Versão Beta
Close

Decks do Meta - Paladino Ímpar 2.0 (Modo Livre de Hearthstone)

Deck, estratégias e outras informações do baralho de Paladino Ímpar, do Modo Livre de Hearthstone (do meta de Ascensão das Sombras).

Salve a todos! Hoje retornamos com mais um guia livre e dessa vez vamos revisar um arquétipo muito poderoso no meta atual que sofreu diversas modificações desde o primeiro artigo lançado sobre a lista, o Paladino Ímpar. Esse deck tem uma força impressionante se mantendo no topo da maioria dos metas no formato desde o seu lançamento (mesmo tendo sofrido nerf), seu poder heroico aprimorado combinado com diversas ferramentas de buff, invocações de muitos lacaios e principalmente para manter o controle da mesa ao seu favor, esses diversos fatores tornam essa lista uma das principais potências do meta atual.

Além de muito forte contra alguns decks lentos o Paladino Ímpar é muito poderoso contra diversos outros decks agressivos do formato por conseguir exaurir os recursos de lacaios dos seus adversários através de trocas enquanto mantém o controle da mesa e já vai causando dano para encaminhar a vitória mais pro fim do jogo.

Coração do Deck

Perdidos na Selva - Card PTBR
Perdidos na Selva - Card PTBR

Perdidos na Selva

Um dos cards mais poderosos dessa lista, invocar 2 lacaios no turno 1 é extremamente vantajoso no meta livre atual e esse card te garante isso 100% das vezes quando começa na sua mão, além disso caso possua outra jogada você pode cogitar guardá-lo para combinar com Chefa da Vila Sombria e/ou com Intendente para garantir mais valor.

Protetora Íntegra Card PTBR
Protetora Íntegra Card PTBR

Protetora Íntegra

Lacaio muito eficaz nessa lista, além de proteger muito bem os seus outros lacaios forçando seus oponentes a realizar trocas desfavoráveis, ele é um ótimo alvo para buffs por possuir escudo divino.

Render-se Jamais - Card PTBR
Render-se Jamais - Card PTBR

Render-se Jamais!

Esse segredo ganhou um espaço fixo nas listas de Paladino Ímpar por ser uma jogada absurdamente forte contra Profanar e Portal da Voragem, que eram dois dos cards mais fortes contra esse arquétipo.

Chefa da Vila Sombria - Card PTBR
Chefa da Vila Sombria - Card PTBR

Chefa da Vila Sombria

A chefa com certeza é um dos lacaios mais importantes dessa lista, a capacidade de proteger seus recrutas e outros lacaios com 1 de vida com escudo divino é muito forte, além de potencializar trocas favoráveis (por aumentar a resiliência dos seus lacaios) ela por si só é uma ameaça bem chamativa que mesmo oponentes extremamente agressivos vão correr para tentar remover de campo.

Favorecimento Divino - Card PTBR
Favorecimento Divino - Card PTBR

Favorecimento Divino

Este card é uma fonte de recuperação de gás absurda no Paladino Ímpar, muitas vezes permite que você vença partidas contra oponentes mais lentos por simplesmente comprar às vezes até 8/9/10 cards por apenas 3 de mana. 

Preparação de Batalha - Card PTBR
Preparação de Batalha - Card PTBR

Preparação de Batalha

Desde os tempos de Goblins vs Gnomos a Preparação de Batalha tem o seu espaço em qualquer lista agressiva da classe por ser uma das jogadas mais poderosas de turno 3 presentes no jogo, invocar 3 corpos 1/1 e ainda garantir uma arma 1/4 para facilitar trocas, isso tudo por 3 mana mesmo hoje em dia ainda é um valor muito grande, ainda mais numa lista que se beneficia de muitos lacaios(e recrutas punhos de prata) no campo.

Intendente Card PTBR
Intendente Card PTBR

Intendente

Um buff em área para todos os recrutas punho de prata que ao mesmo tempo desenvolve um corpo 2/5  que é útil em trocas ou até sendo alvo de outros buffs, Com o nerf do Subir de Nível o Intendente se tornou ainda mais importante no Paladino Ímpar sendo umas das suas principais fontes de dano extra e de aumentar sua presença de mesa, como você só tem 2 tente sempre buffar o máximo de recrutas possíveis porém não tenha medo de usar com apenas 2/3 recrutas caso seja a única jogada vantajosa no momento.

Baku - A Devoradora da Lua - Card PTBR
Baku - A Devoradora da Lua - Card PTBR

Baku, a Devoradora da Lua

Baku dispensa apresentações, é o card primordial na construção de qualquer arquétipo ímpar, o poder heroico aprimorado do Paladino garante uma presença de mesa constante e ameaçadora e é a principal força desse arquétipo e o que faz dele muito irritante para muitos jogadores, mesmo sendo apenas lacaios 1/1 os recrutas podem ser alvos de muitos buffs e gerarem muito valor então isso faz que eles sejam uma ameaça bem preocupante de deixar vivo por múltiplos turnos.

Outros Cards

Bênção do Poder - Card PTBR
Bênção do Poder - Card PTBR

Bênção do Poder

Um card que veio ganhando bastante espaço na lista por potencializar o dano que pode ser causado no início do jogo e também pela possibilidade de usar para finalizar a partida combinado com Leeroy.

Marujo dos Mares do Sul - Card PTBR
Marujo dos Mares do Sul - Card PTBR

Marujo dos Mares do Sul

É importante utilizar algum pirata de custo 1 para a sinergia com Remendo, Marujo acaba sendo a melhor escolha por aumentar também sua capacidade de burst de dano no fim de jogo caso tenha uma arma equipada, funcionando como um mini-leeroy que custa apenas 1 então é mais fácil de combiná-lo com buffs.

Remendo, o Pirata - Card PTBR
Remendo, o Pirata - Card PTBR

Remendo, o Pirata

O poder do Remendo é indiscutível no formato, sua capacidade de filtragem ajuda na consistência dos decks agressivos e na atualidade a possibilidade de ter 2 lacaios no turno 1 é extremamente vantajosa para decks agressivos, o que torna do Remendo uma parte muito importante da força do Paladino Ímpar, já que além dos Perdidos na Selva os 2 Marujos dos Mares Sul também invocam 2 lacaios no turno 1 (caso você não tenha o azar de comprar o Remendo).

Coruja Bico-de-ferro - Card PTBR
Coruja Bico-de-ferro - Card PTBR

Coruja Bico-de-ferro

Silenciar muito importante na construção de qualquer lista ímpar agressiva nesse meta recheado de Bruxos e Sacerdotes com grandes provocares.

Malho Não Identificado - Card PTBR
Malho Não Identificado - Card PTBR

Malho Não Identificado

Uma arma baseada no rng que em 25% dos casos vai te garantir escudo divino em todos os lacaios(que é um efeito absurdo pra essa lista) e em outros 25% vai te garantir (além da arma 2/2 claro) dois recrutas punho de prata, que são bem úteis para o nosso plano de jogo.

Selo dos Campeões - Card PTBR
Selo dos Campeões

Selo dos Campeões

Outro buff muito útil para aumentar o seu potencial de dano, o diferencial do Selo dos Campeões é que ele também concede escudo divino ao lacaio alvejado, fazendo deste card também um ótimo feitiço para proteger um lacaio importante ou até realizar uma troca.

Treinador de Cavalos - Card PTBR
Treinador de Cavalos

Treinador de Cavalos

O corpo 2/4 pode ser muito útil para remover pequenos lacaios e permanecer vivo, além disso claro o ataque adicional nos recrutas punho de prata pode ser extremamente importante para finalizar partidas ou remover grandes ameaças da mesa com mais facilidade. Por exemplo um lacaio com 6 de vida que normalmente ia precisar de 6 de dano no mínimo, pode ser facilmente removido com os 3 recrutas que você tiver invocado de uma preparação de batalha no turno anterior. 

Fungimante - Card PTBR
Fungimante

Fungimante

Lacaio bem útil por permitir que você aumenta o ataque e vida de qualquer lacaio na mesa e com isso também aumentando o seu potencial de dano direto ou de trocas favoráveis.

Leeroy Jenkins - Card PTBR
Leeroy Jenkins - Card PTBR

Leeroy Jenkins

Este card lendário é bem popular em decks agressivos em geral por aumentar o potencial de dano direto, nessa lista pode ser combinado com alguns buffs de ataque para aumentar ainda mais nosso potencial de burst e finalizar alguns oponentes desprevenidos.

Repugnaz - Card PTBR
Repugnaz - Card PTBR

Repugnaz

Outro lacaio lendário muito popular no formato, Repugnaz é uma jogada bem consistente no turno 5 porém contra alguns decks específicos do formato ele pode travar turnos de feitiço muito importantes, em especial contra o Sacerdote Big e Druidas em geral onde você pode jogá-lo para proteger sua mesa e ao mesmo tempo impedir que ele invoque lacaios com provocar assim muitas vezes ganhando a partida.

Rastejante do Corredor - Card PTBR
Rastejante do Corredor - Card PTBR

Rastejante do Corredor

Card essencial no arquétipo por garantir sempre um valor extra e mais presença de mesa em turnos onde a suas jogadas seriam mais frágeis, a quantidade de lacaios que você invoca e sacrifica em trocas nos turnos iniciais rapidamente reduz o custo do Rastejante, tornando ele num card de custo 0/1/2 na maioria dos casos.

Lista e Código

AAEBAZ8FCKICrwSnBfoOkbwC0eEC1uUCnvgCC0bUBewP7Q/TE50V/68CuMcC48sC+9MCjpoDAA==

Paladino Ímpar 2.0 - Lista Principal Livre
Paladino Ímpar 2.0 - Lista Principal Livre

Substituições

Versão anti aggro: essa lista abre mão de algumas ferramentas de fim de jogo e valor para utilizar mais ferramentas úteis contra outros decks agressivos

AAEBAZ8FApG8Ap74Ag5G1AXsD+0P4hHTE50V/68Cm8ICuMcC48sC+9MC1uUCjpoDAA==

Versão com mais valor: essa versão modifica alguns cards para ter mais ferramentas no fim de jogo e mais silenciar para enfrentar os bruxos e sacerdotes do meta.

AAEBAZ8FBq8E+g6eENMTkbwCnvgCDEaiAqcF1AXsD+0PnRX/rwKDxwK4xwL70wKOmgMA

Versão top 1 legend no mês de maio do jogador @EILEEN_NICO:  essa versão foi adaptada para o meta no ranks mais altos do lenda do mês de maio (o meta no top lenda costuma variar) 

AAEBAZ8FBq8E2a4Cg8cCi+UC/eoCnvgCDEanBewP7Q/TE50V/68CuMcC48sC+9MC1v4CjpoDAA==

Mulligan

O mulligan com essa lista é bem básico, você sempre busca o máximo de jogadas de turno 1 (em especial os Marujos) para encaixar nos primeiros turnos além de Preparação de Batalha, Chefa da Vila Sombria e Intendente para que junto com seu poder heroico você consiga tomar o controle da mesa rapidamente nos primeiros turnos. Contra Sacerdotes, Druidas e Magos você pode manter tranquilamente Repugnaz, contra Bruxos e Sacerdotes a Coruja também é um card muito valoroso a se manter na mão inicial.

Pilotando o deck

Contra Decks Agressivos 

Nessas partidas você busca, através de trocas, acabar completamente com os recursos do seu oponente e com isso facilmente vencer a partida com o dano que os seus lacaios podem causar. Em geral os decks agressivos do formato possuem muito gás disponível porém uma fraqueza muito grande contra a capacidade de geração de lacaios infinita presente na nossa lista, sendo assim é basicamente sempre remover os lacaios mais importantes da mesa adversária, enquanto ao mesmo tempo você invoca ainda mais lacaios no seu lado do campo e com isso também acaba causando dano direto no seu oponente aos poucos, eventualmente ou ele vai conceder por não conseguir mais voltar pro jogo ou você vai ter dano o suficiente para finalizar com a sua mesa.

Claro que existem casos onde o deck agressivo vai conseguir ser muito explosivo e você pode não aguentar tanta pressão e acabar perdendo essas partidas, mas tente sempre manter a mesa ao seu favor no início e meio da partida que você consegue garantir a vitória na maioria dos casos.

Contra Decks Lentos 

Você busca ser o mais agressivo possível tentando causar o máximo de dano nos primeiros turnos do jogo, porém ao mesmo tempo maximizando o uso do seu poder heroico e guardando ameaças para caso seu oponente consiga limpar a mesa, Chefa da Vila Sombria e Render-se Jamais são dois cards de extrema importância por proteger seus lacaios de remoções como Profanar, Talho Espiritual e outras muitas que podem arruinar o seu plano de jogo, sendo assim busque tirar o máximo de valor possível destes cards não os jogue aleatoriamente na curva, mas sim espere os momentos onde você vai conseguir proteger o máximo de lacaios. 

Intendente é um card muito importante nessa partidas principalmente quando usado em 4 ou mais recrutas por permitir quantidades absurdas de dano em um único turno, você mesmo não possuindo o intendente na mão pode blefar a existência dele no turno 4 invocando diversos recrutas, o que normalmente vai fazer seu oponente gastar uma remoção global mesmo que não seja o momento mais valoroso para usá-la. Sabendo disso só use desta estratégia caso você tenha uma maneira segura de voltar para a mesa após ela ser completamente limpa, caso contrário você pode acabar perdendo por falta de gás diante das ameaças gigantescas que podem aparecer mais pro fim das partidas contra esses arquétipos mais lentos.

Contra Outros Paladinos Impar

Essa partida é decidida sempre da mesma forma, o Paladino que consegue controlar a mesa e no turno 5 buffar os próprios lacaios e limpar completamente a mesa adversária vence a partida. Em geral para garantir o controle de mesa o Paladino precisa de 2 turnos, um para invocar os lacaios e o outro para realizar as trocas já que o deck carece de remoções globais/em área, sendo assim se você consegue garantir que seu oponente nunca vai ter bons alvos para buffs você inutiliza diversos cards na mão adversária e com isso garante o controle da partida. 

Busque sempre manter o número de recrutas punhos de prata no campo adversário sendo 0 ou 1, se possível o número de lacaios em geral nessas quantidades, mesmo priorizando o controle total da mesa, você precisa, sempre que possível, ir encaminhando dano direto ao adversário após o turno 5, já que ambos os decks tem potencial de reposição de lacaios quase que infinito, você precisa de cuidado para não perder a partida num único turno onde uma a jogada poderosa pode virar o controle da mesa impedindo que você volte pro jogo.

Com isso em mente lembre sempre da possibilidade do seu oponente invocar Rastejantes por 0 mana, buffar a própria mesa ou de conceder escudo divino para os próprios lacaios, um pequeno descuido na matemática, um ataque face num turno onde você deveria realizar uma troca pode te perder a partida, encaminhar o dano é importante mas o primordial é manter o controle da mesa e impedir que seu oponente gere valor com os próprios lacaios.

Conclusão

Esse é um deck para aqueles que gostam de uma lista agressiva com muito recurso e também para aqueles que curtem pilotar arquétipos fortes e que estão extremamente bem posicionados no meta, o seu poder é tremendo sendo uma das listas mais populares e com uma das maiores winrates nos diversos mecanismos de contagem na internet, as partidas em geral são bastante rápidas levando de 5 a 8 minutos podendo levar um pouco menos ou um pouco mais. Dependendo do oponente enfrentado o deck em geral é muito rápido e muitos adversários também concedem antes de serem mortos por saberem que não tem como voltar para a partida.

Sabendo disso busque também otimizar o seu próprio tempo concedendo partidas que você sabe que não tem mais como vencer para assim subir ainda mais rápido com esse deck.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br