Versão Beta
Close

Os melhores Easter Eggs de Hearthstone

Será que você já conseguiu adivinhar a maioria?

“Easter Eggs” são brincadeiras e surpresas escondidas em softwares, games ou mesmo filmes. E Hearthstone está repleto desses segredos, alguns bem camuflados.

Da decoração na mesa às pequenas descrições, eles aparecem nas artes de cards, nas falas e até nas animações dos heróis e lacaios. Acredite ou não, há referências a Dark Souls, Diablo e até Super Mario Bros. Olha só:

“The cake is a lie”

Este card não passa despercebido pela comunidade gamer, já que faz referência direta à franquia Portal (2007). A grande sacada estão nos portais laranjas e azuis na arte do card, mas se você olhar com cuidado para os acessórios no antebraço do personagem será possível notar uma grande semelhança com o logotipo da Aperture Science. O mesmo para seu pingente em formato de cubo. É uma pena que nem mesmo o card promete o tão esperado bolo.

O inesquecível erro de Diablo III 

A surpresa deste card está no momento em que ele sai da mesa. Assim que é eliminado, este azulado Guardião pronuncia (em inglês) “Error 37”, uma referência a um erro interno do jogo Diablo III (2012) que atormentou os jogadores durante seu lançamento. O bug apresentava uma mensagem de que “o servidor está ocupado neste momento”, a frase se tornou um bordão no fórum da comunidade como uma resposta para todo o tipo de problema encontrado no jogo.

Esqueletos de Dark Souls II

Não desista, esqueleto! A mensagem de Dark Souls II surgiu com a aparição de um esqueleto preso em um dos caldeirões da Masmorra de Ferro. A expressão se estendeu a numerosas mensagens dentro do jogo, já que os personagens aconselham ou felicitam esqueletos aleatórios que podem ser encontrados no chão, como se fossem companheiros de aventura. Nos fóruns de discussão também se referem frequentemente uns aos outros como "esqueleto" em referência ao meme.  

Casos de Família

Uma dos easter eggs mais famosos em Hearthstone aparece quando Illidan é lançado contra seu irmão, Malfurion Tempesfúria. Assim que seu card lendário é colocado na mesa, sua linha de fala muda para “olá, irmão”, uma referência a longa história dos dois em World of Warcraft onde Illidan foi aprisionado por seu irmão no Monte Hyjal por 10 mil anos.  

“It’s me, Mario!”

De primeira é difícil perceber, mas este card faz alusão aos jogos da franquia Super Mario Bros através de sua descrição “Os cogumelos mais poderosos normalmente são encontrados em caixas com o rótulo “?””.

Quem não tem cão, caça com card

Essa é para os jogadores de longa data ou aqueles que acompanharam as primeiras gerações de consoles do mercado, entre eles o NES. Apesar de não haver patos para serem caçados na mesa, o card (que em inglês possui o nome “On The Hunt”) é uma referência ao jogo “Duck Hunt” da Nintendo de 1984 e ainda diz em sua descrição que “o cachorro solta uma risadinha se você não acertar nenhum pato”.

Leerooooooooooooy Jeenkins e Onyxia

Onyxia e Leeroy Jenkins
Onyxia e Leeroy Jenkins

O carismático grito do card veio muito antes de Hearthstone, mais precisamente de um vídeo de 2006. No vídeo, Ben Shultz (que jogava de paladino no World of Warcraft), estava fora do PC enquanto o líder de seu grupo (raide) passava as instruções do que cada um deveria fazer antes de desbravar uma difícil masmorra. Ao retornar, ele deixou o planejamento de lado e acabou levando a sua guilda inteira para morte.

No vídeo é possível ver que ele corre em direção a dragonetes e a Raide que os jogadores iriam fazer era a de Onyxia. Em Hearthstone, se os cards dourados de Leeroy e Oxinia estiverem lado a lado, aparece uma interação em que a Onixia está atacando o Leeroy.

Leeroy Jenkins e Onyxia lado a lado

Uma segunda chance de organizar a Raide

O desastre de Leeroy viralizou tanto que até um dos cards recebeu as falas do líder, muito bravo, de sua Raide: “Bate forte e rápido” (“Handle It!” e “Hit it hard and Hit it fast”).

O Pandaren noveleiro

Os Andarilhos das Lendas são guardiões da história de Pandaria, um lugar repleto de misteriosos pandarens ao sul do oceano de Azeroth. Em 2012, “Névoas da Pandaria” se tornou uma das expansões mais queridas de World of Warcraft, que está presente em Hearthstone em muitas referências. Na expansão, o Andarilho das Lenda Cho conta sobre pergaminhos históricos e indica missões que os jogadores devem realizar. Na descrição brasileira do card, “o Andarilho das Lendas Cho registra e compartilha contos da terra de Pandária, mas o que ele mais gosta é aquele onde descobrem quem matou Odete Roitman”, é uma referência direta a novela Vale Tudo de 1988 da Rede Globo.

Na trama, a vilã Odete foi assassinada com 3 tiros e apesar do mistério do assassino ter durado apenas 13 dias, o assunto dominou as conversas pelo país na época no fim de 1988, lançando a pergunta "Quem matou Odete Roitman?". No último capítulo, revela-se que Roitman havia sido morta por engano, a identidade do assassino foi revelada em 1989 e nem os próprios elenco teve acesso ao verdadeiro final, que foi gravado em cinco versões diferentes. Até mesmo o Andarilho das Lendas Cho ficou curioso sobre este desfecho.

“Sonhar… mais um sonho impossível…”

Apesar de não ser um card colecionável, trata-se de um dos chefes encontrados na aventura da expansão Liga dos Exploradores. Este gigantesco chefão já pronunciou diversas vezes que “um dia, eu adoraria estar em Heroes of the Storm” enquanto atacava os jogadores durante as aventuras. Heroes of the Storm é um jogo desenvolvido pela Blizzard e traz personagens de Warcraft, Diablo e Starcraft em combates emocionantes no estilo MOBA. Até o próprio Guardião quer participar.

Overwatch, Tracer com armas dimensionais e um cavalo chamado Odete

Mais uma referência a Overwatch! Com certeza os fãs de Tracer reconhecem a semelhança da fala deste card quando é invocado: “Não se preocupem, queridos, a cavalaria chegou!” (“Don’t worry loves, the cavalry’s here!”). Além disso, sua descrição revela que seu cavalo se chama Odete, seria mais uma referência à mesma novela que tanto intrigou o Andarilho das Lendas Cho?

Em Hearthstone você pode conjurar feitiços de Harry Potter

Em sua descrição, o card raro da expansão Goblins e Gnomos revela sua referência ao mundo de Harry Potter: “não, ninguém vai gritar "LUMOS!" aqui, cê tá achando o quê, que aqui é Hogwarts?”.

AVADA KEDAVRA!

O temor de todos os cards com 5 ou mais de ataque é uma referência a Harry Potter, que sobreviveu duas vezes ao Avada Kedavra, uma maldição mortal que não possui contrafeitiço, saindo ileso e apenas com uma cicatriz.

Seja bem-vindo ao Jurrasic Park

Mansa que nem uma lagartixa, está é a apresentação do Raptor Montado na Coleção de cards. Ele é descrito em inglês como “Clever Girl!”, se referindo a uma das cenas mais famosas de Jurrasic Park. A frase é dita por Muldoon, um dos caçadores de dinossauros, que ao se preparar para disparar em um velociraptor é surpreendido por um outro.

O Norte se lembra… e a Blizzard também!

Este card lendário do Grande Torneio é referência a série televisiva Game of Thrones. Ao ser invocado, a versão em inglês do card diz “In the Grand Tournament, you win, or you die”, o mesmo que é dito por Cersei Lannister em sua última conversa com Eddard Stark no sétimo episódio da série. Ao atacar, sua fala “pay the iron price!” tem origem de Balon Greyjoy e do Deus Afogado, crença dos Nascidos do Ferro (Ironborn).

Além destes, sua descrição em inglês “apparently it really was just a flesh wound” veio de Monty Python e o Santo Graal, a fala é dita pelo Cavaleiro Negro ao ter seus braços decepados pelo Rei Arthur no filme de 1976. A mesma frase é vista na descrição do card Espírito Ancestral.

De Monty Python aos cards de Hearthstone

Ainda existem mais frases vindas de Monthy Phyton. Em uma das cenas de luta com o Rei Arthur, o Cavaleiro Negro diz a frase do card “ninguém passará" (“none shall pass”). Outras cenas deram origem à fala de ataque do Cavaleiro, “sou invencível”, e a outros cards como o Frango Nervoso (em inglês: “hey chicken, chicken!”).

Separa a briga, Blizzard!

Desde sua descrição, Hearthstone alerta os jogadores sobre como usar este card: “Caerne foi morto por Garrosh... então não coloque esse cara em um deck de Guerreiro. Não seja insensível”. Isso porque ao ser jogado contra Garrosh Grito Infernal, o card pronuncia a famosa frase “você não serve para liderar a horda!”. No universo de World of Warcraft, o tauren duela até a morte com Garrosh em um Mak’Gora e acaba morrendo pelo machado Uivo Sangrento, envenenado por uma xamã inimiga do clã de Caerne. Mesmo com a vitória, Garrosh fica furioso ao ver sua honra manchada ao descobrir que manipularam sua arma.  

Briga! Briga! Briga!

Campeão de Ventobravo e Senhor da Guerra Lobo de Gelo
Campeão de Ventobravo e Senhor da Guerra Lobo de Gelo

Ambos são easter eggs das grandes facções rivais de World of Warcraft. Enquanto o Campeão de Ventobravo grita “Pela Aliança!” e concede +1/+1 para os lacaios aliados, o Senhor da Guerra Lobo do Gelo diz “Pela Horda!” e acumula para si +1/+1 para cada lacaio em campo.

Vírus de Starcraft II se alastrou para Hearthstone

Ainda falando sobre os games da casa, a Blizzard também colocou easter eggs de StarCraft! Os terranos infestados são uma raça de zerg que foi contaminada por um vírus hiper-evolucionário, que fazem deles poderosos homens-bomba dentro do jogo.

Amor próprio é tudo!

Além de conter a belíssima arte de Jaina Proudmore e projetar dano em área, congelando os lacaios inimigos, este card é uma auto referência da desenvolvedora do jogo, a Blizzard Entertainment, aos fãs do cardgame.

Da academia brasileira de Letras aos campos de batalha

Seu nome é um anagrama de Guimarães Rosa, grande escritor brasileiro de sucessos como o “Grande Sertão: Veredas”. Em inglês, o card tem o nome de Hemet Nesingwary, também um anagrama de Ernest Hemingway, famoso escritor americano. Querido por uns e odiado por outros no World of Warcraft, Rosarães é um dos personagens aparentemente ''neutros'' no Hearthstone, mas que se estiver em um bom deck pode projetar combos lendários.

Steven Spielberg e a Liga dos Exploradores

Aqui temos mais um anagrama em Hearthstone, Harrison Jones é como seu nome sugere, uma mistura entre os nomes do ator Harrison Ford e seu personagem Indiana Jones. Ao atacar, o card emite o som de chicote, uma das armas do protagonista, além do personagem possuir as mesmas roupas (e o icônico chapéu) que Indiana.

Estes foram alguns dos easter eggs mais conhecidos de Hearthstone. Conte nos comentários quais você se lembra.

Jornalista especializada em e-sports, ao qual dedicou sua monografia e atualmente desenvolve sua pós-graduação. Locutora comercial nos freelas - antes se aventurou como comentarista em campeonatos amadores de LoL. Sommelier de jogos da Steam, doramas, animes e mangás dos anos 80. Email: amanda.santos@cardnamanga.com.br . Twitter: @aryatully