Versão Beta
Close

Curiosidade: O que é o meta em Hearthstone?

Saiba mais sobre o termo, que é muito usado pelos jogadores de Hearthstone nas redes sociais e aqui no site!

Um dos termos mais usados pelos jogadores de Hearthstone é o "meta", uma palavra usada com frequência tanto pelos jogadores, pro-players e por nós, do Card na Manga. Para quem está chegando agora, o meta engloba os decks atuais da expansão mais recente do jogo, os cards mais populares, os "insta-crafts" (que são altamente recomendados), estratégias e dicas. É a situação atual do jogo nas ranqueadas, onde o meta se divide no Formato padrão e no Livre.

O meta em Hearthstone, nos formatos, decks e cards

O formato padrão é o modo de jogo que só permite cards das expansões mais recentes do ano atual e do anterior. Atualmente o formato permite cards dos sets básico e clássico, mais as expansões Bosque das Bruxas, Projeto Cabum, Ringue do Rastakhan, Ascensão das Sombras, Salvadores de Uldum e Despontar dos Dragões. Quando tivermos a primeira expansão de 2020, 3 sets vão migrar pro Modo Livre: Bosque das Bruxas, Projeto Cabum, Ringue do Rastakhan. E essa mudança fará uma mudança no meta, com muitos cards não podendo mais ser usados no Padrão, e com isso a comunidade irá bolar novos decks, arquétipos e mecânicas.

Para você saber quais são as expansões do Modo Padrão, uma maneira bem simples é de ver o menu de expansões do site oficial de Hearthstone, que mostra os sets em "Conjunto de Cards":

Menu do site oficial de Hearthstone
Menu do site oficial de Hearthstone

Já o Modo Livre permite todas as expansões do jogo, desde as mais antigas (como Naxxramas) até as mais recentes. É um meta que muitos classificam como "casual", mas que, apesar de usar o tempo, não tem de "casual", ou fãcil. Por permitir todas as expansões do jogo, os decks são muito poderosos, os combos são insanos e alguns decks que são difíceis de jogar conseguem ir muito bem, a ponto de muitos jogadores reclamarem bastante, como o Sacerdote Big. O meta do Modo Livre também ganha mais opções quando são lançadas as expansões, e muitos jogadores também optam por tentar as "sinergias de par e ímpar" com os cards da Baku, a Devoradora da Lua, e do Genn Greymane, que dobram o poder heróico (com a Baku) nos decks com todos os cards de custo ímpar, ou reduz o custo do poder heróico com o Genn, quando todos os cards do deck só usam cards de custo par.

Baku, a Devoradora da Lua e o Genn Greymane
Baku, a Devoradora da Lua - Card PTBR
Baku, a Devoradora da Lua
Genn Greymane Card PTBR
Genn Greymane

O meta de Hearthstone também sofre ligeiras alterações quando ocorrem os nerfs de cards, ou quando outros cards pouco usados ganham melhorias. Em dezembro tivemos a redução de potencialidade do deck de Xamã Galakrond, por conta do deck ter ganhado muita popularidade e, quando o jogador completa as peças do combo, ou invoca o Galakrond com o poder máximo, é praticamente impossível de contra-atacar. Quando ocorre problemas similares, quando um deck fica poderoso demais, os desenvolvedores mexem nas peças principais de um deck, pras partidas ficarem mais justas e pra que outros jogadores, com outros decks de classes diferentes, possam conseguir jogar e se divertir nas ranqueadas.

Com isso o jogador sempre tem de ficar de olho na comunidade e nas redes sociais. Quando ocorrem os nerfs, a Blizzard divulga uma notícia detalhando as mudanças e as datas possíveis de quando que a mudança chega ao jogo. E sempre quando tem uma nova expansão ou mesmo novos cards, o meta muda, com novos decks, mudanças em decks existentes e novas estratégias.

O que são os tiers, do meta de Hearthstone?

O meta de Hearthstone é dividido por "tiers", que são as classificações dos decks atuais, dependendo do formato. O "tier 1" lista os decks mais poderosos do meta atual, que normalmente tem taxa de vitórias acima de 50%. Depois vem o Tier 2, com decks que tem taxas de vitórias menores, mas que normalmente tem um custo relativamente mais baixo. Já o "tier 3" são decks que são mais fracos, mas muitos deles vão bem em ranques mais próximos do 20, e tem custos menores. Muitos jogadores iniciantes acabam tentando decks mais baratos até incrementar a coleção, que leva algum tempo e muitas partidas no game.

No HSReplay tem uma seção que lista os decks mais fortes do meta atual, e onde você pode se guiar pra ver os decks, classes e cards mais usados pelos jogadores nas ranqueadas. Confira aqui.

Meta de Hearthstone no início de janeiro de 2020
Meta de Hearthstone no início de janeiro de 2020

O meta dos Campos de Batalha

Lembrando que, além dos metas atuais de cards e decks, também estamos vendo o surgimento do meta dos Campos de Batalha, modo de jogo lançado pouco após a Blizzcon 2019, que começou com um beta fechado e depois ficou em beta aberto, com mudanças regulares de heróis e lacaios. O meta nos Campos de Batalha também é classificado por "tiers", com o Tier 1 os chefes mais poderosos e que você sempre pode dar prioridade quando um deles aparece nas escolhas antes de cada confronto.

Lacaios
Lacaios

Você pode conferir mais guias sobre o jogo nesta página! Abaixo tem mais guias com dicas, para você que está chegando agora:

- Guia definitivo para iniciantes!
- Tudo que você precisa saber para começar a jogar Hearthstone
- Hearthstone: Guia para iniciantes no Formato Livre
- Aprenda a jogar Campos de Batalha, o novo modo de jogo de Hearthstone

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online para o UOL Jogos, e já foi jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL. Mantém também o  Select Game, blog sobre games e cultura pop com ênfase em jogos multiplayer. Email: flausino@cardnamanga.com.br . Twitter: @rodrigoflausino