Versão Beta
Close

10 cards imperdíveis de Despontar dos Dragões #1

Confira o nosso artigo com cards imperdíveis da nova expansão de Hearthstone, que será lançada nesta terça (10)

Por Daniel "RyzingxFire" Moura

E aí pessoal, RyzingxFire aqui. Bem vindos ao Despontar dos Dragões e esta série longa onde mostrarei 80 cards melhores do set, na minha opinião! Serão 8 artigos onde vou mostrar uma visão objetiva, competitiva e realística de 80 cards. Mas peraí, só 80? Sim, não vou lançar um olhar sobre algo óbvio/visivelmente ruim ou bom demais, porém teremos menções honrosas no final de cada um dos artigos. No final das contas, existem muitos cards que, ou são dependentes demais de uma certa condição no meta ou simples demais que não tem como fazer uma revisão certa.

Meu formato vai ser um pouco diferente do que temos atualmente de análises de cards. Não pretendo usar uma taxa de avaliação, ou seja, não vou colocar “estrelas”. Já basta as estrelas de Battlegrounds acabando com minha sanidade mental, enfim, o meu formato de avaliação é baseado em nível do card relacionado ao meta atual, sinergias presentes e um estabelecimento de meta futuro. 

Vamos começar com cards de classe, o primeiro artigo vou fazer apenas com Druida, Caçador, Mago e talvez Paladino se sobrar espaço. Bora:

*Lembrando que não vou determinar os cards de acordo com colocações de melhor para pior e nem vou usar sistema de avaliação estilo 1/5, 2/5, 5/5 etc. 

Sopro de Sonhos
Sopro de Sonhos

#1: Sopro de Sonhos

Então, estamos em uma expansão dedicada a dragões e qual deles mais conhecidos de Hearthstone ~~além da sua mãe~~, YSERA? Como podemos ver na arte deste card, temos as 9 manas 4/12 poderosa. Enfim, só pela temática de Sonhos e a arte da Ysera, esse card já merece estar na lista, porém, o efeito é uma verdadeira bomba. 

Comprar um Card é um dos efeitos mais poderosos e valiosos em Hearthstone, ainda mais em uma classe que é tão cheia de combos e sinergias. Agora, o destaque real, que ganhou a atenção é a sinergia com dragões. Você pode até pensar que o card perde valor em jogos longos, entretanto, não esqueça de que todos efeitos de cristal de mana vazio quando tiver 10 de mana completos, você recebe aquele feitiço de 0 manas para comprar um card. Por 2 manas, comprar 2 cards caso tiver um dragão na mão é algo que não tem como ignorar.

Vai rodar sim e deve rodar provavelmente em todos arquetipos de Druida, menos arvorosos. 

Aeroponia
Aeroponia

#2: Aeroponia

Falando em Arvorosos, alguem quer comprar mais 2 cards basicamente de graça? Parece que este arquétipo finalmente ganhou o que precisava para ajudar com consistência, agora só falta uma forma de lidar com lacaios com provocar sem precisar gastar Rugido Selvagem. Druida, atualmente, contém certos cards que facilitam e muito a criação de Arvorosos aliados, além dos outros cards revelados juntamente deste. Vai ser interessante ver a expansão nova e suas vertentes diferentes. Aeroponia verá jogo de suas duas cópias em qualquer lista com Arvorosos.

Goru, a Grande Árvore
Goru, a Grande Árvore

#3: Goru, a Grande Árvore

Como Druida Dragão não trouxe nada tão espetacular quanto os cards já existentes (sim, eu sei que a Ysera nova vai render bastante, mas, ela não é tão consistente quanto Goru. Em Hearthstone competitivo, preferimos coisas fixas), sendo assim, o último destaque que tenho para Druida é Goru, a Grande Árvore. Custo alto, mas com um bom corpo e efeito para compensar. Ao meu ver, uma lista de Druida Arvoroso terá um limite de 5 manas, salvo por Goru e dois Masca-Musgo (não podemos descartar Auxílio da Floresta também). Quem conhece bem esse arquétipo de token sabe o quanto é interessante criar mesa de forma mais eficiente, economicamente e rapidamente possível, sendo assim, acredito que Goru será trocado por Auxílio da Floresta ou alguma tech card futuramente, posso estar extremamente errado e acontecer tudo o contrário, mas Hearthstone é isto. Logo de cara, esse Card tem um potencial enorme e se as listas de Arvorosos rodar com mais frequência, pode procurar que vai ter esse card.

Martelo da Tempestade
Martelo da Tempestade

#4: Martelo da Tempestade

Mata meu Drag aí não pô. Bom, é basicamente só isso mesmo. Se preparem pra rodar Harrison e Gosma caso Caçador Dragão ficar popular (o que talvez nem aconteça, sendo bem sincero). Então, olhando por cima, acho bem complicado que um deck de Caçador Dragão seja viável no meta, mas, entretanto, caso ocorra um deck de Caçador Midrange com Dragões, esse card vai ser fundamental para geração de tempo e valor do deck. Resolvi falar desse card pois consigo enxergar um potencial futuro nela. 

Competitivo? Bem, veremos.

Ruína Dragônica
Ruína Dragônica

#5: Ruína Dragônica

Olho para esse card e penso, Face Hunter. Há possibilidades, graças as tarefas que o caçador ganhou e também algumas cartinhas com rapidez e dano direto, de que o Caçador Aggro faça uma volta. Entretanto, não podemos pensar em apenas um arquétipo, Caçador Highlander, um arquétipo que já existe e é bem consistente também irá se beneficiar com esse card. Possivelmente os desenvolvedores resolveram criar lendárias úteis para Caçador. Com 4 de mana 3/5 já é bem forte, somando o efeito de causar letal, remover um lacaio, aumentar o dano causado na face, este card pode ser encaixado em todos arquétipos de Caçador. (Ele é Mecanoide, pra variar ne). 

Gigante de Mana
Gigante de Mana

#6: Gigante de Mana

Estou tendo flashbacks de 2016 com Gigantes Arcanos batendo na minha cara! Ok, vamos lá. Em Salvadores de Uldum, aquele que trouxe missões novas, O mago ganhou Invasão do Tempo Celeste, um card que até então ninguém deu valor, apesar do Kibler ter feito aquele deck malucão, não foi algo que deu bons resultados em geral. O que muda nessa expansão? Eu não sei. Só sei que Gigante de Mana é forte e devemos ficar de olho (Vocês aí do modo livre). Vocês esperavam o que? O bicho reduz custo com feitiço descoberto, feitiços que vem do além, ou seja, não é um arquétipo seguro de forma alguma. Sendo assim, o motivo que estou falando dela é justamente para ficar de olho, ela pode surpreender e eu posso estar errado. Mas, boa sorte em criar um bom deck no modo padrão que irá tirar valor de 8 feitiços descobertos. Pro pessoal do modo livre, esse card vai ser bem usada, eu imagino.

Lança-Feitiços Dracônica
Lança-Feitiços Dracônica

#7: Lança-Feitiços Dracônica

Esse card é bem interessante, parece que já vi isso em algum lugar parecido hmmmm (Mestre Escriba Solia). Depende de dragões, custo razoável, corpo irrelevante para o efeito que promete e estou com vários sentimentos confusos. 1 - Esse Card vai funcionar muito bem em um mago controle que utiliza Alexstraza (a nova também serve), o Malygos novo e o Dragonete Grandão. 2 - Esse card vai ser terrível em decks tempo de dragões. É isto. 3 - Mago Highlander, bem feitinho com Dragonete Grandão, Alexstraza nova, e Malygos ainda não vai ser suficiente para esse card ser WOW. Bem, para avaliar o card em si? MEU DEUS BLIZZARD COMO VOCÊS TEM A CORAGEM DE CRIAR ALGO APELÃO ASSIM? NÃO FAZ NEM SENTIDO, PYROBLAST 4 TURNOS ANTES E AINDA COM CORPO 4/4? PEPEGA. Porém, somos todos jogadores sérios aqui, e, sendo assim, estudamos bem o meta e sabemos que um deck não gira em torno de condicionamentos, depende de consistência. Vejo esse card passando muitos turnos parado na mão porque simplesmente não veio um feitiço relevante ao momento ou nem dragão para ativar.

Malygos, o Aspecto da Magia
Malygos, o Aspecto da Magia

#8: Malygos, o Aspecto da Magia

Eu não gosto desse card e não acho bom suficiente para ser incluído na minha lista, mas, eu sou um visionário e prevejo um uso de pelo menos 70% do card em decks de mago no próximo meta! Bastante vida (não sei pra que), custo decente considerando o efeito que tem e feitiços aprimorados que, basicamente, seria melhor jogar de Highlander Mago com Zefiro mesmo. Mas, eu confesso, é um card importante nessa expansão, é o Malygos e é uma ferramenta flexível. Assim como Zéfiro tirou a necessidade de usar muitos outros cards em determinados decks, acredito Malygos terá o mesmo efeito nos futuros decks de mago. Competitivo? Se rodar mago com dragão, pode esperar que Malygos, o Aspecto da Magia vai estar junto.  

Explorador Bronze
Explorador Bronze

#9: Explorador Bronze

Faz quantos ANOS que queremos um Paladino dragão que preste? Ainda não chegou a hora! MAS, OLHA QUE COISINHA LINDA!!! Dou o mundo todo para esse explorador. Bom, eu falei que ainda não chegou a hora, porém talvez realmente tenha chegado e esse card é envolvido no motivo. 3 de mana por um 2/3 não é algo ideal, mas seu efeito é bem válido. Roubar vida e descobrir um dragão pode ser fundamental para um deck de dragões.

Competitivo? Depende se aparecer decks fortes de dragões, tempo ou highlander.

Zelote Forjado a Luz
Zelote Forjado a Luz

#10: Zelote Forjado à Luz

Sobre o outro arquétipo de Paladino que parece estar sendo construído, Paladino Cruzado, a ideia é simples, nada de neutros, apenas cards da classe, tempo, buffs, consistente, redondo. No máximo um deck tier 2, pode ser bem contestado por Guerreiro Controle e Ladino Pirata (é.m.e.u.a.m.i.g.o). Sobre o card, escolhi ela e não literalmente a que tem escrito CRUZADO? Porque essa daqui tá gritando TEMPO pra mim. Um deck de Paladino que gira 100% ao redor da sua classe vai ser baseado em tempo e midrange, sendo assim, a própria Defensora Veraprateada acaba de virar uma 4/2 na mesa, além da arma equipada. Gostei e acredito realmente no potencial dela. Competitivo? Em uma line up de MD3 onde preciso criar 4 decks, graças aos cards como este, tenho segurança suficiente para colocar Paladino Cruzado como uma opção a ser pensada. 

Agora é a hora da primeira menção honrosa entre as 4 primeiras classes que foram avaliadas, lembrando que como isto é uma série de 80 cards, posso voltar qualquer hora nessas mesmas classes e escolher outros cards.

Engrandalhecimento
Engrandalhecimento

Menção Honrosa: Engrandalhecimento

Temos que pensar o seguinte. Na época de Keleseth, deixava de lado todos os custos 2 para o benefício do efeito do card, nesse caso aqui estamos sacrificando mana para ganhar +2 +2 nos lacaios. O motivo de estar em menção honrosa é simplesmente porque estou curioso para ver o que poderá ser feito com ela. Pode ser que se torne meta absoluta ou pode ser que se torne pó absoluta, independente de qual, estou bem curioso mesmo para o futuro desse card. Vou ficar decepcionado se ela for apenas uma ideia jogada fora.

Lenbrando que estou sorteando um bundle de Despontar dos Dragões no Twitter. Saiba mais:

OBS: O artigo foi publicado antes do lançamento da expansão, e por isso o meta pode sofrer alterações durante as próximas semanas.

Colaboradores da Comunidade Card na Manga