Card na Manga

Close

Guia de Deck de Hearthstone: Xamã Highlander (Padrão)

Veja lista, mulligan e dicas para usar o Xamã Highlander, deck do Modo Padrão com cards de Cinzas de Terralém, expansão mais recente de Hearthstone.

Para muitos jogadores, Xamã é uma classe muito querida, entretanto, já faz um bom tempo que não é mais viável jogar com a classe e decks criados são considerados “meme”. 

Xamã Highlander, por mais que seja algo experimental, contém as ferramentas necessárias para aguentar o meta atual, claro que tudo depende de uma boa estratégia e conhecimento básico de Hearthstone. 

A lista a seguir pode parecer maluca, mas, tenho certeza que após a leitura do guia, todas peças irão encaixar.

Xamã Highlander 29-05
Xamã Highlander 29-05

Código do Deck:

AAECAZu1Ax75A/UE/gX/BbIGigeKlAPFmQPGmQOhoQP8owPPpQPSpQOQpwO3rQO5rQO7rQPtrQP+rgOqrwPQrwPnsAOBsQORsQPjtAPkuAOTuQOXuQPTwAOTwgMAAA==

### This is the new era
# Class: Shaman
# Format: Standard
# Year of the Phoenix
#
# 1x (1) Earth Shock
# 1x (1) Lightning Bolt
# 1x (1) Sludge Slurper
# 1x (2) Acidic Swamp Ooze
# 1x (2) Injured Tol'vir
# 1x (2) Invocation of Frost
# 1x (2) Sandstorm Elemental
# 1x (2) Witch's Brew
# 1x (2) Zephrys the Great
# 1x (3) Far Sight
# 1x (3) Lady Vashj
# 1x (3) Lightning Breath
# 1x (3) Lightning Storm
# 1x (4) Devoted Maniac
# 1x (4) Hex
# 1x (4) Torrent
# 1x (5) Big Ol' Whelp
# 1x (5) Cobalt Spellkin
# 1x (5) Cumulo-Maximus
# 1x (5) Dragon's Pack
# 1x (5) Shattered Rumbler
# 1x (5) Shield of Galakrond
# 1x (6) Corrupt Elementalist
# 1x (6) Khartut Defender
# 1x (6) Kronx Dragonhoof
# 1x (6) The Lurker Below
# 1x (7) Earthquake
# 1x (7) Galakrond, the Tempest
# 1x (8) Walking Fountain
# 1x (9) Dragonqueen Alexstrasza

Não seria correto fazer uma análise de card por card, é visível que a grande maioria dos cards presentes estão apenas cumprindo sua função que já conhecemos, exemplos como: Bagata, Zéfiro, Gosma e etc.

Vamos aos Mulligans:

Contra aggros em geral é bom manter: Salivante Lodoso, Raio, Tempestade de Areia e Tol’Vir

Contra Ladinos: Choque Terreno, Invocação de Gelo, Lady Vashj, Bagata, Salivante e Tol’Vir

Contra Druidas: Tempestade raios, Salivante, Tempestade de Areia, Invocação de Gelo, Zéfiro (Pode parecer meio cedo, mas, pode salvar sua vida contra Druidas com lacaios grandes e o token também)

Contra Aggros é bom manter Sopro Elétrico apenas com dragão na mão e como não é recomendável manter dragões, não precisa nem pensar em manter, porém, contra Druidas pode ser uma remoção forte.

Contra controles: Essa matchup você quer ativar o seu Galakrond mais cedo possível, por tanto, não é ruim manter pelo menos alguma forma de Invocar. O mulligan ideal seria; Salivante, Visão Distante, Lady Vashj e algum card que Invoca. 

Cards notaveis: 

O Tocaieiro Subterrâneo recebeu um leve buff que deixou o card jogável. Em um meta reinado por mesas cheias e lacaios de vida pequena, o Tocaieiro funciona muito bem no deck, principalmente quando consegue limpar tudo bonitinho em sequência.

Cúmulo-Máximo é um ótimo encaixe na lista, dando um potencial de letal, remoção e 5 manas 5/5 é um bom tempo. Essa lista de Xamã tem diversos feitiços com sobrecarga, provavelmente terá muitos turnos onde o Cúmulo causará seus 5 de dano (talvez para fechar a partida!). 

Lady Vashj é uma excelente custo 3. A Vashj Suprema já não posso dizer o mesmo, porém, o grito de guerra compensa pela falta de tempo do card. Usamos a Lady nesse deck pelo seu Dano mágico, corpo muito bom na curva (a verão de custo 3), e a compra de cards/desconto no custo de feitiços da Vashj Suprema (que também tem dano mágico extra). É um card confiável. 

O Tocaieiro Subterrâneo Card PTBR atualizado
O Tocaieiro Subterrâneo
Cúmulo-Máximo card PTBR
Cúmulo-Máximo
Lady Vashj Card PTBR 001
Lady Vashj
Vash Suprema card PTBR
Vash Suprema

Agora as matchups

Caçador de Demônios (Demon Hunter), Caçador, Bruxo Zoo, Guerreiro Pirata, Paladino Murloc: Esses decks possuem os mesmos atributos e causam os mesmos problemas para o Xamã Highlander. 

A estratégia aqui é resistência e persistência. Quanto mais você conseguir estender a partida, melhor para ti. Dito isso, em alguns momentos será necessário negar todo valor possível de algum card e simplesmente jogar para manter controle da mesa, a vitória é certa, contato que você faça o jogo durar mais. Chegar nos turnos de Galakrond, Kronx ativado, Fonte Errante e usar Caldo de Bruxa 500000 vezes seguidas é o seu objetivo contra os decks acima. 

Ladino, Mago e Druida: Podemos dizer que essas classes são as que mais “dependem” do rng. Teoricamente, o Xamã Highlander tem vantagens sobre esses decks, mas, tudo depende da compra de cards, um fator que pode ser manipulado desde o Mulligan. O fator de administração de mana e tomada de decisão nessa matchup é o que vai contar para a vitória. 

Contra Druida: Manter todas remoções em área ou não? 

Contra Mago e Ladino: Manter todos cards de valor, Bagata e Visões distantes ou jogar mais agressivo?

Essas perguntas você só encontrará as respostas com experiência e senso comum. 

Guerreiro Controle, Bruxo Galakrond, Guerreiro Ovo, Bruxo Missão, Sacerdote Galakrond: Essas são as partidas que o deck foi feito para bater de frente, inclusive, desde já eu recomendo trocar Tol’Vir por Elysiana caso tiver enfrentando vários destes acima. 

Essa aqui é a Matchup que Elementalista Corrompida brilha. 

Dicas para vencer os controles:

- Seja Agressivo
- Visões Distantes é seu melhor amigo
- Lady Vashj/ Vashj Supremo tem +1 de dano magico, lembra disso na hora de contar o dano
- Cúmulo-Máximo da dano na face também
- Zéfiro para Crescimento selvagem não é tão ruim quanto parece, abuse dessa estratégia, mas, não tem necessidade de manter no mulligan. 
- Guarda bagata o máximo possível, decks de controle custam guardar os melhores cards até o último segundo
- Gosma e Invocação de Gelo quebram as pernas do Guerreiro. 
- Caldo de Bruxa para manter lacaios vivos é tão forte quanto Caldo de Bruxa pra te manter vivo contra aggro.

Visão Distante Card PTBR
Visão Distante
Gosma Ácida do Pântano Card PTBR
Gosma Ácida do Pântano
Invocação de Gelo Card PTBR
Invocação de Gelo

Por fim e não menos importante, Xamã Highlander tem facilidade de crescer na mesa, abrir vantagem e ganhar bastante tempo, sempre conta seu dano. Nessa Matchup você é aggressor. 

Caçador Highlander: Guardei esse para o final porque é o mais complicado. Você pode jogar como se fosse contra aggro e vencer, ou pode jogar como se fosse contra os outros arquétipos e também vencer. A estratégia aqui é ser flexível, econômico e sempre lutar pela mesa. O que puder ser feito para tomar controle da mesa, faça. Caldo de Bruxa nessa matchup é somente para sua face. Aqui é o famoso “DA PRA GANHAR“ .

Até o próximo guia! 

RyzingxFire. Aluno de Publicidade, analista de Hearthstone e apaixonado por Control Warrior. Dedicado em trazer um conteúdo com qualidade de alto nível. Twitter @RyzingxFire