Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Xamã Par (Livre)

Confira dicas, estratégias e cards essenciais para o deck de Xamã Par, do Modo Livre (Wild)

Introdução

Salve a todos! Trazendo aqui o mais um guia livre e hoje temos mais um deck que compõe o tier 1 do formato (Pré Projeto Cabum) o Xamã Par, um arquétipo de extrema consistência que ganhou uma força após o nerf de cards como Chamado das Armas e Bruxa do Mar Naga. Hoje preenche uma boa porção do meta e é um dos decks mais cotados a melhor deck do formato pela maior parte da comunidade do Modo Livre.

Coração do Deck

Enguia Faischarco Card
Enguia Faischarco Card

Enguia Faischarco

Lacaio de curva 2, extremamente importante, permite diversas trocas favoráveis, além de em partidas contra Ladino Ímpar e partidas espelhadas, consegue facilmente virar o domínio de mesa no início de jogo te dando uma grande vantagem.

Estalar Card
Estalar Card

Estalar

Principal fonte de dano direto do deck, geralmente vale guardá-la para utilizar com um totem de dano mágico podendo ter uma segurança maior do dano que ela irá causar. Em algumas ocasiões pode ser usada para remover lacaios chave como Moreia de Mana e Trogg do Túnel que seu oponente possua.

Garras de Jade Card
Garras de Jade Card

Garras de Jade

Arma que invoca um golem de jade. O deck utiliza o famoso pacote de cards de jade por basicamente serem cards eficientes que te ajudam na presença de mesa. A Garra de Jade é uma ótima arma para remover alguns lacaios no início do jogo e manter os seus lacaios saudáveis, além de também poder ser usada como dano direto.

Golem Totemico Card
Golem Totemico Card

Golem Totêmico

Principal lacaio de custo 2 do deck, o card é completamente fora da curva, na época que foi lançado junto com o Sem-rosto Envolto em Chamas dominou completamente o meta pela força da curva do deck, agora não é diferente, continua sendo um card excepcional para a curva e muito eficiente nessa lista.

Lobo Hediondo Alfa Card
Lobo Hediondo Alfa Card

Lobo Hediondo Alfa

Card com grande sinergia com os totens do poder heroico, permitindo que eles ataquem e realizem ótimas trocas no início de jogo principalmente contra paladinos e ladinos.

Portal da Voragem Card
Portal da Voragem Card

Portal da Voragem

Única remoção em área presente no deck, realmente importante na partida contra paladino, onde deve ser guardada com cautela até o turno anterior a ele jogar cards como Intendente e Subiu de Nível, também é forte contra outros decks agressivos por gerar um corpo e às vezes remover um pirata ou totem do seu adversário.

Totem de Labaredas Card
Totem de Labaredas Card

Totem de Labaredas

Assim como o Lobo Hediondo Alfa permite que seus totens ataquem, porém com o diferencial de também ser um totem, além de conceder mais quantidade de ataque podendo fornecer uma maior quantidade de dano ao longo do jogo.

Raio Jade Card
Raio Jade Card

Raio Jade

Fonte de dano direto consistente e que faz parte do pacote de jade. No meio do jogo muitas vezes pode chegar a invocar um golem 4/4 ou 5/5 valendo a pena jogá-la simplesmente por isso. Também pode ser usada como remoção para lacaios chave do seu oponente.

Sem Rosto Envolto em Chamas Card
Sem Rosto Envolto em Chamas Card

Sem-rosto Envolto em Chamas

Famoso 4 mana 7/7 dispensa explicações sobre sua força, é uma das principais ferramentas do deck e um dos motivos dele ser tão forte no formato, pode causar uma grande quantidade de dano no início do jogo e é muito difícil de se remover, um card excepcional.

Criatura das Profundezas Card
Criatura das Profundezas Card

Criatura das Profundezas

Card com capacidade de redução de custo. É o principal card que faz esse deck existir mais até que o 4 mana 7/7 e o Golem Totêmico e o motivo é simples o card concede ao jogador uma grande vantagem de turnos quando jogado por um custo baixo junto a outro lacaio, e baixar o custo do card não é difícil já que seu poder heroico faz isso por uma mana e ainda diversos totens que podem estar inclusos no deck. Card fora de série e um candidato a ser nerfado por muitos jogadores do formato.

Genn Greymane Card
Genn Greymane Card

Genn Greymane

Menino Genn necessário em qualquer arquétipo com a temática de cards somentes pares, seu corpo muitas vezes também é útil sendo uma lacaio grande adicional no deck.

Gigante do Mar Card
Gigante do Mar Card

Gigante do Mar

Outro card com mecânica de redução no seu custo de mana e com grandes status, um dos principais finalizadores do deck geralmente pode ser jogado nos turnos 5 e 6 sendo que contra oponentes como um Paladino pode ser jogado por 0 mana facilmente e combinado com um Portal da Voragem ganhar o jogo com maestria.

Outros Cards

Entalhadora de Totens Card
Entalhadora de Totens Card

Entalhadora de Totens: Card extremamente sinérgico com o poder heróico, muitas vezes agindo como um  4 mana 7/7 ou às vezes até 8/8 podendo rapidamente finalizar partidas.

Quebra-feitiço: Mecânicas de silenciar são sempre fortes em decks agressivos por ajudarem a passar pelos provocadores, podendo causar dano no herói inimigo ou fazer a troca mais favorável. Pode ser cortado caso não esteja sendo de muito uso.

Retalhador Guiado: A inclusão desse card se resume a dois decks, Sarcedote Barnes e Bruxo Controle, por ser um card extremamente resiliente consegue manter a presença de mesa mesmo após remoções globais além disso, por ter 4 de ataque não é alvo das melhores remoções da classe sacerdote.

Involução: Esse card está no deck por ser extremamente versátil, pode ser usado para somente enfraquecer o campo do adversário, porém contra um paladino ou druida pode simplesmente ganhar o jogo prevenindo que eles tomem controle do campo com Subiu de Nível e Peste Incontrolável.

Aya Patanegra Card
Aya Patanegra Card

Aya Patanegra: Lendária do conjunto de Jade extremamente poderosa no deck, pode ser cortada por outra bomba de fim de jogo como Lich Rei ou Ragnaros, porém é a melhor escolha pela sinergia com o resto do deck.

Substituições

Fulminatron Giratório + Cadaverina + Al’akir: podem ser incluídos pelo corte das cartas de jade ou de alguns cards presentes como Quebra-Feitiço, pode ser útil contra decks mais controles por poderem causar uma grande quantidade de dano se não respondidos.

Mago Sangrento de Thalnos: Lendário extremamente consistente pode ser usado em combinação com dano direto ou Portal da Voragem para finalizar o jogo ou remover uma mesa com mais eficiência.

Rastejante de Golakka: útil caso esteja enfrentando muitos decks com piratas.

Rastejante Assombrado: lacaio de custo 2, extremamente forte, pode ser útil caso esteja enfrentando muitos paladinos e ladinos.

Totem Pinaprimeva: outro lacaio de custo 2, útil contra paladinos e ladinos além de possuir sinergia com totens.

Bagata: remoção pontual eficiente caso esteja enfrentando muitos Sacerdotes Big e Bruxos Controle.

Devorador de Segredos: card que é extremamente forte contra a classe mago e pode ser incluído caso esteja tendo problemas com a classe.

O Lich Rei: Lacaio enorme, muito poderoso, além de possuir um grande corpo e provocar, pode gerar cards que o dão valor adicional e muitas vezes ajudam a vencer partidas contra decks controle.

Lista

Xamã Par - Deck
Xamã Par - Deck

Codigo:

AAEBAfe5AgTyBbUUlL0CzfQCDdMB2QfwB9YPkBCyFPeqAvuqAqC2Aoe8AtG8Ava9ApTvAgA=

Mulligan

Você deve sempre manter todos os seus lacaios de custo 2. Também deve manter os cards Sem-Rosto Envolto em Chamas e Criatura das Profundezas.

 Além disso em partidas específicas como Paladino e Ladino você deve manter o Portal da Voragem, ou contra Sacerdote e Bruxo a Involução e o Quebra-Feitiço.

Pilotando o deck

O deck possui uma forma bem linear de se pilotar em todas as partidas. Seu objetivo é preencher a mesa com eficiência com lacaios poderosos e usando o máximo seu poder heróico. No turno 4 sempre buscar desenvolver um grande lacaio e assim finalizar o jogo com mais velocidade.

Sempre buscando o controle da mesa, contra adversários agressivos, em todos os momentos se deve fazer trocas favoráveis e se possível esperar o máximo de turnos até buscar finalizar seu oponente causando uma certa exaustão no gás de decks que possuem menos criaturas de meio de jogo, como Paladinos e Ladinos.

Contra decks controle o pensamento é o mesmo, a diferença é que ao invés das trocas inteligentes o jogador deve ser sábio na hora de gastar seus recursos e sempre jogar entorno de remoções pontuais ou globais que podem estragar seu plano de jogo, dito isso é importante fazer a leitura de que seu oponente não possui determinada remoção e fazer jogadas mais arriscadas visando finalizar a partida o mais rápido possível.

Conclusão

Esse é um deck pra você que busca se introduzir no formato, por ser um arquétipo linear e simples de aprender a pilotar, além de muito consistente e uma das melhores opções para se buscar o lenda no livre. Fãs de Xamã que jogam Padrão e tem saudade da força da classe e pessoas que desejam obter o herói dourado, esse deck é a opção perfeita, as partidas levam entre 7 e 16 minutos e o deck possui uma ótima taxa de vitória e muita consistência na ranqueada.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br