Versão Beta
Close

Glossário de Hearthstone

Para conhecer e se familiarizar com os termos usados pelos jogadores e por toda a comunidade, trouxemos neste artigo um glossário repleto de expressões para você ficar por dentro!

Os glossários ou dicionários, são geralmente elaborados de acordo com seu público-alvo e também são vistos nos games, principalmente os online onde a comunicação entre os jogadores cria um conjunto de palavras e expressões usadas naquele ambiente. Dependendo do jogo e da maneira em que são empregados, certos termos podem possuir diferentes significados para o público que faz uso deles.

Do mesmo modo em que pode dificultar o entendimento, uma simples expressão consegue descrever todo o conceito de uma jogada ou situação em um game, facilitando o entendimento.

Para conhecer e se familiarizar com os termos usados pelos jogadores e por toda a comunidade de Hearthstone, trouxemos neste artigo um glossário repleto de expressões para você ficar por dentro de tudo o que é falado no cardgame. Vale ressaltar que as terminologias abaixo e seus respectivos significados estão adaptados para o Hearthstone e o sentido pode variar em outros jogos dependendo da situação em que está sendo utilizada.

Os termos entre “aspas” são adaptados (na sua maioria adaptados do inglês) e que são muito utilizados pelos jogadores, não sendo possível encontrar seu significado em dicionários da língua portuguesa.

Glossário - Letra A

Adjacente (Adjacent) – Os lacaios que estão próximos do alvo. Posicionados em ambos os lados.

Aggro (Agressivo/Agressive) – Um estilo de baralho/deck focado em causar dano o mais rápido possível ao seu oponente. Possui magias de dano direto e lacaios com custo baixo para garantir e acelerar este objetivo.

Alvo (Target) – Em Hearthstone refere-se à um Herói ou Lacaio em que se deseja selecionar para receber algum efeito particular como cura, dano, controle ou destruição, por exemplo. Todos os alvos são indicados com uma seta simples ou curva controlada pelo jogador.

Amigo (Friendly) – Termo utilizado ao se referir à um Herói ou lacaio aliado, que está sob seu controle no campo de batalha.

Anular (Counter) – Um card anulado não possui ativação do seu efeito. Atualmente encontramos esta palavra no feitiço de mago: Contrafeitiço que possui como efeito a anulação da próxima magia lançada pelo oponente.

Área de Efeito (AdE) / Area of Effect (AoE) – Uma ação aplicada a vários personagens ao mesmo tempo. Magias com efeito em área não fazem alvos diretos. Ex: Nova Sagrada.

Arma (Weapon) – Em Hearthstone, ela surge de cards que concedem uma arma ao seu herói e/ou ao herói inimigo. Uma arma possui um valor de ataque e durabilidade que definem a quantidade de vezes que ela pode atacar. O Herói controlador da arma geralmente só pode atacar uma vez por turno, exceto em situações em que se esteja descrito no card da arma a possibilidade de se realizar mais de um ataque por turno. Ex: Martelo da Perdição.

Armadilha (Trap) – Se refere aos segredos do caçador.

Armadura (Armor) – Uma vida secundária que você pode ter em valores acima da sua vida original. Ex: Utilizando um poder heroico ou um card que concede 3 de armadura, é possível ultrapassar os 30 de vida de um herói, garantindo 30 de vida + 3 de armadura e somando 33 de vida no total.

Ataque (Attack) – Processo em que personagem causa dano a outro, levando em consideração seus valores de ataque a vida do alvo.

Adaptar (Adapt) – Palavra-chave de uma mecânica existente em cards, este mecanismo consiste na escolha de um bônus entre 3 mostrados. No total são 10 opções de bônus disponíveis.

Aprimoramento (Upgrade) – Cards com aprimoramento exigem alguns critérios para que seus efeitos aconteçam. Quando ocorre, o card ganha um novo efeito melhorado. Ex: Jaspe Mágico

Glossário - Letra B

Baralho (Deck) – Cada jogador pode montar uma coleção com 30 cards para enfrentar oponentes. Esta coleção construída é chamada de baralho/deck e sua construção obedece algumas regras. Ex. Conter apenas duas cópias do mesmo card caso seja comum, raro ou épico, enquanto apenas uma cópia de um card lendário pode ser adicionada ao baralho.

Básica (Basic) – São cards que não podem ser encontrados em pacotes e são concedidos quando uma conta de Hearthstone é criada. São desbloqueados nos níveis 2, 4, 6, 8 e 10 dos nove personagens disponíveis, após o nível 10, versões douradas desses cards básicos são concedidos a cada 2 níveis alcançados.

Bot – Derivado da palavra inglesa “robot” (robô), é um programa pré-formatado pelo sistema do jogo feito para simular ações de um jogador real repetidas vezes. Também é usado ilegalmente por hackers ou pessoas com a intenção de se beneficiar no jogo, proibido em Hearthstone, as contas vinculadas a tais ações sofrem penalidades (banimentos) que em sua maioria são permanentes.

“Burstar” – Termo proveniente do inglês “burst” (estourar), se refere à ação de causar dano intenso ao oponente.

Glossário - Letra C

Campo de Batalha (Battlefield/board) – Tabuleiro do jogo dividido em dois lados e o espaço onde os lacaios são lançados para duelarem por seus heróis. O limite de lacaios de cada lado do campo de batalha é de 7.

Carta (Card) – É toda magia, lacaio ou arma no baralho de um jogador. Cada baralho pode ter até 2 de cada card em particular, exceto pelos lendários que somente uma cópia é permitida.

Carta dourada (Golden Card) – Uma versão dourada dos cards existentes em Hearthstone. Não há diferença no efeito do card, apenas uma alteração na estética com bordas douradas e arte animada.

Clock – Termo utilizado para determinar uma contagem regressiva para que a partida se encerre. Se um campo de batalha está favorecendo um jogador em questão, o controlador deste campo de batalha colocou o oponente em um “clock” e ele possui poucos turnos de vida caso não reverta a situação. Ex: Se uma Hidra 8/8 que está em campo não for respondida (destruída), seu controlador possuirá 4 turnos para matar o oponente com ela (assumindo que ele possua entre 30-32 de vida).

Combo (presente nas cartas de ladino) – Nome do efeito bônus nas cartas de ladino que são lançadas antes de qualquer outro card contendo a palavra chave “Combo”. Se o requerimento não for cumprido, o efeito do Combo não ocorre. Ex: Agente da Avin

Compra (Draw) – Ação do card sair do baralho e ser colocado na mão do jogador. Acontece uma vez a cada começo de turno de forma automática e também pode ocorrer como resultado de outros cards e efeitos (inclusive cards que concedem compra ao oponente).

Comum (Common) – Considerados raros no jogo, os cards comuns são caracterizados com uma gema branca incrustada no centro.

Congelamento ( Freeze) – Cards congelados perdem sua próxima ação de ataque. Já os heróis que estiverem congelados não conseguem atacar, mas podem jogar seus cards e usar seus poderes heroicos normalmente. O congelamento dura 2 turnos (o que foi lançado o congelamento e o turno seguinte).

Conquista (Achievement) – Alguns feitos dentro do jogo concedem conquistas e quando uma delas é alcançada o jogador recebe recompensas. Ex: Vencendo 100 partidas no modo ranqueado uma conquista é desbloqueada e concede ouro ao jogador.

Controle (Control) – Usado tanto para caracterizar o controle de um lacaio (alguns cards permitem tomar o controle de um lacaio inimigo, trazendo-o para o seu lado) quanto para descrever um tipo de baralho com estratégias e recursos de controle.

Craft/Crafting – Ato de criar cards com pó arcano. O custo para criar um card depende da sua raridade.

Cristal de mana (Mana Crystal) – Cada card possui um custo para ser jogado, este custo é contado em cristais de mana. O jogador sempre começa com um cristal de mana desbloqueado que aumenta em 1 a cada novo turno, podendo ter no máximo 10 cristais de mana disponíveis para uso.

Cura (Heal) – Restauração de uma certa quantidade de vida de um lacaio ou heroi.

Custo (Cost) – Cada card custa uma quantidade de cristal de mana para ser jogado, este custo é encontrado no canto superior esquerdo de todos os cards.

Curva de Mana (Mana Curve) – Gráfico que mostra a quantidade de cards de custo baixo, médio e alto que um baralho possui. Por meio dela, é possível determinar o estilo de um baralho. O termo “jogar na curva” significa utilizar bem os cristais de mana de acordo com o custo dos cards em mãos.

Controle de Campo (Board Control) – Refere-se ao jogador com mais lacaios em campo de batalha, quem tem o controle de campo geralmente está dominando a partida.

“Counterar” (palavra adaptada do inglês – counter) – Counter significa anular, em Hearthstone os jogadores costumam usar o termo adaptado “counterar” para se referir ao ato de “jogar em volta”, tentando inabilitar alguma jogada ou baralho.

Ciclar (Cycle) – Ato de usar um card para comprar outros, ciclar é buscar cards que você precisa para vencer e que ainda estão no seu deck.

Glossário - Letra D

Dano (Damage) – Causar dano/ferir um lacaio ou um herói.

Dano Mágico +X (Spell Damage + X) – Cards com a mensagem “seus cards de magia causam X de dano extra” darão dano somado ao número de dano da magia em questão. Ex: Bola de Fogo causa 6 de dano a um alvo, se possuir um lacaio com Dano Mágico +1 ela causará 7 de dano ao alvo.

Decklist – É a lista de cards em um baralho, ou seja, todo o baralho.

Deck Builder – Jogador com habilidade de montar boas listas de decks.

Derrota (Defeat) – Quando um jogador atinge zero de vida antes do adversário, quem atingir primeiro é derrotado.

Descarte (Discard) – Quando um card da mão ou no deck é removido antes mesmo de ser ativado. Geralmente ocorre quando o jogador ultrapassa o limite máximo de cards na mão (10 cartas) ou através de efeitos de outros cards. Ex: Demonarca

Descubra (Discover) – Uma palavra chave de cards que possui o efeito de descobrir 3 opções de cards para que uma seja escolhida.

Desencantar (Disenchant) – Destruir uma carta para ganhar pó arcano. A quantidade de pó recebida a desencantar uma carta dependerá da raridade da carta, cartas douradas liberam mais pó do que em suas versões normais.

Destruição (Destroy) – Remover um lacaio do campo de batalha sem causar dano numérico, de forma que a remoção ignore efeitos como escudo divino e imunidade.

Drawback – Termo usado para cartas “inconvenientes” em que seu efeito prejudica quem a usa, mas nem sempre é inútil. Deve-se levar em conta o objetivo/valor dela, como por exemplo as cartas “Aníquilus ou “Hidra Ondamara” que possuem um alto teor de Drawback devido ao seu efeito colateral.

Draft – Elaborar um baralho, termo usado na montagem de baralhos na arena.

Dude – Normalmente associado ao recruta com poder/defesa inicial de 1/1 da classe Paladino. O lacaio é criado tanto com o poder heroico da classe ou por cards como  Perdidos na Selva. Também é um tipo de deck da classe.

Durabilidade (Durability) – Valor que indica quantas vezes uma arma poderá ser usada para atacar, onde cada ataque remove 1 de durabilidade. Este valor é mostrado no canto direito da arma equipada.

Glossário - Letra E

Early Game – Refere-se ao começo do jogo (os primeiros 3-4 turnos da partida).

Eco – Cards com eco podem ser jogados quantas vezes forem possíveis no mesmo turno (enquanto o jogador tiver mana suficiente para usá-lo).

Eficiência de mana (Mana Efficiency) – Consiste na otimização do uso dos cristais de mana, usando-os sabiamente sem “desperdiçá-los” ao finalizar o turno.

Empate (Tie) – Quando ambos os jogadores chegam a zero de vida ao mesmo tempo o jogo termina em empate. Isso conta como derrota para ambos os jogadores.

Épica (Epic) – Uma espécie rara de card, a maioria dos pacotes não vem com um card de qualidade épica nele. Cards épicos possuem uma gema roxa incrustada no centro.

Equipar (Equip) – Refere-se a equipar uma arma ou um segredo.

Escudo divino (Divine Shield) – Lacaios protegidos por este escudo poderão ignorar o primeiro dano que receberem. É importante notar que o escudo divino não protege de efeitos de destruição.

Evocação (Summon) – É o processo de um lacaio aparecer no campo de batalha, podendo ocorrer quando um card de lacaio é jogado ou quando outros efeitos o trazem para dentro do campo.

Exaustão (Exhaustion) – É a condição de um lacaio no momento que entra em campo, que o impossibilita de atacar no mesmo turno que é invocado. Uma exceção deste caso é o efeito Investida.

Experiência (Experience) – Uma recompensa garantida aos jogadores no final da partida, que é usada para subir de nível e sua quantidade é proporcional ao resultado (recebe mais experiência ganhar do que perder a partida). O jogador para de receber experiência ao chegar no nível máximo (60).

Glossário - Letra F

Face – Refere-se ao ato de ignorar qualquer lacaio em campo e projetar o ataque de seus lacaios ao herói oponente. Ex: decks agressivos normalmente focam em ir face do que realizar trocas entre lacaios.

Fadiga – Dano gradativo que o jogador recebe no início de todo turno após o baralho ter acabado. Ao iniciar um turno, se o jogador não possuir mais cards de seu deck para comprar, ele receberá 1 de dano. O dano aumenta a cada nova tentativa de compra de card.

Favorável – Ao dizer que um jogo está “favorável” para alguém, significa que as chances deste jogador vencer com aquele determinado deck ou situação são altas.

Fúria dos Ventos – Uma palavra chave contida em cards. Consiste na capacidade do lacaio ou arma atacar mais de 1 vez por turno (geralmente 2 vezes).

Furtividade – Condição de um lacaio ou herói que fica “indetectável” pelos outros até que o mesmo execute uma ação (de ataque) ou que a condição de furtividade termine mediante ao prazo de duração da mesma. Lacaios e Heróis com furtividade ainda podem sofrer dano provenientes de magias e efeitos em área (em que não é necessário alvo direto para que seja atingido).

Glossário - Letra G

Grito de Guerra – Ativado em cards que possuem esta palavra chave, o efeito grito de guerra acontece no mesmo momento que são jogados. Lacaios lançados por efeitos de magias ou outras formas não ativam grito de guerra, como por exemplo quando são ressuscitados ou roubados por efeitos de mudança de controlador.

Glossário - Letra H

Herói – É o personagem utilizado pelo jogador.

Glossário - Letra I

Inspirar – Palavra Chave que concede algum bônus quando o poder heroico for utilizado.

Glossário - Letra K

Kill – Matar ou eliminar.

“Keepar” – Adaptado do inglês “Keep” (manter), é o ato de segurar determinado card na mão na tela do Mulligan (cards que aparecem no começo do jogo). Ex: É recomendado “keepar” lacaios de custo baixo ou relevantes no Mulligan.

Glossário - Letra L

Ladder – Refere-se ao modo ranqueado onde o objetivo é subir de rank ou “ladder” (escalar).

Line up – Termo para um grupo de decks escolhidos pelo jogador para competir. Ex: “A line de um jogador ‘x’ possui ladino, bruxo, mago e paladino”.

Lendária – Raridade máxima de um card.

Lendário – Rank máximo que um jogador pode atingir em Hearthstone.

Late Game – Refere-se ao final do jogo, do turno 8 em diante.

Glossário - Letra M

Magia – Card de Feitiço que pode possuir efeitos diretos em heróis, lacaios ou efeito em área no campo de batalha. Magia não possui valor de ataque ou vida.

Magnético – Nova palavra-chave da expansão Projeto Cabum, que permite fundir lacaios Mecanoides, combinando o ataque, a vida e as habilidades deles para construir amálgamas eletromecânicas assustadoras. 

Meta – Refere-se à classificação dos decks mais jogados e estilo de jogo no momento, mas nem sempre o que está no meta indica que são os decks mais fortes e sim que são os mais encontrados e jogados na ladder.

Missão – Possui duas referências em Hearthstone: Missões diárias que você recebe para receber uma recompensa (em ouro, pacote, herói, etc) ou Cards de Missões, que exigem determinadas condições para que algo seja destravado durante a partida (um efeito poderoso). Ex: Ao jogar 5 lacaios iguais durante a Missão de ladino, o jogador recebe um efeito como recompensa em que todos seus lacaios recebem status 5/5.

Mão – Refere-se aos cards que estão sob a posse do jogador para serem jogados (estão na mão do jogador). Ex: Quando o Druida está com a mão cheia, significa que o mesmo possui 10 cartas na mão.

Mulligan – São os cards que aparecem no começo do jogo que o jogador pode optar por mantê-los ou trocá-los, esta escolha chama-se Mulligan.

Mill (Milling) – Capacidade de causar excesso de compra de cards com a finalidade de que ao chegar ao número máximo de cards na mão (10 cards) em que as demais a serem compradas sejam queimadas/destruídas. Além de acelerar o processo de fadiga.

Glossário - Letra N

Nível – Número que indica a experiência particular de um herói

Nerf – Consiste em reduzir o efeito de um card, geralmente os nerfs acontecem em cards que jogadores consideram com um poder muito forte (“Over Powered”). Estes nerfs visam equilibrar os cards e o jogo.

NetDecking – Termo usado por jogadores para determinar a busca de listas de decks prontos na internet.

Glossário - Letra O

OP (Overpowered) – Cards que possuem um valor elevado ou exagerado que são capazes de “quebrar” o jogo se forem utilizados diversas vezes.

Out/s – Um “out” é um card comprado pelo jogador que tem objetivo de se recuperar de uma situação desfavorável ou até mesmo vencer o jogo. Ex: Em uma partida onde seu oponente possui lacaios com 2 de vida em campo que irão te matar no próximo turno e você está de sacerdote, um “out” é a nova sagrada, que irá matar todos os lacaios e ainda restaurar vida.

Ouro – Moeda virtual dentro do jogo, utilizada para comprar pacotes e entradas para a arena e taverna heroica.

OTK (One Turn Kill) – É a capacidade de um deck causar uma enorme quantidade de dano capaz de matar o oponente em apenas um turno.

Glossário - Letra P

Pacote (Pack) – Um embrulho que contém 5 cards que pode ser comprado ou recebido através de missões ou datas especiais. Cada pacote possui no mínimo um card raro ou de raridade maior, porém, alguns jogadores podem encontrar pacotes com cards de raridades variadas, como por exemplo tirar duas lendárias no mesmo pacote.

Pó arcano (Dust) – Material gerado ao desencantar cards, também usado para criar/craftar outros cards.

Poder Heroico (Hero Power) – Habilidade única que cada herói possui, custa 2 cristais de mana e não conta como magia.

Provocar – Uma das habilidades de lacaios onde os inimigos devem atacar primeiro aqueles que receberam o Provocar. Magias e alguns poderes heroicos (de mago, por exemplo) podem ignorar Provocar, mas lacaios ou heróis atacando com armas não podem. Quando atacando um oponente com múltiplos lacaios com Provocar, o atacante pode escolher o alvo livremente dentre estes.

Ping – Refere-se à ação do poder heroico do mago que ao “pingar” causa 1 de dano a um alvo.

Glossário - Letra R

Ramp – Usar cards que aceleram o seu ganho de cristais de mana significa “rampar”. Druida é a classe que costuma ser associada ao Ramp por conter cards que aceleram a mana.

RNG – Sigla para “Random Number Generator”, é a geração aleatória de números que em Hearthstone se refere à situações em que um resultado é decidido aleatoriamente. Cards baseados neste sistema distribuem dano aleatoriamente, um exemplo são os alvos das facas do Malabarista de Facas.

Rag – Referência ao lacaio Ragnaros, o Senhor do Fogo.

Ranqueado – Modo de jogo onde vitórias ou derrotas definem um avanço ou declínio de ranks.

Remoção (Removal) – Cards que consistem em remover a ameaça do oponente do campo de batalha. Ex: Golpe Flamejante.

Recruta (Dude) – Normalmente associado ao recruta com poder/defesa inicial de 1/1 da classe Paladino. O lacaio é criado tanto com o poder heroico da classe ou por cards como  Perdidos na Selva.

Recrutar – Invocar um lacaio diretamente do baralho do jogador.

Roubar Vida – Palavra Chave que significa receber cura equivalente ao dano/ataque causado.

Rapidez – Habilita um lacaio a atacar outro no mesmo turno em que ele é lançado.

Glossário - Letra S

Sinergia (Synergy) – Refere-se a dois ou mais lacaios ou feitiços que interagem entre si de forma a aumentar o valor individual ou coletivo de ambos os cards. Um bom conselho é construir o deck com cards que possuem sinergia para que o valor deles seja aumentado e sua estratégia melhorada.

Segredo (Secret) – Oculto até ocorrer uma ação específica, tanto do oponente como do jogador que lançou o card com este efeito.

Silenciar – É um efeito onde o jogador desativa os efeitos e remove todos os encantamentos do card de um lacaio em campo. Este efeito não funciona em mudanças permanentes como polimorfia ou controle da mente, assim como gritos de guerra.

Padrão (Standard) – Refere-se ao formato competitivo vigente do jogo onde os cards de coleções do último ano e do atual são permitidas para jogar. As demais coleções pertencem somente ao outro modo de jogo “Livre/Wild” que permite o uso de todos os cards existentes no jogo.

Glossário - Letra T

Tempo – É a habilidade de um deck/card de dominar o campo de batalha, normalmente está relacionado a lacaios com excelentes status, pois conseguem trocar em outros lacaios e sobreviver ao mesmo tempo que consegue causar muito dano ao oponente. Quanto menor o custo e maior o ataque e defesa do lacaio, maior seu Tempo. Além é claro, de habilidades úteis no combate como Escudo Divino e Rapidez.

Token – São cards gerados por outros cards. Lacaios token não pertencem à coleção e não podem ser obtidos em pacotes e nem craftados. Ex: Recrutas advindos do cavaleiro do punho de prata.

Top Deck – Ação de comprar um card do topo do seu baralho que se encaixa perfeitamente na situação em que você se encontra, seja para responder alguma ameaça, fortalecer a situação no jogo ou dar letal no seu oponente.

Transformar (Transform) – Refere-se a transformar um lacaio. Um exemplo é o feitiço Polimorfia, que transforma qualquer lacaio em uma ovelha 1/1. Estes não podem retornar a sua forma original e não podem ser silenciados.

Trocar – É o ato de matar lacaios adversários utilizando seus próprios lacaios (muitas vezes com maior pontos de vida, a fim de otimizar a troca).

Glossário - Letra V

Valor – Quando se tira o máximo de proveito da habilidade ou do status de um card.

Vanila – Qualquer lacaio que não possui habilidades como Grito de Guerra ou Último Suspiro. Ex: Yeti Ventogelante.

Venenoso – Lacaios atacados por outros lacaios contendo venenoso são mortos instantaneamente, efeitos como Escudo Divino protegem temporariamente contra veneno.

Vivo o universo de Warcraft há 10 anos, e há 3 crio conteúdo de Hearthstone no Fansite Cristal de Mana, além de ser aspirante a pro player e streamer.