Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - O Que Constitui Um Meta Saudável?

Confira nosso artigo sobre o meta perfeito!

Provavelmente você já ouviu algum jogador profissional ou streamer falar sobre o meta estar ou não saudável ou balanceado, mas talvez ainda tenha dúvida sobre o que constitui um meta saudável. Primeiro de tudo você precisa entender sobre os arquétipos de decks que existem, clique aqui para ver o artigo que escrevi descrevendo os principais arquétipos.

Muitas pessoas assimilam um meta saudável a um jogo de pedra, papel e tesoura onde normalmente cada principal arquétipo perde para um e ganha para o outro. Porém, nesta visão não há espaço para aperfeiçoamento e aprendizado, você fica a mercê do sistema de pareamento decidir se vai ganhar ou perder a partida.

Um meta saudável na real é um meta onde sim, existam decks que sejam melhores contra uns e piores contra outros, mas que ainda assim possuam chances de ganhar todas as partidas. Neste meta é possível estudar os decks que você tem dificuldade em ganhar e tentar melhorar tanto a lista do seu deck quanto sua maneira de enxergar o jogo, sua maneira de pensar. Assim você passa a jogar cada partida de uma maneira diferente e se adaptar às dificuldades. Um meta saudável é onde o estudo dele e treino contam tanto quanto a sorte durante as partidas, se não mais.

São vários os motivos que causam o desbalanceamento do meta, dentre eles:

  • Uma classe estar muito mais forte que as outras, o que estimula os jogadores a jogarem somente com aquela classe, pois é a única maneira de ganhar dela mesma.
  • Ter decks que ganham praticamente 100% das vezes contra um arquétipo, porém perdem 100% contra outro arquétipo. Isso desestimula os jogadores a tentarem um arquétipo e estimula a jogar apenas com o outro.
  • Um meta onde todos os decks utilizam um mesmo plano de jogo, porém em classes diferentes, o que torna o meta muito previsível e muito mais baseado em quem compra melhor. Isso ocorre muito quando temos cards neutros muito fortes, que praticamente jogam em todos os decks.

Em parte os jogadores tem um pouco de culpa também neste quesito, mas quem pode culpá-los por apenas jogarem com os melhores decks? Porém é também uma responsabilidade da própria comunidade de tentar criar e testar decks para quem sabe mudar a situação do meta atual. É possível que haja uma lista que consiga consertar o problema, cabe aos jogadores procurarem.

Jogador profissional e streamer.