Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Ordem e Posicionamento

Confira nosso artigo com dicas sobre ordem e posicionamento de lacaios!

Um assunto pouco tratado e que ainda gera algumas dúvidas é a ordem que fazemos algumas jogadas e o posicionamento dos lacaios em campo. A ordem da jogada muitas das vezes é tão importante quanto a jogada em si, principalmente quando envolve compra de cards. Já o posicionamento por sua vez importa somente em situações específicas.

Tomamos como uma regra geral: "Se puder, sempre compre antes de pensar na jogada", mas em algumas situações esta regra não se aplica. Normalmente isto acontece quando sua jogada depende de probabilidades, por exemplo: Eu possuo um Intelecto Arcano na mão e preciso limpar o campo do meu oponente com uma Fúria de Dragão. A ordem da minha jogada vai depender da probabilidade de comprar um feitiço de custo baixo para melhorar as chances de revelar um feitiço de custo alto na Fúria de Dragão e vice-versa. Outro exemplo seria com o Lacaio Possuído e o poder heroico do Bruxo, a depender do demônio que você queria recrutar é válido comprar antes ou não, tudo depende da quantidade de cards e demônios que ainda possui no deck.

Outra informação importante que muitas pessoas ainda tem dúvida é na ordem como os últimos suspiros e efeitos de início e final de turno ativam, basta prestar atenção na ordem em que os cards entraram em campo. Os cards que entraram primeiro ativam primeiro, é super importante entender isso para fazer alguns jogadas como por exemplo: Jogar primeiro um Agoureiro para depois jogar a Caveira dos Man’ari, assim no início do seu turno seu Agoureiro irá limpar o campo para depois a arma ativar e evocar um demônio de sua mão. Este é um exemplo bem simples, mas há situações bem complicadas que o entendimento desta regra ajuda a entender a ordem que as habilidades serão ativadas e então você poderá pensar qual a melhor opção a seguir.

Agora quando falamos de posicionamento de lacaios, é um problema mais específico para os decks em que o posicionamento importa, principalmente quando se joga contra tais decks. O primeiro exemplo e mais comum seria o Lobo Hediondo Alfa ou Totem de Labaredas, utilizando estes lacaios no seu deck o que você precisa entender sobre o posicionamento de seus lacaios é o seguinte: Lacaios que você considere mais descartáveis ou os mais propícios a fazer trocas, você precisa posicioná-los no meio do campo, já os lacaios que julgue mais importantes ou os lacaios mais fortes tente colocá-los nas pontas (de preferência na ponta esquerda do campo por conta de os lacaios evocados por poder heroico ou feitiços surgirem sempre na ponta direita). Assim você consegue fazer trocas com os piores lacaios e manter seus melhores lacaios em campo.

O segundo exemplo seria quando se joga contra decks com remoções que dependem do posicionamento dos lacaios, tais como Meteoro e Mordida Atroz. Para jogar em volta deste tipo de card basta seguir a mesma regra anterior (lacaios pequenos no meio e lacaios maiores nas pontas), assim você impede o oponente de acertar um lacaio muito grande e dois pequenos com um único card, no máximo ele irá destruir dois com eficiência.

Tente tornar essas regras uma coisa rotineira, que seja automático. A partir do momento em que isso se torna um hábito, deixará de ser uma preocupação.

Jogador profissional e streamer.