Versão Beta
Close

Warcraft III: Reforged -Tudo que você precisa saber sobre o game

Saiba mais sobre o Warcraft III: Reforged, remasterização do famoso jogo da franquia Warcraft e que será lançado este mês.

Três anos após lançar uma versão remasterizada do clássico “StarCraft”, a Blizzard decidiu visitar mais uma vez o gênero de jogos de estratégia e lançará em breve “Warcraft III: Reforged”, remake do memorável título de 2002, acompanhado também da expansão, lançada um ano mais tarde. Com essa nova versão do game, a produtora promete trazê-lo aos dias atuais, para que tanto os fãs de longa data quanto os novos possam aproveitar.

Mas afinal, o que é Warcraft III: Reforged?

Praticamente qualquer pessoa que jogava games de estratégia no PC no começo dos anos 2000 lhe dirá sem nenhuma dúvida que “Warcraft III” foi uma verdadeira revolução nesse gênero. Sua popularidade o transformou em um dos jogos mais populares para computador, com uma comunidade bastante ativa. Mesmo hoje, ainda é possível encontrar jogadores aproveitando esse game.

“Warcraft III: Reforged” chega para adequar os gráficos e jogabilidade para os dias de hoje. De acordo com a Blizzard, o título receberá “centenas de ajustes” e “inúmeras melhorias” na jogabilidade, tanto nas campanhas para um jogador quanto no modo multijogador.

O jogo permite que você escolha quatro raças distintas – Humanos, Orcs, Mortos-Vivos e Elfos Noturnos – cada qual com habilidades, heróis, construções e características distintas, cabendo a você definir qual delas se adequa melhor ao seu estilo de jogo. É necessário coletar recursos para expandir e evoluir sua base até que você tenha poder suficiente para derrotar o adversário seja ele outro (s) jogador (es) ou alguém controlado pela inteligência artificial.

Warcraft III Reforged - Screenshot 01
Warcraft III Reforged - Screenshot 01

As campanhas de “Warcraft III: Reforged” terão vida nova graças aos novos visuais e cutscenes produzidos pela Blizzard, que também adicionou um novo modo de dificuldade voltado para jogadores novatos. Nelas poderemos ver com uma qualidade inédita os acontecimentos importantes do universo de “Warcraft” envolvendo a transformação de Arthas no Rei Lich, a queda de Lordaeron, a criação da facção dos Mortos-Vivos Renegados, a introdução dos Elfos Notunos, a chegada da Legião, o renascimento da Horda pelas mãos de Thrall, entre outros.

O multiplayer permitirá que os jogadores se enfrentem em batalhas virtuais dentro da Battle.net por meio de um novo sistema de localizador de partidas. Um aspecto interessante é que usuários que estiverem no jogo original de 2002 poderão jogar juntos com aqueles que estiverem usando o remake, e vice-versa.

Além disso, os jogadores mais criativos poderão fazer uso de um editor de mapas completamente atualizado, para que possam elaborar novos universos para os jogadores aproveitarem, como MOBAs, RPGs de ação, defesa de torre e mais.

Warcraft III Reforged - Screenshot 02 - Jaina
Warcraft III Reforged - Screenshot 02 - Jaina

Quem exatamente está produzindo o jogo?

A própria Blizzard Entertainment está por trás do desenvolvimento e publicação de “Warcraft III: Reforged”, o que ajudará a garantir que recebamos algo de muita qualidade. O presidente da Blizzard, J. Allen Brack, disse em novembro de 2018 que os jogadores podem ficar tranquilos pois “Reforged” irá respeitar o legado da franquia “Warcraft”.

“Warcraft III é de uma importância monumental para a Blizzard. A influência dele é evidente em tudo o que desenvolvemos depois”, disse J. Allen Brack, presidente da Blizzard Entertainment. “Um projeto como o Warcraft III: Reforged não pode ser desenvolvido sem a devida atenção, porque ele tem um legado a respeitar, mas, além disso, porque nós sabemos o que o jogo significa para os jogadores.”

O diretor, Pete Stillwell, garantiu durante a BlizzCon 2018 (via “Polygon”) que o jogo será muito mais do que simplesmente “Warcraft III” com novos gráficos. O objetivo, segundo ele, é deixá-lo “tão perfeitamente balanceado quanto StarCraft”.

Warcraft III Reforged - Screenshot 03
Warcraft III Reforged - Screenshot 03

Embora haja muitas mudanças no novo game, há algumas coisas que não serão alteradas, para alegria dos jogadores que conhecem o título original. O designer sênior do jogo, Matt Morris, disse no fim do ano passado ao site “PC Gamer” que a Blizzard voltou atrás na decisão de alterar as vozes dos personagens e efeitos sonoros pois perceberam que os jogadores queriam ouvir isso da mesma forma que eram em 2002.

“Desde sons de você clicando em um peão até ouvir as vozes de Arthas e Illidan, isso era o que eles não queriam que mudasse,” disse Morris. Ao invés disso, focaram apenas em refazer certas áreas do jogo onde ocorrem missões, como Silvermoon, Stratholme e Dalaran, para que ficassem similares a como são em “World of Warcraft”.

“Gastamos muito tempo melhorando os visuais e estéticas destas missões para que jogadores familiares com a história de Warcraft possam dizer, ‘Ei, é aqui que esse evento aconteceu’ ou ‘Eu invadi aqui’”.

Warcraft III Reforged - Screenshot 04
Warcraft III Reforged - Screenshot 04

Como funcionam as campanhas?

Ao contrário de seus antecessores, as campanhas em “Warcraft III” são liberadas cronologicamente, começando com um tutorial envolvendo o êxodo da Horda após ter sido derrotada pela Aliança em “Warcraft II”, seguindo das campanhas dos Humanos, Mortos-Vivos, Orc e Elfos Noturnos, algo que também vale para a expansão “Frozen Throne”, que está presente em “Reforged”.

No total, existem 62 missões que de acordo com a Blizzard envolvem mais de 40 horas de jogo e mais de quatro horas de animações reformuladas.

Será também a primeira vez que poderemos jogar as campanhas totalmente traduzidas e dubladas em português brasileiro.

E a jogabilidade?

Da mesma forma que ocorre em praticamente todos os jogos desenvolvidos pela Blizzard, é bem fácil de aprender a jogar “Warcraft III: Reforged”, mas ficar craque requer muito empenho e dedicação.

Como em demais jogos do gênero, você precisa criar um exército para destruir seus inimigos que estão em algum lugar do mapa. Para isso é necessário coletar recursos na forma de ouro e madeira que servirão para que você construa novas edificações para treinar as unidades que irão compor seu exército.

Enquanto faz isso, é bom ir explorando o mapa aos poucos para localizar não apenas onde está seu inimigo, mas também para buscar por novas fontes de recursos. “Warcraft III: Reforged” possui unidades heroicas, bem mais fortes que as tradicionais, que são muito boas para se fazer isso.

Warcraft III Reforged - Screenshot 05
Warcraft III Reforged - Screenshot 05

O mapa vai se revelando a medida que você o for explorando, deixando áreas descobertas com um tom mais apagado ao invés de completamente escurecidas. Em “Warcraft III: Reforged” existem certos adversários secundários nos mapas que se derrotados garantem recompensas valiosas na forma de recursos ou itens para equipar nos heróis.

Quando estiver em alguma batalha, é de suma importância gerenciar minunciosamente cada uma de suas unidades, estratégia popularmente chamada de “micro management”. Dessa forma você conseguirá tirar maior proveito do seu exército. Dominar isso é a chave da vitória nesse jogo.

Será necessário um PC muito rápido para jogar?

Embora falte pouquíssimo tempo para que “Warcraft III: Reforged” seja lançado, ainda não foram reveladas as configurações mínima e recomendada para poder aproveitar o game. Elas serão divulgadas aqui, mas até agora nem sinal. Contudo, se você possui um computador que roda sem problemas “World of Warcraft”, “Overwatch” e “StarCraft II”, provavelmente conseguirá jogar o “Reforged” sem dificuldades.

Warcraft III Reforged - Visuais de herói de multijogador
Warcraft III Reforged - Visuais de herói de multijogador

Haverá microtransações?

A Blizzard ainda não informou se “Warcraft III: Reforged” incluirá microtransações. Se vierem a ser implementadas, seja no lançamento ou algum tempo depois disso, pode ser que venham na forma de novos visuais para os heróis no modo multijogador.

Quando será lançado? E o preço?

“Warcraft III: Reforged” chega no dia 28 de janeiro exclusivamente para PC em duas edições. A primeira é a Padrão, que custa R$ 79 e inclui o jogo com acesso ao remake e também às versões clássicas de “Warcraft III: Reign of Chaos” e “The Frozen Throne”.

A segunda chama-se “Spoils of War”, que custa R$ 159 e além de trazer o conteúdo da edição Padrão, inclui novos visuais de herói de multijogador, a montaria Carroça Carniceira para “World of Warcraft” e itens diversos para os demais jogos da Blizzard, incluindo “Diablo III”, “Heroes of the Storm”, “StarCraft Remastered”, “StarCraft II”, “Overwatch” e “Hearthstone”.

Ambas edições podem ser compradas clicando neste link.

Ex-programador e atualmente jornalista, trabalha para os portais de notícias de jogos GameHall Network e UOL Jogos. Mantém também o canal de YouTube GameNest, com ênfase em dicas e detonados, o qual é atualizado sempre que possível. Email: giuseppecarrino82@gmail.com