Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Druida Combo (Livre)

Dicas, cards essenciais e estratégias para o deck de Druida Combo, para o Modo Livre (Wild).

Introdução

Salve a todos! Hoje temos mais um guia do Modo Livre, dessa vez o combo mais engraçado, forte e sinistro do momento: Aviana + Kun + Finalizador. Nesse artigo trazemos duas opções de finalizadores para o combo. As que estão sendo mais usadas no meta, atualmente, porém também existem várias outras formas memes de se montar combos usando Aviana + Kun. Sintam-se livres para testar as mais diversas combinações com esses cards.

Coração do Deck

Diferente de outros, o coração desse deck é dividido em duas partes: uma casca, que a maioria dos decks Druida Controle utilizam hoje em dia, e um combo finalizador, que é a forma que o deck tem de vencer o jogo.

Crescimento Silvestre Card
Crescimento Silvestre

Casca do Deck

2 Crescimento Silvestre: card da coleção básica do jogo e bastante usada por muitos jogadores. A principal característica do druida é ficar a frente na mana usando exatamente este card. A força dele dispensa comentários e é um dos cards mais importantes para a construção do Druida Controle.

2 Ira: A remoção consistente como opção de compra de card e é ótima para tirar pequenos lacaios de paladinos e ladinos e também alguns lacaios maiores como Retalhador Guiado e Maga do Kirin Tor, muito forte contra decks agressivos e também quando usada como compra de card, pois te deixa mais perto do combo, o que é muito importante.

Bifurcação Card
Bifurcação

2 Bifurcação: o card mais versátil do deck compra outros cards, ganha armadura e ainda possui uma terceira opção que pode ser usada para dar um letal surpresa após ter jogado uma Peste Incontrolável. Porém na maioria dos casos contra decks agressivos você irá preferir os 12 de armadura, e contra decks controles certamente a compra dupla.

2 Evocações de Carvalho: A mecânica de recrutar se assemelha muito ao efeito do Remendo, pois ela filtra seu deck. No caso deste card além da possível filtragem, você ganha 6 de armadura, e na maioria das vezes quando o Golem ainda está no seu deck você ganha uma grande vantagem contra decks agressivos.

2 Golem de Pau-ferro: está no deck única e exclusivamente por ser uma boa opção de combinação com a Evocações de Carvalho, uma provocação consistente que ajuda contra decks agressivos e também com o propósito de chegar mais próximo do combo quando filtrado pelo feitiço.

2 Patada: uma das melhores remoções de classe do jogo, na versão Malygos é uma peça importante, para finalizar seus oponentes, já na versão da Azalina é geralmente usada como remoção para lacaios pequenos e médios. Logicamente jogando com a versão Malygos se pode usá-la como remoção, mas sempre com cautela tentando guardar pelo menos uma patada para o combo.

Card - Peste Incontrolável
Peste Incontrolável

2 Peste Incontrolável: card primordial contra decks agressivos, que muitas vezes funciona como um super bloco de gelo te garantindo vários turnos extras sem sofrer dano para buscar pelo combo. Embora seja um pouco inútil contra alguns decks controle em partidas contra Paladinos e Ladinos o card pode ganhar o jogo sozinho, sem você necessitar do combo. Traduzindo: nessas partidas você deve dar prioridade a busca por este card e não pelo combo.

2 Nutrir: mais um card com opção de escolha. Dessa vez uma escolha que pode parecer difícil. Porém a escolha é mais fácil que parece. Se já possuir o combo ou o card Infestação Total na mão você sempre deverá usar a opção de ganhar cristais de mana, caso contrário sempre busque comprar cards e encontrar o mais rápido possível seu combo.

Malfurion, O Pestilento
Malfurion, O Pestilento

1 Malfurion, o Pestilento: o dk da classe druida é um dos dks mais versáteis e consistentes. A quantidade de armadura possível de se conseguir com a classe é absurda, superando facilmente decks de guerreiros em seus auges. Um dos principais motivos é uma das opções de poder heróico que esse dk te permite escolher. Além disso você ainda dispõe de uma forte opção de remoção para pequenos lacaios e/ou dano direto caso queira controlar a mesa ou acelerar o jogo.

1 Aviana  + 1 Kun, o Rei Esquecido: Aviana faz com que todos os seus lacaios custem 1 mana. Kun recupera todos os cristais de mana usados em um turno. Quando combinados eles formam um dos combos mais poderosos do jogo. Após jogar Kun, o jogador possui 10 de mana e todos os seus lacaios custando somente 1, isso abre inúmeras possibilidades para diversos combos de finalização em um turno e é por causa da existência dessa sinergia entre Aviana e Kun que esse deck existe.

Aviana e Kun - Cards
Aviana e Kun
Infestação Total Card
Infestação Total Card

1 Infestação Total: uma das ferramentas de compra de card mais quebradas da história dos cardgames. Infestação total é um card extremamente importante nessa lista, porém só utilizamos uma na lista Malygos, pelo simples fato de que geralmente não queremos jogar mais de uma vez na partida, já que ficar com as duas na mão se torna extremamente problemático para ter espaço para o combo completo. Já na versão Azalina como buscamos destruir nosso deck o mais rápido possível não tem importância queimar alguns cards com a infestação e ela se torna ainda mais forte.

Finalizador do Deck:

Malygos
Malygos

Combo Malygos

+ 1 Malygos                           

+ 1 Ixlid, Lorde Fúngico

+ 1 Manipulador Sem-rosto

Ixlid Card
Ixlid

O combo consiste em após jogar Aviana e Kun, jogar Ixlid, Malygos e depois copiá-lo com um manipulador sem rosto tendo assim +20 de dano mágico e facilmente conseguindo finalizar o seu oponente. Em muitas partidas você poderá também vencer utilizando o combo incompleto, somente com Ixlid ou Manipulador Sem-Rosto. Esse é combo mais pró-ativo dos dois, tendo em vista que você não precisa de todas as peças e nem de ter comprado seu deck inteiro para poder realizar o combo.

+ 2 Fogo Lunar: dano direto usado 99% dos casos para finalizar seu oponente, porém também pode em alguns casos ser jogado fora para liberar um espaço na mão e comprar mais cards.

+ 2 Raízes Vivas: outro card de dano direto que você geralmente quer guardar para o combo, também pode ser usado como remoção/presença de mesa contra decks agressivos no início do jogo.

+ 3 Espaços Flexíveis

Azalina Furtalma
Azalina Furtalma

Combo Azalina

O combo consiste em previamente ter comprado seu deck inteiro ou quase inteiro e utilizar o Rei Fubalumba para trocar de decks com seu oponente, assim lhe dando um deck vazio e conseguindo o cards restantes do deck dele. Após isso a Azalina copia a mão do seu oponente lhe dando uma cópia do card de trocar de volta os decks, permitindo com que você de fato roube o deck do seu adversário e assim ganhe o jogo.

+ 1 Azalina

Rei Fubalumba
Rei Fubalumba

+ 1 Rei Fubalumba

+ 1 Infestação Total

+ 7 Espaços Flexíveis

Outros Cards

A seguir alguns cards que podem ser incluídos nos espaços flexíveis que cada variação do deck possui:

Jaspe Mágico Inferior: remoção extremamente consistente contra decks agressivos em geral.

Sementes de Veneno: remoção primordial contra criaturas muito grandes e pode ser combinado com a Peste para um total controle da mesa.

Naturalizar: remoção forte contra grandes lacaios e também útil para queimar alguns cards de outros decks combo ou controle.

Repugnaz
Repugnaz

Repugnaz: lacaio super consistente pode ser usado contra Magos e Sacerdotes para ganhar um turno extra além de que, na versão Azalina, torna o combo ainda mais forte fazendo o card de destrocar os decks e custar 10 mana.

Broto de Jade: pode ser adicionado caso queira buscar uma lista com mais cards que te dão cristais de mana no início do jogo.

Uivo Ferroz: um card que compra outro card com o diferencial de poder ganhar até 10 de armadura por somente 3 mana. Muito usado nas listas atuais por dar uma grande vantagem contra decks agressivos.

Rato Sujo: num meta infestado de outros decks combo é uma boa opção de substituição técnica, também é forte por ser mais um alvo para as Invocações de Carvalho contra decks agressivos.

Listas

Druida com Malygos

Druida Combo - Lista com Malygos
Druida Combo - Lista com Malygos

 Codigo:AAEBAbSKAwi0A5MEig7sFeC7AofOApnTAqPmAgtAX9MDxAbkCOgVoM0ClNICntIChOYCv/ICAA==

Druida com Azalina

Druida Combo Lista Azalina
Druida Combo - Lista com Azalina

Código:AAEBAbSKAwb6DuwV4LsCmdMC/esCmu4CDEBfxAbkCIoOoM0Ch84ClNICmNICntIChOYCv/ICAA==

Pilotando o deck e Mulligan

Geralmente em qualquer partida a postura de um deck combo é a mesma, compre cards, sobreviva, combe o mais rápido possível e ganhe. Porém na prática o combo druida pode obter vitórias de uma forma diferente. Explicaremos algumas peculiaridades contra determinadas partidas e qual postura se deve tomar tendo em vista maximizar o número de vitórias.

Mantenha sempre na sua mão inicial seus cards de obter cristais de mana e seus cards de comprar mais cards (Melhor mão possível: Crescimento Silvestre, Nutrir, Infestação Total e Ira).

Patada - Card
Patada - Card

Contra Paladino e Caçador:  

Contra esses dois arquétipos, que geralmente serão agressivos, você deve sempre buscar cards como Peste Incontrolável e Patada no seu mulligan, e usá-las com eficiência para conseguir tomar o controle da partida. Muitas vezes nem precisa do combo para vencer caso consiga obter uma Peste Incontrolável não respondida. Além disso mantenha o básico na mão, com Ira e Crescimento Silvestre.

Contra Ladino, Guerreiro e Mago

O card primordial nessas partidas é o seu Dk, Malfurion, O Pestilento, além de garantir alguns lacaios com provocar, que podem segurar por alguns turnos, permite que você ganhe um nível descomunal de armadura inutilizando a pressão anterior que os decks agressivos dessas 3 classes causam, por isso ele deve ser mantido no mulligan sempre que possível.

Contra Sacerdote, Druida e Bruxo

São as classes controle do formato, nessa partida você deve guardar suas remoções para grandes ameaças, e comprar o máximo de cards possíveis no menor período de tempo. Quanto mais rápido você conseguir chegar no combo menos perigo você corre. Caso já possua Crescimento Silvestre e compra de card, vale também manter partes do seu combo para ter certeza que o realizará o mais rápido possível.

Sementes de Veneno Card
Sementes de Veneno

Contra Xamã

A classe com maior consistência da atualidade no formato é uma partida equilibrada. Você manter os cards usuais na mão, além de Peste Incontrolável e Sementes de Veneno caso esteja enfrentando muitos Xamãs e Bruxo Par certamente vale a inclusão de duas pestes incontroláveis inclusive na versão Malygos.

Conclusão

Este é o deck perfeito para dois tipos de jogadores, que amam decks combos e buscam um  deck forte para utilizar no formato e para galera que curte decks controle porém que não gosta de jogar partidas tão demoradas, tendo em vista que algumas partidas com esse deck são relativamente rápidas (entre 10 a 30 minutos) podendo combar exatamente no turno 10 (ou antes caso tenha ganhado cristais de mana).

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br