Versão Beta
Close

Goodbye, Leeeeeeeroy Jenkins

São 15 anos de muita zoeira com Leeeeeeeroy Jenkins

Por Daniel Moura e Dayane Cris

O famoso vídeo de Leeroy Jenkins em Pico da Rocha Negra Superior completou esta semana 15 anos! Quantas aventuras ele vivenciou nesse tempo! Depois do vídeo marcante, que causou grande impacto na cultura Pop, Leeroy foi reverenciado em diversos filmes, séries, jogos, desenhos e animes. As várias versões do vídeo na internet possuem milhares de visualizações e, sem dúvida alguma, instigou vários jogadores a conhecerem o universo de World of Warcraft.

Ilustração criada por Davi Hammer
Ilustração criada por Davi Hammer

Ilustração por Davi Hammer

Quando algo fantástico assim acontece, a Blizzard não deixa passar batido. Toda essa explosão cômica causada por Leeroy fez com que a própria empresa entrasse na brincadeira homenageando Ben Shulz - a pessoa por trás do personagem de Leeroy Jenkins - representando-o de diversas formas em suas mídias digitais, como vocês podem conferir abaixo:

Conquista para obter o Título de Jenkins

  • Conquista legado

Em World of Warcraft é possível obter o título de “Jenkins” para usar em seu personagem. A conquista se chama Leeeeeeeeeeeeeroy!. E era obtida na versão de nível 60 em Pico da Rocha Negra Superior e desde a chegada de Warlords of Draenor não é mais possível obtê-la.

  • Conquista atual + seguidor de Guarnição

Para conseguir a nova conquista Leeeeeeeeeeeeeroy…?, que te concede o título Jenkins e faz com que o Leeroy Jenkins se torne um seguidor em sua guarnição, você deve encontrar o corpo de Leeroy no viveiro da versão heróica do Pico da Rocha Negra Superior, após o chefe  Kyrak.  Assim que o encontrar, deve ressuscitar ele e matar tudo até o Filho da Besta (incluindo este) antes do timer de galinha do Leeroy terminar, o que leva 900 segundos (15 minutos). Se seu grupo não matar todos os monstros o Leeroy sai correndo feito um louco “agrando” tudo até morrer, falhando a conquista.

  • Card lendário em Hearthstone

Em Hearthstone Leeroy Jenkins virou um card lendário do conjunto clássico que podia ser obtido ao comprar pacotes da coleção clássica. Porém, com a chegada do Ano da Fênix, o card foi movido para o salão da fama e agora só pode ser obtido através da criação com pó arcano (1600 de pó a versão normal e 3200 a versão dourada) e só pode ser jogado no Modo Livre.

  • Participação especial em eventos - BlizzCon

Ben Shulz participou de diversos eventos oficiais da Blizzard, dando palestras e refazendo o grito histórico de Leeeeeeeroy Jeeeeeenkins.

  • Ben Shulz participando da BlizzCon 2007:

E a homenagem não ficou apenas nas franquias digitais. Leeroy também recebeu homenagem no World of Warcraft Trading Card Game, criado em outubro de 2016.

Essa foi a nossa primeira interação com o Leeroy em formato de Card.

No WoWTCG, o Leeroy é um card épico que custa 4 manas, com 6 de ataque e 1 de defesa. O card é do tipo Aliado - Outros indivíduos e companheiros que ajudam e lutam em nome do herói principal. A maioria dos aliados é afiliada à Horda ou à Aliança; cards afiliadas à facção oposta ao herói não são permitidas em um deck. Aliados neutros podem ser incluídos no baralho de qualquer facção. Aliados podem atacar heróis ou aliados opostos, mas também podem ser atacados.

O interessante do Card do Leeroy no WoWTCG era que para habilitar a habilidade de ferocidade era necessário dar o Grito de Leeroy Jenkins, o que provavelmente deixava o uso do card muito mais divertido.

Agora vamos dar um pouco de foco à relação de Leeroy Jenkins com Hearthstone

Em 2014 Hearthstone foi lançado oficialmente e Leeroy foi adicionado à coleção de cards do conjunto clássico, que podia ser obtido comprando pacotes com dinheiro real ou moeda do jogo (ouro).

O custo, status e efeito do card fizeram com que ele combinasse muito com decks agressivos e combos que, com uma correta combinação de cards, conseguia dar muito dano na face do adversário, que teria dificuldade em lidar com ele sem um lacaio com provocar, já que Leeroy possui investida e pode entrar em campo mirando direto no oponente.

Com o card disponível em Hearthstone podemos ver algumas semelhanças e alterações em comparação com o card no WoWTCG, que provavelmente foram feitas para adequar melhor as ideias inicias do jogo na época do lançamento.

O card manteve a investida, 4 manas e 6 de ataque, porém, mudaram sua defesa para 2 e agora seu grito de guerra não causa mais exaustão, como no WoWTCG, agora o grito de guerra gera duas dragonetes (Uma referência ao vídeo original). 

Durante o beta de Hearthstone e o começo do jogo em si, houveram vários combos e decks que usufruíram do Leeroy, o mais popular; Ladino Milagre.

Uma das variações que tínhamos de Ladino Milagre era uma lista do Kolento que foi popular durante muito tempo!

Outro Deck que usou bastante o Leeroy foi o de Bruxo Controle Original, mais conhecido como Handlock e foi graças ao combo com Leeroy que o Poder Esmagador foi para o Salão da Fama em 2017.

O combo era composto por Leeroy + 2x Poder Esmagador + Manipulador sem  Rosto que dava 28 de dano na face do oponente. 

Durante esta época, surgiram outros combos que infelizmente não estão mais disponíveis. Um destaque que vale lembrar é a lista do Xamã combo que utilizava o Leeroy de custo 4, dois sargentos abusivos, feitiço de fúria dos ventos e totem de labaredas. Um combo perfeito e explosivo direto na face do seu oponente!

Mas como tudo que é bom dura pouco, em setembro de 2014, foi anunciado o nerf no Leeroy, aumentando seu custo para 5 de mana, deixando-o injogável por um tempo.

Depois de 2014, Leeroy só impactou o jogo de “competitivamente” em 2017, onde foi usado em 13 dos 64 decks utilizados no mundial de Hearthstone daquele ano, inclusive, o vencedor, Tom60229, usou uma lista de ladino tempo com o leeroy, a lista que, até então, era uma das mais populares no meta padrão.

  • Código do deck:
    • AAEBAaIHBrICrwSRvALCzgKc4gLb4wIMtAHtAqgF1AXdCJK2AoHCAuvCApvLAsrLAqbOAvvTAgA=

Por mais que o Leeroy não causasse tanto impacto assim (profissionalmente), o deck foi altamente usado no ranqueado em diversos decks e arquétipos. 

Para registrar e matar a saudade de Leeroy Jenkins, abaixo temos algumas listas que fizeram história com ele.

*Todos esses decks já estão no modo livre ou completamente diferentes atualmente devido a nerfs ou lançamento de cards melhores.

  • AAEBAaIHBrICrwSRvALCzgKc4gLb4wIMtAHtAqgF1AXdCJK2AoHCAuvCApvLAsrLAqbOAvvTAgA=
  • AAEBAaIHBrICywOvBO0F3geoCAy0AYwC7QLNA70EmwW5BogHpAfdCIYJ8wwA
  • AAEBAf0GBvIBrwT1BZQUpBWNrwIMMNMB+wXOBtkHsQjCCPARzxa0rAK2rAL2rgIA
  • AAEBAQcErwSoBYQXkbwCDRywApED/wOOBdQFpAbuBucH7weCsAKIsAKgvQIA
  • AAEBAf0GHooBkwGTBK8E3gWJBs4G2wb7BooHkge2B+EHjQjECMwI8wy5DdYR8BH9EZAVwxbPFoUXqa0C2LsC3bwCyr8C38QCAAA=
  • AAEBAZ8FCNwDrwTPBtkN9Q36DusPnhALRvIBpwX1Ba8H+g3qD+0PnRXJFu0WAA==
  • AAEBAR8CrwSRvAIOqAK1A6gFuwXUBfIF6wf+DOq7Aq/CAo7DAvvTAuHjAovlAgA=
  • AAEBAR8CrwSRvAIOqAK1A6gFuwXUBfIF6wf+DOq7Aq/CAo7DAvvTAuHjAovlAgA=
  • AAEBAaIHCLICzQOvBL0E7QXdCPmrArKtAgu0AYwCmwW5BogHpAfeB4YJxBaCtAL1uwIA
  • AAEBAaoIDJQDpAOvBO0F/gWrBrkN9Q2CDoQOhQ77Dgn7AfkD9QSSBf8FigaBDpEO9g4A
  • AAEBAQcEn7cDrwTjtAPFwAMNFqS2A53wAtQEkAParQP7DNKvA9ypA6u2A6qvA9itA/6uAwA=
  • AAEBAaIHCLICn7cDrwSggAPBrgOSlwPjtAPLwAMLtAHtAvWnA7muA4gHj5cD3QjOrwOqrwPDtgP+rgMA
  • AAEBAR8EhwTHA4ewA68EDfmuA/yvA5cIiq0D4QT7rwP+rwOHsQOLrQP/sAO6tgPnsAOvtwMA
  • AAEBAR8e+a4D/K8DoIUDlwiKrQPhBNKlA/yjA7UD5KQDjq0DqAL+rwOftwOLrQPbCbacA4ewA4S2A/+wA7q2A8O2A4KxA68Er7cDoIAD2LIDpqUDhKcDkbEDAAA=
  • AAEBAR8IpKUDn7cD87cD44sDrwSggAPYsgPh9QIL+K8DoIUDlwjHnQO4tgO7pQPkpAOOrQPbCYKxA5ipAwA=
  • AAEBAZICBJ+3A4iwA68EoIADDfutA96vA4yuA+EE0qUDh7ED/7ADQOewA8O2A9mpA4WxA/+1AwA=
  • AAEBAR8C3gSvBA7tBpIF7JYDhbADlwjiB8kE86cD+68DtQP+DKgC2wnv8QIA
  • AAEBAZ8FBJ+3A68HrwSggAMN2f4C1v4C6rAD9v0C1/4CxaEDjbYD7LADh64D4f4CmPsCzwbMgQMA

Em Hearthstone Leeroy só pode ser jogado no Modo Livre, desde que foi movido para o Salão da Fama em abril de 2020. Não é mais possível obtê-lo através de pacotes do Clássico e nem colocá-lo em seus decks do Modo Padrão. 

Já bateu a sensação de nostalgia aí? Leeroy fez história e deixou sua marca em World of Warcraft, Hearthstone e na cultura Pop. Sempre nos lembraremos dos inúmeros Wipes em sua homenagem e dos Top deck letal que nos proporcionou. E não importa qual o arquétipo e onde estiver jogando, Leeroy sempre estará lá - te dando 6 de dano na cara (Ou mais, risos). 

E chegou a hora da despedida. Vá, querido Leeroy, vá ser feliz nos campos sem lei do Modo Livre. Coma frangos, assuste dragonetes, procure suas ombreiras e, o mais importante, GRITE LEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEROOOOYYYY JENKINSSSSSSSS! 

Acompanhe a gente nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram .

Colaboradores da Comunidade Card na Manga