Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Deckbuilding (Construção de Deck)

Confira nosso guia com dicas para construção de deck!

Deckbuilding é o que chamamos de processo de criação de um deck, não apenas a criação de um deck novo, mas também as modificações feitas em um deck já existente. Hoje em dia existem pouquíssimos jogadores que possuem uma boa mentalidade para a criação de decks, a maior parte apenas copia as listas, o que é realmente recomendado. A criação de deck é um processo demorado e cansativo, que pode levar à descoberta de que aquele deck não é bom o suficiente, o que torna frustrante às vezes. Mas quais são as etapas na criação de um deck?

A primeira maneira mais comum de se começar a criação de um deck é cogitando possíveis combinações de cards que seu deck será baseado. A partir daí você começará a entender em qual arquétipo seu deck se encaixaria melhor. Outra maneira também é ir no sentido contrário, decidir qual o arquétipo quer montar e, a partir disto, começar a ver quais combinações de cards farão este arquétipo funcionar melhor. Nesta etapa, você precisa apenas ter uma visão geral do plano de jogo do deck, decidir o arquétipo em que ele talvez funcione melhor e ter em mente os cards principais do seu deck e alguns cards a testar.

Nesta etapa aconselho começar sempre com os cards principais do seu deck, aqueles que definem o seu deck, sejam eles peças de combo, remoções em área, lacaios e cards de dano etc. Feito isso, você precisa agora pensar na curva de mana do seu deck, ou seja, verificar quais são os custos que você possui menos para adicionar cards e melhorar sua curva, se possível. Para decidir quais cards colocar para completar os custos que faltam procure os que funcione no seu plano de jogo. Por exemplo: Normalmente em um deck agressivo você vai procurar por lacaios, armas e feitiços de dano para completar sua curva, já em decks de controle você irá procurar por lacaios com provocar, compra de cards e remoções. Para quem não entende sobre curva de mana, uma dica bem geral é pesquisar outros decks do arquétipo que estiver criando e utilizar a curva de mana deles como base para criar a sua.

Curva de Mana
Curva de Mana

Após completar sua curva, você precisará pensar nas tech cards (cards com efeitos específicos, exemplo: [Gosma Ácida do Pântano], [Quebra-feitiço], [Caranguejo Faminto] etc). Para isso é preciso que você estude o meta atual, ou seja, os decks que estão sendo jogados com maior frequência ou os melhores decks do momento. As tech cards tem a intenção de melhorar seu deck contra algum deck específico, impedindo algum combo ou card que esteja muito forte. Mas não se preocupe tanto com esta etapa, você irá voltar para ela muitas vezes durante a criação de seu deck.

Esta é a etapa final e é sem dúvida a mais demorada. Nesta etapa não existe muito segredo, apenas testar seu deck contra a maior variedade de decks e arquétipos. A partir disto, você entenderá melhor seu deck e quais são os pontos fracos dele, para voltar à etapa de criação e repensar nas trocas que pode fazer para melhorar contra os decks que sentiu mais dificuldade em ganhar. Por esse motivo é a etapa mais demorada, aperfeiçoar sua lista inicial é um vai-e-vem entre testes e substituições de cards.

Ao tentar criar um novo deck tenha em mente que há uma chance de ele não funcionar. Por isso é recomendado sempre utilizar as listas já testadas por muitos jogadores, isso te economiza tempo e uma possível frustração. No mais, deckbuilding é uma maneira divertida de exercitar sua imaginação e criatividade e quem sabe você não acabe criando um deck que realmente funcione competitivamente.

Jogador profissional e streamer.