Versão Beta
Close

O Guia Lendário para o modo ARENA (parte 1)

Nesta série, nosso objetivo é fazer você ser o "Mestre da Arena"!

por Daniel 'RyzingxFire' Moura

E aí pessoal, RyzingxFire aqui! Trago agora para vocês uma série informativa sobre ARENA!

Acredito que será de grande valor aqui, principalmente aos desconhecidos e novatos em relação a este modo de jogo do nosso querido Hearthstone.

Primeiramente, em uma atualização passada, foi definido que a arena teria rotações e que seria possível dourar seus heróis com vitórias em arena. Isso já é um enorme benefício aos jogadores que preferem mais esse estilo de draft e jogar ranqueado mais casual só pegando rank 5 mesmo. Portanto, se caso você ainda não sabia, atualmente é possível dourar seus heróis com vitória em arena e também constantemente a Blizzard estará fazendo rotações na Arena, igual é feito no modo Padrão. 

Cada rotação trará expansões diferentes da última, exemplo: essa semana tem Karazan, Deuses Antigos, Clássico, Básico e Rastakhan, aí na outra semana podemos ter Kabum, Naxxramas, Montanha e o Grande Torneio. Desse jeito, as escolhas dos cards será das expansões respectivas do momento.

Vamos falar sobre arena então!

Vários jogadores novos quando começam no Hearthstone percebem que tem uma Arena de graça e já cai direto na jogatina sem estudar muito, tomando um 3x0 de cara, por estar jogando sem experiência contra jogadores que já conhecem o jogo. A consequência disso é que provavelmente nunca mais tocarão no formato de novo. 

Hearthstone não é um jogo muito amigável aos novatos, apesar das mudanças recentes de ranque, a constante renovação de expansão sempre dificulta o início para jogadores novatos.

Hearthstone costuma ser chamado por muitos de “P2W’ (pagar para ganhar), o que de certa forma pode ser encarado como uma meia verdade, somente no caso de você estar iniciando agora e já quiser ter uma boa coleção com decks fortes para o ranqueado. Com certeza é frustrante jogar ranqueado e ir contra uma pessoa cheia de cards Épicos e Lendários enquanto você tá com um Yetizão bolado 4/5.

Agora vamos ao ponto positivo: o balanceamento do jogo é algo interessante. Vamos considerar a diferença entre gastar com pacotes de cards e gastar com Arena. Detalhe importante para lembrar: como não existe mais missões de 40 ouro, você sempre vai ter um mínimo de 150 de ouro, ou seja, sempre terá uma Arena confirmada se depender das suas missões. 

Então com isso em mente, considere que a cada 3 dias você ganha uma arena! Assim fica fácil de economizar, certo? 

Bom, nem todo mundo pensa assim e prefere fazer um investimento mais direto que é comprar pacotes. Existem vários fatores que entram nesse debate; arena só dá pacote da última expansão, o que pode não ser tão útil assim para alguém que não tem nada direito já que é dito na comunidade que novatos devem começar comprando pacotes clássicos e ganhar experiência jogando no casual antes de ir para Arena. 

Arena pode acontecer de sair 0-3 e quando isso acontecer você ganha um pacote e um pouco de pó. Independente dos fatores, a decisão de jogar Arena deve partir de você, o jogador. Tem pessoas que são ótimas nesse modo de jogo e tem pessoas como eu, que defende a desativação desse modo.

Você é o tipo de pessoa que quer ser ótima nesse modo de jogo? Então vou explicar porque é tão bom para quem está começando jogar. 

Com o passar do tempo e novas expansões foram surgindo, a necessidade de jogadores novos investir em arena só vai aumentar, já que essa vai ser a forma mais econômica de criar sua coleção. Pense em investir mais tempo e seu ouro em Arenas e não só comprando pacotes. 

O investimento em arena é compensado desde a 4ª vitória, e o lucro começa aparecer a partir de 7 vitórias. Mesmo se você tomar um 0-3, ainda pode ganhar um pacote e mais 20-25 de ouro com uma chance de ganhar MAIS 20-25 de ouro ou 20-25 de pó, igual falei acima. Geralmente, pó é mais valioso que ouro, mas, seu objetivo é ganhar mais ouro para fazer mais e mais arenas.

Nesse gráfico acima está detalhado a quantidade de ouro ganho de acordo com X vitórias, 12 sendo o máximo.

A melhor forma de tirar vantagem da Arena sem se esforçar demais é alcançar 7 vitórias consistentemente, algo difícil para novatos sem experiência, mas não se preocupe, só acompanhar essa série de artigos que logo você vai se tornar um mestre das arenas. Na próxima parte iremos falar sobre o básico do “draft”.

Voltando aos números da arena, o jogador mediano, ou o “geralzão” tira 3 vitórias na arena, não é um número ruim, mas não é lucro também. O objetivo é focar em ser um jogador bom, e para isso é necessário ter qualidade e visão, e mesmo assim às vezes não vai dar certo.

Arena é mais RNG que ranqueado, não tem como adivinhar quais cards seu oponente vai ter conseguido. Se tiver tomado 0-3, 12-0 ou até 12-2, é importante reconhecer como ganhou, como perdeu e como poderia ter jogado diferente. Talvez um jogo estendeu mais do que deveria e você não sabe.

Conclusão sobre a população dos jogadores de Hearthstone em Arena, caso houvesse um torneio de 8192 pessoas jogando:

  •         12.50% sairiam com 0-3
  •         87.50% sairiam com 1 vitória
  •         68.75% sairiam com 2+ vitórias
  •         50.00% sairiam com  3+ vitórias
  •         34.38% sairiam com 4+ vitórias
  •         22.66% sairiam com 5+ vitórias
  •         14.45% sairiam com 6+ vitórias
  •         8.98% sairiam com 7+ vitórias
  •         5.47% sairiam com 8+ vitórias
  •         3.27% sairiam com 9+ vitórias
  •         1.93% sairiam com 10+ vitórias
  •         1.25% sairiam com 11+ vitórias
  •         0.65% sairiam com 12 vitórias

(Fonte de dados)

E em questão do ouro ganho:

(fonte da informação)

Bom, o que eu quero dizer com tudo isso é, mesmo que consiga apenas entre 4-7 vitórias, ainda é algo que vale a pena. Você, sendo um jogador novato, vai poder tirar da arena experiência de jogo, conhecimento das cards e como elas funcionam, ouro, pó e ainda um pacote da nova expansão.

Um membrete importante: ouro não é o único prêmio. Você tem chances de tirar Lendárias, cards douradas, pacotes de cards, pó, pacotes extras de ouro e etc. Eu mesmo já vi gente em 12 vitórias sair com 2 lendárias douradas, o que é um valor absurdo.

Fiquem ligados na parte 2 onde vou falar sobre cards que devem ser escolhidos e como se portar na arena! 

(com dados retirados do Hearthstone Top Decks)

Colaboradores da Comunidade Card na Manga