Versão Beta
Close

Guia de Meta - Xamã Murloc (Deck do Modo Livre de Hearthstone)

Deck, estratégias e outras informações do deck de Xamã Murloc, do Modo Livre de Hearthstone (do meta de Ascensão das Sombras).

Introdução

Salve a todos! Retornando com a nossa série de guias sobre o formato livre, e para começar os trabalhos dessa nova expansão eu trago para vocês o arquétipo novo que obteve os melhores resultados desde de o lançamento da Ascensão das Sombras, o Xamã Murloc. Mesmo o conceito de Xamã Murloc já existindo antes até do lançamento de Un’goro, finalmente temos acesso a uma lista realmente forte e eficaz no formato.

Ao longo das últimas expansões o arquétipo ganhou muitos recursos poderosos, somados aos cards de murlocs do conjunto clássico que já eram usados por outros decks agressivos desde os primórdios do jogo, culminaram nessa lista agressiva que está presente no Tier 2 do formato atualmente, usufruindo da sinergia de murlocs para sempre criar grandes presenças na mesa e ter muitos recursos para preenchê-la novamente caso seu oponente use remoções, existindo variantes com e sem a missão jogando no formato.


Coração do Deck:

Chamaré Murloc Card PTBR
Chamaré Murloc 

Chamaré Murloc

Um dos principais lacaios do arquétipo murloc desde as primeiras versões, Chamaré Murloc é a principal fonte do efeito bola de neve que temos nessa lista. Jogando ele no turno 1 você obriga seu oponente a respondê-lo o mais rápido possível, caso ele não o faça a quantidade de dano que pode ser causada com esse simples lacaio é enorme, o grande número de murlocs na lista permite que você aumente o ataque deste card todos os turnos com muita facilidade.

Dom Finlei Card PTBR
Dom Finlei Card PTBR

Dom Finlei Mrrggltone

Dom Finlei é uma das principais peças no início de jogo desse arquétipo, como era de se esperar ele é um murloc porém o seu efeito vai muito além disso. Conseguir o poder heroico do bruxo ou do caçador no início da partida pode te dar uma vantagem absurda e muitas vezes facilitar a sua vitória. Caso nenhum desses dois poderes heroicos apareçam no grito de guerra, você deve escolher o que melhor se encaixa contra o deck que você está enfrentando.

Salivante Lodoso
Salivante Lodoso

Salivante Lodoso

Uma grande adição que tivemos com a expansão da Ascensão das Sombras para o arquétipo de murlocs na classe, o Salivante Lodoso é muito poderoso pois além de um status agressivo para um lacaio de custo 1, ele também te dá mais recursos que muitas vezes podem ser bem úteis para dominar o controle da mesa no início da partida.

Brrrloc
Brrrloc

Brrrloc

Um lacaio custo 2 relativamente mediano, porém no meta atual, onde temos Bruxo Par e Xamã Par como dois grandes expoentes, ele acaba sendo muito útil para impedir que seu oponente crie uma contra-pressão que te impeça de ser o agressor na partida, ele também é bem interessante contra outros decks agressivos por ajudar a evitar que seu oponente realize trocas favoráveis contra a sua mesa.

Caçador Poçapétrea
Caçador Poçapétrea

Caçador Poçapétrea

Um lacaio de custo 2 bem consistente, além de ter um status bem justo por si só ele também aumenta o status de um outro murloc aliado permitindo que você fortaleça ainda mais a sua presença de mesa na curva. Seus melhores alvos são o Chamaré Murloc e o Don Finlei por serem lacaios de custo 1 que tem um pouco mais de vida.

Pescador dos Esgotos Card PTBR
Pescador dos Esgotos Card PTBR

Pescador dos Esgotos

Com certeza a principal adição que a nova expansão trouxe para esse arquétipo, com o Pescador dos Esgotos você tem tanto uma jogada forte para o turno 2, quanto uma ferramenta para recuperar seu gás e aumentar ainda mais sua presença de mesa, o card é muito forte e vem se mostrado o principal motivo da ascensão deste novo arquétipo.

Líder Guerreiro Murloc Card PTBR
Líder Guerreiro Murloc Card PTBR

Líder Guerreiro Murloc

A principal fonte de dano que o deck possui para o início de jogo, possuindo 2 ou 3 murlocs na mesa o dano adicional ao jogar este card já bem grande, e caso ele não seja removido você consegue rapidamente matar seu oponente infestando a mesa de murlocs.

Vidente da Luz Fria Card PTBR
Vidente da Luz Fria Card PTBR

Vidente da Luz Fria

O Líder Guerreiro é um murloc de custo 3 que aumenta o seu potencial de ataque, já o Vidente da Luz Fria aumenta o potencial defensivo nos seus murlocs permitindo que eles sobrevivam melhor a remoções globais ou trocas e assim consigam atacar mais vezes, causando ainda mais dano.

O melhor momento para jogar este card é possuindo pelo menos 3 murlocs mas caso você precise proteger um Líder Guerreiro ou um Pescador dos Esgotos muitas vezes é completamente válido fazer o uso deste card mesmo que de início não aparente ser tão vantajoso.

Megassauro Manso
Megassauro Manso

Megassauro Manso

Um dos cards responsáveis por aumentar o potencial de dano da sua mesa de murlocs, muitas vezes podendo encontrar +3 de ataque ou fúria dos ventos que viabilizam diversos letais. Outro grande uso desse card é para proteger sua mesa de remoções seja concedendo Escudo Divino, +3 de vida ou até Furtividade aos seus lacaios. Sabendo disso certifique-se de que, se por exemplo a opção que você mais precisa é furtividade, ataque com os lacaios primeiro antes de jogar o card, se a opção que você mais precisa é +3 de ataque não faça nenhuma troca nem ataque face antes de jogá-lo.

Retoque de Murloc
Retoque de Murloc

Retoque de Murloc

O principal finalizador presente na lista, com o Retoque de Murloc você pode transformar uma mesa de pequenos lacaios num ameaça enorme e muitas vezes finalizar a partida em 1/2 após jogá-lo. É importante saber quando usar esse card para trocas, já que contra outros oponentes agressivos muitas vezes você deve prezar o controle da mesa no início do jogo e não o dano direto.


Outros Cards

Toxipina Card PTBR 1
Toxipina Card PTBR 1

Toxipina

Outra grande adição que a Ascensão das Sombras trouxe para o arquétipo, embora quando jogado no turno 1 seja um card bem decepcionante quando combinado com algum outro murloc já presente na mesa, permite que você remova qualquer lacaio com apenas uma troca, num meta recheado de Sacerdote Big, Xamã Par e Bruxo Par isso acaba sendo um efeito extremamente benéfico.

Murloc Caçamaré Card
Murloc Caçamaré Card

Murloc Caçamaré

Não tem muito o que se falar desse card. Pode ser substituído por diversos lacaios mais úteis no início do jogo, porém por invocar 2 murlocs pelo custo de 1 ajuda bastante a reduzir o custo do Retoque de Murloc e também a tirar valor de cards como o Megassauro e o Líder Guerreiro.

Involução
Involução

Involução

Um card muito poderoso no meta que temos atualmente, além de lidar muito bem com decks agressivos(principalmente contra Paladino Ímpar e o Xamã Par) transformando suas grandes ameaças e lacaios menores facilitando o domínio da mesa.

Esse card também pode transformar lacaios com provocar(e/ou roubo de vida/ultimo suspiro) em lacaios mais fracos e assim permitindo que você ataque o herói inimigo sem empecilhos e vença a partida mais rapidamente.

Portal da Voragem
Portal da Voragem

Portal da Voragem

Uma remoção em área de baixo custo e que ao mesmo tempo cria presença de mesa, é muito eficiente em decks agressivos da classe e nesse meta em especial, onde grande parte dos outros decks agressivos são Paladinos Ímpares e Ladinos Pirata o Portal da Voragem se torna umas das principais opções presentes na lista.

Rasguelra Card Lendário de Murloc
Rasguelra

Rasguelra

A lendária nova da classe que foi lançada na Ascensão das Sombras foi uma grande adição para essa lista, 4 mana por um 4/4 é um status bem ok mas caso ele sobreviva por somente um turno ou até seja jogado mais para o fim da partida o valor gerado por seu efeito é absurdo.

Velho Olho Turvo Card PTBR
Velho Olho Turvo

Velho Olho-turvo

Um lacaio muito poderoso para arquétipos de murloc, pois pode causar grandes quantidades de dano assim quando entra em jogo, dependendo, claro, do estado da mesa. É especialmente forte quando combinado com o Líder Guerreiro Murloc para aumentar ainda mais o potencial de dano que pode ser causado.

Repugnaz Card PTBR
Repugnaz Card PTBR

Repugnaz

Muito eficiente no meta atual por proteger a sua mesa de remoções globais, principalmente as que os diversos Bruxos, Sacerdotes e Druidas presentes no formato costumam utilizar. Em especial contra os Sacerdotes Big pode também, ajudar a prevenir as essências sombrias na curva, já contra os Druidas a Peste Incontrolável que também é um card bem problemático para o Xamã Murloc lidar.

Lista

Codigo:

AAEBAaoIBIQX4AWcmwP6Dg3bA8aZA7WYA7bNAva9AqC2AtAHncICjJQDxQOnCLHCAr8XAA==

Xamã Murloc Deck
Xamã Murloc Deck

Substituições

Ao invés do que eu costumo trazer na área de substituições, dessa vez eu trago pra vocês duas variações possíveis que vocês podem fazer no deck, a primeira é uma versão com a missão inspirada na lista apresentada no meta da rankstar postado agora no fim de abril, lista essa que chegou ao top18 lenda nesse mesmo mês, busca ter mais gás e valor usufruindo a missão para continuar podendo criar mesas ameaçadoras.

A segunda é uma versão mais focada em vencer com um grande turno usando Retoque de Murloc ou Sede de Sangue, após lotar a mesa de murlocs no turno anterior, porém ambas seguem a maioria das perspectivas da lista principal do artigo.

Códigos

Versão Missão:

AAEBAfe5AgTgBYQXm8QCnJsDDcUD2wOnCL8X47sC9r0CncICscICts0C8PMCjJQDtZgDxpkDAA==

Versão Token:

AAEBAfe5AgbgBZMJhBeLzgL0mQOcmwMMxQPbA6cIvxeKrQL2vQKdwgKxwgK2zQKMlAO1mAPGmQMA

Decks de Xamã Murloc - Outras versões
Xamã Murloc Missão Deck - 29-04
Xamã Murloc Missão Deck
Xamã Murloc Token Deck - 29-04
Xamã Murloc Token Deck

Mulligan

Em geral mantenha sempre seus lacaios de custo 1 e 2 (exceto por exemplo um Toxipina caso não possua nenhum outro drop 1), se você já começar com pelo menos um lacaio custo 1 muitas vezes é válido manter o Líder Guerreiro Murloc e o Vidente da Luz Fria.

Contra Paladino, Caçador, Xama e Ladino

Mantenha também Portal da Voragem e Involução.

Contra Bruxo e Sacerdote

Mantenha também Repugnaz e Involução (além de cards com silenciar caso esteja utilizando na sua versão).


Pilotando o deck

Contra Arquétipos Agressivos

No meta atualmente a maior parte dos decks agressivos tem um potencial maior que o seu seja de dano direto (como o Ladino Pirata e o Mago Aluneth) ou seja em infestar a mesa rapidamente(como o Paladino Impar e o Caçador Mecanoide), porém em muitos casos você consegue ser bem mais explosivo no início de jogo do que esses oponentes e assim assumir o controle da mesa, é importante manter esse controle sempre fazendo trocas favoráveis e assim conseguir buffar sua mesa com Megassauro ou o Retoque de Murloc e finalizar a partida.

Outro fator importante nessas partidas é o uso de cards como Involução e Portal da Voragem, que no caso devem sempre ser utilizados para evitar que seu oponente tenha um turno 4/5 absurdo com buffs(no caso do Paladino Ímpar e da partida contra outros Xamã Murlocs) ou para evitar que você sofra muito dano/facilitar trocas, contra os demais arquétipos agressivos do formato.

Contra Arquétipos Midrange

Esses decks costumam ter uma partida bem mais balanceada contra o Xamã Murloc já que diferente dos decks mais agressivos ou mais lentos, eles tem um bom balanceamento entre remoções e ameaças, a maior oportunidade de vencer essas partidas é se beneficiando das brechas que esses decks costumam abrir para finalizar a partida, por exemplo um Bruxo Par não tem como lidar com uma mesa de lacaios com mais de 4 de vida nos turnos 4/5/ a menos que uma escadinha para o Profanar exista, se você se certificar de buffar sua mesa sem permitir que essa escadinha aconteça muitas vezes você consegue causar o dano necessário antes que seus oponentes possam jogar mais cards e estabelecer o controle da partida.

Contra Arquétipos Controle, Combo e Mill

Nessas partidas o plano de jogo acaba sendo bem simples, você busca criar o máximo de pressão possível na mesa jogando em volta sempre das remoções que cada classe pode utilizar para lidar com suas ameaças, atualmente no meta temos uma grande variante de decks que seguem essa perspectiva mas que jogam de formas diferentes, no entanto se adaptar para enfrentar cada um deles não é difícil, claro que oponentes como Guerreiro Ímpar e Bruxo Controle podem acabar sendo muito mais complicados que outros adversários mas no geral você só precisa otimizar seus recursos e tentar causar o máximo de dano possível antes que o adversário consiga o controle da partida.

Contra decks combo OTK tem uma dica muito importante de lembrar, que é: no caso de você não conseguir ser agressivo suficiente e matar seu oponente nos primeiros 9 turnos, você pode garantir mais um turno sem ser combado mesmo após ele reunir todas as peças do OTK na mão, para isso você deve apenas guardar o Repugnaz e jogá-lo somente no primeiro turno 10 após o seu oponente ter jogado o Imperador Thaurissan.


Conclusão

Esse é um deck perfeito para aqueles que curtem os arquétipos mais agressivos focados em controlar a mesa e buffa-la para assim causar grandes quantidades de dano, se assemelha bastante ao Druida Agressivo e ao Paladino Ímpar, porém com uma jogabilidade bem mais interessante por conta das aleatoriedades que envolvem a sinergia de murlocs, dos novos arquétipos até agora é o que mais se sobressai no meta que encontramos hoje em dia na ranqueada por conta de sua grande força explosiva, As partidas com a lista variam de 5 a 15 minutos e não costumam ser possíveis de vencer caso passe disso, a menos que você tenha um rng bem positivo numa variante com a missão.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br