Conheça os cards e estratégias do deck com o Reno Jackson, para o Formato Livre
Introdução
Salve a todos! Hoje temos mais um guia do Modo Livre e, dessa vez, temos um deck muito amado ou muito odiado pelos jogadores: o Bruxo Reno, um deck controle extremamente versátil. Cards como Reno Jackson e Kazakus dão a consistência adicional para que esse deck seja o maior controle do meta atual
Além disso, no formato livre temos muitas opções, então fica até difícil escolher 30 cards para botar num deck desse tipo.
Coração do Deck

Bibliotecário Kobold
Card bem simplório. É basicamente uma troca com um lacaio de baixo custo de um deck agressivo + um poder heroico, muito forte em qualquer deck controle.

Agoureiro
O card é de extrema importância ao enfrentar um oponente agressivo, por garantir um turno extra ou 7 de vida adicional, na maioria das vezes.

Profanar
Remoção primordial em decks de bruxo nos dias atuais. Precisa estar aqui para responder bem campos extensos de planos de jogo agressivos.

Brann Barbabronze
O Brann está aqui pelo motivo de se combinar com o Kazakus, podendo ter chances extras de conseguir a poção que você precisa. Além disso, seu combo com os cards Gnomoferatu e Rato Sujo podem acabar com o plano de jogo de um deck de combo.

Zola, a Górgona
Conseguir uma cópia (ou duas com Brann) extra de um lacaio é muito forte. Geralmente combinada com Reno contra deck agressivos e com Kazakus contra deck controle, porém pode ser usada em outras criaturas dependendo da situação do jogo.

Arauto do Caos
Puxar um demônio da sua mão na maioria das situações te da um Senhor do Caos turnos antes do 9, o que é uma jogada que vira o jogo contra deck agressivos. Além disso, é um lacaio consistente para sua curva de mana e desperta uma certa dúvida no oponente em relação a trocas.

Chama Sombria
Remoções globais são fortíssimas nesse deck, Essa, em especial, muitas vezes usada para remover uma mesa de grande poder ou roubar um lacaio importante usando Sylvanas.

Fogo do Inferno
Melhor remoção para a classe no meta atual, podendo lidar facilmente com os 3 decks agressivos mais fortes do momento (Pala Ímpar,Ladino Ímpar e Xamã Par).

Kazakus
Coração máximo do deck, o valor das poções criadas sempre é bem acima da curva e, em diversas situações, consegue virar o jogo ao seu favor, seja uma remoção global a mais, compra de card ou dano direto, as poções sempre garantem vantagem. E, combinado com Brann contra adversários de deck de controle, pode facilmente ganhar o jogo pelo valor extra absurdo.

Robô de Cura Vintage
Necessário no deck, o poder heroico do bruxo acaba causando bastante dano ao nosso herói, então, curas a mais,além do Reno, são sempre bem vindas.

Senhor do Medo Sórdido
Num meta infestado de Paladino Ímpar, esse card basicamente pode levar à vitória sozinho. Por isso a considero como coração do deck, não por sua força individual, porém pela sua consistência em responder o meta atual.

Reno Jackson
Curar a vida toda por 6 mana é o choro eterno de qualquer deck aggro. Esse card não nomeia esse arquétipo sem motivos, é um monstro e, desde de seu lançamento, vem brilhando em decks controle girando em torno dele. É o card mais importante do deck e, com certeza, um dos cards mais seguros de craftar para o formato livre.

Lorde Godfrey
É a melhor remoção global do jogo. Além de, muitas vezes, limpar a mesa inteira pelo mesmo custo de um Golpe Flamejante, ele rende um lacaio 4/4. Ou seja: você não perde a iniciativa ao limpar a mesa, o tornando essencial para qualquer deck mais lento na classe bruxo.

Espiral Etérea
Sem muita complexidade, remove o campo inteiro por 8 manas e age como um botão de reinício, caso as coisas fiquem complicadas.

Mal'Ganis
Senhor supremo demoniaco, sem muitos comentarios também, é simplesmente muito forte pelo efeito. Além disso, pode ser puxado pelo Arauto do Caos nos primeiros turnos, causando bastante problema para seu adversário.

Senhor do Caos
A melhor criatura defensiva lançada em Kobolds. Extremamente poderoso em parar decks agressivos e necessário para conseguir sobreviver aos começos mais explosivos dos mesmos.

Gul'dan, o Furtassangue
Um dos melhores DKs. Reviver todos os demônios e ainda ganhar um poder heroico super apelão são alguns dos motivos de Gul’Dan estar nesse deck. Sem ele, a consistência do deck no fim de jogo cai drasticamente.

Gigante da Montanha
Nos casos que é comprado antes do turno 4, funciona como uma grande ameaça, que pode ganhar muitos jogos com velocidade quando não respondido.
Outros Cards
Bomba Negra: remoção pontual fortíssima, também pode ser usada como dano direto para finalizar de surpresa um oponente.
Poção Quebra-cristal: outra remoção pontual de extremo poder, muitas vezes usada para remover uma grande criatura após o turno 10. Portanto, seu efeito negativo é irrelevante.

Repugnaz: praticamente qualquer deck livre tem espaço para esse deus. O card é incrível, paralisar um turno do seu oponente é extremamente forte. Pode ser usado defensiva e ofensivamente. Uma grande inclusão ao arquétipo.
Macieira Apodrecida: provocar com cura, é poderoso contra decks agressivos e tem sinergia com N’zoth, o que é muito vantajoso.
Sifão da Alma: outra remoção pontual, desta vez, combinada com uma cura, mesmo sendo baixa, esses 3 de vida podem fazer diferença no jogo.
Sylvana Correventos: lendária de extremo valor. Pode ser revivida com N’zoth e é uma das cards mais difíceis de se responder do jogo, porém sua maior sinergia no deck é o combo com Chama Sombria, removendo uma mesa e ainda roubando o que conseguir sobreviver.
N'Zoth, o Corruptor: finalizador neutro mais poderoso disponível para o deck, tem sinergia com diversos cards e ganha jogos contra decks controles após muitos turnos e recursos gastos. Geralmente vale se jogar depois do Gul’Dan para conseguir 2 Senhores do Caos.
Escolhas Tech
Os cards, a seguir, não fazem parte do coração do deck , porém, em muitas situações, agem como se fossem, por serem escolhas específicas para anular um card ou deck que você pode encontrar na ranqueada. Entretanto são a melhor escolha para retirar do deck caso queira adicionar outro card.

Mestre das Misturas: lacaio de custo 1 muito poderoso contra decks agressivos, além de ser uma forte cura, porém deve ser substituído em metas muito controle.
Gnomoferatu: destruir um card do deck do seu oponente pode parecer irrelevante para alguns, porém quando o card consegue atingir pedaços chave do deck adversário pode prejudicar o jogo inteiro dele. Além disso, é um 2 mana ⅔, então um corpo justo para o custo.

Rato Sujo: o destruidor de combos. Pode ser usado como um provocar, porém, em 90% dos casos, ele está aqui exclusivamente para destruir decks combos. Combinado com uma remoção pontual, você aniquila chances de derrota contra arquétipos OTK, em muitos casos.

Necrolorde: provocar fortíssimo contra decks agressivos e, ao mesmo tempo, quebrado contra arquétipos combo como OTK Druida. Puxar uma das partes do combo para mesa arruina completamente a partida para eles e, muitas vezes, te ganha a partida no exato momento.
Técnico de Controle Mental: um lacaio na curva 3 consistente que pode ser combinado com Rato Sujo e Brann para máximo valor. Além disso, por roubar um lacaio aleatório, em alguns momentos pode prevenir uma situação de risco e fazer com que você volte para o jogo.
Substituições
Como já dito, decks Reno são extremamente versáteis e possuem diversos espaços que não fazem parte do coração, onde se pode substituir cards por outros mais apropriados. A seguir algumas fortes opções e o motivo para as incluir no deck.
-4 Cards de Último Suspiro (N’zoth + 3) + Leeroy, Poder Esmagador, Manipulador Sem Rosto e Imperador Thaurissan: combo de dano que foi usado por muito tempo em decks Reno, vale o teste pela diversão de causar 20 de dano em um turno.
-1 Técnico do Controle Mental + Gosma Glutona/Harrison Jones: remover armas chatas que poderiam te causar muito dano, destruir uma Aluneth antes que compre muitos cards, é extremamente forte e pode te dar o tempo para ganhar a partida.
- 1 Outros Cards + Seta Sombria: remoção pontual poderosa contra Xamã e Mago, pode ser incluída para aumentar a consistência do início do jogo.
- 1 Outros Cards + Pacto Sacrificial: forte contra outros bruxos, é uma boa opção para destruir o seu próprio Arauto do Caos, para invocar um Senhor do Caos ou Mal'Ganis, além disso, curar 5 de vida, o que é muito bom.
- 2 Outros Cards + Cubo Carnívoro e Pacto Sombrio: um pequeno combo que pode ser útil caso você necessite de mais valor no deck, podendo clonar Mal'Ganis, Sylvannas, entre outros lacaios.
- 1 Outros Cards + Arrota Lodo: um lacaio na curva 5 que ajuda a parar ainda mais decks agressivos e também pode voltar com o N’zoth, criando uma muralha a mais de provocar.
Lista

Codigo
AAEBAf0GHooBkwHeBdsGtgfhB8wIuQ3+DY4O+g7CD/UPrRDDFoUX4KwC2LsC/b8C3sQC38QC58sCrs0C980C8tACl9MC6OcCw+oCxfMCnPgCAAA=
Pilotando o Deck e Mulligan:
Contra Paladino, Mago, Ladino(Ímpar), Caçador, Xamã e Guerreiro
Essas são as partidas agressivas que você vai enfrentar. Manter seus recursos em conta é sempre importante. Por ter só uma cópia de cada cards, tem que ser bem paciente ao usar remoções, para não ter problemas no futuro, segurar o jogo ao máximo e tentar vencer por exaustão do deck do seu oponente. Deve se mulligar, buscando os seguintes cards: Necrolorde, Técnico de Controle Mental, Mestre das Misturas, Reno Jackson, Bibliotecário Kobold, Agoureiro, Profanar e Fogo do Inferno.
Contra Druida
Essa partida se define em destruir uma parte do combo do seu adversário. É impossível vencer no jogo longo, pois, ao chegar na fadiga, o combo vai estar comprado, por isso, temos cards que nos protegem desse deck. Mulligue buscando eles: Rato Sujo, Brann, Gnomoferatu e Zola, porém, principalmente o Rato Sujo, seja inteligente na hora de usá-lo, espere seu oponente já ter gastado suas Evocações de Carvalho e, ai sim, jogue o rato e vença a partida.
Contra Bruxo, Sacerdote e Mago (Reno)
As partidas contra decks controle são mais complexas, é um jogo de valor, guarde suas remoções pontuais e globais para os lacaios chave do seu adversário. Além disso, tenha cautela ao utilizar seus cards chave (como Mal’Ganis e Repugnaz), sempre jogando em volta de remoções. Vence quem conseguir se segurar mais e manter o controle do jogo quando a fadiga chegar.
Mulligue buscando: Kazakus, Zola, Reno, Gul’dan e Gigante da Montanha. Além disso mantenha cards como Gnomoferatu e Técnico do Controle Mental para jogá-los no início do jogo como uma presença inicial.
Contra Ladino (Mill)
Ao ver que o ladino que você está enfrentando não é um Ladino Ímpar, automaticamente mude a forma de jogar para enfrentar um deck Mill. Não use seu poder heroico até ser extremamente necessário e gerencie seus recursos. Jogue sempre em volta de Sumir para não perder lacaios chave.
Conclusão
Este é um deck para vocês que estão em busca de um controle forte para pegar o sonhado lenda ou só se divertir subindo e destruindo arquétipos agressivos. As partidas costumam ser lentas, entre 15 e 35 minutos. É um deck bem equilibrado e se torna quebrado de forte, caso você compre as respostas certas no momento certo.