Card na Manga

Close

Como vencer mais jogos - parte 1

Série de dicas para melhorar seu desempenho no Hearthstone

No ano passado, o Coach de Hearthstone (e Doutor por Cambridge) Tom Wayland publicou em seu twitter um guia com quatro dicas de como vencer mais jogos na ranqueada do Hearthstone. Essas dicas, que ele chamou de "o maior coach gratuito que caberia em um único tweet", serão trazidas agora pelo Card na Manga em uma série de quatro artigos que ajudarão os jogadores que querem se dedicar a aprender mais sobre o jogo, melhorando seu desempenho na ranqueada. Serão abordados os seguintes tópicos:

  • 1. Otimização de Mulligan;
  • 2. Estrutura de Turnos;
  • 3. Plano de Jogo;
  • 4. Reflexões;

Os artigos serão postados a cada dois dias, então acompanhem nossas redes sociais e o site pra não perder nada!

1. Otimização de Mulligan

Primeiramente, é importante ter acesso ao recurso Premium do HS Replay, pois só assim conseguiremos acessar as estatísticas de mulligan do jogo. Se você considera investir seu tempo em melhorar seu conhecimento sobre o jogo, o HS Replay é a primeira dica de investimento que posso te dar, após comprar alguns packs, claro. Portanto, vamos economizar nas skins? Ter acesso ao mulligan específico de cada confronto é, tranquilamente, a forma mais fácil e significante de melhorar sua taxa de vitórias.

Caso você não tenha acesso ao HS Replay Premium, existe a opção do Meta Snapshot do Tempostorm. Porém, o site não é atualizado com a mesma frequência do HS Replay.

No HS Replay podemos acompanhar o meta praticamente em tempo real. Uma dica é sempre estar de olho nessa informação, basta clicar aqui e você terá acesso ao meta geral. Caso você seja Premium, haverá diversos filtros disponíveis, como região, faixa de ranque e até mesmo o período de atualização, que vai de 1 a 7 dias. Sobre o intervalo de tempo, uma dicas importante é sempre selecionar o ultimo Patch de atualização, seja para algum balanceamento ou lançamento de conjunto novo.

Tome o exemplo abaixo e vamos escolher o deck Guerreiro Controle E.T.C. (ETC Control Warrior)que é um dos decks mais divertidosVdo meta atual e que vem se destacando nos últimos dias, principalmente entre o top 1.000 do Lenda. 

Ao selecionar o deck mais popular do arquétipo escolhido, teremos acesso ao Guia de Mulligan e encontraremos os seguintes filtros:

Agora, selecionamos a classe do nosso oponente, quem joga com a moeda e até mesmo o intervalo de ranque que você se encontra. No exemplo, iremos enfrentar um Ladino e jogaremos primeiro, ou seja, nosso oponente tem a moeda.

Aqui teremos dois filtros bem importantes, que são "TV Mulligan" e "Mantido". Esses filtros significam a taxa de vitória dos jogos quando o card começou na mão inicial e a porcentagem das vezes que o card foi mantido na mão inicial quando esteve na fase de mulligan, respectivamente.

Com essas duas informações sabemos quais cards manter e quais procurar na fase inicial do confronto. No nosso caso, sempre procuraremos por Tesouro do Corsário, Desafiante Malho de Guerra, Ferreira de Armaduras e Âncora. Mas, além de procurar por esses cards, podemos ver que Saqueador dos Ares é quase sempre mantido na mão inicial por ser forte no primeiro turno.

As linhas amarelas e vermelhas coloquei como referência. Observe que há certa queda na taxa de mulligan e de mantido em determinados cards. Essa queda percentual é o ponto que devemos considerar nessa fase inicial do jogo. É assim que usamos a ferramenta de mulligan do HS Replay, garantido que procuremos sempre pelos cards certos no início do jogo e, além disso, mantenhamos os cards certos também. Mas isso não é tudo, aqui mais algumas dicas:

  • Lembre de sempre pensar sobre seu mulligan, muitos players consideram a fase mais importante do jogo e é, sem dúvidas, uma das que mais define os jogos;
  • Além da estatística, que é essencial para melhorar seu desempenho no Hearthstone e não estou falando só de mulligan, com o tempo você adquire experiência para buscar as melhores decisões no jogo. Em alguns casos, as estatísticas são desfavoráveis quanto a manter certo card na mão inicial, mas ainda assim sabemos que vale a pena, nos mantendo preparados para algumas situações recorrentes;
  •  Sempre se lembre também de alterar o filtro de começar com ou sem moeda, o mulligan muda drasticamente nesse caso. Por exemplo: Brutamontes Fervessangue é um card bem procurado nessa fase quando temos a moeda em mão e se trata de uma custo 7 (sem considerar sua redução de custo dada pelo efeito). Além dela, manter Engolidor de Espada na mão inicial quando temos a moeda não é má ideia;
  • E talvez a dica mais importante: o HS Replay não diz quais cards devemos manter caso apareçam juntas no Mulligan por terem sinergia e isso é algo que você precisa ir trabalhando. Por exemplo, Raiva Interior raramente é mantida na mão inicial, mas mantê-la caso Desafiante Malho de Guerra também esteja na mão é uma excelente ideia. Outro exemplo pode vir de Ladinos, manter Passo Sombrio permitindo criar um Edwin gigante costuma ganhar jogos.

Em dois dias publicaremos a segunda parte da série e falaremos sobre a Estrutura de Turnos do Hearthstone. Além disso, pretendo trazer diversos artigos sobre o competitivo do jogo e como melhorar o desempenho em campeonatos. Se você quer ver mais desse assunto aqui, acompanha a gente nas redes sociais e fica ligado.

See ya.


Acompanhe a gente nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Apaixonado por Card Games, Roguelikes e pela série Souls, sempre quis escrever sobre jogos e ajudar a comunidade de Hearthstone no Brasil. A crise dos 30 deu um empurrão para ir atrás desse velho sonho.