Versão Beta
Close

Guia definitivo para iniciantes!

Se você está começando agora e quer entender como funcionam os princípios básicos do jogo, esse guia foi feito para você.

Hearthstone possui uma base enorme de jogadores e anos de estrada, sendo conhecido por grande parte do público gamer. Mas sempre que há novas expansões, o número de jogadores iniciantes aumenta e sabemos que é cada vez mais complicado entender o funcionamento do jogo, uma vez que novas mecânicas são sempre adicionadas aos cards.

Se você está começando agora e quer entender como funcionam os princípios básicos do jogo, esse guia foi feito para você.

ENTENDA O BÁSICO

Hearthstone é um card game um contra um, jogado em turnos e que cada jogador possui um deck. Cada jogador possui uma quantidade de mana que se renova a cada turno e será com essa mana que irá pagar o custo dos cards a serem jogados no seu turno. Você poderá jogar quantos cards conseguir, porém cada turno dura exatamente 75 segundos com exceção do primeiro turno que dura apenas 45 segundos. Após o termino deste tempo o turno é passado para o outro jogador imediatamente. Vence o jogador que levar o herói do oponente a zero pontos de vida.

DECK

Um deck é formado por 30 cards, que podem ser repetidos apenas uma vez, totalizando 2 cópias de um mesmo card. Porém, para cards de raridade Lendária, é permitida apenas uma cópia por deck.

Para montar um novo deck, você pode tanto clicar em "minha coleção" no menu pincipal quanto criá-lo diretamente no seu modo de jogo antes de procurar um adversário. Ao clicar em criar um novo deck, sua coleção de cards será mostrada em um livro. Você pode utilizar os cards que já possui ou criar novos ao custo de Pó Arcano. Outra maneira de conseguir cards é atravez de pacotes, obtidos como premiação em alguns modos do jogo como Arena ou Taverna e também podem ser comprados na loja dentro do jogo. Cada pacote possui 5 cards sendo que um deles sempre será um card Raro com chances aleatórias de virem cards Épicos e Lendários. Para mais informações de como conseguir Pó Arcano e Ouro, confira este guia.

Crie cartar usando Pó Arcano!
Crie cards usando Pó Arcano!

 

HERÓIS

Cada deck montado é baseado em um herói, que representa uma classe. Existem 9 delas: Druida, Caçador, Mago, Paladino, Sacerdote, Ladino, Xamã, Bruxo e Guerreiro.

Cada herói possui 30 pontos de vida inicialmente e um poder heroico exclusivo que custa 2 de mana e pode ser jogado apenas 1 vez por turno.  Ao escolher, você poderá criar um deck contendo apenas cards daquela classe e cards neutros(Podem ser utilizados por qualquer classe).

Esses são os 9 representantes das classes
Essas são as 9 classes

CARDS

Existem quatro tipos de cards sendo eles: Lacaios, Feitiços, Armas e Heróis. O único tipo de card encontrado no conjunto dos cards neutros são lacaios. Todo card possui as seguintes variáveis:

Custo de Mana: É o custo para jogar o card.

Texto: Descrição do que o card faz ou de suas habilidades e efeitos.

Raridade: Determina a chance de conseguir o card em pacotes.

LACAIOS

Lacaios são criaturas permanentes que lutam em campo, podendo ser selecionados para atacar o herói adversário ou lacaios inimigos. Possuem duas variáveis exclusivas sendo elas:

Ataque: Quanto dano o lacaio causa ao atacar.

Vida: Pontos de vida do lacaio. Ao chegar a zero ele é destruído.

Este é um exemplo clássico de Lacaio!

FEITIÇOS

Os feitiços são cards que ao serem utilizadas ativam um efeito e não possuem variáveis exclusivas. Cada classe possui seus próprios feitiços, que possuem sinergia com o herói e seus lacaios. Feitiços possuem custo de mana.

Com esse feitiço você pode remover um lacaio ou dar letal.
Feitiços podem causar dano a um lacaio ou a um herói.

ARMAS

As armas são cards que podem ser equipadas no seu herói para que ele possa atacar ou conseguir alguma habilidade especial. Elas possuem duas variáveis exclusivas:

Ataque: A quantidade de dano que sua arma causa ao atacar.

Durabilidade: A cada ataque, a arma perde 1 de Durabilidade. Ao chegar a zero de Durabilidade, ela será destruída.

Ajudam a remover lacaios e causar dano ao oponente
Ajudam a remover lacaios e causar dano ao oponente

CARDS DE HERÓIS

Cards que ao serem utilizados, substituem seu herói e poder heroico por um novo. Cada card de Herói possui um efeito diferente ao ser jogado e concedem 5 de armadura. Os cards de Herói possuem duas variáveis:

Armadura: A quantidade de armadura ganha ao ser utilizado.

Poder Heroico: Descrição do que faz o novo poder heroico.

Hagatha é um card de herói da classe Xamã
Hagatha é um card de herói da classe Xamã

JOGANDO

Ao iniciar um novo jogo, você terá a fase de preparação, onde acontece o mulligan e logo após serão iniciados os turnos de cada jogador.

Mulligan: O mulligan é a primeira etapa da partida, é a fase em que cada jogador recebe seus cards. Caso seja o primeiro a jogar, você receberá três cards. Caso seja o segundo, quatro cards e A Moeda (Card que custa zero manas e gera 1 mana para ser utilizado aquele turno). A partir daí você pode selecionar quais cards deseja trocar por outros aleatórios do seu deck, visando ajustar-se à sua estratégia. 

No mulligan você pode decidir qual carta da mão trocar!
No mulligan você pode decidir qual card da mão trocar!

Turno e Mana: Cada jogador começa com 1 Cristal de Mana e a cada novo turno lhe é adicionado mais 1, até chegar num máximo de 10 Cristais de Mana. Com Cristais de Mana você irá pagar o custo para jogar seus cards. Cada card possui um custo de mana que é mostrado no canto superior esquerdo.

OBJETIVOS

Ao jogar, seu objetivo principal é causar dano ao herói adversário e fazer com que seus pontos de vida cheguem a zero. Para isso, você irá precisar de uma estratégia e assim irá criar seu deck com um plano em mente. Existem vários arquétipos de decks, cada um possui uma estratégia própria para ganhar o jogo, você pode encontrar os principais arquétipos neste nosso guia.

Utilize sua mana de forma eficiente e tente trocar seus lacaios com os do oponente de forma positiva, por exemplo: Se você possui um lacaio 1/3(Ataque/Vida) em campo e seu oponente possui um lacaio 2/1, o melhor a fazer é atacar o card do oponente e não o herói adversário, pois no fim do turno você ainda terá um lacaio 1/1 e irá manter o controle do campo. Já num cenário inverso, se você possuir um lacaio 2/1 e seu oponente um lacaio 1/3 , em grande parte das vezes é melhor atacar o herói, pois a troca será mais vantajosa para seu oponente o que implica que no próximo turno irá fazê-la de qualquer forma. Assim você pelo menos conseguiu causar 2 pontos de dano ao oponente.

MAIS TUTORIAIS DE HEARTHSTONE

Guias Essenciais

- Guias Essenciais
- Funcionamento do sistema ranqueado
- Como Conseguir Ouro e Pó Arcano no Início?
- O Mulligan
- Lidando com a Frustração
- O Que Constitui Um Meta Saudável?
- Terminologia do Arquétipos
- Ordem e Posicionamento
- Glossário de Hearthstone
- Como realizar buscas específicas em sua coleção
- 5 dicas para conseguir mais vitórias na arena!
- Guia de Ranqueada - Trocar ou Face?
- Como conseguir todos os cards básicos dourados

Habilidades dos Cards

- Escudo divino e Investida
- Venenoso e Último Suspiro
- Provocar e Grito de Guerra
- Furtividade e Sobrecarga
- Eco e Rapidez
- Combo e Adaptar

Curtiu o nosso guia? Agora é só começar a jogar que logo mais você estará tirando tudo de letra. Nos vemos no jogo!

Alguém que está na eterna busca pelo deck de Xamã perfeito!