Versão Beta
Close

Guia de Meta - Bruxo CL1C-CL4C (Deck do Modo Livre de Hearthstone)

Deck, estratégias e outras informações do deck de Bruxo CL1C-CL4C (SN1P-SN4P), do Modo Livre de Hearthstone (do meta de Ascensão das Sombras).

Salve a todos! O clima de expansão está no máximo mas eu achei necessário voltar aqui para abordar o último deck que compõe o tier 1 do nosso formato atualmente, estamos falando nada mais nada menos que do Bruxo CL1C-CL4C.  Esse arquétipo ganhou uma popularidade enorme após a atualização que liberou os buffs nos cards de projeto cabum e também essa nova lendária, e com essa popularidade diversas listas foram testadas e aprimoradas para o formato.

Nesse artigo eu trago para vocês uma lista que foi usada por um jogador chamado Ryan para conquistar e manter o top 1 lenda no mês de julho, a lista é bem mais focada no combo CL1C-CL4C do que outras listas que vieram aparecendo nos altos ranks e por isso achei bem interessante. Na área de substituições trago algumas listas mais lentas para aqueles que gostam de decks mais controles.

Coração do Deck

Bibliotecário Kobold - Card PTBR 01
Bibliotecário Kobold

Bibliotecário Kobold

Card utilizado por aumentar seu potencial de filtragem de cards no seu deck, além de ser um corpo útil para trocas contra pequenos lacaios.

Robô Radical - Card PTBR 01
Robô Radical

Robô Radical

Uma peça muito útil ao realizar o combo já que permite que você use os lacaios enormes criados com a Glinda para limpar a mesa.

Mecanguru - Card PTBR 01
Mecanguru

Mecanguru

Um mecanoide útil no início de jogo para realizar trocas e também para ativar mais facilmente profanares, por ser bem resiliente pode acabar sendo útil para permitir que você finalize o jogo em um único turno com o combo do CL1C-CL4C já que tendo um mecanoide do turno anterior na mesa você pode atacar o herói inimigo após realizar os buffs.

Galvanizador
Galvanizador

Galvanizador

Útil para reduzir o custo dos mecanoides na sua mão de forma permanente assim tornando o combo ainda mais veloz, pode ser substituído por Imperador Thaurissan porém o criador da lista optou por esse card exatamente por ser um lacaio de baixo custo e assim poder ajudar em trocas contra pequenos lacaios no início da partida.

Mecano-traslador
Mecano-traslador

Mecano-traslador

Uma das principais peças do combo, graças ao Mecano-traslador que você pode jogar CL1C-CL4Cs infinitos com o Portal de Evocação ou mecanoides infinitos com a Glinda, para realizar isso é bem simples, basta jogar o Portal primeiro e depois um mecano-traslador para permitir que o combo do clic-clac funcione, com a Glinda você também tem que jogá-la primeiro, porém como ela não reduz custo dos seus lacaios você usa mais mecanos-transladores gerados pelo eco para permitir que seja possível jogar mecanoides infinitos, funcionando como um combo alternativo ao combo do CL1C-CL4C.

Profanar - Card PTBR
Profanar

Profanar

Uma das melhores remoções globais do jogo e uma das muitas disponíveis para a classe. Profanar é excelente para lidar com arquétipos agressivos, porém também pode ser útil em partidas contra outros controles, caso você consiga fazer a “escadinha”, podendo limpar mesas enormes com um único card. É uma remoção bem padrão para qualquer deck lento da classe. 

CL1C-CL4C - Card PTBR
CL1C-CL4C

CL1C-CL4C

A peça chave do combo principal dessa lista, graças a essa nova lendária diversos novos combos surgiram no formato sendo o com o Portal de Evocação e o Mecano-Traslador o mais consistente e poderoso a ter ser firmado no metagame.

Portal de Evocação - Card PTBR 01
Portal de Evocação

Portal de Evocação

Outra peça chave do combo, com ele permitimos que nossos lacaios custem 2 a menos assim tornando possível jogá-los com mais facilidade, com o auxílio do Mecano-traslador permite que você jogue clic-clacs infinitos.

Zilliax - Card PTBR 02
Zilliax 

Zilliax

Um lacaio muito padrão em decks lentos por ser uma alternativa forte e consistente contra decks agressivos, nessa lista tem um valor maior ainda por ser um mecanoide com magnético e assim poder integrar nas mais diversas sinergias do combo.

Glinda Pele de Corvo - Card PTBR 01
Glinda Pele de Corvo

Glinda Pele de Corvo

Funciona como uma alternativa ao CL1C-CL4C permitindo que você conceda eco a outros mecanoides com magnético(como Robô Radical e Zilliax) e assim podendo realizar o combo de outras formas.


Outros Cards

Espiral da Morte - Card PTBR
Espiral da Morte

Espiral da Morte

Uma remoção pontual para lacaios com 1 de vida que compra um card, bem útil para ciclagem do deck e assim encontrar o combo mais rapidamente.

Lampiânima
Lampiânima

Lampiânima

Um card usado basicamente pelo efeito de ciclagem, pode ser usado em turnos mais avançados para encontrar peças restantes e assim poder realizar o combo.

Mestre das Misturas
Mestre das Misturas

Mestre das Misturas

Um lacaio de custo 1 extremamente consistente no formato em lidar com lacaios agressivos, presente na lista para aumentar a resiliência do início de jogo.

Bomba Negra - Card PTBR 01
Bomba Negra

Bomba Negra

Uma remoção excelente contra diversos lacaios de médio porte do formato e que também pode ser usada como dano direto em casos específicos.

Engenheira Novata - Card PTBR
Engenheira Novata

Engenheira Novata

Ciclagem de baixo custo muito importante para aumentar a velocidade dessa lista mais focada no combo.

Mago Sangrento Thalnos - Card PTBR 01
Mago Sangrento Thalnos

Mago Sangrento Thalnos

Mais ciclagem porém dessa vez num formato que também concede dano mágico o que pode causar sinergias úteis com Profanar e Bomba Negra.

Guarda-Pórtico de Bronze - Card PTBR 01
Guarda-Pórtico de Bronze

Guarda-Pórtico de Bronze

Outro lacaio com magnético que auxilia no combo, este também possui provocar(e 5 de vida) o que pode ajudar a criar mesas extremamente resilientes em situações onde um otk não seria possível porém uma muralha de provocar enorme pode garantir a vitória.

Impostor Caudacobre - Card PTBR
Impostor Caudacobre

Impostor Caudacobre

Por ter furtividade quando jogado pode na maioria dos casos se manter vivo até o turno seguinte onde você pode usá-lo como alvo para o magnético e assim finalizar a partida em um único turno.

Robô de Cura Vintage - Card PTBR
Robô de Cura Vintage

Robô de Cura Vintage

Mais um mecanoide que pode servir de alvo para os seus efeitos de magnético, além disso robô de cura é uma ferramenta muito popular em decks lentos para aumentar a capacidade regenerativa da lista.

Repugnaz - Card PTBR
Repugnaz

Repugnaz

É um card extremamente conhecido pelos jogadores do formato por ser uma excelente ferramenta de proteção contra combos e remoções, nesse deck não é diferente o card pode ser chave para impedir que uma mesa enorme seja removida ou até para permitir que o combo otk seja realizado por ajudar a manter um mecanoide vivo na mesa por mais de um turno.


Substituições

A lista principal desse artigo é uma lista focada no combo CL1C-CL4C e otimizada para os ranks mais altos do lenda porém o Bruxo CL1C-CL4C é um arquétipo muito versátil e pode ser montado de diversas formas, abaixo trazemos mais tres variações interessantes que tiveram resultados bons nos ranks altos, todas elas são versões mais lentas que abusam mais das ferramentas lentas do Bruxo como Senhor do Caos, Godfrey e Gul'dan.

Versão Control Fubalumba:

AAEBAf0GCvoO9Q/WEY/HApfTAv3rApruApz4AqCAA5+3AwqjAdwGkgfJB44OlA/nywLy0ALo5wL2/QIA

Versão Hibrida: 

AAEBAf0GCtwG+g71D9YRl9MCv/ECpfUCnPgCoIADn7cDCqMByQeODpQP58sC8tAC6OcCn/UC9v0C1/4CAA== 

Versão Control Meca’thun: AAEBAf0GDNwG+g71D9YRkMcCl9MCzukCw+oCnPgC8fsCoIADn7cDCaMBkgfJB44OlA/nywLy0ALo5wL2/QIA

Lista: 

Deck Bruxo CL1C-CL4C - Modo Livre
Deck Bruxo CL1C-CL4C - Modo Livre

Código:

AAEBAf0GCu0FxAj6DvUP3sQCv/ECoIAD0YADj4IDn7cDCpwCyQeUD60Q58sC8tACn/UCpfUC9v0C1/4CAA==

Mulligan

Você busca sempre manter as peças do combo (Glinda, Portal de Evocação, Mecano-traslador e CL1C-CL4C) e também ferramentas de compra de card/ciclagem para facilitar de encontrar as peças que faltam, além disso você também pode cogitar manter cards como Bomba Negra, Profanar e Repugnaz dependendo da classe que você está enfrentando(as remoções são úteis contra Ladinos, Paladinos e Xamãs já Repugnaz é útil contras Sacerdote e Druida), com essa escolha você costuma ter mais respostas contra as maiores ameaças dessas classes e não precisa depender tanto de realizar o combo o mais rápido possível.


Pilotando o deck

A pilotagem desse deck é bem versátil porém ela não difere muito independente do adversário, essa lista em especial demonstra essa característica ainda mais, enquanto outras listas buscam ferramentas mais controladoras e aumentar a duração do jogo para assim conseguir realizar o combo, essa versão possui as mais diversas ferramentas para realizar o combo o mais rápido possível ou até para realizá-lo de uma forma incompleta que possa te garantir a vitória. Sabendo disso é importante não hesitar ao realizar esses “combos incompletos” para criar alguns lacaios enormes ou até para criar lacaios medios e com eles remover completamente a mesa inimiga, principalmente contra decks agressivos, um turno onde você consegue criar 4/5 mecanoides com 8+ de ataque e 9+ de vida e ao mesmo tempo limpar completamente a mesa inimiga, é mais que o suficiente para vencer a partida na maioria dos casos.

Essa versão quer combar rápido e como eu já disse não necessariamente combar em um turno só, contra a maioria das classes você pode se sentir seguro de conseguir finalizar em dois, só é preciso tomar muito cuidado com cards específicos presentes em alguns decks do formato como Involução, Grito Psíquico, Sementes de Veneno e Espiral Etérea que tornam um combo em dois turnos inútil, exceto contra decks que podem abusar desses cards sinta-se livre para realizar esses combos incompletos e simplesmente encher a mesa de lacaios enormes para assim criar uma ameaça que não pode ser respondida e ganhar facilmente a partida.

Contra as classes que possuem formas de remover muitos grandes lacaios com facilidade você precisar ser mais cuidadoso e buscar o combo otk para finalizar a partida, qualquer mecanoide na mesa é uma ameaça enorme para o seu oponente, sabendo disso busque jogar apenas um deles por vez e ir obrigando o adversário a gastar recursos, se ele não conseguir remover um mecanoide você pode usá-lo como alvo para o magnético e assim finalizar a partida.

A jogabilidade em geral se assemelha a uma fusão da perspectiva de jogo presente no Bruxo Zoo com a perspectiva presente no Bruxo Controle, ao mesmo tempo que você busca ter o controle da mesa (para assim manter um mecanoide vivo e realizar o combo) você também busca controlar os recursos do adversário e sobreviver a ameaças porém essa versão tem o diferencial de abdicar de diversas ferramentas mais lentas fazendo o combo nela ainda mais forte e versátil, ao pilotar as versões na área de substituições do artigo vocês vão perceber uma semelhança muito maior com o Bruxo Controle, já essa versão principal do artigo acaba se assemelhando um pouco ao Zoo. Claro que diferente de um deck agressivo você não tem nem perto das ferramentas para recuperar o controle da mesa porém possui a capacidade de finalização absurda de um arquétipo combo.

Conclusão

Esse é um deck bem divertido e poderoso, porém um pouco diferenciado e complexo em questões de jogabilidade, mesmo assim é uma ótima pedida para todos aqueles que buscam um desafio maior ao jogar a ranqueada, também para todos os amantes de decks de Bruxo e outros decks Combo já que por estarem acostumados vão conseguir pegar a jogabilidade da lista com maior facilidade, essa lista em especial tem partidas mais rápidas chegando a vencer algumas em até 5 minutos dependendo da sorte nas compras porém as partidas podem acabar demorando bem mais dependendo do oponente e/ou da versão que você está utilizando, podendo chegar até a 30 minutos de duração com as versões mais controle, o deck é muito poderoso e não deve receber nenhuma alteração muito grande com a chegada da nova expansão e como seus cards são usados em outros decks do jogo o seu craft vale muito a pena.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br