Versão Beta
Close

Hearthstone Campos de Batalha - Guia Definitivo

Um guia com tudo que você precisa saber para chegar com o pé direito no Hearthstone Campos de Batalha

Hearthstone Campos de Batalha é o mais recente modo de jogo do nosso cardgame favorito e a primeira investida da Blizzard no gênero dos Auto Battlers. São dezenas de heróis, mais lacaios ainda e muita estratégia para sair como único vencedor da partida.

Para ajudar quem vai dar seus primeiros passos nesse modo e especialmente que nunca jogou um Auto Battler, preparamos esse guia completo, com ranqueamento dos melhores heróis no momento, lista com todos os lacaios e várias dicas para te ajudar a entender o jogo e vencer partidas. Vem com a gente! 

Autobattler

Esse gênero surgiu no fima de 2018 como um mod e também é chamado de Batalhador Automático. Com oito jogadores por partida, o objetivo é lutar com seu exército de personagens turno a turno até ser o último sobrevivente. 

Há uma fase de preparação, onde o jogador administra o seu time através da compra de personagens e do posicionamento de unidades, ou, no nosso caso; lacaios. Após essa etapa começam os embates, e cada jogador batalha contra um dos outros presentes na partida. Quem vencer o embate aplica dano na vida do inimigo. Cada jogo desse gênero tem suas próprias regras, seja de economia, posicionamento e sinergias, mas no geral seguem esse formato padrão.

Como jogar?

Como jogar?
Como jogar?

Agora que já sabem o que é um Auto Battler, vamos conhecer o Hearthstone Campos de Batalha. Para acessar o jogo é bem simples, assim que entrar no Hearthstone, procure no menu principal pela opção “Modos”. Ao selecionar essa opção, você poderá escolher entre o Campos de Batalha e a clássica Arena. Escolha o primeiro e você poderá fazer um tutorial do modo e depois desafiar outros jogadores.

Taverna e batalha

Taverna
Taverna

Você logo vai se sentir em casa, já que o modo usa o tabuleiro padrão do Hearthstone. A essência aqui é praticamente a mesma de todos outros AB, ou seja, foco na economia para comprar lacaios na fase de preparação - aqui chamada de Taverna - e assim buscar fortalecer a sua mesa. Cada partida aqui vai demorar cerca de 30-35 minutos.

Como todo AB, Campos de Batalha também tem suas peculiaridades. Além dos lacaios que vão batalhar em cada turno, o seu herói escolhido no início da partida também tem influência no resultado. Ao todo são 24 heróis no momento, cada um com um poder heroico único, que se forem do tipo ativo, podem ser utilizados na fase de taverna.

Na primeira rodada, todos jogadores -menos uma heroína que mencionaremos em breve - recebem 3 de ouro. A cada turno essa quantidade vai aumentando, como com a mana do modo tradicional, até chegar a 10, o máximo. Todo ouro que não for utilizado em uma rodada é perdido, o que difere mais uma vez o Campos de Batalha dos outros AB. Não existe mecânica de acúmulo de ouro com juros e cada rodada tem potencial para mudar completamente o andamento do jogo.

Para conseguir lacaios melhores, você pode evoluir a sua taverna. A princípio ela pede um valor alto em ouro, mas com o passar dos turnos vai ficando mais e mais barata. Assim que você evolui, ela fica cara novamente e vai reduzindo outra vez. Ao todo são seis níveis da taverna, cada um com lacaios mais fortes e mudanças na probabilidade de aparecer lacaios de um nível. É possível ainda gastar um de ouro para sortear novamente os lacaios disponíveis para compra e ainda congelar uma seleção de lacaios, sem custar nada, para que você possa comprar o que deseja na próxima rodada.

No seu time é possível preencher todo o tabuleiro com até sete lacaios e existe um banco onde você pode guardar lacaios para outras rodadas. Quando você completar três lacaios do mesmo tipo, eles se fundem e se tornam uma versão melhorada, com mais atributos e melhores efeitos. 

Para vender algum lacaio que você não queira mais, basta arrastá-lo para o estalajadeiro. Para comprar um, basta arrastá-lo para o seu herói. A compra será feita sempre por três de ouro, já a venda garante um de ouro, isso independe do nível do lacaio vendido ou comprado. 

Batalha
Batalha

Quando rola uma batalha, um dos dois jogadores é selecionado aleatoriamente para começar atacando. Os ataques rolam sempre da esquerda para a direita de forma alternada, ou seja, primeiro o lacaio de um jogador e depois o de outro. O que cada lacio ataca é definido de forma aleatóra. Essa dinâmica se repete até todos os lacaios de um jogador morrerem. O vencedor usa o nível dos seus lacaios e o nível da sua taverna para aplicar dano no herói adversário. É uma soma simples, o nível da taverna mais a soma dos níveis dos lacaios que restaram no campo. Caso não sobre nenhum lacaio no campo, é decretado um empate e ninguém recebe dano no herói.

Essa parte de mecânicas básicas é explicada com algum detalhamento no tutorial, quando você acessa o modo pela primeira vez, fique atento para não perder nada e volte aqui sempre que tiver dúvidas.

Heróis

Heróis
Heróis

São 24 heróis disponíveis no Campos de Batalha no momento. No início de cada jogo, você poderá escolher um entre três opções. Abaixo você confere nossa lista dos melhores heróis do patch atual. Lembre-se que isso pode mudar a qualquer momento e vai um pouco de opinião pessoal também. Quanto maior for o ranking do herói na lista, mais acreditamos que você terá chances de se dar bem.

Rank S 

Bran Barbabronze

Bran Barbabronze
Bran Barbabronze

Poder heroico: Marca de Batalha
Custo: Passivo
Efeito: Depois que você jogar um lacaio com Grito de Guerra, conceda +1/+1 a um lacaio aliado aleatório.

O Bran é perfeito para quem vai jogar utilizando Grito de Guerra para melhorar seus time e então vender o lacaio. Como você fará isso todos os turnos, o Bran garante um bonos de +1/+1 sempre que um grito de guera rolar. Um dos mais forte desse meta com certeza.

Retalhoso

Retalhoso
Retalhoso

Poder heróico: Tudo Remendado
Custo: Passivo
Efeito: Comece com 60 de Vida em vez de 40.

O Retalhoso permite que você foque no seu engame, já que pode escolher lacaios que demoram para vingar ou ir atrás de combinações por conta da sua vida enorme. Como os primeiros turnos dão pouco dano, não há problema em perder com ele. Além disso, ele pode optar por uma composição de demônios, que mesmo que causem dano na sua vida, o gigante vai chegar na fase final ainda em condições de brigar de igual para igual.

Nefarian

Nefarian
Nefarian

Poder heroico: Fogo Nefasto
Custo: 1
Efeito: No início do próximo combate, cause 1 de dano a todos os lacaios inimigos.

O Nefarian é tier S por conta do seu poder heroico. Barato, nos turnos iniciais ele pode limpar alguns lacaios e garantir a vitória. Nos turnos mais avançados, ele é uma remoção de Escudo Divinido que custa um de ouro. É uma boa alternativa para quase todas as composições.

Rank A

O Rei Rato

O Rei Rato
O Rei Rato

Poder heroico: Rei dos ‘x’
Custo: Sem custo
Efeito: Sempre que você comprar uma Fera, conceda-lhe +1/+2. Muda de tipo a cada turno.

O Rei Rato oferece um buff insano e sem custo para os seus lacaios, mas por conta da pegadinha da aleatoriedade, já que o tipo de lacaio que o poder afeta muda a cada turno, torna o jogo dele algo que as vezes é imprevisível. O ideal é possuir amalgamas no time, que vão receber o buff em todos os turnos. Se não for possível, o jogador terá que se desdobrar para mantar o campo dele diverso e ainda sim com alguma sinergia.

Toki Infinita

Toki Infinita
Toki Infinita

Poder heroico: Taverna Temporal
Custo: 2
Efeito: Atualize a Taverna do Bob. Adicione um lacaio de Grau da Taverna mais alto.

A Toki Infinita estava tão forte que já até recebeu nerf. O seu poder heroico altera as opções de lacaios da taverna e garante que o último deles seja de um nível superior ao seu. Com esse poder, a Toki fica praticamente invencível se os lacaios corretos aparecerem, mas nem sempre é assim. Se você der azar e lacaios fracos aparecerem, seu ouro terá sido consumido sem trazer benefícios e seu início de jogo vai para a vala. Jogo de risco, mas ainda sim poderoso, vai depender da sorte.

O Curador

O Curador
O Curador

Poder heroico: Especialista em Viveiro
Custo: Passivo
Efeito: Comece a partida com um Amálgama 1/1 que tem todos os tipos de lacaio.

O sucesso do Curador depende do quanto a Amálgama que ele começa estará forte no final. Esse é um dos lacaios mais fortes do jogo, já que aceita buffs de todos os tipos. Com ele você terá uma vantagem no iníco pelos atributos a mais e no final por ter um lacaio que pode estar com atributos enormes, Envenenar, Escudo Divino e Provocar.

Ausentina

Ausentina
Ausentina

Poder heroico: Procrastinar
Custo: Passivo
Efeito: Pule seus primeiros dois turnos. Comece com um lacaio do Grau 3 e 4 da Taverna.

A Ausentina é a heroina que citamos lá nos primeiros paragrafos. Ela não recebe moedas nos primeiros dois turnos, o que significa derrota e dano. No entanto, no terceiro turno ela irá receber um lacaio de nível 3 e outro de nível 4. Se as opções forem boas, ela vai estar em muita vantagem em relação aos oponentes e com uma vida ainda tranquila, já que o dano dos primeiros turnos não é muito alto.

Rank B

Sindragosa

Sindragosa
Sindragosa

Poder heróico: Fica Frio
Custo: Passivo
Efeito: No final do seu turno, lacaios Congelados recebem +1/+1.

Com a Sindragosa a sua estratégia de compra muda. Você deve sempre pensar um turno a frente. Descubra o lacaio que você quer na taverna e congele-o com o poder do Bob. No próximo turno ele receberá um bônus de +1/+1 sem que você tenha gasto nada.

Lorde Jaraxxus

Lorde Jaraxxus
Lorde Jaraxxus

Poder heroico: Fúria Sangrenta
Custo: 2
Efeito: Conceda +1/+1 aos seus Demônios.

O Lorde Jaraxxus recebeu um buff e agora seu poder heroico custa duas moedas de ouro e não uma. Isso ainda não faz dele um dos melhores heróis por conta da fragilidade do tipo demônio, mas ele consegue lutar bem e vencer se o jogador fizer boas escolhas na hora das compras e souber usar o poder heroico nos momentos certos.

Bartendotron

Bartendotron
Bartendotron

Poder heroico: Garçom Habilidoso
Custo: Passivo
Efeito: Reduza em (1) o custo dos Graus da Taverna.

Na prática o Bartendotron te coloca um turno na frente dos outros em relação ao custo de melhorar a taverna. É um poder que dá uma certa vantagem, mas nada muito relevante. Não chega a ser ruim, mas também não está entre os melhores.

Yogg-Saron

Yogg-Saron
Yogg-Saron

Poder heroico: Caixa Enigma
Custo: 2
Efeito: Contrate um lacaio aleatório da Taverna do Bob e conceda-lhe +1/+1.

O Yogg-Saron pode ser o herói mais forte do jogo ou também o mais fraco e esse é o seu problema. Como depende muito da sorte na hora de comprar um lacaio, você pode acabar com um time sem sinergia. Se der sorte, no entanto, seu time vai voar para a liderança com os buffs e moedas extras.

Principe Mercador Gallywix

Príncipe Mercador Gallywix
Príncipe Mercador Gallywix

Poder heroico: Economia Inteligente
Custo: 1
Efeito: Adicione uma Moeda de Ouro à sua mão.

Ganhar uma Moeda de Ouro é interessante para conseguir aquilo que as vezes ficou faltando por pouco, mas pouco efetivo quando atualizar a lista de lacaios custa apenas um e congelá-los para o próximo turno é de graça.

Calafrarte

Calafrarte
Calafrarte

Poder heroico: Borbulhas
Custo: 2
Efeito: Seu próximo Grito de Guerra neste turno é ativado duas vezes

O Calafrarte pode ser muito forte, mas depende bastante da sua sorte na hora de conseguir os lacaios. Enquanto a maioria dos heróis vai construir o seu time em torno do que aparecer, o Calafrarte depende sempre de encontrar os que tenham Grito de Guerra no texto. Arriscado, mas pode compensar.

Elise Mirestrela

Elise Mirestrela
Elise Mirestrela

Poder heroico: Líder da Exploração
Custo: Passivo
Efeito: Quando você aprimorar a Taverna do Bob, receba um Mapa de Recrutamento.

Com o Mapa de Recrutamento da Elise, você pode buscar os lacaios no limite do tier da sua taverna. Isso é legal no início do jogo, mas fica melhor ainda no final, quando você tem mais moedas para gastar. Conseguir um lacaio de nível 6 por exemplo, é algo poderoso, já que nem mesmo no nível máximo da taverna você garante um deles na sua lista.

Jorge, o Degredado

Jorge, o Degredado
Jorge, o Degredado

Poder heroico: Dom da Luz
Custo: 4
Efeito: Conceda Escudo Divino a um lacaio aliado.

O problema do Jorge é que o seu poder heroico é muito caro e o lacaio que ganha o benefício ainda será vendido por apenas um de ouro. O jogador que escolher o Jorge vai ter que pensar bem antes de usar o poder, porque esse herói vai ficar no seu time por um bom tempo.

Rank C

Dom Finlei Mrrggltone

Sir Finlei Mrrggltone
Sir Finlei Mrrggltone

Poder heroico: Poder!
Custo: 1
Efeito: Conceda +1/+1 a um lacaio aliado aleatório. Depois que você vender um lacaio, restaure este poder.

O Dom Finlei precisa vender e comprar lacaios constantemente para fazer o seu poder heroico valer a pena. O problema é que o buff é dado aleatoriamente e nem sempre vai para quem você quer, o que torna as coisas mais difíceis de darem certo. 

Dário o Dançarino

Dário o Dançarino
Dário o Dançarino

Poder heroico: Trio Parada Dura
Custo: Passivo
Efeito: Depois que você vender um lacaio, conceda +1/+1 aleatoriamente a dois lacaios da Taverna do Bob.

O Dário passa por quase o mesmo problema que o Dom Finlei, já que também precisa vender muitos lacaios para funcionar e ainda depende de alguma sorte. Não indicamos muito a escolha dele no momento, especialmente se você for um iniciante, já que ele é um dos heróis mais díficeis de jogar.

O Lich Rei

O Lich Rei
O Lich Rei

Poder heroico: Ritos de Renascimento
Custo: 1
Efeito: No início do próximo combate, conceda Renascer ao seu lacaio mais à direita.

O Lich Rei só é uma boa pedida se conseguir lacaios com Último Suspiro poderosos. Por conta dessa necessidade e engessamento, não é muito recomendado.

Ragnaros, O Senhor do Fogo

Ragnaros, O Senhor do Fogo
Ragnaros, O Senhor do Fogo

Poder heroico: MORRAM, INSETOS
Custo: 2
Efeito: No início do próximo combate, cause 8 de dano a dois lacaios inimigos aleatórios.

O Ragnaros pode ter um início e meio de jogo eficientes com o seu poder heroico, mas vai ficar com um campo fraco por conta do uso do ouro. No final do jogo oito de dano é muito pouco e ele acaba ficando meio inútil. 

O Grande Akazamzarak

O Grande Akazamzarak
O Grande Akazamzarak

Poder heroico: Prestigitação
Custo: 2
Efeito: Descubra um Segredo. Coloque-o no campo de batalha.

Alguns segrendos do Akazamzarak são poderosos, mas o custo torna o uso deles no início do jogo pouco proveitoso e no final a dependência do RNG não ajuda também. 

Rank D

Professor Putricida

Professor Putricida
Professor Putricida

Poder heroico: Poção de Raiva
Custo: 1
Efeito: No início do próximo combate, conceda +10 de Ataque ao seu lacaio mais à esquerda.

O buff do Professor Putricida é bom para o início do jogo e não custa muito, mas é na fase final que ele fica muito fraco. Primeiro porque dez de dano não é lá muita coisa, segundo que como os embates são aleatórios, você não conseguirá direcionar esse dano.

Remendo o Pirata

Remendo o Pirata
Remendo o Pirata

Poder heroico: Disparar Canhões
Custo: 1
Efeito: No início do próximo combate, cause 3 de dano a dois lacaios inimigos aleatórios.

O Remendo é uma versão ainda mais fraca do Ragnaros e precisa de um buff urgente. Apenas seis de dano por moeda, divididos e aleatórios causa quase nenhum impacto do meio do jogo para frente.

Rainha Lumbafuba

Rainha Lumbafuba
Rainha Lumbafuba

Poder heroico: Braceleira Bélica de Cera
Custo: 1
Efeito: Conceda +1 de Vida a um Mecanoide, Demônio, Murloc e Fera aliados aleatórios.

Para fazer uso do poder heroico da Rainha Lumbafuba, você irá construir um time com pouca sinergia e sem um padrão, o que não rola para vencer no Campos de Batalha.

Pyramad

Pyramad
Pyramad

Poder heroico: Tijolo por tijolo
Custo: 1
Efeito: Conceda +2 de Vida a um lacaio aliado aleatório.

O Pyramad é hoje o herói mais fraco do meta. Seu poder é muito lento e garante pouca vantagem mesmo nos rounds iniciais. Não escolha ele, essa é a dica.

Como você viu, cada herói vai ter uma forma particular de ser jogada, ou seja, não se assuste com as colocações de cada tier list, até porque a classificação é apenas do poder individual do herói e não leva em conta o desempenho do jogador. Com as atualizações constantes que o jogo deve receber, alguns heróis devem cair e outros subirem na lista, o importante é aprender a montar bons times com o que aparecer na taverna.

Lacaios

Não existe um ranking para os melhores lacaios, vai depender muito da sua escolha de formação. O ideal é escolher um tipo e focar nas sinergias deles. Jaraxxus por exemplo, é um ótimo herói para comandar um campo de demônios. Confira todos os lacaios no momento, separados por tipo:

Lacaios
Lacaios

Dicas finais

  • . Lacaios gerados a partir de outros lacaios serão os próximos a atacar após o inimigo.
  • . Após atingir 10 moedas, lembre-se de comprar lacaios antes de vendê-los. Vender com 10 moedas fará você perder o valor do lacaio.
  • . Para descongelar a taverna, basta clicar no botão novamente
  • . A Amálgama é um dos melhores lacaios de primeiro nível, já que tem sinergia com todos os outros tipos de lacaios.
  • Ordem faz toda a diferença. Dependendo da sua composição, será preciso pensar em espaços para lacais que virão via último suspiro ou efeitos que acontecerão em sequência
  • Cards com efeito de Grito de Guerra aplicam o efeito assim que você os coloca no time. Esse efeito não é perdido após a venda do lacaio que aplicou o efeito nos outros.
  • Além de um buff nos atributos do lacaio, combinar três cards iguais também te garante um lacaio com o mesmo nível da sua taverna.
  • Assista jogadores profissionais e streamers jogando, é uma boa maneira de descobrir novas estratégias e como está a meta no momento. Confira alguns exemplos:
  • Estipule metas para a sua equipe. Antes de gastar ouro procurando cards, tenha um campo preenchido e com sinergia. Pense antes nos possíveis lacaios que podem melhorar sua estratégia e só então comece a procura.
  • Só melhore o nível da taverna se estiver na vantagem e com um campo forte o suficiente para o nível atual e em relação aos outros jogadores
  • Fique de olho na estratégia dos seus oponentes atravéz dos seus retratos no lado esquerdo da sua tela. Isso vai ajudar a escolher seu time e a posicioná-lo.

Recompensas

Ainda existem recompensas para quem comprar pacotes da próxima expansão. Especialmente para dez e vinte pacotes, o que você ganha ajuda bastante a desenvolver seu nível no Campos de Batalha. Confira abaixo o que são e como ganhar cada uma delas:

Recompensas
Recompensas

Agradecimentos ao Daniel "RyzingxFire" Moura pela colaboração no artigo!

Alguém que está na eterna busca pelo deck de Xamã perfeito! Email: desdras@cardnamanga.com.br. Twitter: @showtimesolo