Card na Manga

Close

Na China, tem mais jogadores no ranque Lenda no Modo Livre do que no Padrão, segundo jogador

Levantamento divulgado no Reddit lista que tem mais jogadores no ranque Lenda no Modo Livre na China; saiba mais

Um levantamento divulgado no Reddit (e que foi comentado no HSTop Decks) lista uma curiosidade bem interessante: no ranque Lenda tem mais jogadores no Modo Livre na China do que no Standard (Padrão). Na China tem mais de 17 mil jogadores no Livre, e no Normal tem 13 mil, e os dados são coletados por "censores", que são jogadores que começam a conceder muitas partidas apenas pra listar a quantidade que tem no Lenda - e por isso não são informações oficiais, mas dá pra ter uma ideia.

Não quer dizer necessariamente que o Livre seja mais popular do que o Padrão de maneira geral, mas os jogadores mais dedicados, que sempre estão subindo pro lenda, podem estar em maior número no Livre.

Segundo o HS Top Decks, a quantidade é maior do que nos outros servidores: em 28 de janeiro tinha em torno de 1500 jogadores no Livre nos 3 servidores principais combinados (Américas, Europa e Ásia) e "mesmo que mais 500 jogadores atingissem o Lenda nos 3 dias finais de janeiro, seria perto de 10% do total da quantidade de chineses no Livre". Outra teoria é que os jogadores chineses podem estar em uma espécie de "bolha", onde eles se comunicam mais entre si, mas não trocam tantas informações com o exterior. Aqui no Ocidente a gente vê muito o "intercâmbio" de informações, com as redes sociais como o Twitter, onde muitos jogadores e pro-players compartilham os decks, e mesmo na Masters Tour o site oficial lista todos os decks dos participantes. A final mesmo foi entre franceses xBlyzes e AyRoK (e você pode ver os decks do xBlyzes, o vencedor do torneio, neste post).

Na matéria do HSTop Decks o Stonekeeper também comentou que, se o formato Livre está muito mais popular na China, talvez poderia ter, no futuro, mais mudanças no formato pra deixar ele ainda mais popular, visando o mercado chinês. Vale notar que agora é possível comprar pacotes por gold dentro do Hearthstone, e isso certamente ajuda bastante pra quem foca no formato e quer cards de uma expansão específica.

Lembrando que a quantidade de jogadores listados não são informações oficiais, e provavelmente em abril teremos a esperada rotação do formato, com mais expansões ficando exclusivas no Livre. A rotação será no dia de lançamento da primeira expansão de 2020, e teremos o início de um novo ano temático no Hearthstone. No Padrão só serão permitidas as expansões lançadas em 2019 e 2020: Ascensão das Sombras, Salvadores de Uldum, Despontar dos Dragões, Despertar de Galakrond (a aventura mais recente) e a nova expansão, que ainda será revelada (e por hora não tem uma data prevista de revelação, mas provavelmente teremos alguma divulgação em meados de março ou abril).

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online para o UOL Jogos, e já foi jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL. Mantém também o  Select Game, blog sobre games e cultura pop com ênfase em jogos multiplayer. Email: flausino@cardnamanga.com.br . Twitter: @rodrigoflausino