uma classe, e usava um Santuário da expansão atual. O evento durou 3 semanas e os jogadores conseguiram um pacote gratuito extra além do pacote da primeira vitória da semana.

Lembrando que foram divulgados os primeiros detalhes do Ano do Dragão, com mais cards para o Hall da Fama, montagem inteligente de decks, versos aleatórios antes das partidas, mais formas de chegar ao herói dourado e outras novidades. Com a primeira expansão deste ano, o meta irá mudar radicalmente, com 3 expansões indo para o Modo Livre (Jornada a Un'goro, Kobolds & Catacumbas e Cavaleiros do Trono de Gelo). Você pode saber mais sobre isso aqui. Abaixo, para fins de curiosidade, tem um vídeo antigo de World of Warcraft no momento em que a praga de Hakkar assolava Altaforja, uma das capitais da Aliança.

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online para o UOL Jogos, e já foi jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL. Mantém também o  Select Game, blog sobre games e cultura pop com ênfase em jogos multiplayer. Email: flausino@cardnamanga.com.br . Twitter: @rodrigoflausino