Card na Manga

Close

Como vencer mais jogos - parte 3

Terceiro artigo da série de dicas para melhorar seu desempenho no Hearthstone

Hoje é dia de continuarmos nossa série de artigos para melhorar seu desempenho na ranqueada do Hearthstone. Já falamos sobre Otimização de Mulligan e também da Estrutura de Turnos. Hoje é dia de falarmos sobre o Plano de Jogo e darmos dicas que funcionarão bem na maioria das partidas.
Lembrando que essa série de dicas foi originalmente publicada pelo Tom Wayland, Coach de Hearthstone, em seu twitter.

3. Plano de jogo

Vamos considerar que uma partida tenha duas fases: Fase Tempo e Fim de jogo. As dicas a seguir funcionam bem de 80 a 90% das vezes.

  • Fase 1 - Fase Tempo

Primeiramente, vamos contextualizar o que é tempo em Hearthstone: é fazer as jogadas mais fortes possíveis usando a mana e as cartas disponíveis em sua mão.

Nos turnos iniciais, ambos os jogadores usam seus recursos agressivamente para tentar ganhar o controle de campo. Você se encontrará em uma das seguintes situações:

  1. - Se seu oponente joga naturalmente de forma agressiva ou tem cartas que buffam lacaios, você usualmente irá jogar a Fase Tempo de forma a controlar o campo, buscando trocas eficientes, fazendo com que as cartas de buff não tenham valor. Uma troca eficiente nada mais é do que usar uma carta de custo menor para remover uma de custo maior do seu oponente. Busque aprender o quanto você pode "apanhar" antes de usar algum feitiço de remoção, pois este pode ser importante depois;
  2. - Se o deck do seu oponente é naturalmente mais lento que o seu ou não buffa lacaios, jogue a partida de forma mais agressiva. Vá face por padrão. A única razão para fazer trocas é visando negar que seu oponente tenha bons valores de troca na mesa.

Podemos subdividir a Fase Tempo em duas. Na primeira, sempre procuramos jogar as cartas que possuem os melhores valores combinados (ataque + vida) e fazendo com que as opções disponíveis em nossa mão também sejam as melhores possíveis. É sempre importante fazer o melhor uso de sua mana no início do jogo. Na segunda, começamos a pensar antecipadamente, buscando escolhas que nos deixem com os melhores valores nos turnos seguintes. Para isso, é importante sempre considerar possíveis respostas do oponente, como algum feitiço que poderá limpar sua mesa ou possíveis trocas já disponíveis em campo.

  • Fase 2 - Fim de jogo

A Fase Tempo termina quando uma dessas duas coisas acontecem:

  1. 1. Um dos jogadores vence a disputa de campo (normalmente isso já fica claro quando um dos jogadores inicia seu turno já com vantagem em campo);
  2. 2. Um dos jogadores desiste de controlar o campo e começa a atacar diretamente o herói inimigo;

A partir de agora, você deve saber se venceu ou perdeu a Fase Tempo. Caso você seja o vencedor e esteja em vantagem, se pergunte "como eu posso perder?" no início de cada turno. Isso te ajudará a identificar corretamente cartas e situações para jogar em volta.

  • - Se pergunte também se seu oponente tem alguma carta que limpa a maioria do seu campo e se você pode melhorar seu campo contra essa carta especificamente;
  • - E, por último, seu oponente pode ganhar a partida em dois ou três turnos com cartas que estão em sua mão? Você deve ganhar vida/armadura ou ser agressivo e ganhar dele antes?

Caso você seja o perdedor da fase tempo, a pergunta que você deve se fazer é "O que eu preciso fazer para ganhar o jogo?".

  • - Se pergunte se pode ganhar novamente o controle de campo usando cartas em sua mão?
  • - Seu oponente tem pouca vida? Você pode ganhar a partida em dois ou três turnos com as cartas que tem disponíveis?
  • - Você precisa de alguma carta específica que não está em sua mão? Existe alguma forma de comprar e jogar essa carta no mesmo turno?

Caso você esteja em desvantagem, não se preocupe muito com cartas que talvez estejam na mão do seu oponente. Se ele já está com vantagem no jogo e tem as cartas que precisa disponíveis, provavelmente o jogo já está decidido. Apenas foque em como vencer o jogo da posição que você se encontra.

  • Fase 3 (bônus) - Refletir após o jogo

É algo que está presente em toda a série. Sempre se pergunte se suas decisões foram as corretas, um checklist pra você baseado no nosso terceiro artigo:

  • - Suas decisões na Fase Tempo permitiram ganhar o controle do campo? Se não tivesse ganhado o controle do campo, havia algo diferente que poderia ter feito ou fazer na próxima vez?
  • - Quando você se perguntou "Como eu posso perder?", conseguiu identificar as cartas e situações corretas para jogar em volta? Seu oponente fez algo que te pegou de surpresa e você deve jogar em volta disso na próxima vez?
  • - Quando você se perguntou "Como eu posso ganhar esse jogo?", você fez a melhor escolha ou existe algum outro plano de jogo que poderia ter te dado uma chance maior de vitória?

Com o tempo e experiência, todas essas questões acabam sendo absorvidas e você se questionará tudo isso naturalmente. É sempre importante reavaliar decisões tomadas em cada jogo, procurar erros e aprender com eles. Dominar esses aspectos do jogo vão tornar fácil o ranque lenda e melhorar seu desempenho em todas as partidas.

No ultimo artigo da série, trarei pra vocês uma forma de estruturar suas reflexões após cada partida de Hearthstone. Tirar dois minutinhos para refletir após cada jogo vai te tornar um jogador muito mais eficiente e é algo que todo jogador profissional faz.

See ya.


Acompanhe a gente nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Apaixonado por Card Games, Roguelikes e pela série Souls, sempre quis escrever sobre jogos e ajudar a comunidade de Hearthstone no Brasil. A crise dos 30 deu um empurrão para ir atrás desse velho sonho.