Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Xamã Controle (Padrão)

Confira nosso guia completo com gameplay!

INTRODUÇÃO

O Xamã Controle é um arquétipo que sempre tem dificuldade em conseguir um espaço no meta, mesmo que ele ganhe alguns cards de suporte em expansões. Isso acontece pelo fato do conjunto Clássico e Básico não possuir tantos recursos para o arquétipo e é neles que estão a maior parte dos cards no modo Padrão. Porém, neste novo meta, ele está se saindo muito bem contra boa parte do decks tier 1 e 2 atuais, principalmente o Guerreiro Controle que é um dos decks mais populares na ranqueada. 

PRINCIPAIS CARDS

Caldo da Bruxa

Restaurar 4 de Vida por 2 manas é muito pouco, porém são dois os motivos por este card ser um ótimo suporte para o arquétipo: Em primeiro lugar, o Caldo da Bruxa pode ser utilizado até 5 vezes por 10 manas, o que resulta em 20 pontos de vida restaurados do seu heroi e se você já conseguiu controlar o jogo, você simplesmente impede do seu oponente conseguir um card para te finalizar; O segundo motivo seria sua flexibilidade, pois são só pode ser utilizado para curar seu heroi mas também curar os seus lacaios, dessa maneira ele ajuda a você manter o controle de campo.

Estratagema de Hagatha

Este card não foi muito bem visto nos reviews da nova expansão, mas que surpreendeu bastante após vários testes. O principal fator da Estratagema de Hagatha ter sido considerada um card ruim é o fato dela ser um péssimo card para ser comprado tarde numa partida, pois você tem de esperar vários turnos para que ela seja utilizável. Porém esse problema foi amenizado pelo deck possuir muitos cards que dão suporte durante os turnos em que a Estratagema de Hagatha ainda está sendo aprimorada. 

Rainha-Pantanosa Hagatha

Este card lendário entrou no deck exclusivamente para melhorar as partidas contra decks mais lentos de controle, pois é um lacaio muito lento contra decks agressivos. Normalmente você não irá ter um turno livre para jogar a Rainha-Pantanosa Hagatha contra um deck agressivo sem que você não se preocupe com o dano que irá receber no próximo turno, sempre será uma aposta. Porém, contra decks de controle este card é excelente por gerar um valor muito grande tanto quando é jogada como também quando você utilizar o Calafrarte para reutilizar seu Grito de Guerra e o Grito de Guerra do Horror criado.

Fonte Errante

A Fonte Errante é um card comum que facilmente possui o nível de poder de um card épico, ele consegue remover dois lacaios imediatamente do campo do oponente e restaurar 8 de vida do seu heroi, tudo que você precisa nas partidas contra decks agressivos e midrange. Sem contar também que na maioria da vezes que utilizá-lo ele ainda irá continuar em campo para atacar no próximo turno ou no mínimo obrigar seu oponente a gastar algum recursos para removê-lo do campo. Este é um dos cards mais importantes para o sucesso deste deck na ranqueada atualmente.

Arquivista Elysiana

A Arquivista Elysiana, apesar de pouco tempo existente no meta, já é um dos cards mais controversos na ranqueada. É outro exemplo de card que entra somente para melhorar as partidas contra decks de controle, isso porque ela adiciona 10 cards extras no seu deck depois que você chegou à fadiga, fazendo com que seu oponente perca pelo próprio dano da fadiga. O problema é que, como a Arquivista Elysiana é um card neutro, todos os decks tem acesso à ela e é justamente isso que aconteceu com todos os decks de controle, o que acabou prolongando demais as partidas que acabam durando de 30 a 40 minutos. Além disso, os decks passaram a buscar maneiras de repetir o Grito de Guerra deste card, devolvendo para mão ou criando cópias (Ou Calafrarte no caso do Xamã) dela para e isso prolongou mais ainda as partidas entre os decks de controle. Não é por mais que a Arquivista Elysiana tem sido um dos principais cards cotados para o próximo nerf. 

LISTA COMPLETA

CÓDIGO

AAECAaoICO0Fp+4C7/cCmfsCoIADuZkDxZkDhp0DC4oB9QTeBf4F/wWyBooH4vgCioUDrZEDipQDAA==

MULLIGAN

Visão Distante e Visões Inquietantes são os dois cards que você sempre irá manter na sua mão inicial. Contra decks agressivos busque por Agoureiro e Estratagema de Hagatha e, se seu oponente consegue evocar um lacaio muito forte ainda cedo na partida como Gigante da Montanha e Edwin VanCleef, busque também pela Bagata. Contra decks de controle é importante manter na sua mão a Arquivista Elysiana e Calafrarte para impedir que ele consiga puxá-los do seu deck com Importunatron se ele utilizar no deck.

POSSÍVEIS SUBSTITUIÇÕES

Contra decks agressivos:

-1 Rainha-Pantanosa Hagatha

-1 Mago Sangrento Thalnos

+2 Salivante Lodoso

Contra decks de controle:

-2 Técnico de Controle Mental

+2 Importunatron


Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de HearthstoneFacebookTwitter, YoutubeInstagram 

Jogador profissional e streamer. Email: pdantas@cardnamanga.com.br . Twitter: @HeisenbergCWG