Versão Beta
Close

Como se tornar um bom jogador de Hearthstone?

Confira algumas dicas básicas para melhorar em Hearthstone

A primeira preocupação de um jogador quando chega a Hearthstone é: Como posso ficar bom nesse jogo? As vezes ele acaba sendo levado por vícios que dificultam o processo de se tornar um jogador melhor. Reunimos aqui alguns conselhos para quem quer melhorar no jogo e alcançar seus objetivos (seja o ranque lendário ou se tornar um jogador profissional). 

Entenda o jogo

Para jogar qualquer jogo, a primeira regra é: Saiba como jogá-lo. É necessário completar o tutorial e ler sobre o funcionamento do jogo se a sua intenção for realmente jogar o melhor possível e não ir apenas no automático. Aprenda a tirar informações de tudo que tem disponível na própria tela do jogo, como por exemplo:

  • Quantos cards seu oponente tem na mão e no deck;
  • Quantos cards VOCÊ tem na mão e no deck;
  • Quais são os seus cards "chave" nessa partida (remoção? lacaio mais forte? dano direto?);
  • Faça a leitura do meta e quais decks estão rodando no momento e tenha conhecimento sobre o arquétipo que seu oponente está utilizando e quais cards dele serão um problema para você e jogue planejando como contornar a situação (se possível). Ex: Se você está com um deck agressivo e seu oponente é um mago que pode utilizar um Golpe Flamejante você não vai colocar TODOS os seus lacaios de uma só vez para que apenas um card dele remova vários seus;
  • Conheça as vantagens e desvantagens do seu deck e do deck do oponente (quando você já conseguir identificar de qual deck se trata);
  • Assista streamers jogando com o deck que você pretende investir e observe como eles se comportam em diversas matchs e situações;
  • Veja vídeos de gameplays com o deck que está jogando. Temos um canal no youtube com várias gameplays. Clique aqui e confira

Trace metas e jogue a partir delas

Por que você quer se tornar um jogador melhor? Tem algum objetivo específico em mente?

Se o objetivo é ficar melhor para competir, a nossa dica é acompanhar os campeonatos, conferir os decks mais usados (e os decks dos finalistas), observar quais tech cards eles possuem e o motivo de estarem no deck. Enfim, masterize os melhores decks do competitivo, pois de nada adianta levar mago congelante para um campeonato se você não sabe enfrentar todas as matchs com ele. É preciso estudar o comportamento do deck em todas as matchups.

Agora se o objetivo é pegar ranque Lenda, por exemplo, e curtir o ranqueado o nosso principal conselho é: Acompanhe os meta reports que os sites divulgam. Postamos aqui sempre que tem atualização e sempre estamos compartilhando as melhores listas atuais, o que já ajuda a saber qual o deck está se saindo melhor e daí é só treinar bastante (no próprio ranqueado mesmo) e sempre prestar bastante atenção nos seus resultados. Por exemplo:

  • Está perdendo: Verifique para QUE DECK está perdendo e tente achar o motivo. Observe se você está perdendo para um deck que é muito difícil contra o seu deck ou se você está jogando errado. Encontre o erro e conserte-o. Caso o ranqueado esteja lotado de "bad matchs/decks difíceis" para você enfrentar, mude de deck e vá com o deck que vence o deck que está te "counterando".

Seja disciplinado

É um jogo e o principal objetivo é se divertir, porém quem foi que disse que não dá pra se divertir enquanto se torna um jogador melhor? É preciso se disciplinar e DESLIGAR o piloto automático. Não faça jogadas muito rapidamente, pare alguns segundos e pense se não está deixando alguma outra opção passar despercebida (vai que está deixando de lado a melhor opção). Se sobra tempo durante o seu turno, use-o para pensar no que o oponente poderá fazer no próximo turno dele e já planeje sua resposta.

Se você é um jogador que prefere não investir dinheiro real no jogo, faça as suas missões diariamente (hoje é possível fazer missões com amigos e você não levará mais que 10 minutos pra isso). Jogue arena também, acompanhe o Tesdey (um streamer brasileiro dedicado ao modo arena) e veja como você pode melhorar neste modo também. 

Entenda as diferentes tomadas de decisões

Apesar do conselho sobre não subestimar os seus oponentes em ranques mais altos pois nunca se sabe quão bom jogador ele é, é bem comum vermos jogadas não tão boas em jogos acima do ranque 10 o que pode te fornecer uma

informação de que do ranque 5 até o lenda a dificuldade pode aumentar, pois tudo depende do grau de jogabilidade do seu oponente e quanto mais baixo o ranque provavelmente melhor jogador ele é. Então aproveita a descida de ranque para avaliar os seus oponentes. Quais jogadas estão sendo diferente ao passar dos ranques? Algum card mudou no deck que está jogando ou enfrentando? Se sim, qual? Qual o motivo? Entenda essas diferenças e jogue a partir dessa informação.

Além da diferença de decisões em ranques diferentes, temos as diferenças em matchups. Por exemplo: Se está jogando de mago em uma goodmatch pode ir curvando mais tranquilo e usando os recursos conforme necessário, agora se está enfrentando um caçador (badmatch) e você sabe que a única forma de vencê-lo é fazendo Gigante + Chamado do conjurador (e se for com Hadggar é melhor ainda!) já se sabe que ele não conseguirá remover tudo isso, pois remoção em área é uma fraqueza dessa classe (a menos que ele seja um mecanóides e utilize Venenotron magnetizado com Lança Mísseis).

Aproveite os melhores momentos para encaixar A SUA VANTAGEM na desvantagem do oponente. Mas como saber quando é o melhor momento? Jogando muito, pois tudo é prática e você se sentirá mais confiante naquela matchup depois de repetí-la várias vezes.  

O que você comeu no almoço?

Memória fraca é um vilão implacável em Hearthstone e depois dele vem a falta de atenção. Deixe um caderninho do seu lado para anotar as missplays q ue você comete e as jogadas em que teve dificuldade em decidir alguma coisa (pois caso ela venha a acontecer novamente, você já terá refletido melhor sobre ela ou até mesmo aprendido sobre como respondê-la melhor). Preste atenção nas suas jogadas, nos cards que você e seu oponente já usou, recorde-se de quais cards compõem o deck do seu oponente e com quais cards você deve se preocupar e em que momento deve se preparar para eles. É igual dirigir em uma estrada a noite: FOCO e ATENÇÃO. 

O que fazer quando ficar irritado?

O TILT é real em Hearthstone. Quando jogamos várias vezes seguidas e temos muitas derrotas, é quase inevitável que a gente se irrite, mas é comprovado que isso nos desconcentra e faz com que o nosso rendimento caia ainda mais, então quando chegar a esse momento pare de jogar, dê uma volta ou vá assistir alguma coisa e só retorne quando a cabeça já estiver mais fria. 

Espero que essas dicas acalmem um pouco os recém chegados e que auxiliem de alguma forma a conquistarem o que quiserem em Hearthstone. Contem com a gente no processo! 


Acompanhe o Card na Manga nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram 

Vivo o universo de Warcraft há 10 anos, e há 3 crio conteúdo de Hearthstone no Fansite Cristal de Mana, além de ser aspirante a pro player e streamer. Email: day@cardnamanga.com.br . Twitter: @_daycris_