Versão Beta
Close

Guia de Meta - Bruxo Deslealdade (Deck do Modo Livre de Hearthstone)

Deck, estratégias e outras informações do baralho de Bruxo Deslealdade, do Modo Livre de Hearthstone (do meta de Ascensão das Sombras).

Salve a todos! Novamente com a nossa série de guias de ranqueada no formato livre e dessa vez com uma das melhores possibilidades na classe Bruxo que temos no metagame o recém chegado no tier 1, Bruxo Deslealdade ou Bruxo Controle Mill, esse deck consistente num combo onde você usa Deslealdade para entregar o seu Aníquilus para o adversário e depois joga diversos cards de baixo custo assim queimando o deck dele por completo.

Em geral o Bruxo Deslealdade é um deck bem consistente, além do combo o deck possui todas as melhores ferramentas defensivas da classe e ainda pode ser adaptado de diversas formas para enfrentar melhor os decks que você tem mais encontrado na ranqueada.

Nesse artigo além da lista principal eu trago 4 variações do arquétipo cada uma com o objetivo de enfrentar determinadas situações.

Coração do Deck

Pacto Sacrificial - Card PTBR
Pacto Sacrificial

Pacto Sacrificial

Card muito importante na parte defensiva da lista por permitir que você mate o seu próprio Arauto do Caos no turno que ele é jogado, com isso além de curar os 5 de vida você consegue trazer o Senhor do Caos para jogo o mais rápido possível, protegendo seus pontos de vida da pressão dos decks agressivos. Também pode ser útil contra outros Bruxos como remoção ou até em alguns casos como um card extra para ativar o combo da deslealdade. 

Bibliotecário Kobold
Bibliotecário Kobold

Bibliotecário Kobold

O card é poder heróico com um corpo, por uma mana a menos, muito útil para realizar trocas no início do jogo e manter a pressão adversária no mínimo. Por ser um card de custo 1 é muito importante também na ativação do combo da Deslealdade com o Aníquilus mais pro fim de jogo.

Estilhaço Glacial
Estilhaço Glacial

Estilhaço Glacial

Em alguns casos você vai acabar precisando gastar esse card para prevenir que um lacaio muito grande consiga te causar dano ou até para evitar que algum lacaio consiga fazer uma troca favorável. Contudo no geral a presença deste card nessa lista se deve ao fato de que o Aníquilus é um lacaio 8/8 e que o Estilhaço é um card de custo 1, sabendo disso quando você usa o combo com a Deslealdade e queima diversos cards do deck inimigo, ele continua possuindo um 8/8 que pode te causar muito dano. Graças ao Estilhaço você impede que esse 8/8 seja de alguma ameaça e ainda aumenta a sua consistência de cards custo 1 para serem utilizados no combo.

Deslealdade
Deslealdade

Deslealdade

A principal peça do combo, graças a esse card você consegue dar o controle do seu Aníquilus para o adversário e com o auxílio de diversos cards de baixo custo queimar completamente o deck inimigo. O card também é muito poderoso quando combinado com Agoureiro funcionando como uma remoção global por apenas 5 mana, contra Sacerdotes Bigs esse combo secundário é ainda mais forte já que o Agoureiro 0/7 atrapalha os efeitos de ressuscitar.

Detectar Demônios - Card PTBR
Detectar Demônios - Card PTBR

Detectar Demônios

Esse card serve para aumentar a capacidade de filtragem e principalmente a velocidade com que você consegue ter na mão/invocar um Senhor do Caos para segurar a pressão de decks agressivos. Caso você não tenha mais nenhum demônio restante no deck, o card um card que mantém um efeito útil já que os Diabretes 1/1 que são gerados custam apenas 1 de mana então acabam sendo ótimos ativadores para o Aníquilus.

Arauto do Caos
Arauto do Caos

Arauto do Caos

Seu efeito é muito importante para os arquétipos lentos da classe em geral, segurar decks agressivos é muito importante no meta livre e puxa um Senhor do Caos nos turnos 4/5/ pode virar o jogo drasticamente ao seu favor. Além disso, é um lacaio consistente para sua curva de mana e desperta um sentimento de dúvida no oponente em relação a trocas.

Aníquilus - card PTBR
Aníquilus

Aníquilus

Principal finalizador dessa lista e o motivo para a existência desse arquétipo. Seu efeito negativo é enorme e no passado este card só era usado em decks agressivos que se beneficiavam do seu corpo para ganhar partidas, porém que não se importavam de não ter mais cards no deck, pois em geral nem teriam gás para conseguir comprá-las. Perder o próprio deck é um efeito negativo absurdo e para um deck lento(seja controle ou combo) muitas vezes significa a derrota, por isso o Bruxo Deslealdade está tão bem posicionado no meta, a sua vantagem contra decks lentos garante que você vença a maioria das partidas seja pelo oponente conceder por ter perdido peças muito importantes ou seja pela fadiga, e essa vantagem só existe graças ao combo com Aníquilus e Deslealdade somados a diversos cards de baixo custo.

Imperador Thaurissan
Imperador Thaurissan

Imperador Thaurissan

Um dos principais cards para qualquer arquétipo combo, mesmo teoricamente não sendo necessário para realizar o combo de Aníquilus e Deslealdade, além de aumentar a velocidade do mesmo, Imperador reduz o custo de outros cards permitindo que você jogue ainda mais cards no turno do combo.

Lorde Godfrey
Lorde Godfrey

Lorde Godfrey

É a melhor remoção global disponível na classe, e para muitos a melhor lançada em toda a história do jogo. Além de, na maior parte das vezes, limpar a mesa por completo pelo mesmo custo de um Golpe Flamejante, ele é um lacaio 4/4, ou seja, você não perde a iniciativa ao limpar a mesa, tornando-o essencial para a consistência de qualquer deck mais lento na classe.

Senhor do Caos
Senhor do Caos

Senhor do Caos

A melhor criatura defensiva lançada em Kobolds. Extremamente poderoso em segurar os começos explosivos dos decks agressivos, por ter um efeito de último suspiro que também invoca lacaios com provocar, a única forma de lidar com esse card sem desperdiçar dano é com um card de silenciar, trocando diversos lacaios ou uma combinação de: uma remoção pontual para limpar o 3/9 e depois uma remoção em área para limpar os lacaios 1/3 que são invocados. Isso acaba sendo um gasto absurdo de recursos/dano o que faz desse card quebrado em diversas situações.

Gul'dan, o Furtassangue
Gul'dan, o Furtassangue

Gul'dan, o Furtassangue

O Dk de bruxo é uma peça fundamental para a construção de qualquer arquétipo mais lento na classe. Na atualidade é essencial pela sobrevivência adicional concedida pelo poder heroico modificado e principalmente por ressuscitar os Senhores do Caos mortos anteriormente assim criando uma barreira de provocar.


Outros Cards

Mestre das Misturas
Mestre das Misturas

Mestre das Misturas

Lacaio de custo 1 muito consistente contra decks agressivos em geral pelo corpo 2/2 somado a cura. Como os outros lacaios de custo 1 da lista também é muito importante no fim de jogo para aumentar o potencial do combo com Aníquilus.

Agoureiro
Agoureiro

Agoureiro

Muito popular em qualquer arquétipo mais lento seja controle ou midrange, por ajudar segurar a pressão de decks agressivos, pode também ser usado também de forma preventiva para impedir que o seu oponente jogue lacaios em determinado turno. Além dessas características clássicas o card tem uma força diferenciada nessa lista já que com a Deslealdade ele permite que você limpe a mesa inteira por apenas 5 mana.

Bruma Corruptora
Bruma Corruptora

Bruma Corruptora

Uma escolha que foi se popularizando cada vez mais na lista, mesmo não removendo imediatamente os lacaios por ser uma remoção de baixo custo esse card ajuda bastante o Bruxo a lidar com diversas ameaças do formato, acaba sendo muito forte quando usada após entregar o Aníquilus para o adversário já que assim você tem certeza de que o Aniquilus não vai sobreviver o suficiente do lado adversário para se tornar um problema para você.

Profanar
Profanar

Profanar

Uma das melhores remoções globais do jogo e uma das muitas disponíveis para a classe. Profanar é excelente para lidar com arquétipos agressivos, porém também pode ser útil em partidas contra outros controles, caso você consiga fazer a “escadinha”, podendo limpar mesas enormes com um único card.

Zilliax
Zilliax

Zilliax

Lacaio já provou sua força no meta por ser excelente em facilitar trocas e remover lacaios com até 3 de vida. Além do papel importante como remoção, graças ao roubo de vida, provocar e escudo divino, Zilliax se torna uma peça defensiva completa, servindo como Cura e/ou como um provocar chato de ser removido em várias ocasiões.

Geist Esquivo
Geist Esquivo

Geist Esquivo

Um card de extrema importância no meta que vivemos hoje em dia, além da sua força natural já bem conhecida que é basicamente destruir o plano de jogo do Druida Jade, temos atualmente o Geist como uma ferramenta importante para enfrentar principalmente os Magos Missão já que com ele você consegue reduzir drasticamente o número de feitiços que podem ser usados para finalizar a partida. Além desses dois principais alvos Geist acaba sendo bem útil contra diversos outros arquétipos do meta que tiram bastante valor de cards de custo 1 como Guerreiro Ímpar, Paladino Segredos, Bruxo Cubo e Sacerdote Dobra-Dobra.

N'Zoth, o Corruptor
N'Zoth, o Corruptor

N'Zoth, o Corruptor

Presente na lista por garantir uma horda adicional de Senhores do Caos que funcionam como uma grande parede de provocar em diversas situações, muitas vezes consegue garantir a vitória contra decks agressivos já que essa barreira enorme geralmente é impossível de se passar, considerando a quantidade de recurso que já foi gasta para remover os primeiros 2 Senhores do Caos que foram invocados da sua mão.


Lista

Código:

AAEBAf0GBtYR4KwCoM4Cl9MCnPgCoIADDIoBowHcBo4Ovg+XwQLexAKPxwLnywLFzALy0ALo5wIA 

Bruxo Deslealdade Deck do Modo Livre
Bruxo Deslealdade - Deck do Modo Livre

Substituições:

Versão Anti-combo: a lista principal já é bastante forte contra o arquétipo combo, porém com essa adaptação a partida se torna praticamente injusta, essa versão carece de remoções em área então só deve ser usada com o intuito de vencer o arquétipo combo com ainda mais facilidade.

AAEBAf0GCPoO1hHgrAKgzgKX0wKc+AKggAPSmAMLigGjAdwGjg6+D5fBAt7EAt/EAsXMAvLQAujnAgA=

Versão contra decks Agressivos: essa versão possui mais disponibilidade de remoções no início de jogo para assim conseguir contestar melhor os Xamã Murloc, Ladinos Ímpares e Paladinos agressivos em geral, que são os decks mais rápidos e populares na ranqueada atualmente.

AAEBAf0GCNsG3Aa+D9YR4KwCl9MCnPgCoIADC4oBowGODv0Rl8EC3sQCj8cC58sCxcwC8tAC6OcCAA==

Versão contra lacaios pesados: essa adaptação é especial para enfrentar Druida Jade, Xamã Par, Bruxo Par, e outros decks que tem lacaios mais pesados como principal plano de jogo, novamente é uma versão que abre mão de Profanar para utilizar remoções mais específicas sendo assim só é recomendado usá-la se esses decks estiverem aparecendo muito na ranqueada. 

AAEBAf0GBtwG1hHgrAKgzgKX0wKc+AIMigGjAdsGtgeODr4Pl8EC3sQCxcwC8tACiNIC6OcCAA==

Versão com Freguês Carrancudo: essa versão conta com o combo de Profanar + Freguês Carrancudo que funciona muitas vezes como uma limpeza completa e ainda deixa diversos corpos úteis para troca no seu lado do campo.

AAEBAf0GCNwG5xGggAPWEaDOApz4ApfTAuCsAgujAZfBAvLQAvb9Ao/HAufLAooBxcwCjg6+D+jnAgA=

Mulligan:

O mulligan dessa lista acaba sendo bem básico, tendo em vista que na atualidade todas as classes possuem um deck agressivo (menos Sacerdote) a melhor escolha é sempre mulligar buscando suas remoções de custo baixo e cards como Arauto do Caos, Detectar Demônios e Agoureiro para conseguir segurar a pressão desses decks mais rápidos. Mesmo sabendo disso além dos Sacerdotes, Bruxos e Druidas tem decks lentos mais populares que os decks agressivos dessas classes, sendo assim nessas partidas você pode já buscar manter Deslealdade, Imperador, Aníquilus e Agoureiro para assim conseguir realizar o combo o mais rápido possível.


Pilotando o deck

Contra Arquétipos Agressivos 

Em geral a jogabilidade nessas partidas se assemelha bastante com jogabilidade de qualquer deck lento da classe, o plano de jogo é sempre maximizar o valor das suas remoções em área para tirar o máximo de lacaios do adversário de uma vez. Contra Paladinos e Xamãs os turnos 4 e 5 são muito perigosos por conta dos buffs em área e por isso muitas vezes você tem que ser mais cauteloso para evitar esses turnos absurdos. Já contra Ladino ímpar por exemplo muitas vezes jogar profanar no turno 2 ou 1 com a moeda pode realmente ser uma boa jogada se for para remover um Bucaneiro e impedir que o adversário aumente o dano da própria arma.

Outro recurso que muitas vezes vai até te garantir a vitória é o Senhor do Caos e as  formas de invocar ele mais rapidamente(Arauto do Caos) ou reviver-lo (N’zoth e Gul’dan), a quantidade de dano que os decks agressivos são obrigados a desperdiçar (caso não possuam silenciar, involução ou algo do gênero) é absurda e o fato de você pode invocar vários Senhores do Caos durante a partida muitas vezes é o suficiente para que seu oponente conceda, assim como em alguns casos só de jogar o seu Gul’dan o oponente já desisti sabendo que não tem como acompanhar o ganho de vida absurdo do poder heróico.

São poucas as partidas onde o combo principal com Aniquilus será necessário e na maioria dos casos você vai inclusive gastar ambos as Deslealdades com Agoureiros para ter ainda mais remoções globais disponíveis, claro que existe aquela pequena porcentagem de vezes onde você simplesmente queima o deck do adversário agressivo e ganha a partida como ganharia de um deck controle(exaustão dos recursos restantes + dano da fadiga).

Contra Decks Controle e Combo 

São nessas partidas onde o Bruxo Deslealdade tem sua oportunidade de brilhar, claro que existem situações que seu oponente consegue te combar primeiro, existem situações que o controle consegue quebrar seu combo, te ganhar antes de você reunir todas as peças e até mesmo, partidas onde você realiza o combo e queima o deck adversário mas ele já tem recursos na mesa e/ou na mão para finalizar a partida, porém vamos focar na jogabilidade das partidas que a gente vai conseguir vencer. Primeiramente busque otimizar suas jogadas e guardar o máximo de recursos possíveis enquanto impede que seu oponente consiga estabelecer pressão na mesa.

Um conceito importante ao pilotar essa lista é entender que o seu combo tem que ser feito o mais rápido possível mas não necessariamente o mais rápido que você conseguir, isso significa que basicamente você às vezes pode ter o combo pronto mas precisará perder um ou dois turnos se certificando de que seu oponente não tem recursos para ganhar de você mesmo que ele fique sem deck, um exemplo claro é se o oponente jogar um N’zoth por exemplo e você comprar a última peça do combo no turno seguinte, realizar o combo seria forte claro, mas os lacaios da mesa adversária vão ser pressão o suficiente para vencer a partida, sendo assim você vai logicamente preferir limpar a mesa e deixar o combo pro próximo turno mesmo que ele vá queimar menos cards.

O combo da nossa lista não é um combo OTK, exceto em situações onde você queime peças necessárias do combo adversário e ele conceda, no geral depois de realizar o combo você ainda vai precisar administrar a partida e garantir a sua vitória na fadiga, isso não chega a ser complicado já que muitas vezes o seu oponente chega a estar a mais de 10 cards na sua frente na fadiga e além de tudo o poder heroico do Gul’dan é completamente quebrado em cenários onde os recursos são escassos e você toma dano todo turno, porém sempre vão existir aquelas partidas mais acirradas seja pela demora para realizar o combo, seja por seu oponente possuir muitas formas de sobrevivência na mão ou até uma forma de embaralhar um novo deck. Sendo assim seja muito cauteloso nas suas jogadas, não gaste recursos atoa, não deixe lacaios que podem ser removidos se manterem na mesa, a única chance do seu oponente vencer se você combar e ele conseguir a vantagem na fadiga e já que essa lista é focada em queimar o deck adversário a única forma dele conseguir isso é com pressão na mesa, controlando a mesa você facilmente ganha o jogo.

É aquela velha forma de jogar dos decks fadiga mais antigos do jogo, você não precisa ganhar, o seu oponente só precisa perder primeiro, mesmo que você não esteja fazendo grandes jogadas, ganhando quantidades enormes de armadura e invocando muitos lacaios ao longo do jogo, simplesmente por estar tão na frente na fadiga você consegue garantir muitas vitórias na base do poder heroico e passa o turno.

Conclusão

Esse é um deck excelente para aqueles que buscam um Controle complexo e divertido de se pilotar e principalmente aqueles que adoram destruir a felicidade de decks combo, recentemente vem tendo resultados excelentes na ranqueada tendo conquistado inclusive o título de tier 1 nas ultimas analises do metagame e junto com o Bruxo ClicClac vem sendo o arquétipo mais jogado nos ranks mais altos.

As partidas com ele costumam levar de 10 a 20 minutos podendo levar um pouco mais dependendo do oponente e da velocidade com que você consegue destruir o deck dele.

Essa lista já havia sendo usada e esporadicamente se via um ou outro no rank lenda, mas agora vem se tornando bastante popular graças a sua força contra decks combo e Sacerdotes Big e também porque decks como Bruxo Par e Mecha’thun perderam bastante presença no meta e os amantes começaram a migrar e aperfeiçoar ainda mais esse arquétipo.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br