Versão Beta
Close

Setembro Amarelo - Campanha Especial Taverna das Lendas

O Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

Por Renata Cassa'Leão, da Taverna das Lendas

Aqui quem vos fala é a Renatinha da Taverna das Lendas. E hoje fui convidada a invadir o Card na Manga para falar de um assunto muito importante: Setembro Amarelo.

Para quem não conhece, o #SetembroAmarelo  é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.

Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.

O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.

Por conta dessa campanha resolvi fazer esse especial na Taverna das Lendas, pois tenho visto cada vez mais casos no universo gamer de suicídios e pessoas que relatam sofrer com a depressão, crises de ansiedade, fobias e vários tipos de doenças psicológicas. Mas como não são doenças ''aparentes'' a maioria acha que é frescura. Eu sei que isso não é verdade pois  tenho TAG (transtorno de ansiedade generalizada), estou em tratamento com medicação e terapia a mais de um ano e hoje já consigo viver de novo apesar de tudo, aprendi a conviver com as minhas limitações. E  SIM! O Hearthstone e a comunidade, principalmente as amizades que fiz dentro dela me ajudaram ( e ainda ajudam muito).

Assim como eu,muitos amigos da comunidade, até mesmo geradores de conteúdo e streamers sofrem calados com seus transtornos psicológicos em uma luta que que não tem fim. Temos que viver um dia de cada vez, vencendo nossas batalhas a cada 24 horas. Sem dúvidas o jogo em si e os amigos que fazemos através dele nos ajudam demais . A grande maioria não sabe, mas muitas vezes, aquele streamer que faz lives super animadas e sorridentes passa noites em claro se sentindo no fundo do poço, já pensou em tirar sua vida em inúmeras delas e pensa 500x antes de ligar o pc pra mais uma live. ISSO É MAIS REAL DO QUE VOCÊS IMAGINAM (infelizmente)! Mas como a sociedade vê esse tipo de pessoa como fracos, elas passam por isso sozinhas até chegar ao limite de não suportar mais e acabar com tudo.

Pode parecer exagero ou extremismo, mas as estatísticas e minha experiencia de vida provam que não, cada dia mais.

Desde de que abri a Taverna para depoimento, várias pessoas tem entrado em contato pra falar sobre esse assunto. Estamos muito felizes com essa participação da nossa comunidade e abertos a todos que quiserem participar desse especial. Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém nos procure no inbox do nosso FACEBOOK e conte sua história pra nós!

TODOS O MATERIAL DO ESPECIAL #SETEMBROAMARELO PUBLICADO ATÉ O MOMENTO (essa lista será atualizada durante o evento) :

 Enfim, creio que seja um assunto de grande relevância e digno de receber uma atenção especial da nossa parte. Até a próxima galera e lembrem-se: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

Colaboradores da Comunidade Card na Manga