Versão Beta
Close

Não é o presidente dos EUA. Conheça Trump, fenômeno do Hearthstone

Conheça um pouco mais sobre o carismático Jeffrey Shih

por Yohan Bravo

De uns tempos para cá, a profissão “Streamer de Jogos” se tornou uma das mais populares de todo o mundo. Nessa carreira, alguns players de nível “Pro” exibem suas habilidades para o mundo, em tempo real, através do streaming de vídeo. Obviamente, alguns jogos são mais populares do que os outros e alguns Streamers acabam se transformando em celebridades, com muitos fãs por todo mundo. Esse é o caso do icônico Trump, fenômeno do Hearthstone.

Bem, se você ainda não sabe quem é esse tal de Trump, hoje vai ficar conhecendo ele. Neste post, vamos dedicar algumas palavras a esse player que ficou extremamente famoso por causa das suas habilidade no game Hearthstone. Sendo assim, não deixe de conferir!

Trump - fenômeno do Hearthstone
Trump - fenômeno do Hearthstone

Quem é Trump?

Como o título deste post já indica, não estamos falando do presidente dos EUA. Não mesmo! Trump ou TrumpSC são os nicknames utilizados Jeffrey Shih, um “Pro Player” que fez seu nome com o streaming de jogos como Starcraft II e Hearthstone.

A história do nickname Trump é curiosa. Conforme conta o próprio Jeffrey, após ter se formado na faculdade (curso de administração e finanças), ele conseguiu um bom emprego em um banco. Foi exatamente quando ele decidiu usar as suas horas vagas para entrar na crescente “onda do streaming”.

No início, Jeffrey se dedicava ao jogo Starcraft II e seu nickname havia sido escolhido por conta do significado verbal da palavra “Trump”, que significava o mesmo que “Excel”. Isto é, ser muito bom em alguma coisa. No entanto, o presidente dos EUA também foi uma inspiração...

Na época, o programa “O Aprendiz” estava sendo veiculado nos EUA e o grande apresentador era Donald Trump. Jeffrey confirmou que assistir ao programa foi uma grande influência.

Depois de alcançar números interessantes com os streamings de Starcraft II, Trump decidiu largar o seu emprego no banco e se dedicar à carreira de Streamer, garantindo o seu sustento com o programa de parcerias da plataforma Twitch.

A era Hearthstone

Após conquistar uma boa legião de fãs com seus vídeos do jogo Starcraft II, Trump decidiu apostar em um game promissor, Hearthstone: Heroes of Warcraft (na nomenclatura antiga, assim era chamado). Como se fosse uma obra do destino, a aposta deu muito certo.

Trump começou a jogar e fazer streamings de Hearthstone ainda na fase beta do jogo. Rapidamente, ele alcançou o status de “O jogador de Hearthstone mais famoso de todo o mundo”. Certamente, os números alcançados pelo canal do Twitch ajudaram a justificar esse título.

O player chega a fazer sete horas diárias de streaming e consegue reunir milhares de visualizações todos os dias. Além disso, Trump chegou a vencer alguns prêmios no Blizzard Stream Awards, na categoria, “Most Educational Stream”.

No fim, todas as suas conquistas como Streamer acabaram resultando em uma convocação para a equipe profissional Team Razer. Isso aconteceu em 2013, quando Jeffrey Shih se tornou o primeiro jogador profissional de Hearthstone. Sua trajetória como competidor não é tão notável, mas o jogador passou pela equipe Team SoloMid e hoje faz parte da equipe Tempo Storm, como jogador e criador de conteúdo.

Mas o que é que o streamer Trump tem de tão especial?

Conforme foi destacado, Trump recebeu um prêmio na categoria “Stream mais Educacional”. E isso é que faz seu canal no Twitch ser tão especial. Usando toda a sua expertise, o jogador ainda dá dicas e ensina a todos sobre o funcionamento do Hearthstone.

Os decks criados por Trump são bons exemplos a serem seguidos, tanto por especialistas quanto iniciantes no assunto. Afinal, mesmo sem gastar um único centavo, Trump conseguiu superar muitos jogadores e chegar ao topo do ranking.

A popularidade do jogador ficou tão grande que alguns fãs criaram um site totalmente dedicado a ele. Aliás, nesse site existe uma seção denominada “Trump’s Decks”, que reúne todos os decks montados por Jeffrey e disponibilizados para os jogadores.

Trump, fenômeno do Hearthstone

Assim como aconteceu com outros Streamers, como o famoso Ninja, Trump foi elevado ao status de celebridade devido à grande popularidade dos seus canais no Twitch e no Youtube. Todas as pessoas que fazem parte do universo do game Hearthstone já ouviram falar do fenômeno Trump.

Esse nome é o centro das atenções em muitas discussões acerca de valores alcançados com a receita dos streamings, dicas sobre decks, jogadas, etc. A própria Revista Rolling Stone já fez uma matéria completa, falando sobre o jogador e seus feitos.

A própria Blizzard, criadora do game Hearthstone já deu pistas de que Trump, muitas vezes, age como um consultor para os designers. O jogador já foi visto em várias reuniões dentro da empresa e seus feedbacks costumam ser muito valorizados pelas equipes de desenvolvimento.

Sem dúvidas, esses fatos provam que a popularidade do player vai muito além dos seus vídeos. Ele conseguiu criar uma reputação. E claro, não é preciso dizer que ele tem ganhado um bom dinheiro com isso. Como prova disso, temos a Forbes, que já fez um estudo com o próprio Trump e apresentou o jogador com um dos exemplos de que a carreira como Streamer pode ser altamente lucrativa.

Encontre o Trump em Hearthstone

Agora você sabe que, quando tocamos no nome Trump, dentro do universo do game Hearthstone, o presidente dos Estados Unidos fica em segundo plano. O Pro Player tem muitos fãs ao redor do mundo e vem fazendo um excelente trabalho educativo com os seus canais no Youtube e no Twitch.

E o mais legal nessa história toda é que você pode encontrar o jogador e desafiá-lo dentro do game. Não faltam histórias de jogadores que conseguiram seus duelos contra o fenômeno do Hearthstone. Alguns chegaram a vencer o “Pro Player” e transformaram esse feito em um grande evento.

Resumindo, Trump é uma peça-chave na história do game Hearthstone. Apesar de ser um dos jogadores mais habilidosos do mundo, sua carreira é voltada para o entretenimento dos fãs desse jogo que não para de acumular novos seguidores. E você, o que acha do Trump? Deixe nos comentários sua opinião!

Colaboradores da Comunidade Card na Manga