Versão Beta
Close

Saiba mais sobre a Mak'gora que o Saurfang desafiou a Sylvana em Batalha por Azeroth

A campanha de guerra de Batalha por Azeroth chegou ao fim e o desfecho é uma Mak'gora entre Sylvana e Saurfang!

A campanha de guerra final chegou à Batalha por Azeroth e deixou a comunidade de jogadores aflita com o encerramento. A tensão entre Saurfang, Anduin e Sylvana teve um desfecho trágico. Saurfang em companhia de Thrall e Aliança vão até Orgrimar encarar Sylvana e após Thrall constatar que muitas vidas seriam perdidas na batalha, Varogh Saurfang diz que talvez apenas uma vida seja perdida para dar fim à guerra. O que ninguém esperava era que a vida da qual ele estava se referindo seria a DELE!

Mas vamos ao ponto principal desse artigo. A Mak'gora! Vocês sabem sobre esse desafio? E quando e quantas vezes ele já foi usado pelas lideranças no universo de Warcraft?

O que é Mak'gora?

Mak'gora significa "Duelo de Honra" e é utilizado pela raça de orcs quando eles desejam desafiar alguém para um duelo (o famoso x1). O duelo costuma ser utilizado quando se quer estabelecer uma posição de liderança (mostrar quem é que manda) quando não se chega a um consenso.

Mak'gora costumava ser tradicionalmente um combate até a morte, mas sob o governo do Chefe Guerreiro Thrall, ela se tornou um combate não-letal, embora

Thrall
Thrall

seja possível renunciar a essa regra antes do duelo, caso os participantes estejam de acordo.

As regras de um Mak'gora parecem ser diferentes entre cada Mak'gora, uma vez que podem ser escolhidas e definidas pelos próprios participantes antes do seu acontecimento. A regra princial das Mak'gora é que os duelistas devem lutar até a morte ou até a submissão. A magia, por exemplo, nunca foi declarada proibida e, de fato, foi usada em vários duelos de Mak'gora e, porém ela é enxergada como vergonha e não é muito bem recebida por quem assiste a um Mak'gora com a utilização de magia. Os orcs prezam sua reputação de ótimos guerreiros e uma Mak'gora de luta corpo a corpo é vista como mais honrosa.

Recusar um Mak'gora pode significar uma grande desonra. Quando usado como uma luta até a morte, ser poupado pode ser visto como um grave insulto aos orcs, pelo menos para os Thunderlords. 

Nos clãs de ogro, apenas um ogro pode desafiar outro ogro a uma mak'gora, mas o desafiante pode escolher um campeão para lutar em seu nome. Podemos ver uma breve menção a um duelo quase nesse estilo em Game of Thrones, em que Tyrion Lannister exige um julgamento por combate e escolhe outra pessoa para batalhar em seu lugar (Oberyn). 

Como as regras podem ser definidas pelos participantes, vamos relembrar quais foram as escolhidas no Mak'gora entre Garrosh e Cairne: (Não temos cinemática oficial mostrando esse duelo).

  • Uma arma foi permitida.
  • Uma bênção dessa arma por um xamã de sua escolha foi permitida (Magatha "abençoou" a arma de Garrosh).
  • Tanto a armadura quanto as roupas eram proibidas, apenas uma tanga era permitida.
  • Cada participante tinha que ter pelo menos uma testemunha.
  • O combate foi até a morte. 

Uma cinemática realizada por fãs foi montada para mostrar como aconteceu o mak'gora entre Garrosh e Caerne (está em Espanhol)

Em muitos outros Mak'gora, as regras nem sempre são definidas, por exemplo, no primeiro e no segundo Mak'gora entre Thrall e Garrosh, nos Mak'gora entre Varok Saurfang e Malfurion ou nos Mak'gora entre Varok Saurfang e Sylvanas Windrunner.

Mak'gora Garrosh vs Thrall

Após todo o estrago que Garrosh causou a Azeroth e principalmente à horda durante o seu reinado, Thrall decide dar um BASTA e desafia o guerreiro à uma Mak'gora. Porém, Garrosh como um ótimo guerreiro que é quase vence Thrall que tomado por muito ódio e desejo de vingança, utiliza os elementos para matar Garrosh e colocar fim às atrocidades das quais ele é capaz.

Mak'gora Lothar vs Mão Negra (Filme Warcraft)

No filme "Warcraft" o Orc Mão Negra mata o filho de Lothar e como vingança, ao ver a oportunidade de vingá-lo, Lothar enfrenta Mão Negra e com apenas um golpe coloca fim a vida do algoz de seu filho. Com a ajuda de Garona, Lothar consegue o direito de ir embora, pois venceu de forma honrosa o Mão Negra e os demais orcs concordam, exceto Guldan que não é movido a Honra e só quer destruição.

Mak'gora Guldan vs Durotan (Filme Warcraft)

Neste Mak'gora o Guldan utiliza magia para derrotar Durotan e podemos ver a desaprovação do seu clã sobre isso. Matar Durotan com magia trouxe desonra para o duelo (mas todos sabemos que Guldan nunca se importou com honra, apenas com poder e destruição).


Veja mais vídeos sobre o final da Campanha de Guerra de Batalha por Azeroth

Veja todas as Cinemáticas de Batalha por Azeroth

Gostou da curiosidade de hoje? Se tiver alguma sugestão de tema para levantarmos em nosso site, deixe nos comentários!

Fonte: WoWhead

Imagem de destaque: Athelarius


Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais:  FacebookTwitter e Instagram .

Vivo o universo de Warcraft há 10 anos, e há 3 crio conteúdo de Hearthstone no Fansite Cristal de Mana, além de ser aspirante a pro player e streamer. Email: day@cardnamanga.com.br . Twitter: @_daycris_