Versão Beta
Close

Testamos a aventura Tumbas do Terror na Blizzard em São Paulo; saiba mais

Tivemos acesso antecipado à aventura Tumbas do Terror em Hearthstone, que estava com uma build completa, com todas as alas. Os primeiros capítulos foram lançados esta semana.

Nesta segunda-feira teve um evento nos escritórios da Blizzard em São Paulo, com a participação de jornalistas e criadores de conteúdo da comunidade. Teve uma coletiva de imprensa e depois conseguimos testar a aventura Tumbas do Terror antes do lançamento, que estava em uma build completa, com todas as alas, decks e poderes heróicos liberados. Também estive presente no evento, e foi interessante ver as sinergias e estratégias estão bem interessantes, principalmente depois que você liberar mais poderes heróicos das classes, que são mais poderosos.

Nesta semana foram lançados 2 capítulos, com o primeiro gratuito para todos os jogadores. A principal novidade é a mecânica de "dupla classe", com cards de 2 classes no deck. Para a primeira semana estavam liberados o Reno Jackson (Ladino e Mago) e o Dom Finlei (Paladino e Xamã), com o deck montado aos poucos, similar às sessões de masmorra lançadas nas expansões anteriores. A cada chefe derrotado você escolhe uma das 3 opções de "conjuntos de cards" de uma mesma temática (por exemplo com muitos feitiços, "Só Lendários" ou mecanoides) e também tem os tesouros, que são liberados com a progressão da aventura nas sessões.

Hearthstone Dupla classe - Imagem do vídeo de divulgação
Hearthstone Dupla classe - Imagem do vídeo de divulgação

Dos Senhores das Pragas, que são os chefes finais da aventura, eles começam com 300 de vida na dificuldade normal e pode ser necessário fazer as sessões várias vezes pra eliminar o HP deles aos poucos. Com o Dom FInlei, no capítulo 2, consegui remover mais de 200 de vida da Praga da Loucura na primeira tentativa, e a cada 100 pontos removidos, o poder heróico dele muda e fica ainda mais insano, sendo necessário jogar um pouco em volta disso. Mas para quem gosta ainda mais de dificuldade, tem o Modo Anomalia, que você aciona no início de cada sessão e adiciona um efeito extra nas partidas. Em uma delas, de "Hologramas", é gerado um lacaio extra 1/1 idêntico ao jogado tanto pelo jogador ou pelo chefe. Combinado com "Ataques no Fim do Turno", no começo das partidas os lacaios praticamente se enfrentam entre si.

Aventura de Hearthstone com Hologramas
Aventura de Hearthstone com Hologramas

Na coletiva de imprensa, os desenvolvedores Dave Kosac e Alec Dawson comentaram também do aspecto de aprendizado dos novos jogadores sobre as aventuras. Eles citaram que um exemplo interessante é o Laboratório de Enigmas, que foi lançada no Projeto Cabum, onde o jogador resolve situações da mesa, dentro das 4 temáticas (Letal, Espelho, Tabuleiro Limpo e Sobrevivência), com muitos chefes e puzzles para você enfrentar, além de escolher qual tema ir primeiro.

Também tem o fator nostalgia da Liga dos Exploradores, incentivando jogadores antigos a retornarem ao jogo, onde os integrantes Brann, Elise, Dom Finley e Reno Jackson vão para Uldum e enfrentar os Senhores das Pragas. Eles apareceram anteriormente na expansão "A Liga dos Exploradores" (hoje com os cards exclusivos do Modo Livre), e na expansão atual Salvadores de Uldum tivemos o retorno das mecânicas de "Reno", que são ativadas quando não tem cards repetidos no deck.

Perguntei pra eles sobre novas chances dos novos jogadores conseguirem a Tyrande e o Hadggar (pois quando eles estavam disponíveis, foram em promoções/eventos que não estavam disponíveis no Brasil, como a Twitch Prime, que na época estava apenas disponível na América do Norte) e eles ainda estão analisando as possibilidades, de talvez ter eventos especiais que tenha personagens ou mesmo versos de cards antigos.

Para o futuro, eles estão lançando agora a aventura Tumbas do Terror e tem bastante espaço para planejar e experimentar novas mecânicas. A mecânica de "dupla classe" chegou a ser usada anteriormente com os eventos de Noturnália durante o Halloween, que começou em 2017 e também teve um evento temático em 2018, mas para as Tumbas do Terror, eles adaptaram as mecânicas para a temática de Salvadores de Uldum, continuando o enredo iniciado com a expansão Ascensão das Sombras.

Tumbas do Terror - Poderes Heróicos de Paladino Murloc
Tumbas do Terror - Poderes Heróicos de Paladino Murloc

Comunidade esteve presente no evento

Diversos criadores de conteúdo da comunidade estiveram presentes na Blizzard em São Paulo: Renata Cassa (da Taverna das Lendas), Ana Skudy (acompanhe também o canal dela na Twitch), Peter "Ogro" (Twitch), Nayara Sylvestre (acompanhe também seu canal na Twitch e nos torneios da Brasil Premier League), Dbraz, Tesdey e Sabrina (Mundo de Eluna). Eles divulgaram nas redes sociais fotos do evento:

Ver essa foto no Instagram

Galerinha de HS, encontro muito divertido como sempre! <3 #Hearhstone #blizzard #HS

Uma publicação compartilhada por Mundo de Eluna (@mundodeeluna) em

Ver essa foto no Instagram

@imdbraz @tesdeyguindo observando os dibres do mestre! #blizzard #games #gaming #twitchbrasil #twitch #streamer #streaming

Uma publicação compartilhada por Ogro (@joguecomoumogro) em

Ver essa foto no Instagram

Emocionada demais de conhecer de perto essa Jú gata! <3 #forthehorde #blizzard

Uma publicação compartilhada por (@sa_eluna) em

Ver essa foto no Instagram

Presentinhos da #Blizzard #twitchbrasil #twitch #games #hearthstone #streamer #streaming

Uma publicação compartilhada por Ogro (@joguecomoumogro) em

Ver essa foto no Instagram

Pela Horda! #warcraft #blizzard #streamer #streaming #games #twitchbrasil #twitch

Uma publicação compartilhada por Ogro (@joguecomoumogro) em

Ver essa foto no Instagram

Você está preparado?

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Flausino (@rodrigofglima) em

Ver essa foto no Instagram

Topei com a Skudy, da Twitch, na Blizzard https://twitch.tv/skudylive

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Flausino (@rodrigofglima) em

A jornalista Vivi Werneck, do Tecnoblog e Meiobit, também comentou sobre o evento no Instagram:

Ver essa foto no Instagram

Que linda! Saudades daquilo que a gente não viveu... (Tipo na minha estante) ❤️ . . . #wow #worldofwarcraft #blizzard #gamergirl #gamer #collectable #ilovegames #pcgamer

Uma publicação compartilhada por Vivi Werneck 🎮 🎲 (@viviwerneck) em

Ver essa foto no Instagram

Esses foram os Mimos que recebemos ontem em mais uma visita ao escritório da @blizzard em SP. Não são lindos gente 😍🤗 Se liga que hoje é o lançamento da NOVA AVENTURA #TUMBASdoTerror e sim, teremos #live & #SORTEIO pra vcs! Fiquem ligados que logo após a abertura da primeira Ala estaremos ao no Twitch da @tavernadaslendas jogando e sorteando 😉 (Seu boné aí @dudualenda 😘 ) 🎉 #tumbashearthstone #hearhstone #hearhstoneUldum #Tavernadaslendas #aventura #cardgame #twitch #aovivo

Uma publicação compartilhada por Renata Cassa'Leão (@renatacassa) em

Ver essa foto no Instagram

Existem 3 tipos de jogadores de #hearthstone @hearthstonebr

Uma publicação compartilhada por Ana Cristina Freitas (@ana_skudy) em

Ver essa foto no Instagram

Talvez (e apenas "talvez") eu esteja muito apaixonada por essa mochilinha. Que coisa mais fofaaaa! Obrigada pelo mimo mamãe Blizzard 😘 @renatacassa 🤗 #Renatinha #hearhstone #mimos #presentes #communitypartners #communityinfluencer #blizzard #blizzardbrasil #wow #worldofwarcraft #Tavernadaslendas

Uma publicação compartilhada por Renata Cassa'Leão (@renatacassa) em


Saiba mais sobre a aventura

Heróis de Classe Dupla

Mesmo quando se é um Herói lendário, derrotar senhores das pragas que ameaçam o mundo e uma poderosa liga do mal requer um esforcinho. Seja redobrando esforços educacionais, lançando mão de artes marciais, intensificando buscas sagradas ou surrupiando poderosos maquinários mágicos, Elise, Brann, Finlei e Reno aproveitaram o tempo no deserto aprendendo novas habilidades. Escolha um Herói e compre cards de DUAS classes, ganhando acesso a novos Poderes Heroicos e Tesouros. Explore estratégias e sinergias jamais vistas!

Senhores das Pragas

Amálgamas murlocs monstruosos, voragens vorazes de loucura turbilhonante, sem falar em... Morte. Real. Oficial. A Liga do MAL soltou poderosos senhores das pragas no mundo, e só você pode detê-los! Essas monstruosidades descomunais têm vidas persistentes gigantescas. Então, como dificilmente vai conseguir vencer na primeira tentativa, você pode retomar de onde parou na sessão seguinte!

Tesouros Exclusivos Poderosos

Todo explorador que se preze está sempre preparado. Revire o seu pacote de ferramentas e comece a sessão com um poderoso tesouro exclusivo à sua escolha. Desbloqueados ao cumprir desafios e a derrotar chefes, seus bolsos vão ficar cheios de itens mágicos e cards poderosos à medida que você avança pelas Tumbas do Terror.

Lembrando que hoje terá uma nova Taverna semanal, e muitas vezes após o lançamento das aventuras as Tavernas usam mecânicas das aventuras. Será que vamos ver a mecânica de 2 classes entre os jogadores, com decks aleatórios? Será interessante esperar, e o primeiro capítulo da aventura Tumbas do Terror é gratuito para todos os jogadores. Vale a pena conferir!

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online para o UOL Jogos, e já foi jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL. Mantém também o  Select Game, blog sobre games e cultura pop com ênfase em jogos multiplayer. Email: flausino@cardnamanga.com.br . Twitter: @rodrigoflausino