Card na Manga

Close

Alec Dawson e Dave Kosak responderam várias perguntas sobre Universidade de Scolomântia e mais

Confira uma entrevista aos desenvolvedores Alex Dawson e Dave Kosak de Hearthstone

Quando Universidade de Scolomântia foi anunciada, nós pudemos participar de uma conferência com dois desenvolvedores de Hearthstone, Dave Kosak e Alec Dawson que responderam várias dúvidas sobre a nova expansão. Vocês podem conferir abaixo o que foi perguntado e as respostas. 


1 - Pergunta: Adorei o Festival do Fogo Vil, seus personagens e missões. Qual feedback vocês receberam e o que aprenderam? Podemos esperar que novas expansões tenham esse foco em novos personagens e narrativas?

Dave: Nós estamos sempre experimentando e testando em Hs e vendo como as coisas se desenvolvem. Um dos desafios que estamos enfrentando é estabelecer um ritmo para atualizarmos todos os diferente modos de jogo. Então criamos o Festival, cheio de conteúdo para Campos de Batalhas, mas também para a experiência single player, tudo costurado em volta do tema da expansão. Nós achamos muito excitante e tivemos ótimas respostas dos jogadores especialmente quanto ao fato de, após o lançamento da expansão ser possível continuar a desenvolver os personagens, inclusive levando eles para outros modos como Campos de Batalha. Eu pessoalmente adorei e acredito que possivelmente poderemos continuar com esse tipo de evento. Uma coisa que consideramos importante é sempre ter algo novo para HS e o festival foi um ótimo exemplo disso: algo muito excitante no meio do caminho entre expansões. Então provavelmente faremos coisas similares, não da mesma forma que o festival, mas com o mesmo objetivo.

2 - Pergunta: Hearthstone sempre se inspira em ícones da cultura pop em suas expansões. Então eu gostaria de saber que tipo de escola de mágica podemos esperar ver retratada aqui, talvez Little Witch Academia, ou mesmo a clássica Hogwarts.

Dave: Existem várias escolas de magia em diferentes ficções, mas, vejam só, nós já temos um cenário no próprio Warcraft abundante em magia, com muitos personagens e coisas ‘mágicas’ interessantes. Então nem precisamos pescar referências de outros lugares. Na verdade um dos nossos objetivos era justamente mostrar uma Scolomantia diferente do que se vê, por exemplo em Hogwarts. Uma das coisa que mostra bem isso é que Scolomantia é uma instituição de ensino superior (faculdade/universidade), ou seja, um local em que adultos vão pra estudar magia, não é uma escola para crianças. É onde campeões e heróis vão para aperfeiçoar sua arte, o que leva a um campus bem diversificado.

3 - Pergunta: Como Sortilégio vai interagir com Contrafeitiço?

Alec Dawson: Sortilégio é ativado somente depois que o feitiço é lançado. Então o feitiço precisa ser lançado e inteiramente resolvido pra que Sortilégio seja ativado. No caso do contrafeitiço ele não permitiria que o feitiço se resolva, impedindo o gatilho de Sortilégio.

4 - Pergunta: Como foi a recepção do novo sistema ranqueado? Funcionou como vocês esperavam ou planejam fazer ajustes num futuro próximo?

Alec Dawson: Nós acreditamos que o novo sistema está ótimo e atendendo ao nosso objetivo principal, que era tornar as partidas mais equilibradas. Isso teve um efeito muito bom no jogo, melhorando cada vez mais o pareamento entre jogadores. A gente continua acompanhando coisas como multiplicadores, breakpoints e coisas dessa natureza, para garantir que continuem como queremos e estamos muito satisfeitos com o resultado geral.

5 - Pergunta: Esses novos cards de classe dupla me lembram da mecânica que já vimos em Geringontzan, onde tínhamos cards que podiam ser usadas por 3 classes diferentes. A mecânica nova é algo similar ou totalmente diferente?

Alec Dawson: Temos alguns pontos chave que diferenciam as mecânicas, especialmente do ponto de vista de design, objetivo que queremos atingir e coisas dessa natureza. Quando você olha pra Geringontzan é sobre com qual grupo você está envolvido: a identidade dos cards era com esse grupos. Já o cards de classe dupla se identificam diretamente com as duas classes e quando os desenvolvemos tínhamos dois objetivos principais: 1 - aproveitar a oportunidade de fazer combinações interessantes de classes, criando cards que normalmente não seriam criados como no caso do Broto Relampejante (card de shaman e druida que custa 0 e dá 2 de mana nesse turno); 2 - fazer cards importantes (que você constrói decks ao redor deles) se aproveitando e aprimorando da identidade da classe, como por exemplo o card Shan'do Bravagarra (hunter e druida, feras), que vai ser usado de maneira diferente em cada uma das classes. E mais, são 40 cards duplos, bem mais do que vimos em Geringontza e nós tentamos fazer deles um dos grandes elementos da expansão, de forma a aumentar as possibilidades para criação de decks.

6 - Pergunta: Os cards de classe dupla vão aparecer em qual aba da coleção: de cada classe ou neutro?

Alec Dawson: Na coleção os cards duplos vão aparecer em cada uma das duas classes. Se vc abrir a página da coleção você vai encontrar os cards de druida/caçador, por exemplo na aba de caçador e também na aba de druida.

7 - Pergunta: Podemos esperar mais eventos como o Festival do Fogovil para a próxima expansão? E vocês planejam mais recompensas para o modo Campos de Batalha?

Dave: Nós definitivamente faremos mais eventos e falaremos mais sobre o que estamos preparando para Scolomântia em breve. É importante para nós que os jogadores sempre tenham coisas novas pra fazer, especialmente no meio da expansão.

Alec Dawson: Nós vamos continuar atualizando Campos de Batalha durante toda essa expansão. É exatamente nisso que estamos focados: cadência/ritmo. Então nosso objetivo é sempre trazer conteúdo novo e interessante de forma contínua e constante. Nós já conversamos sobre trazer, no futuro, lobbies com 8 jogadores, estamos trabalhando nisso e teremos mais informações logo.

8 - Pergunta: Em março vocês apresentaram a primeira expansão do ano, incluindo o Caçador de Demônios e uma série de novidades. Na ocasião mostraram uma imagem ilustrando mais coisas que seriam implementadas no jogo e na fase dois há a menção a um novo modo de jogo. Vocês podem falar mais sobre ele?

Dave: Muito observador! Sim nós vamos falar sobre isso eventualmente, mas ainda não estamos prontos para discorrer mais sobre o assunto. Fiquem atentos pois teremos novidades em breve, mas hoje só podemos responder as perguntas sobre Scolomântia mesmo.

9 - Pergunta: Nós veremos um experiência single player junto com essa mecânica de classe dupla?

Dave: Nós com certeza teremos conteúdo single player ao longo do ano, mas pode ser um pouco diferente do que voces esperam. Nós falaremos mais sobre isso em breve.

10 - Pergunta: A comunidade tem discutido bastante sobre o redução de custo e RNG. E os Estudos são mais cards desse tipo. Qual a expectativa da junção dessas duas mecânicas?

Alec Dawson: Uma coisa que discutimos bastante recentemente, nos balanceamentos,  foi esse turnos muito fortes, que são possíveis por causa do custo dos cards. Foi isso que motivou o nerf na Dragonesa, Galakrond Ladino e Dragoncaster: seria adequado pro jogo ter coisas que reduzem o custo dos cards para 0, possibilitando esse turno super fortes? No caso dos Estudos eles só reduzem algo em 1 de mana. Não é como se estivessemos reduzindo algo de 10 para 5 de mana. É só 1 de mana de cada vez, o que consideramos um bom uso de espaço de design para redução de custo, saudável para o jogo. Quanto ao RNG estamos olhando com afinco sobre o panorama geral e também específico para cada classe para decidir se tem algo que podemos fazer de forma individual ou mesmo estrutural e talvez falaremos mais sobre isso posteriormente.

11 - Pergunta: Nós teremos a oportunidade de ver outra classe como Monges ou Cavaleiros da Morte em breve no jogo?

Alec: Eu acredito que o Caçador de Demônios ainda está se situando, sabe, ele só está disponível a uma expansão e nós queremos ver como ele se sai a longo prazo, quais arquétipos são mais bem sucedidos e tudo mais. Nós também ainda estamos aprendendo com essa experiência e sempre há a possibilidade de, no futuro, quem sabe incluir novas classes, mas no momento nós estamos focados em estabelecer o lugar para Caçador de Demônios no jogo.

12 - Pergunta: O que podemos esperar para Caçador de Demônios nessa expansão?

Alec: Nessa nova expansão nós estamos mais focados em explorar mais arquétipos para a classe, não só os mais agressivos. A classe já tem acesso a várias ferramentas para se diversificar, como grandes Demônios ou acesso a vários tokens e cards com sinergia com eles. Em Scolomântia nó teremos mais cards para viabilizar outras estratégias e arquétipos como vocês verão a medida que revelarmos mais cards.

13 - Pergunta: Qual o critério para as combinações de classes para as Dual Classes? Vocês querem que essa novidade seja pontual de Scolomântia ou pretendem incorporá-la como um elemento básico como o Descubra?  

Dave: Nós fizemos alguns testes no passado com classes duplas, eu acho que a partir de Bosque onde você podia botar cards de mago em seu deck de bruxo e isso nos deu uma boa idéia do que não fazer, como simplesmente colocar fireball em diferentes decks e classes, sem causar um problema grande. Então nós revisitamos a ideia em Ascensão da Sombras e na aventura de Salvadores de Uldum e chegamos a Scolomantia com uma boa idéia do que pode funcionar. Nós começamos procurando por qual combinação seria mais interessante, com mais ligação temática e de ‘flavor’ e Sacerdote e Bruxo foi o que mais se destacou: ambos manipulam seu total de vida, um pra cima e outro pra baixo e se criássemos cards nessa interseção seria incrível tanto do ponto de vista de mecânica como de flavor. Uma vez que decidimos a primeira dupla, foi fácil fazer um grande círculo até chegar de volta na dupla Sacerdote e Paladino. É uma das principais novidades para Scolomântia e apesar de acharmos que ainda há bastante espaço de design, provavelmente não veremos mais cards de classe dupla nas próximas expansões, já que teremos 40 cards de classe dupla em Scolomântia.

14 - Pergunta: Como novos jogadores devem se preparar para jogar a nova expansão?

Alec: Esse é um ponto que recebemos muito feedback, tanto que a partir desse ano, novos jogadores e aqueles que estão retornando ao jogo recebem um deck de graça! E bons decks, como o mago Highlander, que vem recheado com cards como Zéfiro, Dragonesa Alextrasza e muitos outros. Estamos sempre tentando aprimorar a experiência do novo jogador, como fizemos com o lançamento do Caçador de Demônios, que já veio com um deck pré pronto pra começar a jogar.

15 - Pergunta: Sobre os Estudos, os seus efeitos são cumulativos  entre si e com outros efeitos de redução de custo?

Alec: Os Estudos da Natureza são os únicos que descobrem feitiços, os outros vão descobrir outros tipo de cards, como Último Suspiro, por exemplo, e fazer com que o próximo card com último suspiro custe menos. Ou seja, cada classe vai focar em uma coisa diferente e sim, as reduções são cumulativas entre si, podendo ser acumuladas até que você jogue um card daquele tipo específico.

16 - Pergunta: Se vamos ter cards de classe dupla, podemos esperar heróis de classe dupla também?

Alec: Nós exploramos múltiplas interações de combinações antes e essa é nossa favorita até agora, são 40 cards de classe dupla. Nós já testamos, especialmente em aventuras passadas combinar dois heróis e é uma experiência que pode ser bastante divertida, então quem sabe, no futuro, não podemos explorar algo nesse sentido. Mas para Scolomântia nos teremos esse formato de classe dupla que nos deixou bastante empolgados com o design.

17 - Pergunta: Na imagem que trata do ano da Fenix temos vários itens marcados como “Spell locked”? O que isso significa?

Dave: São coisas diversas que iremos anunciar ao longo do ano, então fiquem atentos que esse marcador pode mudar a qualquer momento. Mas não podemos falar mais sobre isso agora.

Estão ansiosos para Scolomântia? Acompanhem com a gente no dia 06 de agosto a abertura de pacotes em nosso canal na twitch: www.twitch.tv/cardnamanga a partir das 16h


Acompanhe a gente nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram.

Vivo o universo de Warcraft há 10 anos, e há 5 crio conteúdo de Hearthstone no Fansite Cristal de Mana, além de ser aspirante a pro player e streamer. Email: day@cardnamanga.com.br . Twitter: @_daycris_