Versão Beta
Close

Os principais fundamentos de Hearthstone (Parte 1)

Aprenda com passos simples como desenvolver suas habilidades e melhorar seu jogo

por Daniel 'RyzingxFire' Moura

Alô aluno, RyzingxFire aqui. Nesse artigo trago-lhes um pouco de conhecimento.

Para aprender algo eficientemente, é bom considerar estes passos:

  • 1 - Analise a si próprio e procure qual habilidade ou conhecimento que você precisa melhorar
  • 2 - Estude para entender o que é e como melhorar tal habilidade.
  • 3 - Pratique conscientemente e se esforce para usar as habilidade adquiridas.
  • 4 - Quando o X da questão estiver resolvido, repita o processo.

Sem o pleno reconhecimento que está desenvolvendo a habilidade em questão, a maioria das pessoas esquecem tudo que desenvolveram em apenas 50 horas.

É necessário utilizar esforço consciente para melhorar, porém, há um limite para a quantidade de coisas que você pode manter sua consciência ativa, sendo assim, focando em uma ou duas habilidades ao mesmo tempo é melhor. Para ajudar com isso, apresento este guia com conhecimento adquirido através dos anos.

Escolhendo decks melhores!

Foque em aprender seus decks corretamente, se estiver com dificuldades com uma lista tier 1 ou tier 2, o problema é você, e não a lista. Se estiver com apenas 35% de taxa de vitória, as coisas não vão mudar trocando para uma lista com apenas 2% de diferença. É uma perca de tempo e esforço mental, tempo que poderia ter sido gasto aprendendo realmente pilotar um deck e melhorando suas habilidades.

Se divertindo

Não esqueça de se divertir. Um deck que você não gosta, irá jogar menos e tiltar mais. Um deck que você gosta vai te dar mais vontade de jogar e aprender tudo sobre. É interessante ter de 2-3 decks que, combinados, são rápidos, fáceis, complexos e diverso/fresco. Assim eu retenho um pouco de variação e sempre jogo algo que combina com meu humor.

Conheça o meta

Para esse tópico, você veio ao lugar correto. Eu fui o maior escritor de metas desse Brasilzão durante muito tempo, então cola comigo que to aqui pra ajudar.

Estudar o Meta é vital, quem conhece meus artigos sabe o tanto que eu digo isso. Detalhes importantes são:

  • 1 - Quais deck são populares?
  • 2 - Quando aparecer a classe X, quais chances que tenho de aparecer o deck A, B ou C? (detalhe importante para o mulligan).
  • 3 - Como identificar decks? Saber qual card é usado nos turnos iniciais de deck A, B ou C.
  • 4 - Quais os perigos e peripécias que cada lista tem?
  • 5 - Quais condições de vitória e plano de jogo?
  • 6 - Que chance em % meu deck tem contra o deles?

Conhecer o mulligan contra as classes

Não fique em duvida durante o mulligan. Pense sobre eles antes de iniciar a busca por partida. Dependendo da partida, alguns cards que você mantem na mão fazem total diferença ao decorrer do jogo.

Exemplo: Manter Briga contra um bruxo; é inuitivo e algo que sempre vai encontrar utilidade. Em breve vou ter formas de disponibilizar mulligan geral.

Tempo, Valor, Fadiga ou Combo. Qual é o estilo do jogo em andamento?

Conhecer suas matchups e seus aspectos ajuda a ter uma ideia de quem terá mais vantagens ao decorrer da partida.

  • Tempo: Controle de mesa e você não pode cair em desvantagem, jogar por valor pode causar sua derrota. É um missplay muito comum quando o jogador segura cards para tirar valor quando na realidade ele deveria jogar por tempo.
  • Valor: As partidas são mais em questão de quem consegue desgastar mais o deck do outro com trocas do estilo 2-por-1, o 1 sendo algo seu. Pense sobre como tudo em seu deck se alinha com do seu oponente ao invés de ficar preocupado com desvantagem na mesa ou menos pontos de vida. O vencedor é aquele que tiver mais valor.
  • Fadiga: Quando ambos rodam mais remoções do que lacaios, a pessoa que comprar mais cards toma mais dano de fadiga, obviamente. Geralmente, o derrotado é definido como o que é mais forçado a comprar respostas. Cada card tem sua importância, então evite comprar sem necessidade, busque formas de acrescentar cards ao seu baralho e impeça seu oponente de fazer o mesmo.

Algumas partidas acabam indo para fadiga, porém, estas partidas são de valor! Aprenda diferenças de ambas, não confunda pois isso pode te custar o jogo.

Releia a parte sobre valor, se necessário.

  • Combo: Um corrida para comprar suas peças e preparar o combo. Quantidade de cards que podem ser compradas em um turno deve ser mais valorizado do que valor ou tempo. Exemplo: Druida Malygos de metas passados, joga fora sua mão inteira mesmo sem obter nada de valor, só pra ter mais espaço pra comprar com Infestação Total.

Em breve trarei a parte 2 deste artigo! Caso tenha gostado, comente e compartilhe com seus amigos! Até a próxima!

Colaboradores da Comunidade Card na Manga