Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada – Blefando

Dicas de como blefar no Hearthstone!

Assim como em qualquer card game, no Hearthstone também existe blefe. Não apenas existe, como é uma ferramenta muito importante para o formato competitivo. O blefe é quando você faz uma jogada esperando que seu oponente reaja da maneira que você quer, mesmo que aquela não seja a jogada mais eficiente. Normalmente a reação esperada do oponente é que ele crie a ilusão de que você possui um card ou uma jogada específica que você realmente não possui. Neste artigo citarei alguns exemplos mais comuns de blefes.

Há situações de blefe que envolvem dano letal: Quando você possui o letal e quando você não o possui. Quando você possui o letal, a melhor maneira de blefar seria fazendo seu oponente acreditar que você não possui e assim não utilizar algum card de cura ou proteção. Por exemplo: Você possui dois Eviscerar na mão, seu oponente tem 8 de vida e lhe sobrou 2 manas neste turno, deixe para utilizar os dois Eviscerar juntos no próximo turno, pois se deixar seu oponente com apenas 4 de vida talvez ele faça uma jogada muito pior do que ele faria por uma mínima chance de se curar. Como 8 de vida talvez ele se sinta confortável o suficiente para fazer outra jogada e não tentar achar alguma maneira de se curar.

Card Eviscerar
Card Eviscerar

Já quando você não possui o letal, você pode blefar que possui para que seu oponente jogue defensivamente e te dê tempo de achar um card específico para ganhar o jogo. Normalmente isto acontece em partidas entre decks agressivos. Para isso você pode deixar de fazer trocas favoráveis e campo e ir com todos seus lacaios face, forçando seu oponente a fazer trocas por medo de perder o jogo. Mas tenha em mente que isso pode ser arriscado se o deck do seu oponente possui alguma maneira de resolver seus lacaios sem precisar fazer trocas.

Outro blefe muito comum é quando se joga com decks combo, principalmente quando o combo causa menos de 30 de dano. Você pode criar um cenário em que mantenha seu oponente sempre no limiar do dano máximo que seu combo pode causar e obrigá-lo a sempre gastar recursos para se curar e não perder para seu combo. Isso lhe garante tempo até você realmente achar as peças do seu combo, pois seu oponente deixa de desenvolver lacaios e faz jogadas pouco eficientes.

Última e provavelmente a maneira mais óbvia de blefar é quando seu deck possui segredos: quanto maior a quantidade de segredos diferentes que seu deck utiliza, maior o alcance do seu blefe. Principalmente se seus segredos ativarem de maneiras bem diferentes. Um exemplo bem simples é com o Contrafeitiço e Entidade do Espelho: Seu oponente precisa testar com um lacaio fraco e com um feitiço que ele não se importe tanto de ser anulado, com essa informação você pode simplesmente jogar uma Entidade do Espelho no turno que provavelmente seu oponente utilizaria um feitiço muito forte ou jogar um Contrafeitiço para impedir seu oponente de desenvolver um lacaio muito grande. Note que são segredos que ativam com efeitos muito diferentes, por isso seu oponente fica num impasse muito grande.

Cards: ContraFeitiço e Entidade do Espelho
Cards: Contrafeitiço e Entidade do Espelho

Estas são algumas das várias maneiras de utilizar o blefe a seu favor e com certeza esta ferramenta ajuda a ganhar muitos jogos. Mesmo que o Hearthstone seja um jogo em que os jogadores não estão cara-a-cara, basta conhecer os decks que estiver jogando contra que haverão sempre maneiras de blefar a seu favor.

Jogador profissional e streamer. Email: pdantas@cardnamanga.com.br . Twitter: @HeisenbergCWG