Versão Beta
Close

O caminho dourado (Parte 1)

Veja dicas para você melhorar a sua progressão nas ranqueadas de Hearthstone e de outros jogos.

por Daniel 'RyzingxFire' Moura

E ai pessoal, RyzingxFire aqui. Você, jogador competitivo sempre busca meios de alcançar os mais altos ranques, certo? Quem não está, afinal, como você vai falar para os amigos que é bronze/prata/ranque baixo, sendo que o foco é ser sempre melhor que o cara chato da turma. Enfim, vamos lá.

O objetivo desse artigo não é só para você alcançar o topo de Hearthstone, mas sim de qualquer jogo competitivo que pretende competir - lembrando que tem sistemas de ranqueamento tanto no Hearthstone, Overwatch, Heroes of The Storm e até mesmo no World of Warcraft, com as arenas. Confira abaixo 15 passos para você ir bem no competitivo dos games online.

1. Principio base, reconhecer seus defeitos.

Qual seu problema? Você não sabe tomar decisão? Você entra em pânico quando mais precisam da sua ajuda? Sua mira/apm/click de mouse é falho? Pegue um caderninho ou abre bloco de notas ai e vamos. Eu começo!

Daniel –

1. Problema de mira, apm e reflexo lento
2. Tomada de decisão única, sem contar com apoio de equipe.
3. Jogador precipitado.
4. Ansiedade em ranqueados.
5. Dificuldade em reconhecer momentâneo de tempo/valor.
6. falta de respeito com adversário e arrogância.

Entenderam como é pra ser feito? Pega seus defeitos e faça uma listinha.

Da minha lista, quais coisas podem ser considerados no Hearthstone? Itens 3,4 e 5. Certo, quero ser bom no Hearthstone e melhorar esses defeitos, então como vou fazer? Vou estudar!

Corrigindo item 3: Geralmente eu jogo com o jogo minimizado, vendo streams, vídeos ou mexendo no WhatsApp; por causa disso acabo jogando muito no automático e consequentemente errando bastante nas jogadas, considerando que poderia fazer alguma melhor da que fiz. Para corrigir esse erro, basta focar 100% no jogo e tratar cada ranqueada como eu trataria de LoL, Heroes of The Storm ou Dota 2: não minimizar, não mexer no celular e prestar atenção.

Corrigindo item 5: Eu sou um jogador controle, sou mal acostumado com recursos e limitações, devido esse problema acabo fazendo jogadas de tempo onde estou contra um oponente de valor e vice versa. Para corrigir? Só jogando, conhecer as matchups com afinco, ver jogadores profissionais em situações parecidas e como eles lidam com esses momentos.

Corrigindo item 4: Ansiedade. Bom, esse eu realmente não sei. Se tiver algum psicologx ai que souber ajudar, fico muito agradecido!

2. Morrer Menos (taxa de vitoria)

Então, você corrigiu seus erros? Na próxima parte é parar de dar recursos ao inimigo. Você que é jogador de Hearthstone deve estar se perguntando como que essa parte é aplicado ao jogo de cards, vamos lá que eu explico;

Digamos que você esteja com 3 lacaios na mesa, contra 2 do seu oponente. Na sua mão você tem remoção (seja feitiço ou arma), A melhor jogada nesse turno será de remover os lacaios do inimigo sem gastar os seus, isso é básico do Hearthstone, quem vencer a corrida de tempo (pressão de mesa), vence o jogo. Se por acaso você tiver que trocar os 3 para remover 2, então você acabou de ficar em uma desvantagem tremenda.

Por que cardsque geram outras na mesa são tão valiosas? Você ta pagando um custo para ter o dobro do efeito, MUITO VALOR! (essa parte é melhor para o jogadores de arena, considerando que há decks do meta ranqueado que não utilizam de tantos cards com geração de recurso assim). A ideia de “morrer menos” no Hearthstone é evitar as trocas “2 por 1” sempre que possível. Não estou dizendo que você não deve remover a mesa do oponente! O que eu quero dizer é que você deve buscar formas melhores de limpar a mesa. Se você perder 3 pra tirar 2, você está em desvantagem, reconheça isso.

*obs sobre essa parte. Alguns decks, como os de controle, não terão problemas em ficar nessa desvantagem, considerando que controle sempre joga em desvantagem por ser lento. A vitória fica por conta das remoções mesmo. Esse é um assunto delicado de abordar e espero ter conseguido transmitir a mensagem que quero passar direito, qualquer coisa entre em contato nos comentarios que a gente debate sobre esse assunto.

Sobre os outros jogos, só morrer menos já é o suficiente para subir de elo, negar recurso pra oponente é muito bom. Às vezes não tem como, você é pego fora de posição, ou toma um tiro do nada. Mas, muitas coisas podem ser feitas para evitar sua morte. Comunicação, visão de mapa, rotação com parceiro de equipe e bom posicionamento é tudo para conseguir  melhorar nos joguinhos.

3. Auto critica

Sei que temos muita vergonha de cometer erros, não gostamos de perder, mas, a frase “conhecimento e aprendizado na derrota” é real, nessa parte que entramos com a auto crítica. Se você perdeu, então busque entender porque. A maioria dos jogos citados no artigo são dependente de equipe, ou seja, mesmo se jogar perfeitamente, você vai perder algumas vezes. É bom pra construir caráter, saber que nada vem fácil. O elo alto vem com muito esforço. Elo alto (não esses 1140 do lenda que você vive acampado e nem o platina que você vive mostrando, estou falando de top 500 pra cima, diamante pra cima, etc.) não tem espaço para desistentes. Domine a si mesmo, e dominará o inimigo.

Está atirando mal? Treina esse controle de mouse ai. Está fazendo escolhas ruins? Procure como outras pessoas fariam, busque opiniões exteriores. Assista streams, leia guias. Isso leva ao próximo tópico.

4. Veja streams e videos.

Não sei sobre os outros jogos, mas, para o League of Legends existem diversos canais de VODs. Eu adoro poder absorver o conhecimento que tem em cada um porque é tão simples. Se eu quiser ver como um jogador lá da Coreia joga de Thresh contra Zyra, é só procurar nos VODs. Acredito que há várias formas de consumir conteúdo de aprendizado, lógico que os mais procurados são os vídeos e streams. Cada um com sua forma, certo? No Hearthstone eu prefiro conteúdo escrito, desde meus primordios. Mas, caso queira algo realmente puxado para aprendizado profundo, então o melhor lugar é vídeo mesmo.

Tem vários canais de gameplay comentada, em várias línguas. Temos ótimos streamers brasileiros e criadores de conteúdo para atender todos os gostos. A melhor forma de escolher é ir vendo e filtrando qual vale pra você. Já vi bastante comentários sobre o canal do Dbraz em relação a aprendizado iniciante. Se conhecer alguém com ensinamento mais profissional marque nos comentários! Por ler mais sobre Hearthstone do que assistir, acabo com uma lista bem curta de streamers para divulgar.

Aggro – Ant/Firebat/Heisenberg (Pedrão)

Controle – Theo/Asmodai/Heisenberg (Pedrão)

Ladino e decks mais orientados em tempo/combo – Zalae/Purple/Firebat

Modo livre – Nightmare/Clark Hellscream/Dane/Control

Se conhecerem mais alguns, deixem nos comentarios!

5. Foco

É necessário ter foco para crescer nas ranqueadas dos jogos online. A maior parte de subir, talvez 70%, gira em torno de foco e persistência. Pega uma pessoa com conhecimento profundo que joga 150 jogos e uma pessoa sem conhecimento profundo, mas joga 400, o que joga 400 vai acabar subindo mais alto que o outro. A maior parte de subir, talvez 70%, gira em torno de foco e persistência. Pega uma pessoa com conhecimento profundo que joga 150 jogos e uma pessoa sem conhecimento profundo, mas joga 400, o que joga 400 vai acabar subindo mais alto que o outro. Sistema de ligas, pontuações, elos é uma verdadeira piada, não vou mentir, mas é o que temos.

Subir só depende que você jogue, mas joga muito! Não se desgasta em um só jogo também, se vê que a ranqueada ta indo mal, jogue para vencer, mas não se desgasta, guarda suas energias e seu emocional para o próximo jogo. Aprender comunicar e ter uma visão de vencedor. Olhe para o jogo como uma janela de oportunidades abertas. Tira um tempo e faz um curso básico de porcentagens e estatísticas no youtube, vai ajudar bastante na hora de contar vitórias/derrotas. No Hearthstone, se você estiver com pelo menos 51% de taxa de vitória você sobe, demora, mas sobe. Ganhar 3 e perder 2 ainda é lucro. Mantenha o foco em partidas, ninguém gosta de perder. Não se obrigue a jogar em um dia ruim, você pode pular horas/dias sem jogar tranquilo. Não jogue cansado, não jogue estressado. Fica longe de tudo que possa tirar seu foco. Não sei como as pessoas conseguem jogar com música, nem eu que sou músico consigo, mas vai do costume de cada um. Faça o que for possível para manter o foco e buscar ter uma "visão profissional" na partida.

 

Espero que tenham gostado dessa primeira parte e fiquem de olho nas próximas 10 etapas. Qualquer coisa me chama nos comentários.


Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades de HearthstoneFacebookTwitter, YoutubeInstagram 

Colaboradores da Comunidade Card na Manga