Versão Beta
Close

Guia de Meta - Bruxo Meca'thun (Deck do Modo Livre de Hearthstone)

Lista, cards essenciais, estratégias e dicas para o Bruxo Meca'thun, deck do formato livre de Hearthstone (do meta da expansão O Ringue do Rastakhan).

Salve a todos! Estamos aqui com o último artigo da nossa série de guias do formato livre nessa temporada, e para fechar com chave de ouro vamos abordar o deck Controle-Combo mais poderoso do formato, o Bruxo Mecha’thun. Esse deck consistente num Bruxo Controle como muitos outros, mas diferente dessas listas que usam de lacaios de grande valor como Mal’ganis, Cubo e N’zoth para finalizar partidas, esse arquétipo busca uma lista mais carregada de remoções e tech cards, já que o seu finalizador é o combo com Mecha’thun, e esse combo finaliza qualquer partida, ignorando armadura, imunidade e o estado da mesa.

O deck veio se tornando muito popular no formato pois além de ser muito eficiente é um dos arquétipos com o maior número de espaços flexíveis permitindo que você utilize as mais diversas opções de acordo com o que você prefere na sua lista.

Coração do Deck

Pacto Sacrificial Card
Pacto Sacrificial Card

Pacto Sacrificial

Um card que em 95% dos casos será usado para matar o seu próprio Arauto do Caos, assim conseguindo trazer para sua mesa um Senhor do Caos nos primeiros turnos do jogo. Também é extremamente útil em partidas contra outros Bruxos, podendo remover demônios inimigos por 0 mana.

Bibliotecario Kobold
Bibliotecario Kobold

Bibliotecário Kobold

O card é poder heróico com um corpo, por uma mana a menos, sendo assim além de comprar um card e buffar a Ametista Mágica, ele também é útil para fazer trocas no início do jogo contra lacaios de pouca vida e evitar que seu adversário tome o controle da mesa facilmente nos primeiros turnos.

Broto-de-sangue - Card
Broto-de-sangue

Broto-de-sangue

Esse é o feitiço que viabiliza o combo, como seu efeito é muito poderoso nós utilizamos duas cópias para que possamos gastar a primeira combinada com algum outro durante a partida se necessário, e também claro para aumentar a probabilidade de comprar o card.

Profanar Card
Profanar

Profanar

Uma das melhores remoções globais do jogo e uma das muitas disponíveis para a classe. Profanar é excelente para lidar com arquétipos agressivos, porém também pode ser útil em partidas contra outros controles, caso você consiga fazer a “escadinha”, podendo limpar mesas enormes com um único card.

Arauto do Caos Card
Arauto do Caos

Arauto do Caos

Seu efeito é muito importante para esse arquétipo segurar decks agressivos, já que muitas vezes ele consegue puxar um Senhor do Caos muitos turnos antes do turno 9, o que pode virar o jogo ao seu favor. Além disso, é um lacaio consistente para sua curva de mana e desperta um sentimento de dúvida no oponente em relação a trocas.

Imperador Thaurissan - Card de Hearthstone 02
Imperador Thaurissan - Card de Hearthstone 02

Imperador Thaurissan

Você utiliza este card no turno 6 única e exclusivamente quando possuir Broto de Sangue e Mecha’thun na sua mão, em qualquer outro caso você mantém o seu Imperador guardado até que você possa reduzir o custo do seu combo e assim tornar ele possível em um único turno.

Lorde Godfrey - Card
Lorde Godfrey - Card

Lorde Godfrey

É a melhor remoção global disponível na classe, e para muitos a melhor lançada em toda a história do jogo. Além de, muitas vezes, limpar a mesa por completo pelo mesmo custo de um Golpe Flamejante, ele é um lacaio 4/4, ou seja, você não perde a iniciativa ao limpar a mesa, tornando-o essencial para qualquer deck mais lento na classe bruxo.

Senhor do Caos Card
Senhor do Caos Card

Senhor do Caos

A melhor criatura defensiva lançada em Kobolds. Extremamente poderoso em segurar os começos explosivos dos decks agressivos, por ter um efeito de último suspiro que também invoca lacaios com provocar, a única forma de lidar com esse card sem desperdiçar dano é com um card de silenciar, ou uma combinação de: uma remoção pontual para limpar o 3//9 e depois uma remoção em área para limpar os lacaios 1/3 que são invocados.

Isso acaba sendo um gasto absurdo de recursos o que faz desse card muito bom na maioria das situações, inclusive contra decks lentos.

Guldan - O Furtassangre
Guldan - O Furtassangre

Gul'dan, o Furtassangue

O Dk de bruxo é uma peça fundamental para a construção de qualquer arquétipo mais lento na classe. Nessa lista é essencial pela sobrevivência adicional concedida pelo poder heroico modificado e principalmente por ressuscitar os Senhores do Caos mortos anteriormente assim criando uma barreira de provocar.

Meca'thun e Cataclismo

Decidi mencionar esses cards juntos já que em todas as partidas que você vencer jogando eles, eles serão jogados juntos. Meca’thun é uma das condições de OTK com maior potencial no formato já que além de ignorar provocar, imunidade e quantidade de dano, ele é um card neutro, o que permite que todas as classes consigam tirar proveito do seu poder.

No Bruxo temos o Cataclismo, um feitiço que ajuda você a matar o Meca’thun e  também cumprir facilmente a condição de não ter cards na mão, sendo assim para finalizar uma partida com essa lista você só precisa de se certificar que seu deck acabou e também que não tem nenhum Senhor do Caos vivo no seu lado do campo (já que os lacaios remanescentes 1/3 impediriam o combo de funcionar).

Meca'thun e Cataclismo

Meca'thun - Card 01
Meca'thun
Cataclismo - Card de Hearthstone
Cataclismo

Outros Cards

Lampiânima
Lampiânima

Lampiânima

Como eu mencionei acima é muito importante que você consiga acabar com o cards no seu deck para conseguir finalizar as partidas, Lampiânima é um card excelente para ajudar neste plano, só lembre sempre de joga-la somente caso já possua Meca’thun, Broto de Sangue e Cataclismo em sua mão, e caso não tenha o Imperador ao menos tenha mana para jogá-lo, já que se ele for descartado você não consegue mais realizar o combo em um turno só.

Agoureiro Card
Agoureiro

Agoureiro

Uma épica do conjunto clássico muito poderosa em qualquer arquétipo mais lento seja controle ou midrange, por ajudar e muito a segurar a pressão de decks agressivos. Pode também ser usado de forma preventiva para impedir que o seu oponente jogue lacaios em determinado turno.

Detectar Demônios Card
Detectar Demônios Card

Detectar Demônios

Muitas versões escolhem utilizar duas cópias deste card para aumentar a chance de compra-la no inicio do jogo, e também claramente aumentar a capacidade de filtragem e a velocidade com que você consegue invocar um Senhor do Caos. Além de acelerar e realizar essa filtragem, caso você não tenha mais nenhum demônio restante é um card que mantém um efeito útil que é tentar proteger o seu combo de Rato Sujo (quando você não tem mais demônios no deck o feitiço adiciona dois Diabretes 1/1 na sua mão).

Gosma Glutona Card
Gosma Glutona

Gosma Glutona

Num meta onde dois dos principais deck agressivos são exclusivamente baseados em sinergias com uma arma (Ladino Pirata e Mago Aluneth) e onde varios outros decks agressivos também usam de armas para aumentar seu potencial de dano, esse card se tornou praticamente obrigatório em qualquer lista mais lenta. Destruir a arma adversária e ganhar armadura no processo é uma jogada de tempo muito forte, ajuda muito a segurar o jogo contra esses decks mais explosivos.

Contra controles o card muitas vezes é apenas um corpo útil porém, em partidas específicas como contra Bruxo Cubo e Bruxo Deslealdade, que são decks que usam de uma arma como uma das suas principais ferramentas para preencher a mesa, essa gosma pode muitas vezes de garantir uma vantagem enorme na partida, enrolando ainda mais o jogo e dando tempo suficiente para você encontrar as peças do combo.

Ametista Mágica Inferior - Card
Ametista Mágica Inferior - Card

Ametista Mágica Inferior

Remoção pontual com efeito de cura muito eficiente no meta atual. usada para lidar com lacaios de decks agressivos especialmente quando eles têm 3 ou 5 de vida. Porém na sua forma completamente aprimorada, Ametista pode lidar até com um 7/7 sem dificuldade.

Fogo do Inferno - Card
Fogo do Inferno

Fogo do Inferno

A maioria das versões opta por não usar este card, mas mesmo sabendo disso, pelo motivo de rodarmos Ametista Mágica, somado a que acaba sendo um card inesperado se o adversário já sabe que você é um Bruxo Mecha’thun fazem a adição de uma cópia do card muito interessante. Remoções globais são sempre bem-vindas em decks controle e por custar apenas 4, Fogo do Inferno pode ser usado contra os decks mais rápidos que muitas das vezes não te deixam chegar ao turno 7/8.

Robo de Cura Vintage Card
Robo de Cura Vintage Card

Robô de Cura Vintage

É muito importante na construção desse arquétipo possuir formas de cura para sobreviver a decks agressivos, já que além da pressão que eles criam, o seu objetivo principal faz com que você use muito seu poder heróico(que facilita seu oponente a vencer a partida por diminuir a quantidade de dano necessária para ele te finalizar). Muitas listas optam por usar dois Robôs de Cura porém isso só é necessário caso você esteja enfrentando exclusivamente decks explosivos na ranqueada.

Zilliax - Card PTBR de Hearthstone
Zilliax - Card PTBR de Hearthstone

Zilliax

Lacaio que vem ganhando muito espaço no meta por ser excelente em lidar com diversos lacaios médios do formato, além de possuir roubo de vida, provocar e escudo divino, esses efeitos combinados geralmente garantem que você cure pelo menos 6 de vida com o card, além de dificultarem absurdamente a realização de trocas favoráveis pela parte do seu adversário.

Caçador Profissional Card PTBR 01
Caçador Profissional Card PTBR 01

Caçador Profissional

Esse lacaio é uma tech card bastante interessante no meta atual, em qualquer deck mais lento o Caçador Profissional pode ser de bastante ajuda, já que praticamente todos os decks do formato tem no mínimo um lacaio enorme(com exceção de algumas montagens de Ladino Pirata, Mago Aluneth e Paladino Ímpar), sendo assim o card é util na maioria das partidas, porém é contra o Xamã Par e o Bruxo Par(dois outros decks que também pertencem ao tier 1) que ele realmente brilha, utilizar duas cópias desse card torna sua partida contra esses arquétipos muito mais favorável, então acaba sendo uma escolha pessoal minha para facilitar a vitória contra esses oponentes.

Além disso o card também é excelente contra Sacerdote Big, que junto com esses dois últimos, são 3 dos 5 decks mais populares no formato ranqueado livre no momento.

RUÍNA -Card
RUÍNA -Card

RUÍNA!

Utilizamos uma cópia desse card para que possamos ter uma sinergia adicional com Broto de Sangue somado com uma possibilidade de comprar seu deck todo ainda mais rápido e assim possibilitando que o combo seja realizado. É importante tomar cuidado ao jogar este card já que você pode muitas vezes acabar queimando alguns cards, se esse for o caso só use o card se já tiver as peças do combo na mão.


Lista

Deck Bruxo Mecathun Livre
Deck Bruxo Mecathun Livre

Código:

AAEBAf0GDNwGtgf1D9YR8q4C08UCl9MCzukCnPgC8fsCoIADj4IDCYoBowH5DI4OkMcC58sC8tACiNIC6OcCAA==

Substituições

Contra Arquétipos agressivos que sejam explosivos

-1 Lampianima -1 Caçador profissional -1 Broto de Sangue -1 Ruina +1 Robô de Cura +1 Fogo do Inferno +2 Necrolorde

Contra Ladino Pirata, Guerreiro Pirata e Paladino Pirata

-2 Caçador Profissional +2 Rastejante de Golakka

Contra arquétipos Controle

-2 Agoureiro -1  Fogo do Inferno +1 Espiral Etherea +1 Mal’ganis +1 Detectar Demonios

Contra arquétipos Combo e arquétipos Mill

-2 Agoureiro -2 Caçador Profissional -1 Fogo do Inferno +2 Rato Sujo +2 Gnomoferatu +1 Brann Barbabronze


Mulligan

Praticamente todas as classes atualmente possuem pelo menos um arquétipo agressivo, sendo assim mantenha sempre Agoureiro e Profanar para poder lidar com essas situações, além disso mantenha também Bibliotecário Kobold e Detectar Demônios por serem cards que ajudam o comprar o restante mais rapidamente.

Caso esteja usando alguma tech card especial, como Rato Sujo contra decks OTK, cogite também em mantê-la.

Contra Xamã, Bruxo e Sacerdote

Mantenha também Caçador Profissional e Ametista Mágica Inferior

Contra Ladino, Paladino e Caçador

Mantenha também Gosma Glutona e Ametista Mágica Inferior(também mantenha Rastejante Golakka caso esteja utilizando).

Contra Mago e Guerreiro

Mantenha também Gosma Glutona e Robô de Cura.


Pilotando o deck

O Bruxo Meca’thun é um dos decks mais equilibrados que temos no formato atualmente, no quesito potencial contra determinado meta, isso se deve ao fato de ter muitos espaços flexíveis, assim ele pode se adaptar para ter vantagem contra diversas situações específicas. Porém o coração do deck em si é já muito balanceado o grande número de remoções, provocares, a consistência da compra de card criada pelo poder heroico da classe e o principalmente e combo finalizador, são fatores muito dominantes que fazem que o Bruxo Meca’thun em teoria possa ter vantagem contra qualquer deck.

Essa versão que eu trago para vocês aqui no artigo é a minha versão pessoal de ranqueada, onde busquei adaptar ao máximo ao meta que eu costumo enfrentar no servidor das américas entre o rank 5 e o lenda. Por isso além de Profanar e Godfrey que são mais populares nas listas de Meca’thun, nós também contamos com dois Caçadores Profissionais, Gosma, um Fogo do Inferno, duas Ametistas Mágicas e dois Agoureiros, para fazer com que as partidas contra Bruxo Par, Xamã Par e Ladino Pirata(que são três decks muito populares e poderosos atualmente) se torne mais favorável.

Contra Decks Controle

Contra esses oponentes em especial a sua vantagem é bem grande, mesmo nossa versão tendo muito menos ferramentas de valor do que outras montagens dessa lista, o combo de Meca’thun é praticamente soberano. Então caso seu oponente não use de Rato Sujo ou Projeto Demoníaco a probabilidade de vitória é quase de 100%.

Se você conseguir segurar as tentativas de colocar pressão que seu oponente vai realizar após perceber que você é um deck combo, seja inteligente com seus recursos e busque simplesmente enrolar o jogo, tente remover todas as ameaças possíveis e você conseguirá vencer sem esforço assim que os cards no seu deck acabarem.

Contra Decks Agressivos

Essas partidas podem ocorrer de três formas:

1) Você pode ser completamente destruído por uma velocidade absurda e uma pressão que você não consegue segurar
2) Você pode conseguir segurar a pressão nos primeiros turnos e a partida acaba sendo decidida mais pro meio e fim de jogo
3) Você consegue inutilizar os recursos do seu oponente e vencer por desistência ou até com o combo caso ele não desista a tempo.

A lista que eu trago nesse artigo busca minimizar o máximo possível a situação 1, visando aumentar ao máximo a possibilidade de vencer o jogo seja através do seu combo ou simplesmente de uma desistência, pois você está removendo todas as ameaças possíveis. O deck conta com um número enorme de remoções, além de claro Senhor do Caos e Gul’dan, sendo assim se você conseguir segurar cards como Profanar e Godfrey para limpar grandes ameaças, e com o auxílio de cards como Caçador Profissional, Ametista Mágica e Zilliax fazer jogadas que geram bastante tempo, você consegue facilmente dominar essas partidas.

Contra Decks Combo e Mill/Fadiga

Essas são as partidas mais complicadas para a nossa versão do Bruxo Meca’thun, claro que você pode adicionar Ratos Sujos, Gnomoferatu e até Projeto Demoníaco (mesmo isso podendo afetar o seu próprio combo) para melhorar a partida contra os outros decks combo. Porém mesmo assim você poderia simplesmente não conseguir queimar os cards necessários e perder para combos mais rápidos que o seu.

Por isso nessa partida a gente busca comprar o nosso combo o mais rápido possível e vencer antes que a gente possa ser vencido, desde que já tenhamos o combo completo na mão queimar cards é irrelevante nesses casos. Sendo assim nesses casos uma jogada como usar o poder heróico tendo 10 cards na mão é completamente plausível.

Uma situação similar se apresenta quando jogamos contra decks Fadiga, porém com um diferencial de que eles sempre irão possuir as mais diversas ferramentas para tentar quebrar o seu combo. Isso torna esses arquétipos os mais complicados de todos para o Bruxo Meca’thun, no entanto caso consiga desviar desses cards a vitória se torna até mais fácil do que contra oponentes controle, já que a mecânica do deck adversário ajuda você a comprar o seu combo.

Nessas partidas você busca não ser agressivo com suas compras, assim não ajudando o seu oponente ter possibilidades de queimar seus cards através de Oráculos da Luz Fria, Naturalizar e outras ferramentas, ao mesmo tempo que você não quer comprar cards você também não quer remover lacaios que tiram cards do seu deck, como em especial o Necrolorde que é muito popular nessas listas de Mill e Fadiga.


Conclusão

Espero que tenham curtido o artigo mesmo sendo mais um deck Bruxo, mas é a classe com maior número de variantes no meta então foi bem difícil não manter uma certa frequência maior de guias sobre arquétipos dessa classe. Esse é um deck excelente para os jogadores que curtem jogar com controle, atualmente é o deck deste arquétipo mais consistente no formato, graças ao acesso a diversas remoções poderosas,muitos espaços flexíveis para techs e principalmente um Combo finalizador absurdo.

As partidas são longas levando de 16 a 30 minutos, dependendo do deck que você está enfrentando,  e muitas vezes podem chegar a ser decididas nos primeiros turnos da fadiga contra oponentes mais lentos. Já contra decks agressivos esse tempo pode se tornar menor dependendo de uma desistência do seu oponente(se ele não conseguir lidar com seus provocares ou você simplesmente acabe com o gás do deck dele).

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br