Versão Beta
Close

Cards lendários recomendados para criar (Modo Livre)

Confira o nosso top 15 de cards lendários para se criar no modo livre!

Introdução

Fala galera, beleza? Trazendo dessa vez uma lista de lendárias essenciais para montar os melhores decks do meta livre após o nerf da Naga Bruxa do Mar. Cada uma delas têm suas fortes individualidades e combos, porém estão nessa lista por fazerem partes dos decks mais fortes do momento.

Lembrando que você precisará ter as aventuras antigas, que são extremamente úteis para montar diversos decks do formato e muitas lendárias dessa lista fazem parte delas. Conheça os cards!

Repugnaz
Repugnaz

1 - Repugnaz

Repugnaz é basicamente a lendária coringa do modo livre. O card é simplesmente incrível e tem espaço em qualquer deck do formato. E eu repito: qualquer deck do formato. Entretanto, ele tem brilhado frequentemente em decks agressivos como Paladinos e Ladino Ímpar como uma forma de proteger seu campo de remoções. Além disso pode ser usado para impedir um deck OTK (combos que matam em um turno), que Sacerdotes, Magos e principalmente Druidas atualmente utilizam.

Resumindo: se você deseja entrar nesse formato e não pode comprar a aventura Naxxramas ou se infelizmente desencantou seus cards livre na primeira rotação, você deve colocar este card no topo da sua lista de craft.

Reno Jackson Card
Reno Jackson

2 - Reno Jackson

Reno Jackson é o card supremo em todos os decks controle que não possuem uma função de OTK* no formato. Atualmente temos 5 decks Reno viáveis (na ordem de consistência): Bruxo, Mago, Sacerdote, Caçador e Xamã. Cada um com suas individualidades de classe, porém com o mesmo objetivo: tirar valor de alguns cards específicos e controlar o jogo.

Seu grito de guerra é extremamente desbalanceado. Pode fazer todo o esforço de um deck agressivo ao longo de uma partida inteira ir pro ralo, se jogado na hora certa. Por esse motivo, deve ser sempre mantido na mão nessas condições.

O que Repugnaz é para decks agressivos atualmente, Reno é para os decks controle. Uma ferramenta super poderosa e indispensável caso você seja um jogador que aprecie jogar com decks mais lentos.

*OTK: É a capacidade de um deck causar uma enorme quantidade de dano capaz de matar o oponente em apenas um turno.

Kazakus Card
Kazakus

3 - Kazakus

Se Reno Jackson fosse o capitão de um navio, Kazakus seria o primeiro imediato. As classes que têm acesso a esse card constroem os decks Reno mais consistentes, pois, além de poderem tirar valor extra da sinergia de somente uma cópia de cada card, o próprio Kazakus é muito forte. As poções que ele cria fazem basicamente tudo no jogo, você só precisa de um pouco de sorte na aleatoriedade e tudo certo.

É um card de extrema importância nos decks Reno, porém pode ser cortado caso você ainda não possua pó o suficiente. Consequentemente o poder do deck irá decair drasticamente, então considere criar Kazakus o mais cedo possível após criar o Reno.

Remendo Card
Remendo, O Pirata

4 - Remendo, O Pirata

Remendo é muito subestimado hoje em dia. Após o nerf, para muitos o card caiu no esquecimento. O grande porém é que ele continua tendo a mesma função que fazia ele rodar anteriormente: filtrar seu deck. Mesmo a investida sendo importante e o dano adicional sendo relevante, Remendo continua sendo uma ferramenta agressiva muito consistente e inclusive faz parte da lista dos dois decks agressivos mais eficientes do momento: Paladino Ímpar e Ladino Ímpar.

Então se você deseja subir de rank com facilidade e com decks agressivos, ele é sua prioridade #1.

Mal'Ganis Card
Mal'Ganis

5 - Mal’ganis

Mal'ganis é uma lendária simples e consistente. Muitos defendem que atualmente é o melhor card lendário de bruxo, e o motivo é simples: ele é uma ameaça enorme, com 9/7 de status. O que já o torna bem intimidador. Como se não bastasse, ele pode ser combinado com uma mesa previamente lotada de demônios para causar uma grande quantidade de dano; ou só tornar os lacaios em uma mesa mais resiliente. Sua segunda habilidade permite ao jogador que o utiliza tirar mais proveito de cards que causam dano a si mesmo, além de poder ser usado como ferramenta defensiva para conseguir alguns turnos extras.

Praticamente qualquer deck de bruxo pode rodá-lo, sejam controles e combos ou até decks agressivos como Bruxo Zoo. Se sua classe favorita é o bruxo, essa certamente é a lendária que você deve fazer primeiro.

Aviana Card de Hearthstone
Aviana Card de Hearthstone

6 - Aviana + Kun, O Rei Esquecido

Se uma delas nunca tivesse sido lançada, a outra não estaria nessa lista.  Aviana e Kun é uma combinação de lendárias muito poderosa. Todos os decks OTK da classe no formato livre hoje em dia giram em torno desses dois cards.

A interação delas é absurda: tendo 10 mana, Aviana faz com que seu Kun custe uma mana, após jogar o Kun e recuperar as 10 mana você pode finalizar seu oponente de diversas formas pois suas criaturas continuam custando 1. Seja previamente tendo comprado todo o seu deck e usado o combo Fubalumba + Azalina para roubar o do seu oponente, seja usando Malygos e feitiços que causam dano ou seja da forma mais meme que você puder imaginar. Com Majordomo Executus, Cubo Carnívoro e Autômato de Corda, você precisa de Aviana + Kun para começar a combar.

Kun, O Rei Esquecido
Kun, O Rei Esquecido

Por isso, se druida é sua classe favorita ou combos OTK são seu arquétipo favorito, você deve colocar estes 2 cards igualmente no topo da sua lista.

N'Zoth, o Corruptor
N'Zoth, o Corruptor

7 - N’zoth, o Corruptor

Representando a expansão dos Sussurros dos Deuses Antigos, temos o amado por muitos: N’zoth. Um finalizador excepcional que até hoje faz com que diversos decks tenham sinergia com Último Suspiro somente para poder usufruir do grande potencial deste card. Atualmente joga no Bruxo Cubo(Cubelock) e em versões do Bruxo Reno(Renolock) e Mago Reno(Reno Mage), porém seu potencial é imenso e futuramente pode jogar em qualquer uma das nove classes.

E se por acaso você deseja aprimorar o seu deck de Reno ou somente ter uma lendária relevante que pode jogar em diversos decks no formato, N’zoth tem que estar na sua lista.

Barnes
Barnes

8 - Barnes

Barnes não parece nada relevante sozinho. É basicamente um Yeti com o corpo dividido se puxar uma criatura ruim. Porém as coisas ficam interessantes quando você coloca Barnes num deck lotado de criaturas com Último Suspiro ou efeitos de fim de turno, podendo gerar valor adicional com esses cards. Seu auge é atingido quando combinado com outra lendária dessa lista, Y’shaarj. Barnes + Y’shaarj é uma combinação que vence diversos jogos e dá a arquétipos como Caçador Feitiços(Spell Hunter), a força adicional para poderem existir no formato.

Também é o foco principal de um dos decks Tier 1 atualmente, por realizar uma espécie de barateamento no custo de mana quando combinado com ferramentas de ressuscitar lacaios. Se você deseja montar um Sacerdote Grande(Big Priest) deve necessariamente craftar este card e também Y’shaarj.

Y'Shaarj, Raiva Incontida
Y'Shaarj, Raiva Incontida

9 - Y'Shaarj, Raiva Incontida

Outro vindo para representar a expansão dos Deuses Antigos, temos o assustador Y’shaarj. Seu valor no fim do jogo é extremo em decks com lacaios poderosos e é muito popular em decks como Druida Ramp e Xamã com Reencarnar. Porém ele realmente brilha nos decks em que é combinado com Barnes.

No turno 4, se o Barnes revelar uma cópia de Y’shaarj, é considerado o valor máximo em decks como Big Priest, por rodar outros lacaios você ainda tem a inconsistência de puxar outra criatura do efeito do seu mini Y’shaarj.

Já em decks como Caçador Feitiços(Spell Hunter) onde as únicas criaturas do seu deck são Y’shaarj e Barnes, um sempre vai puxar o outro e assim quando o Barnes é jogado no turno 4, se garante um valor absurdo com o Y’shaarj em campo botando pressão no seu adversário, muitas vezes ganhando o jogo.

Imperador Thaurissan
Imperador Thaurissan

10 - Imperador Thaurissan

Uma das primeiras lendárias que todos os decks usavam em sua época, representando Rocha Negra, temos o grande Imperador que proporcionou tantos combos ao longo dos anos. Seu efeito único de reduzir o custo de todos os cards na sua mão, pode facilmente sair do controle e vencer o jogo de várias formas.

Hoje em dia ele joga majoritariamente em dois tipos de deck controles, que o usam como uma ferramenta de facilitar jogadas + uma bomba extra; e em decks combo, que tem como uma de suas etapas necessárias para combar usando o Imperador, às vezes até com Encantadora Drakkari, e assim reduzir os custos das partes do combo e podendo matar seu oponente mais facilmente.

Alguns exemplos de decks que o usam são: Mago Exodia e o Sacerdote Missão OTK. Porém muitos outros decks menos consistentes e memes também fazem uso do card, portanto é um ótimo craft pra você que quer fazer uns combos loucos no formato livre.

Aya Patanegra Card
Aya Patanegra

11 - Aya Patanegra

Aya é um dos cards multiclasse que foram apresentados em As Gangues de Geringontzan. Ela pertence às classes Xamã, Druida e Ladino e é a principal fonte de valor dos famosos Decks de Jade: São decks controle que buscam durante o jogo invocar diversos golens de jade e com isso vencer seus oponentes.

Conforme os Golens crescem, passam se tornar muito difíceis de lidar. Atualmente vemos 2 decks onde Aya e os Golens de Jade aparecem no formato: o poderoso Tier 2 Jade Druida, e um deck semi-viável que é o Jade Calafrarte Xamã. Aya não é uma lendária que joga em muitos arquétipos. Joga somente nos decks Jade, porém um deck Jade sem Aya não existe.

Então se você deseja jogar com esses tipos de deck você deve pôr Aya no topo da sua lista de craft.

Dom Finlei Mrrggltone
Dom Finlei Mrrggltone

12 - Dom Finlei Mrrggltone

Uma lendária lançada na liga dos exploradores, Dom Finlei desde o princípio virou grande amigo dos decks agressivos de classes como Paladino, Druida, Guerreiro e até em poucas situações, Sacerdote. Por mudar seu poder heroico para um dos outro 9 básicos podendo encontrar o grandioso poder heroico do bruxo, pode também descobrir o poder heroico do caçador que melhora bastante o potencial agressivo destes decks.

Atualmente vê jogo em alguns decks como Paladino Aggro, Paladino Murloc, Guerreiro Pirata e Druida Token, porém perdeu bastante presença no meta com a chegada de Baku e Genn. Mesmo assim ainda é uma ótima opção de craft para aqueles que curtem decks agressivos.

Brann Barbabronze Card
Brann Barbabronze

13 -  Brann Barbabronze   

Assim como o Imperador, o menino Brann também já teve seus dias de glória. Contudo, hoje é apenas um importante coadjuvante nos decks que usufruem de Reno Jackson e Kazakus. Além disso, vê um pouco de jogo em decks com Calafrarte, porém, acaba perdendo espaço para o Elemental Murmurante.  Mesmo assim merece estar nessa lista por dois motivos: primeiro, é uma peça de extrema importância para a consistência e força no fim do jogo dos decks de Reno e, segundo, tem um grande potencial de combo futuro e por isso é uma das lendárias que se deve ter quando adentrar no formato livre.

Sylvana Correventos Card
Sylvana Correventos

14 - Sylvana Correventos

A grandiosa atual chefe guerreira da Horda é um poderoso card de meio de jogo e um dos cards mais complicados para seus oponentes responderem. 6 mana 5/5 é um status razoável. Seu efeito causa extrema confusão na hora das trocas, porém classes como Caçador, Bruxo e Sacerdote podem tirar valor imediato do card, tornando-o ainda mais poderoso e perigoso. Uma Sylvanas sortuda pode virar completamente um jogo e quando combinada com Fingir de Morto ou Cubo Carnívoro, o valor gerado é imenso e extremamente frustrante para os adversários.

É uma lendária que não é coração de nenhum deck, porém joga em praticamente todos e vale muito a pena caso esteja procurando expandir a eficiência da sua coleção em montar decks diversos.

Dr Cabum Card
Dr. Cabum

15 - Dr. Cabum

Por último e não menos importante temos a estrela da nova expansão, o sensacional Dr. Cabum! Ou Dr. 7, pros mais íntimos. Um dos cards mais icônicos, teve uma época em que todos os decks eram 28 cards + 1 Dr. Cabum e 1 Caçador Profissional, para limpar o Cabum do seu oponente. Hoje em dia se tornou um card muito mais fácil de se responder, porém mesmo assim ainda é uma grande ameaça adicional para decks agressivos, frequentemente incluído em listas como Ladino e Paladinos Ímpar, é também uma ferramenta de valor para decks controle como o Sacerdote Missão Controle e o esquecido Guerreiro Controle.

Este é um craft excelente para quem deseja aumentar a presença no fim do jogo em seus decks e também quem quer ter um card importante para a história do jogo na sua coleção de lendárias.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br