Versão Beta
Close

Guia de Meta - Bruxo Hora Sombria (Deck do Modo Livre de Hearthstone)

Deck, estratégias e outras informações do deck de Bruxo Hora Sombria, do Modo Livre de Hearthstone.

Introdução

Salve a todos! Dessa vez no guia de ranqueada livre eu trago um arquétipo bem polêmico que surgiu no formato livre com o lançamento da Ascensão das Sombras, o Bruxo Hora Sombria. Esse deck consistente em usufruir do Broto-de-Sangue para conseguir realizar o combo Círculo Malévolo/Estratagema de Rafaam + Hora mais Sombria no turno 4/5/6(dependendo da moeda), e com isso muitas vezes vencer a partida por faltas de respostas viáveis que não existem para a maioria dos arquétipos atuais. Além disso deck possui toda a casca defensiva do Bruxo Controle (com exceção de Gul’dan) o que ajuda bastante a se manter vivo contra os diversos arquétipos agressivos do formato.

O deck vem sendo bem comentado por ser um combo muito forte muito no início do jogo, mas devido a necessidade de comprar 3 cards específicos para poder realizar em um único turno ele possivelmente vai ser considerado balanceado para o formato pelo time da blizzard.

Coração do Deck

Pacto Sacrificial Card PTBR
Pacto Sacrificial Card PTBR

Pacto Sacrificial

Card muito importante na parte defensiva da lista por permitir que você mate o seu próprio Arauto do Caos no turno que ele é jogado, com isso além de curar os 5 de vida você consegue trazer o Senhor do Caos para jogo o mais rápido possível.

Broto-de-sangue Card
Broto-de-sangue Card

Broto-de-sangue

Esse card faz com que o combo Hora mais Sombria + algo que invoque diabretes funcione nos primeiros turnos do jogo assim te dando uma vantagem absurda na partida, muitas vezes conseguindo ganhar pela falta de respostas no deck do seu oponente para tantos lacaios enormes.

Profanar Card PTBR
Profanar Card PTBR

Profanar

Uma das melhores remoções globais do jogo e uma das muitas disponíveis para a classe. Profanar é excelente para lidar com arquétipos agressivos, porém também pode ser útil em partidas contra outros controles, caso você consiga fazer a “escadinha”, podendo limpar mesas enormes com um único card.

Estratagema de Rafaam
Estratagema de Rafaam

Estratagema de Rafaam

Um dos feitiços que serve como fonte de diabretes para que você possa realizar o combo, mesmo sendo consideravelmente pior quando comprado do topo, se vier na sua mão inicial a Estratagema permite muitas vezes os combos mais absurdos com a Hora mais Sombria.

Arauto do Caos Card PTBR
Arauto do Caos Card PTBR

Arauto do Caos

Seu efeito é muito importante para arquétipos mais lentos na classe, por permitir a possibilidade de segurar decks agressivos, já que ele possibilita puxar um Senhor do Caos muitos turnos antes do turno 9 e assim geralmente virando a partida ao seu favor. Além disso, é um lacaio consistente para sua curva de mana e desperta um sentimento de dúvida no oponente em relação a trocas e caso você jogue a Hora mais Sombria ele aumenta ainda mais o potencial de presença de mesa já que além do lacaio puxado do deck ele também puxa um demônio da sua mão com o último suspiro.

Círculo Malévolo Card PTBR
Círculo Malévolo Card PTBR

Círculo Malévolo

Sua principal fonte de diabretes, diferente da Estratagema esse feitiço consistentemente invoca 4 diabretes e assim te dá uma certeza que você vai conseguir tirar valor do combo mesmo quando comprando ela no topo. Em muitos casos você vai se ver na necessidade de jogar este card turno 4 para poder contestar a mesa do seu oponente, e ao mesmo tempo ameaçar um possível uso de uma Hora mais Sombria no turno seguinte(caso você tenha a moeda).

Destrinçador Nerubiano
Destrinçador Nerubiano

Destrinçador Nerubiano

Esse lacaio é um dos cards mais ameaçadores para ser puxado pela Hora Mais Sombria, mesmo sendo apenas um 5/5 quando entra na mesa todos os feitiços começam a custar 2 a mais, com isso você muitas vezes impede que seu oponente consiga remover a mesa gerada pelo seu combo.

Hora Mais Sombria Card PTBR
Hora Mais Sombria

Hora Mais Sombria

A principal peça desse arquétipo, o feitiço lançado na Ascensão das Sombras combinado com todos os recursos que esse deck possui acabou criando um novo arquétipo combo para classe Bruxo bem eficaz no formato, mesmo não sendo tão consistente e nem perto do nível de quebrado que é a interação do Barnes com o Sacerdote Big, a Hora Mais Sombria somada a Broto-de-Sangue e algum feitiço de criar lacaios continua sendo um combo muito potente e com uma presença bem interessante no formato atual.

O Lich Rei e Ragnaros, o Senhor do Fogo

Ambos estão presentes na lista por um motivo bem simples, são lacaios grandes com efeitos extremamente vantajosos principalmente se invocados de graça.

Lich Rei e Ragnaros, o Senhor do Fogo
O Lich Rei
O Lich Rei
Ragnaros Card PTBR Modo Livre
Ragnaros Card PTBR Modo Livre
Mal'Ganis
Mal'Ganis

Mal'Ganis

Outro lacaio enorme e com efeito muito poderoso assim como Rag e Lich Rei porém com um grande diferencial de ser um Demônio e assim ter sinergia com todos os cards que tem efeitos referentes a essa tribo.

Senhor do Caos CardPTBR
Senhor do Caos CardPTBR

Senhor do Caos

A melhor criatura defensiva lançada para a classe. Extremamente eficaz em segurar os começos explosivos dos decks agressivos do formato atual, caso você consiga desviar de um possível silenciar na lista do adversário, Senhor do Caos se torna uma grande muralha a ser escalada para qualquer adversário mais agressivo.

Y'Shaarj, Raiva Incontida
Y'Shaarj, Raiva Incontida

Y'Shaarj, Raiva Incontida

Decks que tem a possibilidade de invocar lacaios de graça geralmente tendem a utilizar esse card, além de ser uma ameaça pelos seus status, a cada turno que ele sobrevive, Y’shaarj aumenta ainda mais sua presença de mesa e com isso sua vantagem na partida.


Outros Cards

Reviravolta Card PTBR
Reviravolta Card PTBR

Reviravolta

Muito útil nesse deck em duas situações, a primeira é para tentar encontrar as peças do combo caso elas não tenham vindo nos seus primeiros cards, a segunda e mais importante é para permitir que você possa embaralhar os grandes lacaios que você comprou e possivelmente conseguir tirar mais valor do combo(caso eles não sejam comprados novamente).

Ira Demoníaca
Ira Demoníaca

Ira Demoníaca

Uma remoção em área muito útil no meta atual graças a grande presença de Paladinos Ímpares, além disso pode ter uma sinergia positiva se você já possuir diabretes na mesa já que ela não causa dano em demônios.

Detectar Demônios
Detectar Demônios

Detectar Demônios

Muitas versões escolhem utilizar duas cópias deste card para aumentar a chance de comprá-la no início do jogo, e claramente com isso aumentar a capacidade de filtragem e a velocidade com que você consegue invocar um Senhor do Caos na partida, mesmo assim nessa versão preferimos usar apenas uma cópia para que o deck tenha o mínimo de compras mortas possíveis mais para o fim da partida.

Implosão de Diabrete
Implosão de Diabrete

Implosão de Diabrete

Um card que eu cogitei bastante utilizar duas cópias(uma no lugar de uma estratagema) por além de invocar diabretes servir de remoções em muitos casos, custa um pouco acima do que a gente gostaria de gastar pelo seu efeito porém é uma adição interessante na lista.

Zilliax - Card PTBR de Hearthstone 02
Zilliax - Card PTBR de Hearthstone 02

Zilliax

Um dos cards lendários mais utilizados no formato atualmente, pela sua versatilidade Zilliax está se tornando uma das maiores tech cards do formato, nessa lista não é diferente você acaba usando o card apenas por ser uma ferramenta defensiva excelente contra os diversos decks agressivos presentes no meta atual.

Demossauro Carregado Card
Demossauro Carregado Card

Demossauro Carregado

Uma opção bem poderosa para aumentar o potencial de explosividade e pressão com o combo da Hora mais Sombria, além disso é bem útil para remover imediatamente lacaios de médio porte mais para o fim do jogo caso você necessite.


Lista

Deck Bruxo Hora Sombria PTBR Livre
Deck Bruxo Hora Sombria PTBR Livre

Código

AAEBAf0GCPYC3AbCD90PqKsCws4CoIAD2psDC6MBjg79EcbCApDHAufLAqfOAujnApDuAquRA/6VAwA=

Substituições

Mantendo o padrão do artigo do Xamã Murloc trago algumas possíveis alterações de versão no deck ao invés de substituições para enfrentar partidas específicas, sintam-se livres para adaptar suas versões pessoais e testar como a lista funciona contra o que você tem enfrentado.

Versão Anti-Agressiva

AAEBAf0GCPYC3AbCD90PqKsCws4CoIADq5EDC6MBtgfECI4O/RGQxwLnywKnzgLo5wKQ7gL+lQMA

Versão com mais Ameaças

AAEBAf0GCPYCwg/dD6irAsLOAtvpAquRA9qbAwujAfcE3AaODsbCApDHAufLAqfOAujnApDuAv6VAwA=

Versão Lenta com Importunatron

AAEBAf0GCPYC2wbcBsIPqKsCws4Cl9MC2psDC6MBjg7dD8bCApDHAufLAqfOAujnAquRA5WUA/6VAwA=

Mulligan

O mulligan desse deck é um mulligan agressivo, claro que você pode optar por escolhas mais seguras como manter Profanar e Ira Demoníaca contra Paladinos porém no geral você busca mulligar todos os cards exceto Detectar Demônios para tentar conseguir 1 Hora mais Sombria 2 Broto de Sangue e 3 um feitiço que invoque diabretes.

Pilotando o deck

Diferente da maioria das listas que eu trago nessa série o Bruxo Hora Mais Sombria não varia praticamente nada em jogabilidade independente do oponente, claro que contra decks agressivos a sua principal missão nos primeiros turnos vai ser manter sua vida o mais alto possível e ao máximo manter a mesa adversária limpa para assim conseguir virar a partida num turno onde o combo seja jogável, já contra oponentes controles ou combo você vai buscar utilizar o seu combo o mais rápido possível para que assim ele não possa ser respondido, porém a jogabilidade costuma se manter bastante não tem muitos segredos.

Arauto do Caos, Profanar, Ira Demoníaca, Senhor do Caos e Zilliax são cards defensivos muito populares na classe e que continuamente serão utilizados por esse arquétipo nos primeiros turnos para permitir que você se mantenha vivo contra oponentes agressivos e para que os oponentes mais lentos pensem que você é apenas um Bruxo Controle Comum, com isso você consegue pegar muitos oponentes de surpresa com o seu combo e ganhar diversas partidas.

As únicas remoções no meta atual que podem responder o combo na curva(5 ou 6) são:  Sementes de Veneno do Druida e Briga/Ímpeto Temerário do Guerreiro. Com Broto-de-Sangue + Espiral Etherea a classe Bruxo também se torna capaz de remover o combo nos primeiros turnos onde ele pode ser realizado só que apenas com a combinação de dois cards, de resto todas as outras classes só podem remover uma mesa dessas com um rng muito positivo ou apenas em turnos mais avançados na partida, o que faz desse combo quando jogado na curva completamente desbalanceado no metagame.


Conclusão

Esse é um deck para aqueles que curtem partidas rápidas e com combos explosivos, para aqueles que curtem usar vários lacaios e enormes e para todos os fãs da classe Bruxo, apesar de a princípio parecer apenas mais um arquétipo lento da classe o deck tem diversas peculiaridades que tornam ele único e bem divertido de se pilotar, além disso ele é consideravelmente mais rápido que outros arquétipos da classe com suas partidas variando de 6 a 20 minutos. Mesmo sendo claramente bem forte não se sabe se a Blizzard vai balancear algum card dessa lista, já que muitos membros da comunidade tem reclamado bastante desse combo e até comparando ele com o maior desbalanceamento da história do formato que é o Sacerdote Big.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br