Versão Beta
Close

Guia de Meta - Sacerdote Impacto Mental (Deck do Modo Livre de Hearthstone)

Deck, estratégias e outras informações do baralho de Sacerdote Impacto Mental, do Modo Livre de Hearthstone (do meta de Ascensão das Sombras).

Salve a todos! Depois de um longo tempo retornando com nossa série de guias de ranqueada no formato livre e dessa vez com uma das melhores possibilidades na classe Sacerdote que temos na atualidade, o Sacerdote Impacto Mental. Esse deck consistente num Sacerdote combo com Velen que utiliza da casca de dragões para ganhar consistência de meio de jogo e acaba se tornando uma lista Midrange-Combo. Cards como Quebranoite e Talho Espiritual vão garantir nossa sobrevivência contra os decks mais agressivos do formato e outros cards como Anduin e Alexstrasza vão ajudar na nossa vitória contra os decks mais lentos.

Em geral o Sacerdote Impacto Mental é um deck bastante balanceado e que pode ser adaptado de diversas formas para se encaixar melhor contra os decks mais jogados do meta. Nesse artigo além da lista principal eu trago 3 variações muito fortes contra determinados oponentes que vocês podem alternar/usar como base para fazer suas próprias alterações.

Coração do Deck

Clériga da Vila Norte - Card PTBR
Clériga da Vila Norte - Card PTBR

Clériga da Vila Norte

O lacaio de custo 1 mais consistente disponível para a classe, além de ser útil para realizar trocas favoráveis contra pequenos lacaios(principalmente no início de jogo), é excelente por garantir um suporte de compra de cards para o deck.

Palavra de Poder Escudo - Card PTBR
Palavra de Poder Escudo - Card PTBR

Palavra de Poder: Escudo

É muito útil basicamente pela ciclagem de card e também por fazer com que seus lacaios possam fazer trocas e permanecer vivos com mais facilidade. 

Historiadora Eteródio - Card PTBR
Historiadora Eteródio - Card PTBR

Historiadora Eteródio

Um lacaio de custo 2 bastante consistente para o arquétipo, além de um corpo excelente para trocas contra lacaios 1/1 e o seu efeito garante que você vai ter dragões extras na mão para ativar o grito de guerra de outros cards presentes na lista.

Impacto Mental
Impacto Mental

Impacto Mental

É o nosso feitiço finalizador, graças a Visões Sombrias,Velen, Anduin e as vezes até o Thalnos podemos potencializar a quantidade de dano possível de ser causado com os impactos mentais e assim finalizar as partidas. Busque jogar seu Imperador Thaurissan num momento onde você tem o máximo de cópias desse card na sua mão, para assim garantir que o seu combo será suficiente para finalizar a partida, cada impacto causa 10 de dano se você possuir um Velen em campo porém combinando com Anduin(o poder heróico) ou com formas de copiar o Velen você pode dobrar diversas vezes essa quantidade.

Visões Sombrias Card PTBR
Visões Sombrias Card PTBR

Visões Sombrias

Um dos principais cards na composição desse arquétipo, além de aumentar o potencial de dano do nosso combo, esse card permite escolher cópias de remoções que possuímos no deck e coloca a cópia na nossa mão de imediato. Isso é ridiculamente forte contra qualquer deck agressivo, poder escolher qual remoção é melhor pra situação que a gente se encontra e ter uma cópia adicional (ou até duas) dessa remoção é excelente e muitas vezes pode garantir a vitória da partida.

Guardião do Crepúsculo - Card PTBR
Guardião do Crepúsculo - Card PTBR

Guardião do Crepúsculo

Um dragão bastante consistente para a curva 4, 3/6 com provocar são status bastante sólidos e excelentes para segurar/realizar trocas com os lacaios mais importantes dos decks agressivos da atualidade, você dificilmente vai querer esse card sem o seu grito de guerra ativado então preste bastante atenção se você possui outro dragão na mão ao joga-lo.

Quebranoite
Quebranoite

Quebranoite

Um dragão que possui uma remoção global como grito de guerra, é uma das principais forças da casca de dragões presente nessa lista e com certeza uma das melhores remoções presentes no formato atualmente.

Agente Draconídeo Card
Agente Draconídeo Card

Agente Draconídeo

Um dragão com um corpo consistente e que garante vantagem de cards + conhecimento do que resta no deck do seu oponente, em geral um card muito acima da curva.

Imperador Thaurissan
Imperador Thaurissan

Imperador Thaurissan

Primordial em qualquer arquétipo combo-cêntrico geralmente por viabilizar o combo em si, nessa lista existe o diferencial de quem nem sempre você precisa do combo completo para finalizar seu oponente, então em algumas situações você poderá jogar o Imperador com apenas Velen e 2 Impactos por exemplo.

Grito Psíquico
Grito Psíquico

Grito Psíquico

Uma remoção global muito consistente por limpar a mesa por completo não se importando com a quantidade de vida dos lacaios e também por diminuir a velocidade da partida de concedendo tempo para comprar o seu combo.

Profeta Velen - Card PTBR
Profeta Velen - Card PTBR

Profeta Velen

Principal peça do combo finalizador dessa lista, Velen permite que você dobre o dano dos seus Impactos Mentais assim podendo finalizar com facilidade seu adversário.

Anduin, o Ceifador Sombrio
Anduin, o Ceifador Sombrio

Anduin, o Ceifador Sombrio

Além de ser uma remoção forte contra grandes lacaios, O Dk de sacerdote possui um poder heroico extremamente útil para maximizar a capacidade de dano da lista e muitas vezes viabilizar letais em 2/3 turnos com o auxílio de feitiços/lacaios de baixo custo.

Alexstrasza
Alexstrasza

Alexstrasza

Um dragão extremamente importante na lista não só pela sinergia com outros cards mas por facilitar a execução do combo reduzindo o número de Impactos Mentais necessários com seu grito de guerra. Pode ser usado também de forma defensiva ou para viabilizar letais também em combinação com o seu campo dependendo da situação.

Outros Cards

Mago Sangrento Thalnos
Mago Sangrento Thalnos

Mago Sangrento Thalnos

É um card excepcional nessa lista, mesmo não fazendo parte do coração do deck sua adição pode fazer grande diferença, seja pela combinação com Talho Espiritual contra decks agressivos, seja para garantir letais surpresas combinados com Impacto Mental.

Mandingueira Árvore-de-Fogo
Mandingueira Árvore-de-Fogo

Mandingueira Árvore-de-Fogo

Uma adição bem interessante para aumentar a imprevisibilidade das suas remoções e também a consistência da sua curva 2 (o que é muito importante do estado atual do formato para garantir trocas contra decks agressivos).

Talho Espiritual
Talho Espiritual

Talho Espiritual

Remoção excelente para lidar com lacaios que tem pouca vida, em especial contra Paladino Ímpar que é um dos decks mais populares e agressivos do metagame atual. Também tem uma sinergia muito interessante com Thalnos permitindo que você use a mesa inimiga(e a sua própria se for o caso) para curar grandes quantidades de vida. 

Calcinador Presa do Dragão
Calcinador Presa do Dragão

Calcinador Presa do Dragão

Outra adição muito interessante contra os decks agressivos da atualidade, principalmente contra o Paladino Ímpar que é o deck que a versão principal desse artigo está adaptada para enfrentar.

Zilliax Card PTBR Hearthstone
Zilliax Card PTBR Hearthstone

Zilliax

Lacaio lendário extremamente consistente no formato conhecido por jogar em diversas listas em todos os arquétipos, utilizamos por ser mais uma ferramenta útil contra decks agressivos que não ocupa um espaço de feitiço no nosso deck.

Lista: 

Sacerdote Impacto Mental - Deck 1
Sacerdote Impacto Mental - Deck 1

Código

AAEBAaCsAwYJxQTtBdYRkNMCoIADDKEE5QTyDIkUgrUCursC0cEC8M8C6NACy+YC6IkD7IkDAA==

Substituições

O Sacerdote Impacto Mental é um deck extremamente adaptável, já que podemos variar bastante entre as diversas remoções do sacerdote para aumentar nossa taxa de vitórias contra determinados arquétipos. Aqui trago 3 listas que são variações úteis contra decks/arquétipos do meta atual: 

Versão com geist: Excelente contra Paladinos agressivos e Druida Jade o geist também pode ajudar bastante contra o Mago Missão.

AAEBAaCsAwgJxQTtBdYRoM4CkNMCoIAD65sDC6EE5QTyDIkUgrUCursC0cEC8M8C6NACy+YC7IkDAA==

Versão com decks com grandes lacaios: Sacerdotes Big, Xamã Par, Bruxos lentos em geral e qualquer deck ganancioso pode ser bloqueado com essa versão.

AAEBAaCsAwYJxQTWEZDTAtaZA+ubAwyhBOUE0wryDIkUxxeCtQK6uwLRwQLo0ALL5gLoiQMA

Versão extra dano: versão especial contra guerreiros e druidas que conseguem muita armadura, geist vem como extra para inutilizar jade e escudadas mas pode ser substituído por outros cards como Ysera para aumentar o valor da lista(e possivelmente até conseguir mais spells de dano).

AAEBAaCsAwgJxQTtBdYRoM4CkNMC1pkD65sDC6EE5QTyDIkUgrUCursC0cEC8M8C6NACy+YCgvcCAA==

Mulligan

Como todas as classes(menos Sacerdote) atualmente possuem um arquétipo agressivo você mulliga sempre procurando Clériga, Palavra Poder Escudo, Visões Sombrias,Quebra-Noite, Guardião do Crepúsculo e os seus dois lacaios de custo 2. 

Contra Paladinos e Ladinos você pode manter também o Calcinador Presa de Dragão e o Talho Espiritual.

Contra Sacerdotes e contra Bruxos e Druidas(se você estiver supondo que é um deck lento) você pode buscar manter peças do combo(como Imperador e Velen) além de Clériga, Thalnos e Palavra de Poder: Escudo para ciclar pelo deck mais rapidamente.

Pilotando o deck

Contra arquétipos Agressivos 

Seu principal objetivo vai ser sempre causar a exaustão de recursos no seu oponente, considerando que, exceto em algumas partidas contra Murloc Xamã, você vai ser completamente capaz de realizar isso apenas com as suas remoções e lacaios de custo baixo e mais pra frente utilizando seus dragões com corpos maiores para tomar o controle da mesa. 

Tendo isso em mente lembre sempre que o número de remoções que você possui é limitado e com isso você precisa saber o momento certo de utilizar determinados cards, por exemplo contra um Paladino Ímpar o turno perigoso é o turno 5, onde ele pode buffar a própria mesa com Fungimante ou Intendente então você precisa limpar a mesa sempre quando seu oponente tiver 4 cristais de mana. Caso ele tenha a moeda você também precisa levar isso em consideração.

Outro cenário comum vai ser a dúvida de quando limpar a mesa contra um Murloc Xamã usando seu Quebranoite, o Murloc Xamã é um deck que possui um gás absurdo e também diversas formas de aumentar a resiliência da própria mesa com buffs, sendo assim além de buscar o máximo de remoções extras dos seus cards de descobrir você deve buscar sempre usar o Quebranoite para remover no mínimo 4 lacaios, porém essa regra pode ser quebrada caso seu oponente possua algum lacaio chave na mesa ou que ele já seja capaz de buffar a mesa inteira com o Retoque Murloc. 

No fim a partida contra decks agressivos é em geral bastante parecida. Claro que contra alguns arquétipos você vai ter mais gás adversário para lidar, em outras você vai ter que tomar cuidado com o dano burst que pode ser gerado, mas caso você consiga suprimir esse dano e controlar a mesa você geralmente finaliza a partida batendo com seus dragões e jogando algumas partes ou até o combo completo em certo ponto da partida. 

Contra arquétipos Controle, Combo e Mill 

Em teoria são as partidas que você tem uma vantagem grande já que a menos que o seu oponente tenha Rato Sujo ou um combo mais rápido que o seu você vai ter tempo para comprar todas as peças e finalizar a partida. O problema é que na prática nem sempre é assim já que os decks lentos do livre possuem uma quantidade de valor absurda e muitas vezes a pressão colocada por eles vai ser forte o suficiente para te vencer antes de você conseguir completar o combo. Sabendo disso você precisa ser inteligente com seus lacaios para tentar ao máximo reduzir a quantidade necessária de dano que você vai precisar causar com o combo para ganhar a partida. Outra noção importante é quando usar os gritos psíquicos contra determinados oponentes, por exemplo contra Bruxos você vai querer sempre um guardado para o Gul'dan, já contra Sacerdotes para o Diamante Mágico, sendo assim tome cuidado ao ser muito liberal com o uso desse card, ele é primordial para conseguir tempo para vencer essas partidas.

Outro fator importante é com quantos Impactos Mentais eu já posso jogar o Imperador nessa partida? Como eu disse anteriormente você deve tentar usar seus lacaios para reduzir esse número o máximo possível, contra qualquer arquétipo que não gere armadura 3 são sempre o mais seguro porém você pode finalizar o jogo com 2 dependendo da situação. Contra Bruxos em especial você pode finalizar com menos ou até nem precisar do Imperador já que eles muitas vezes causam muito dano a si mesmo, tente esconder que você é um Sacerdote Impacto Mental o máximo possível nessas partidas já que assim você pode matar seu oponente de surpresa enquanto ele ainda pensa que você é um Dobra-Dobra.

Contra Druidas, Guerreiros e alguns decks gananciosos de Xamã e Mago você pode acabar tendo um problema se não conseguir que seus lacaios causem bastante dano. A quantidade de armadura gerada pode ser grande demais para finalizar com a lista principal deste artigo, já que muitas vezes você vai precisar de mais de uma cópia do Velen na mesa para vencer a partida, o máximo de Impactos Mentais possíveis de se ter são 4 com as duas Visões Sombrias. Todo dano além disso tem que vir de lacaios ou do poder heroico do Anduin, então caso os lacaios não consigam fazer muita coisa nossa única chance de vitória é manter recursos na mão para conseguir usar o poder heroico do DK diversas vezes.

Conclusão

Esse é um deck excelente para aqueles que curtem a classe Sacerdote e buscam uma alternativa poderosa para pilotar que não seja o Sacerdote Big, também é uma excelente pedida para os amantes de dragões e os adeptos das listas combo-controle. Como já mencionei diversas vezes no artigo o deck é bastante balanceado e pode se adaptar de diversas formas(seja com mais remoções pontuais, em área ou até com mais formas de aumentar o dano do combo) para ter melhores resultados na ranqueada.

As partidas com ele costumam levar de 8 a 15 minutos podendo levar um pouco mais dependendo do oponente e da sua sorte na compra de card. Essa lista mesmo não sendo muito popular é bastante reconhecida pela comunidade pela sua força e seu potencial nos ranks mais altos contra os decks mais populares do metagame livre.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br