Versão Beta
Close

Veja os termos mais usados pelos jogadores de Hearthstone

As terminologias usadas em Hearthstone são várias, mas algumas são usadas diariamente por muitos jogadores. Saiba mais.

Do mesmo modo em que pode dificultar o entendimento, uma simples expressão consegue descrever todo o conceito de uma jogada ou situação em um jogo, facilitando o entendimento. Os termos abaixo são os mais utilizados no dia a dia por jogadores de Hearthstone

É bom lembrar que os termos abaixo e seus respectivos significados estão diretamente ligados com o Hearthstone e a sua utilização em outros jogos pode ter um sentido diferente do demonstrado aqui.

Há várias outras terminologias utilizadas por jogadores de Hearthstone e elas estão disponíveis em nosso GLOSSÁRIO.

Terminologias mais utilizadas

Counterar: (palavra adaptada do inglês – counter)- Counter significa anular, em Hearthstone os jogadores costumam usar o termo adaptado “counterar” para se referir ao ato de “jogar em volta”, tentando contornar alguma jogada ou deck.

Combar: Quando um jogador utiliza vários cards com sinergia entre si para alcançar algum objetivo predeterminado, como por exemplo, dar letal no oponente (sacerdote dobra dobra utilizando Espírito Divino + Fogo Interior em algum lacaio com muita vida ou Malygos + Impacto Mental). Há várias formas de combar, outro exemplo é usar Fubalumba + Azalina para impedir que o oponente destroque os decks em uma partida.

Ciclar: Ato de usar um card para comprar outros, ciclar é buscar cards que você precisa para vencer e que ainda estão no seu deck.

Early Game: Refere-se ao começo do jogo (os primeiros 3-4 turnos da partida).

Fadiga: Dano gradativo que o jogador recebe no início de todo turno após o baralho ter acabado. Ao iniciar um turno, se o jogador não possuir mais cards de seu deck para comprar, ele receberá 1 de dano. O dano aumenta a cada nova tentativa de compra de card.

Mulligar: Ato de trocar os cards que aparecem antes de iniciar a partida.

Late Game: Refere-se ao final do jogo, do turno 8 em diante.

DraftarElaborar um baralho, termo usado na montagem de decks na arena.

Line up: Termo para um grupo de decks escolhidos pelo jogador para competir. Ex: “A line de um jogador ‘x’ possui ladino, bruxo, mago e paladino”.

Meta: Refere-se à classificação dos decks mais jogados e estilo de jogo no momento, mas nem sempre o que está no meta indica que são os decks mais fortes e sim que são os mais encontrados e jogados na ladder.

Midrange: A terminologia midrange significa “de alcance mediano” e, como seu nome sugere, é um deck que não é totalmente agressivo nem totalmente controle. Ele se comporta como um deck controle contra decks agressivos e como um deck agressivo contra decks de controle.

Nerf: Consiste em reduzir o efeito de um card, geralmente os nerfs acontecem em cards que jogadores consideram com um poder muito forte (“Over Powered”). Estes nerfs visam equilibrar os cards e o jogo.

Out’s: É um termo utilizado para se referir aos cards possíveis que serão úteis para a vitória em um determinado momento da partida. É muito comum ouvir algo do tipo: “Eu possuo 3 out’s para vencer essa partida nos 10 cards que me restam”.

OTK: (One Turn Kill) – É a capacidade de um deck causar uma enorme quantidade de dano capaz de matar o oponente em apenas um turno.

Rampar: Usar cards que aceleram o seu ganho de cristais de mana significa “rampar”. Druida é a classe que costuma ser associada ao Ramp por conter cards que aceleram a mana.

RNG: Sigla para “Random Number Generator”, é a geração aleatória de números que em Hearthstone se refere à situações em que um resultado é decidido aleatoriamente. Cards baseados neste sistema distribuem dano aleatoriamente, um exemplo são os alvos das facas do Malabarista de Facas.

Snowball: Quando uma jogada realizada não é resolvida pelo oponente, costuma-se dizer que é um Snowball, que vai crescer a cada turno e em um dado momento não será mais possível contornar ou responder a situação, pois a mesma saiu de controle.

Trade/Troca: Ato de trocar lacaios (Quando um lacaio ataca outro com a finalidade de matá-lo). 

Token: São cards gerados por outros cards. Lacaios token não pertencem à coleção e não podem ser obtidos em pacotes e nem craftados. Ex: Recrutas advindos do cavaleiro do punho de prata.

Topdeck: Ação de comprar um card do topo do seu baralho que se encaixa perfeitamente na situação em que você se encontra, seja para responder alguma ameaça, fortalecer a situação no jogo ou dar letal no seu oponente.


Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais:  FacebookTwitter Instagram .

Vivo o universo de Warcraft há 10 anos, e há 3 crio conteúdo de Hearthstone no Fansite Cristal de Mana, além de ser aspirante a pro player e streamer. Email: day@cardnamanga.com.br . Twitter: @_daycris_