Veja lista, mulligan e dicas para usar o Xamã Highlander, deck do Modo Padrão com cards de Cinzas de Terralém, expansão mais recente de Hearthstone.
Para muitos jogadores, Xamã é uma classe muito querida, entretanto, já faz um bom tempo que não é mais viável jogar com a classe e decks criados são considerados “meme”.
Xamã Highlander, por mais que seja algo experimental, contém as ferramentas necessárias para aguentar o meta atual, claro que tudo depende de uma boa estratégia e conhecimento básico de Hearthstone.
A lista a seguir pode parecer maluca, mas, tenho certeza que após a leitura do guia, todas peças irão encaixar.

Código do Deck:
AAECAZu1Ax75A/UE/gX/BbIGigeKlAPFmQPGmQOhoQP8owPPpQPSpQOQpwO3rQO5rQO7rQPtrQP+rgOqrwPQrwPnsAOBsQORsQPjtAPkuAOTuQOXuQPTwAOTwgMAAA==
### This is the new era
# Class: Shaman
# Format: Standard
# Year of the Phoenix
#
# 1x (1) Earth Shock
# 1x (1) Lightning Bolt
# 1x (1) Sludge Slurper
# 1x (2) Acidic Swamp Ooze
# 1x (2) Injured Tol'vir
# 1x (2) Invocation of Frost
# 1x (2) Sandstorm Elemental
# 1x (2) Witch's Brew
# 1x (2) Zephrys the Great
# 1x (3) Far Sight
# 1x (3) Lady Vashj
# 1x (3) Lightning Breath
# 1x (3) Lightning Storm
# 1x (4) Devoted Maniac
# 1x (4) Hex
# 1x (4) Torrent
# 1x (5) Big Ol' Whelp
# 1x (5) Cobalt Spellkin
# 1x (5) Cumulo-Maximus
# 1x (5) Dragon's Pack
# 1x (5) Shattered Rumbler
# 1x (5) Shield of Galakrond
# 1x (6) Corrupt Elementalist
# 1x (6) Khartut Defender
# 1x (6) Kronx Dragonhoof
# 1x (6) The Lurker Below
# 1x (7) Earthquake
# 1x (7) Galakrond, the Tempest
# 1x (8) Walking Fountain
# 1x (9) Dragonqueen Alexstrasza
Não seria correto fazer uma análise de card por card, é visível que a grande maioria dos cards presentes estão apenas cumprindo sua função que já conhecemos, exemplos como: Bagata, Zéfiro, Gosma e etc.
Vamos aos Mulligans:
Contra aggros em geral é bom manter: Salivante Lodoso, Raio, Tempestade de Areia e Tol’Vir
Contra Ladinos: Choque Terreno, Invocação de Gelo, Lady Vashj, Bagata, Salivante e Tol’Vir
Contra Druidas: Tempestade raios, Salivante, Tempestade de Areia, Invocação de Gelo, Zéfiro (Pode parecer meio cedo, mas, pode salvar sua vida contra Druidas com lacaios grandes e o token também)
Contra Aggros é bom manter Sopro Elétrico apenas com dragão na mão e como não é recomendável manter dragões, não precisa nem pensar em manter, porém, contra Druidas pode ser uma remoção forte.
Contra controles: Essa matchup você quer ativar o seu Galakrond mais cedo possível, por tanto, não é ruim manter pelo menos alguma forma de Invocar. O mulligan ideal seria; Salivante, Visão Distante, Lady Vashj e algum card que Invoca.
Cards notaveis:
O Tocaieiro Subterrâneo recebeu um leve buff que deixou o card jogável. Em um meta reinado por mesas cheias e lacaios de vida pequena, o Tocaieiro funciona muito bem no deck, principalmente quando consegue limpar tudo bonitinho em sequência.
Cúmulo-Máximo é um ótimo encaixe na lista, dando um potencial de letal, remoção e 5 manas 5/5 é um bom tempo. Essa lista de Xamã tem diversos feitiços com sobrecarga, provavelmente terá muitos turnos onde o Cúmulo causará seus 5 de dano (talvez para fechar a partida!).
Lady Vashj é uma excelente custo 3. A Vashj Suprema já não posso dizer o mesmo, porém, o grito de guerra compensa pela falta de tempo do card. Usamos a Lady nesse deck pelo seu Dano mágico, corpo muito bom na curva (a verão de custo 3), e a compra de cards/desconto no custo de feitiços da Vashj Suprema (que também tem dano mágico extra). É um card confiável.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Agora as matchups
Caçador de Demônios (Demon Hunter), Caçador, Bruxo Zoo, Guerreiro Pirata, Paladino Murloc: Esses decks possuem os mesmos atributos e causam os mesmos problemas para o Xamã Highlander.
A estratégia aqui é resistência e persistência. Quanto mais você conseguir estender a partida, melhor para ti. Dito isso, em alguns momentos será necessário negar todo valor possível de algum card e simplesmente jogar para manter controle da mesa, a vitória é certa, contato que você faça o jogo durar mais. Chegar nos turnos de Galakrond, Kronx ativado, Fonte Errante e usar Caldo de Bruxa 500000 vezes seguidas é o seu objetivo contra os decks acima.
Ladino, Mago e Druida: Podemos dizer que essas classes são as que mais “dependem” do rng. Teoricamente, o Xamã Highlander tem vantagens sobre esses decks, mas, tudo depende da compra de cards, um fator que pode ser manipulado desde o Mulligan. O fator de administração de mana e tomada de decisão nessa matchup é o que vai contar para a vitória.
Contra Druida: Manter todas remoções em área ou não?
Contra Mago e Ladino: Manter todos cards de valor, Bagata e Visões distantes ou jogar mais agressivo?
Essas perguntas você só encontrará as respostas com experiência e senso comum.
Guerreiro Controle, Bruxo Galakrond, Guerreiro Ovo, Bruxo Missão, Sacerdote Galakrond: Essas são as partidas que o deck foi feito para bater de frente, inclusive, desde já eu recomendo trocar Tol’Vir por Elysiana caso tiver enfrentando vários destes acima.
Essa aqui é a Matchup que Elementalista Corrompida brilha.
Dicas para vencer os controles:
- Seja Agressivo
- Visões Distantes é seu melhor amigo
- Lady Vashj/ Vashj Supremo tem +1 de dano magico, lembra disso na hora de contar o dano
- Cúmulo-Máximo da dano na face também
- Zéfiro para Crescimento selvagem não é tão ruim quanto parece, abuse dessa estratégia, mas, não tem necessidade de manter no mulligan.
- Guarda bagata o máximo possível, decks de controle custam guardar os melhores cards até o último segundo
- Gosma e Invocação de Gelo quebram as pernas do Guerreiro.
- Caldo de Bruxa para manter lacaios vivos é tão forte quanto Caldo de Bruxa pra te manter vivo contra aggro.
![]() |
![]() |
![]() |
Por fim e não menos importante, Xamã Highlander tem facilidade de crescer na mesa, abrir vantagem e ganhar bastante tempo, sempre conta seu dano. Nessa Matchup você é aggressor.
Caçador Highlander: Guardei esse para o final porque é o mais complicado. Você pode jogar como se fosse contra aggro e vencer, ou pode jogar como se fosse contra os outros arquétipos e também vencer. A estratégia aqui é ser flexível, econômico e sempre lutar pela mesa. O que puder ser feito para tomar controle da mesa, faça. Caldo de Bruxa nessa matchup é somente para sua face. Aqui é o famoso “DA PRA GANHAR“ .
Até o próximo guia!