Versão Beta
Close

Xamã foi nerfado! E agora?

Confira os decks que podem ser usados após os nerfs de Xamã, efetuados depois do lançamento de Despontar dos Dragões.

Por Daniel "RyzingxFire" Moura

E ai pessoal, RyzingxFire aqui. Hoje tenho um artigo curtinho que servirá apenas como base para “seguir em frente”. Chegaram os nerfs, finalmente, porém a Blizzard resolveu que só xamã fosse um alvo para sofrer balanceamento, ok, mas podiam ter balanceado ladino também, enfim. Atualmente, todas as classe tem algum deck que pode ser relativamente funcional, aqui vou listar elas:

Druida

Em um meta onde os decks aggros e “combos” são quem manda, é difícil para uma classe com poucas remoções e estabilização de mesa conseguir impactar no meta. Depois que os cards de armadura foram retirados do Druida, ficamos sem opção na classe para combater decks que tem muita pressão e dano direto, sendo assim, se não pode vencê-los, junte se.

Código:

AAECAZICAvcD960DDv0C7QPmBd/7Ar/9AtWDA8OUA86UA9OcA+2iA++iA/ytA/6tA/+tAwA=

### Druida Token
# Classe: Druida
# Formato: Padrão
# Year of the Dragon
#
# 2x (1) Reforços das Árvores
# 2x (1) Porta-Esquilos
# 1x (2) Poder da Selva
# 2x (2) Dendrólogo
# 2x (2) Bombardineira
# 2x (3) Rugido Selvagem
# 2x (3) Paisagismo
# 2x (3) Bênção dos Ancientes
# 2x (4) Gnomida de Jardim
# 2x (4) Alma da Floresta
# 2x (5) Força da Natureza
# 2x (5) Defensor Anubisath
# 2x (5) Aeroponia
# 1x (7) Goru, a Grande Árvore
# 2x (8) Auxílio da Floresta
# 2x (9) Masca-Musgo

Druida Deck Pós-Nerf 19-12
Druida Deck Pós-Nerf 19-12

Druida token, um dos arquétipos mais antigos e fácil de reconhecer do Druida. Entretanto, token Druida só foi fácil de executar no lançamento de Un’goro quando era literalmente só cuspir card. Conforme o arquétipo for amadurecendo e evoluindo, encontramos situações igual aquela partida do Zalae contra o Amnesiac que durou uma eternidade. Infelizmente não consegui achar algum video da partida inteira. Foi no DreamHack Austin de 2017 eu acho. Partida insana. 

Guerreiro

Eu Sou bem emotivo, quando escrevo aqui para vocês é sempre na linguagem informal, do meu ponto de vista e minha opinião. Tenho feito isso faz 4 anos já e me orgulho bastante do que faço. Quando falo de guerreiro, eu falo do que eu sinto e, bem, deixa eu mandar o deck.

Código:

AAECAQcEyAOvBN6tA4KxAw0csAL/A9QF7gbnB53wAp+hA/WoA9ytA92tA+iwA+mwAwA=

### Pirate Warrior
# Classe: Guerreiro
# Formato: Padrão
# Year of the Dragon
#
# 2x (1) Saqueador dos Ares
# 2x (1) Pregoeiro
# 2x (1) Marujo dos Mares do Sul
# 2x (1) Aprimoramento!
# 2x (2) Saqueadora da Vela Sangrenta
# 2x (2) Salteadora de Paraquedas
# 1x (3) Âncora
# 2x (3) Lança Eletrocondutora
# 2x (3) Barcaça dos Ares
# 2x (4) Pilhadora de Tesouros
# 2x (4) Múmia Inquieta
# 2x (4) Elite Kor'kron
# 2x (4) Corsário Terrível
# 2x (5) Retalhador de Arcanita
# 1x (5) Leeroy Jenkins
# 1x (5) Corruptor Sem-Rosto
# 1x (5) Capitão Peleverde

Guerreiro Deck 19-12 Despontar
Guerreiro Deck 19-12 Despontar

EU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORAEU MANDO NO CONVES AGORA

Os piratas voltaram!

Guerreiro controle é bom também, mas piratão é melhor. Em um universo onde existe Bruxo Controle, Xamã Galakrond, decks combo, o Guerreiro pirata realmente manda no Convés.

Sacerdote

Aqui é obvio. Combo. Sacerdote veio com cards que são singularmente boas, tanto que em meus reviews eu falei até bem de algumas, porém, suas funções no meta atual é bem limitado, até mesmo na possibilidade de haver um Sacerdote Controle ou Highlander é negativo. O winrate da Classe está abaixo de 42% até a hora da escrita do artigo.

Código:

AAECAa0GBvsM5fcCp4cDqaUD2KwDgrEDDPgC5QT2B6UJ0QrSCvIM9wzYmAO1nwPSpQP9pwMA

Sacerdote Combo Deck 18-12
Sacerdote Combo Deck 18-12

De modo geral, nada mudou. Cleriga turno 1, Tol’vir, cura e pronto, uma sinergia poderosa e teoricamente fácil de executar. Eu entendo a dúvida dos leitores que não confiem nesse deck, é como os tempos de Ladino Missão, Guerreiro montinho, Paladino Otk; o que essas listas têm em comum? Um % de vitoria baixa em níveis baixos e na maior parte dos jogadores, porém, cada um desses decks, quando bem jogado e estudado, é simplesmente o mais forte entre todos. Apesar de que as line ups melhores são

Xamã

Nerfado, porém vivo. Não tocaram no Galakrond, mas eu entendo porque e vou fazer vocês entenderem também. Primeira coisa, a equipe da Blizzard, principalmente de Hearthstone está com corte de equipe, nesse final de ano tem ainda menos devido aos feriados que é mais levado a sério do que no Brasil. Dai, o papo é o seguinte, qual o real problema do Xamã? Turno 4 bicho de 8 de mana. É válido pensar que deveriam ter mexido no Mutação ou no Galakrond, mas, como esse é o ultimo patch do ano, eles já até programaram outro para quando voltarem, e isso pra mim é porque querem fazer testes. Então, tldr; A blizzard não nerfou o que vocês queriam ver nerfados, incluindo ladino, porque querem ter esse período de testes, já que até programaram a data do próximo patch.

Quando os nerfs forem ao ar e os sites atualizarem seus cards, eu posto uma lista “ideal” aqui. 

A lista vai permanecer padrão, com as únicas mudanças sendo remover os dois Mogu e Mutação e acrescentar mais ferramentas e tornar um deck 100% controle. 

Mago

Consistência é uma palavra que os fãs de Mago conhecem bem. Principalmente aqueles que vieram do Mago Freeze, Mago de segredos do modo livre e agora, Mago Highlander, apesar de que podemos chamar este ainda de Mago Reno. Sempre que alguém me pergunta um exemplo de consistência, eu digo Mago Highlander. Não confundem consistência com qualidade, o significado de consistência que estou colocando em prática aqui é a relação de partidas que seguem um mesmo direcionamento, sem muitas mudanças de jogabilidade. 

Código:

AAECAf0EHk2KAckDqwTFBMsElgXsB40IoIAD6IkD6JQDn5sDoJsDip4DwqED/KMDi6QDkqQDhKcD+qwD8K8D8a8DiLAD57ADgbEDh7EDkbED4bYDn7cDAAA=

### Mago Highlander
# Classe: Mago
# Formato: Padrão
# Year of the Dragon
#
# 1x (1) Sopro Arcano
# 1x (1) Raio de Gelo
# 1x (1) Aprender Dracônico
# 1x (2) Zéfiro, o Grande
# 1x (2) Seta de Gelo
# 1x (2) Mandingueira Árvore-de-Fogo
# 1x (2) Agoureiro
# 1x (3) Nova Congelante
# 1x (3) Intelecto Arcano
# 1x (3) Cavalgante das Escamas
# 1x (3) CL1C-CL4C
# 1x (4) Polimorfia
# 1x (4) Frizz Quentchura
# 1x (4) Draco do Crepúsculo
# 1x (5) Zilliax
# 1x (5) Malygos, o Aspecto da Magia
# 1x (5) Encantante Cobalto
# 1x (5) Dragonete Grandão
# 1x (6) Reno, o Relicólogo
# 1x (6) Nevasca
# 1x (6) Lança-Feitiços Dracônica
# 1x (7) Siamat
# 1x (7) Incendiador de Torcida
# 1x (7) Golpe Flamejante
# 1x (8) Poder da Criação
# 1x (8) Peregrina Tortollana
# 1x (9) Rainha Dragonesa Alexstrasza
# 1x (9) Alexstrasza
# 1x (10) Kalecgos
# 1x (10) Caixa-enigma de Yogg-Saron

Hearthstone - Deck de Mago Highlander 19-12 - Despontar dos Dragões
Hearthstone - Deck de Mago Highlander

Aqui temos tudo, Tempo, valor, controle e até um pouco de Rng maluco para deixar tudo divertido. Um deck bem pilotado consegue alcançar qualquer lugar. Finalizando, as line ups mais bem sucedidas nesse mês que passou, a grande maioria tinham Mago Highlander, pode conferir no site do Yay tears.

Caçador

Eu fiz um artigo falando sobre caçador que você pode encontrar aqui.

Cards de custo baixo, feitiços, grito de guerra com dano direto e muito poder explosivo. A receita para o sucesso. A jogabilidade do deck é bem intuitiva, apesar de algumas sinergias como os segredos, cards que abusam do poder heroico para seus efeitos e feitiços baratos. Agora, eu sou fã de tempo e vendo o deck por cima, não consigo identificar lacaios que grudam na mesa, ou seja, só me leva entender uma coisa, o deck é pra ser jogado como “combo”.

Porém, vou deixar uma coisa clara aqui aos espertões que não sabem interpretar; Segredos, Lacaios com corpo no estilo “vanilla” (2 manas 2/3) e também não precisam me lembrar que Companheiro Animal é o card mais tempo que existe, eu sei dessas coisas.

O que eu quero dizer com falta de tempo é, em comparação com Aggro Warrior, Pirate Warrior, Xamã Aggro, o Caçador Face não tem o mesmo sistema de um lacaio atrás do outro em cada turno. De acordo com um dos melhores jogadores deste deck, a Feiticeira Berserker pode ser substituída por Thalnos ou, caso não quiser focar muito em dano de feitiços, pode utilizar Soldado da Areia Kobold.

O deck pode ser jogado utilizando os segredos como se fosse um mago congelante, segurando no começo até pegar seus cards de melhor efeito e finalizar o jogo com o dano explosivo do deck.

Código:

AAECAR8C3gSjhwMOqAK1A4cEyQTtBpcIwwjbCf4M7/EC7JYD+68D/K8DhbADAA==

Caçador Deck 18-12 Face Hunter 01
Caçador Deck 18-12 Face Hunter 01

### Face Hunter
# Classe: Caçador
# Formato: Padrão
# Year of the Dragon
#
# 2x (1) Tiro Rápido
# 2x (1) Tiro Arcano
# 2x (1) Reforços Tóxicos
# 2x (1) Rastreamento
# 1x (1) Lobo Silvestre
# 2x (1) Anão Atirador de Elite
# 2x (2) Redirecionar
# 1x (2) Feiticeira Berserker
# 2x (2) Espreitador Fásico
# 2x (2) Armadilha Explosiva
# 2x (2) Armadilha Congelante
# 2x (3) Soltem os Cães
# 2x (3) Companheiro Animal
# 2x (3) Comando para Matar
# 2x (3) Arco Hastáguia
# 2x (4) Bebe-Vida

Paladino

Por mais que existem diversas teorias e decks do mais variantes tipo para o paladino, enquanto existir Shirvallah e Ira Sagrada, nada vai tirar o deck do topo. Apesar de ter o melhor problema que o Sacerdote combo, ser um deck muito bom, porém com um a curva de aprendizado alta, muitas pessoas deixam de usar o deck por falta de interesse em aprender. Eu digo desde já, vale a pena. o deck ainda vai demorar um pouco para ir embora e ainda é altamente jogado nas lineups dos jogadores profissionais. Se quiser aprender um pouco sobre como pilotar bem, só colar nas lives do Fled. Ele é considerado o melhor Paladino Otk do Br (melhor do mundo de acordo com ele KeKw).  

Código:

AAECAZ8FCoUD7QX0Bc8G+wz9+wKE/AK9hgP8owP9tgMK+gGcArMD3AP2B6f3Avz8Atn+As+GA+yGAwA=

# Classe: Paladino
# Formato: Padrão
# Year of the Dragon
#
# 2x (1) Cristalografia
# 1x (1) Arqueira Élfica
# 1x (2) Zéfiro, o Grande
# 2x (2) Piromante Selvagem
# 1x (2) Mago Sangrento Thalnos
# 2x (2) Engenheira Novata
# 1x (2) Cristaleiro Kangor
# 2x (2) Clarão de Luz
# 2x (2) Banqueiro Perverso
# 2x (3) Tempo Técnico
# 1x (3) Acólito da Dor
# 2x (4) Martelo da Ira
# 2x (4) Lentes Prismáticas
# 1x (4) Igualdade
# 1x (4) Defensora Veraprateada
# 2x (4) Consagração
# 1x (5) Raio Encolhedor
# 2x (5) Ira Sagrada
# 1x (9) Sathrovarr
# 1x (25) Shirvallah, a Tigresa

Hearthstone - Deck de Paladino 19-12 Despontar dos Dragões
Hearthstone - Deck de Paladino

Joguem pelos 25 sempre que possível. 

Bruxo

I gotta stay high all the time
To keep you off my mind
Ooh-ooh, ooh-ooh
High all the time
To keep you off my mind
Ooh-ooh, ooh-ooh
Spend my days locked in a haze
Trying to forget you babe
I fall back down
Gotta stay high all my life
To forget I'm missing you
Ooh-ooh, ooh-ooh

Eu amo Bruxo controle, eu tenho um carinho tão grande por Renolock que quando parei de jogar hs ano passado e fiquei só no modo livre, estraguei minha coleção inteira pra fazer um Renolock completissimo. Bom agora vou ter que mexer nos meus queridos 10k de pó pra fazer ABSOLUTAMENTE NADA porque dei sorte e abri tudo que precisava pra fazer o novo velho handlock. 

Código:

AAECAf0GCLQDxQTbBpz4AqCAA/CsA/GsA4iwAwv7Bs4H4QeNCMQIoaED5awD66wD7KwD7qwD57ADAA==

### Hand Warlock
# Classe: Bruxo
# Formato: Padrão
# Year of the Dragon
#
# 2x (1) Fogo d'Alma
# 2x (1) Espiral da Morte
# 2x (2) Sopro Etéreo
# 2x (2) Protetora Solfúria
# 2x (3) Céus Escuros
# 1x (4) Frizz Quentchura
# 2x (4) Draco do Crepúsculo
# 1x (5) Zilliax
# 2x (5) Dragonete Grandão
# 2x (5) Asa Etérea Enlouquecida
# 2x (6) Evocadora Abissal
# 2x (6) Defensor de Khartut
# 1x (7) Valdris Gorjavil
# 1x (7) Lorde Godfrey
# 1x (8) Zzeraku, o Teleportado
# 1x (8) Espiral Etérea
# 1x (9) Malygos
# 1x (9) Alexstrasza
# 2x (12) Gigante da Montanha

Hearthstone - Deck de Bruxo Despontar dos Dragões 19-12
Hearthstone - Deck de Bruxo Despontar dos Dragões 19-12

A ideia é buscar sempre manter o gigante na mão, e baixar ele o mais cedo possível. Contra aggro, faça o mulligan para Sopro Etéreo, e Céus Escuros. Na moeda, sempre deixa Gigante, sem a moeda depende se estiver contra aggro, nesse caso só deixa o gigante se conseguir o Sopro Etéreo ou Fogo do inferno no mínimo. 

Ladino

Uma das discussões que rolaram entre a comunidade competitiva e casual é; por quê não mexeram com ladino? Leitor, qual sua opinião sobre Ladino Último Suspiro? Tipo, por que esse deck tem e dizem que terá tanto impacto com os nerfs de xamã? Vou mandar a real, os nerfs são 100% irrelevantes para o Ladino, já que ladino dava trabalho pro xamã em certos casos. O problema é que agora vai ter MAIS pessoas jogando de ladino em busca de um deck idiota e “curvado”. Analisando as listas e conversando com pessoas experientes do cenário competitivo, tirei a conclusão que a versão com Dragonete é melhor que a versão que buffa os lacaios com investida. 

### Quedê Código, Daniel?
# Classe: Ladino
# Formato: Padrão
# Ano do Dragão
#
# 2x (0) Passo Furtivo
# 2x (0) Punhalada pelas Costas
# 2x (1) Flibusteira da Vela Sangrenta
# 2x (1) Gato do Faraó
# 1x (2) Aturdir
# 2x (2) Eviscerar
# 2x (2) Rato Cabeador da MAL
# 1x (3) Edwin VanCleef
# 2x (3) Lâmina de Necrium
# 2x (3) Mandrião da MAL
# 1x (3) Tapete Mágico
# 2x (4) Boticário do Necrium
# 2x (5) Corruptor Sem-Rosto
# 1x (5) Frasco de Necrium
# 1x (5) Leeroy Jenkins
# 1x (5) Zilliax
# 1x (6) Barão-Assaltante Fubalumba
# 2x (6) Dragonete Mecânico
# 1x (6) Flik Furacéus

Hearthstone - Deck de Ladino 19-12
Hearthstone - Deck de Ladino 19-12

Código:

AAECAYO6AgiyAs0DrwTs/AKggAOSlwO1nwPBrgMLtAHtAogHtPYC3voCtJEDj5cD9acDu64Dv64DgrEDAA==

Sendo uma versão que é considerado mais consistente até mesmo por jogadores profissionais, então tenho toda segurança de dizer que recomendo sim essa lista.

Bom isso é tudo, espero que todos tenham um bom natal e boas festas de final de ano!

Quaisquer dúvidas ou discussões pode entrar em contato comigo no twitter RyzingxFire ou aqui nos comentarios. 

Colaboradores da Comunidade Card na Manga