Versão Beta
Close

Magia em Warcraft: Entenda os Tipos por meio dos Cards de Hearthstone

Confira os diferentes tipos de magia e suas origens no universo de Warcraft

por Moacir Liberato

A Magia em todas as histórias bem construídas é coerente e tem regras. Vamos aprender como ela funciona em Warcraft.

A Magia está presente em todo o universo. É a força que transforma os mundos e as estrelas. Ela é fruto das forças cósmicas, a essência do universo.

As Forças Cósmicas da luz e da Sombra

Duas forças contraditórias, mas que não podem existir isoladamente. A luz se manifesta na Magia Sagrada, já as sombras nas Magias do Vazio.

Enquanto Magias Sagradas inspiram sentimentos de esperança, conforto e coragem, as Magias do Vazio trazem desespero dúvida e pânico. Uma age no coração, a outra na mente.

Magias Sagradas

As Magias de Luz são usadas por sacerdotes e paladinos. Em Hearthstone temos como exemplo muitos cards dos Heróis Anduin Wrynn e Uther Lightbringer.

Em geral elas curam os alvos ou dão força aos que acreditam no poder da luz.

Alguns cards:

Fogo Interior - Custa só 1 Cristal para igualar o ataque à vida de uma criatura. Reflete a ideia de que os seres são tão poderosos quanto a luz que brilha dentro dos seus corações.

Sacerdotisa do Conluio e Controle Mental - Dois cards que “roubam” criaturas do seu oponente. É a Magia de Luz influenciando o coração dos seres, suas motivações e vontades.

Humildade - Um card que muda o ataque de um lacaio para 1. Funciona como a Sacerdotisa do Conluio e o Controle Mental, tirando do alvo a vontade de lutar pela força das suas emoções.

Esse é um card do Paladino, que tem um poder mágico menor do que o Sacerdote. Por isso, mesmo que usem a mesma força mágica, o sacerdote consegue fazer com que os inimigos se aliem a ele, já o Paladino só consegue enfraquecer sua resolução.

Justamente por essa influência maior da Magia que o Sacerdote está apto a ser influenciado pelas sombras, mesmo quando deseje somente a luz.

Magias do Vazio

As Magias do Vazio são usadas por Bruxos e Sacerdotes caídos.

Emissário do Caos - Card clássico dos bruxos. Criatura que custa 1 cristal, tem 3 de vida e provocar. Uma cria das sombras invocada pelos bruxos.

Sacerdalma Auchenai e Forma de Sombra - Faz com que os cards e poderes do Sacerdote ao invés de conceder vida, causem dano. É um exemplo de como o Sacerdote pode deixar a luz e entrar nas sombras.

Hora mais Sombria - Card que destrói todos os seus lacaios e evoca a mesma quantidade de lacaios aleatórios. Magias do Vazio costumam ter elementos de aleatoriedade e troca. Elas trazem criaturas misteriosas de uma dimensão desconhecida por um preço - sempre alto.

As Forças Cósmicas da Vida e da Morte

A vida e a morte se alternam em tudo que existe no mundo físico.

Uma se manifesta pela Magia da natureza, que faz crescer e evoluir. Já a outra pela Magia Necromântica, a Magia da Morte.

Magia da Natureza

São usadas pelos Druidas e algumas outras criaturas da natureza.

Poder da Selva - Um card que tem dois efeitos, concede +1/+1 a todos os lacaios ou evoca uma Pantera 3/2.

Reflete dois aspectos da Magia da Natureza. Primeiro a transmutação, a capacidade dos Druidas de Usar a Magia da Natureza para se transformarem em bestas. Segundo a capacidade de influenciar a Natureza em geral.

Alma da Floresta - Card que revive lacaios mortos como Arvorosos 2/2. Reflete a ideia de renascimento. O ciclo eterno da natureza.

Crescimento Silvestre - O uso da Magia da Natureza na sua essência de fazer crescer e evoluir.

Não é atoa que uma das dinâmicas mais fortes dos Decks de Druida seja o Ramp.

Magia Necromântica

É a Magia que levanta os mortos, recria as suas carnes e faz com que andem mais uma vez. Além disso consegue criar doenças dizimadoras, raios de energia da morte e aterrorizar os vivos.

Kel’Thuzad - Ícone da Magia Necromântica. No final de todos os turnos, seus lacaios que morreram voltam à vida.

Abominação - Uma criatura clássica no universo de Warcraft. Um gigante feito de várias partes de diferentes corpos. Ainda por cima carrega consigo uma doença, por isso quando morre explode infecção por todos os lados.

As Forças Cósmicas da Ordem e da Desordem

São as forças que governam o sistema cósmico do universo físico.

A Ordem é manifestada pela Magia Arcana, muito volátil e difícil de ser usada. Exige muito estudo e concentração. Mas também é irrestrita. A Magia Arcana pode se transmutar nos elementos, na luz, na sombra, no tempo e no espaço.

A Desordem é representada pela Magia do Caos. Uma força altamente viciante que leva seus usuários à loucura e corrupção. Os membros da Legião Ardente carregam a Magia do Caos em suas veias. Foi assim que corromperam os Orcs.

Magia Arcana

Pode ser usada das mais diversas formas, até mesmo simulando as outras Magias.

Mísseis Arcanos - Card que Causa 3 de dano aos lacaios inimigos. São mísseis violeta, a cor da magia arcana pura- pode ser branca também. Essa é a forma mais simples desse tipo de Magia.

Seta de Gelo - Além de Dano, Congela o oponente. Esse card reflete a Magia Arcana usando o poder dos elementos.

Bola de Fogo - Uma magia clássica dos magos e de novo o poder dos elementos estão sendo usados pela Magia Arcana.

Portal Instável - Card que revela o poder da Magia Arcana de lidar com o Tempo e Espaço. Arquimagos, principais usuários da Magia Arcana, são conhecidos por conseguirem teletransportar quando estão em níveis avançados. Jaina Proudmoore é excepcional nesse aspecto.

Magia do Caos

Gul’Dan rejeitou a Magia dos Elementos dos Xamãs Orcs e ensinou sua raça a Magia do Caos aliando-se aos demônios e à Legião Ardente.

É a Magia dos Bruxos e dos Demônios.

Diabrete das Chamas - O Bruxo perde vida para evocar um demônio.

Poder Heróico de Gul’Dan - Aqui também o usuário troca vida por conhecimento, representado por mais cards.

É comum que cards sejam poderosos, mas que exijam uma contrapartida grande. É o pacto com os demônios.

A Força Cósmica dos Elementos

Fogo, Terra, Ar e Água são as matérias básicas de toda a existência. Os xamãs são aqueles que se especializaram em usar os blocos da vida por meio da Magia do Espírito ou a Magia da Declinação.

Magia do Espírito tem como objetivo  se comunicar com os elementos e curar.

Magia de Decaimento busca subjulgar os elementos à vontade do xamã.

Cura Ancestral - Card que cura um lacaio por meio da manifestação da Magia do Espírito.

Elemental Desvinculado - A Magia do Decaimento colocando o xamã no controle de um espírito elemental.

Colaboradores da Comunidade Card na Manga